Rádio Câmara

Reportagem Especial

Mercado brasileiro de produtos orgânicos cresce 20% ao ano ( 04' 53 '' )

24/09/2005 - 00h00

  • Mercado brasileiro de produtos orgânicos cresce 20% ao ano ( 04' 53 '' )

A busca por uma alimentação mais saudável impulsiona o mercado de produtos orgânicos no Brasil. O setor cresce a uma taxa anual de 20%, conta com 19 mil propriedades certificadas e movimentou cerca de 1 bilhão de dólares em 2003. Orgânicos são aqueles produtos de origem vegetal ou animal livres de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto químico.
Por essa característica, eles são uma alternativa para evitar possíveis contaminações por resíduos de defensivos agrícolas nos alimentos, que podem aumentar o risco ou mesmo causar doenças, inclusive o câncer. Além disso, o consumo de orgânicos traz outros benefícios, como destaca a presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Andrea Galante.

"Alguns estudos indicam que a quantidade de alguns nutrientes nos orgânicos é maior, porque os nutrientes vêm do solo e o solo dos orgânicos é muito mais bem tratado, não é desgastado. A nossa saúde agradeceria se utilizássemos os orgânicos"

Mas os benefícios dos produtos orgânicos não são apenas para o consumidor. Especialistas destacam o ganho na qualidade de vida dos produtores rurais que migram para esse sistema, como explica o gerente de agroecologia e meio ambiente da Emater-DF, Roberto Guimarães.

140 "O simples fato de o produtor não precisar usar agrotóxicos para o agricultor e para o trabalhador rural é uma grande vantagem. Isso significa saúde para a família rural"

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, anualmente cerca de 3 milhões de pessoas são contaminadas por agrotóxicos, sendo que 70% delas são trabalhadores que lidam com o produto.
Quem atua no setor agropecuário vê com otimismo a popularização de técnicas orgânicas. O presidente da Emater-DF, Wilmar da Silva, cita a chamada "ecologização" de várias propriedades com a disseminação das informações. Mesmo sem migrarem definitivamente para o sistema orgânico, vários agricultores têm adotado algumas técnicas que além de reduzirem o impacto no meio ambiente, diminuem a contaminação por produtos químicos e ainda barateiam a produção.

SOBE BG
O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, faz questão de destacar que os produtos orgânicos envolvem também um debate sobre o consumo consciente.

040 "A campanha visa esclarecer ao consumidor urbano que ele, mesmo na cidade, pelo seu comprotamento, pela sua escolha ao comprar também interfere no meio rural. Muitas vezes a pessoa na cidade critica o desmatamento da Amazônia, a poluição, as queimadas, achando que ele não tem nada a ver com isso, mas na realidade pelo seu comportamento, pela sua opção na hora de comprar, ele está direcionamndo que tipo de produção vai acontecer no campo"

Para obter o certificado de produtor orgânico, o agricultor passa por um processo que leva de dois a três anos, tempo estimado para que o solo elimine todos os resíduos químicos. Além disso, o produtor deve seguir várias normas, como a proteção e recuperação ambiental da propriedade e respeito aos direitos trabalhistas.
A certificação é um processo feito por poucas empresas no Brasil, que ainda precisam ver sua atividade regulamentada.
Essa é uma das principais preocupações de um grupo de deputados que se reúne para lançar a Frente Parlamentar Pró-Orgânicos, com integrantes de diversos partidos e estados. O deputado Gustavo Fruet, do PSDB paranaense, enumera de que forma o grupo pode ajudar no estímulo à produção de orgânicos.

1´00 FX 3" Na divulgação, com incentivos na legislação, com propostas de políticas públicas por parte do governo, linhas de crédito como o Pronaf ou outras linhas de investimento, porque o perfil desses produtores é do pequeno e médio produtor, que às vezes não tem renda para capital de giro, pequenos investimentos"

Os orgânicos chegam ao consumidor entre 30 a 40% mais caros que os produtos convencionais. A expectativa é que com crescimento do mercado os custos caiam. Mesmo assim, quem trabalha na área aposta na manutenção de uma diferença de preço, devido às técnicas específicas que envolvem essa produção.

Mônica Montenegro para a Rádio Câmara

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h