Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Produtos chineses geram prejuízos para Zona Franca - ( 20' 35" )

23/08/2005 - 19h40

  • Produtos chineses geram prejuízos para Zona Franca - ( 20' 35" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Produtos chineses geram prejuízos para Zona Franca
LOC- Oposição não aceita explicações de ministro da Fazenda
LOC- Deputados acreditam que reforma política pode combater corrupção
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- MARCONDES GADELHA, do PTB da Paraíba, cobrou um esclarecimento da Mesa Diretora da Câmara, a respeito da reforma política, que já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e encaminhada para votação em Plenário.
LOC- Segundo ele, são as campanhas políticas que alimentam os casos de corrupção. MARCONDES GADELHA não aceita que a Câmara não possa deliberar sobre o assunto por conta da crise política e citou o exemplo do Senado, que saiu na frente e está fazendo sua reforma.
LOC- A crise política atual abala a credibilidade do Parlamento e da classe política brasileira, avalia HENRIQUE FONTANA, do PT gaúcho. Para o deputado, a saída para os problemas institucionais está na votação de um novo sistema político para o país.
LOC- Em sua opinião, o sistema atual contém mecanismos que facilitam a corrupção. De acordo com o deputado, é necessário implantar o financiamento público exclusivo de campanha, que limite e nivele ao máximo os gastos de cada candidato.
LOC- O parlamentar tem dúvidas quanto à eficácia das listas fechadas de candidatos. HENRIQUE FONTANA defende que o eleitor decida a ordem de cada nome nas listas.
LOC- FERNANDO CORUJA, do PPS catarinense, avalia que não haverá tempo para debater com profundidade a reforma política. O parlamentar defende que sejam feitas alterações apenas nas regras eleitorais para o pleito de três de outubro do próximo ano.
LOC- Para FERNANDO CORUJA, um dos pontos mais urgentes é o fim da verticalização das coligações eleitorais. Pelo sistema atual, a coligação partidária definida para a eleição presidencial deve ser necessariamente repetida nos estados.
LOC- ANSELMO, do PT de Rondônia, avalia que o poder econômico ainda tem grande influência sobre as eleições. Ele lamenta o desvio dos rumos do país para atender aos interesses dos grupos econômicos que influenciaram os resultados das eleições.
LOC- Na visão de ANSELMO, o momento é ideal para realizar a reforma política. O deputado considera que um novo sistema eleitoral poderá extinguir os mecanismos de corrupção que existem nas instituições políticas.
LOC- ANTONIO JOAQUIM, do PTB maranhense, acredita que a reforma político-partidária é essencial para que o Brasil possa contar com uma representação política mais adequada, e para que possa se transformar num país economicamente mais forte e socialmente mais justo.
LOC- ANTONIO JOAQUIM defende a fidelidade partidária e a coincidência de mandatos, mas critica a lista fechada que, segundo ele, vai impedir a renovação política no país, pois a tendência é a de que os candidatos sejam sempre os mesmos.
LOC- Entre os pontos emergenciais da reforma, ANTONIO JOAQUIM defende a diminuição dos custos de campanha, com a proibição de showmícios e de distribuição de brindes, e da participação de pessoas nos programas eleitorais que não sejam filiadas ao partido.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, está convencido que o Supremo Tribunal Federal deverá julgar favoravelmente o processo dos suplentes de vereadores que lutam para retornar aos cargos após a resolução que diminuiu o número de vereadores.
LOC- MAURO BENEVIDES assegurou que mesmo com a redução no número de vereadores, não houve diminuição dos gastos com as câmaras municipais. Da mesma forma, o restabelecimento dos números originais não resultará em novos encargos.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB pernambucano, também espera que o Supremo Tribunal Federal resolva a situação dos mais de oito mil candidatos a vereador que não se elegeram pela diminuição no número de vagas nas câmaras municipais.
LOC- GONZAGA PATRIOTA lembra que as regras foram alteradas fora do prazo legal, o que torna inconstitucional a diminuição de cadeiras nos legislativos municipais.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Oposição não aceita explicações de ministro da Fazenda
LOC- ALBERTO GOLDMAN, do PSDB de São Paulo, aponta que o ministro Antônio Palocci não explicou as denúncias feitas por seu ex-assessor, o advogado Rogério Buratti, detido pela Polícia Federal. O ministro é acusado de receber 50 mil reais mensais de empresa de coleta de lixo quando era prefeito de Ribeirão Preto.
LOC- Segundo o líder do PSDB, o ministro omitiu contratos assinados com a empresa quando convocou a imprensa para apresentar sua versão. ALBERTO GOLDMAN também questiona a relação de Antônio Palocci com pessoas supostamente envolvidas no esquema denunciado.
LOC- JOSÉ THOMAZ NONÔ, do PFL alagoano, não concorda com a avaliação do mercado sobre os esclarecimentos do ministro Antônio Palocci. O deputado observa que todos os denunciados negaram as acusações até que surgissem provas de sua participação em ilegalidades.
LOC- Segundo THOMAZ NONÔ, o mercado não se preocupou com as explicações do ministro porque está interessado apenas na taxa de juros fixada pelo Banco Central, que independe de quem esteja ocupando o Ministério da Fazenda.
LOC- O primeiro vice-presidente da Câmara também lança dúvidas sobre as cinco prorrogações consecutivas de contratos na área de lixo, realizadas por Antônio Palocci quando era prefeito de Ribeirão Preto.
LOC- JOSÉ CARLOS ALELUIA, do PFL baiano, avalia que o Congresso Nacional reflete a paralisia que vive o país. Em sua visão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não governa e deixa seus ministros sem orientação.
LOC- O deputado lamenta que a crise de credibilidade atinja também a deputados e senadores. JOSÉ CARLOS ALELUIA atesta que, apesar disso, na Câmara e no Senado, a maioria dos parlamentares quer trabalhar, votando os projetos constantes da pauta.
LOC- LUIZ COUTO, da Paraíba, refuta o que considera um denuncismo contra o Partido dos Trabalhadores. Ele cita o depoimento do advogado Rogério Buratti, que acusou o ministro Antônio Palocci de crimes financeiros sem ter provas de suas afirmações.
LOC- O deputado aponta que a chamada delação premiada, figura pela qual um indiciado tem redução da condenação caso colabore com a polícia, passa a ser crime quando é praticada sem provas. LUIZ COUTO elogia a postura do advogado de defesa de Rogério Buratti, que abandonou o cliente pela denúncia sem prova.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- FÁTIMA BEZERRA, do PT do Rio Grande do Norte, reconheceu o momento de crise política nacional e declarou-se a favor do aprofundamento de todas as investigações.
LOC- Na visão de FÁTIMA BEZERRA, a generalização das denúncias faz com que a sociedade imagine o abandono dos princípios éticos e morais por parte de todo o PT. A deputada repudia que o comportamento de um grupo lance dúvidas sobre todo o quadro do partido.
LOC- CHICO ALENCAR, do PT do Rio de Janeiro, explicou que a reação de deputados petistas às revelações do publicitário Duda Mendonça sobre movimentações financeiras que comprometem o partido sintetizaram o sentimento de decepção, vergonha e indignação.
LOC- DOUTOR FRANCISCO GONÇALVES, do PTB mineiro, critica a onda de denuncismo que o país vive, onde, segundo ele, pessoas íntegras e inocentes são envolvidas em irregularidades sem que nenhuma prova seja apresentada.
LOC- O deputado considera leviana, a tentativa de Rogério Buratti envolver o ministro Antônio Palocci em esquemas de corrupção.
LOC- FRANCISCO GONÇALVES ainda ressalta que a nação precisa de homens públicos que exerçam o mandato em benefício do povo e lembra que suas bandeiras políticas sempre foram em defesa da educação e da saúde dos brasileiros.
LOC- Para OSÓRIO ADRIANO, do PFL do Distrito Federal, o PT não vai diminuir sua responsabilidade sobre a crise política e sobre as denúncias de corrupção com ataques a outros partidos ou governos. Ele considera que a situação seja mais grave do que a vivida pelo governo Collor.
LOC- Segundo o parlamentar, o povo já está se manifestando nas ruas contra o atual governo. OSÓRIO ADRIANO lamenta ainda que muitos tentem atrapalhar o andamento das investigações, inclusive com depoimentos que não correspondem à verdade.
LOC- PAULO FEIJÓ, do Rio de Janeiro, elogiou a postura equilibrada do PSDB, por não tirar proveito da situação política, e trabalhar nas investigações das denúncias e punição dos culpados, sem precipitação, para não prejudicar inocentes.
LOC- PAULO FEIJO louvou a oposição por formar um bloco de acompanhamento da crise que envolve o PT e o governo Lula, convicto de que não é o momento de pedir o impeachment do presidente da República.
LOC- CORIOLANO SALES, do PFL baiano, apoiou editorial do Jornal do Brasil do dia 15, intitulado Por um novo Estado, que aponta a convocação de uma assembléia constituinte como caminho para reconstruir a República e recuperar a confiança dos cidadãos.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado destaca avanços de economia pernambucana
LOC- INOCENCIO OLIVEIRA, do PMDB, destacou que nos últimos nove anos a Federação do Comércio de Pernambuco vem realizando missões anuais para levar aos empresários de outros países informações sobre o setor de serviço e comércio pernambucanos e de outros estados do nordeste.
LOC- INOCENCIO OLIVEIRA parabenizou a iniciativa e pediu ao ministro das relações exteriores, Celso Amorim, atenção especial para o programa que tem trazido recursos para o comércio da região.
LOC- MARCIO FORTES, do PSDB, destacou as contribuições do Rio de Janeiro para o desenvolvimento nacional por meio de atividades como a exploração de petróleo e o turismo, mas cobrou mais ações para fortalecer a economia fluminense.
TEC- SONORA (30”) – Márcio Fortes: “O que se exige, é o que eu estou aqui lutando para acontecer, é uma organização que una efetivamente, inclusive tendo em vista a mudança de governo que vai haver no ano que vem, todos os responsáveis efetivos pela questão do estado Rio de Janeiro que é o maior cartão postal do Brasil fora das nossas fronteiras e sem dúvida nenhuma o estado ponta em desenvolvimento científico e tecnológico, na biociência, nas questões de informática, nas matérias mais avançadas.”
LOC- MARCIO FORTES salientou que o Rio de Janeiro assistiu nas últimas décadas uma desaceleração da indústria de transformação e na movimentação de serviços em relação às outras unidades da federação e lembrou ainda que o número de visitantes estrangeiros no estado, em 15 anos, caiu de 51 para 37 por cento.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL do Rio de Janeiro, destacou que a Petrobrás vem batendo sucessivos recordes de produção e obteve uma lucratividade 40 por cento maior em relação ao primeiro semestre do ano passado.
LOC- REINALDO BETÃO ressaltou ainda o convênio firmado entre o BNDES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento que vai abrir uma linha de crédito de três bilhões de dólares para o financiamento de micro e pequenas empresas.
LOC- SEVERIANO ALVES, do PDT baiano, reconhece que a Medida Provisória 252 traz avanços na questão tributária, mas aponta que o texto acaba prejudicando estados e municípios. O deputado defende novas iniciativas para diminuir o impacto fiscal sobre o setor produtivo.
LOC- SEVERIANO ALVES considera que a MP apresenta retrocesso quando prioriza incentivos fiscais, reverte os custos para estados e municípios e não apresenta estudos sobre impacto no crescimento da economia brasileira. Ele pede ainda que os incentivos fiscais não sejam concedidos apenas para os setores voltados à exportação.
LOC- DOUTOR HELENO, do PMDB do Rio de Janeiro, defendeu a ampliação das importações de carcaças de pneus usados como forma de diminuir os preços de pneus novos praticados no Brasil.
LOC- DOUTOR HELENO lembrou que o Brasil gasta, anualmente, 200 milhões de dólares para importação de pneus novos. Com a importação de carcaças, os custos diminuiriam para quatro milhões de dólares, com a geração de empregos nas indústrias de montagem.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- Acordo elaborado pelo governo federal dispensa o passaporte entre cidadãos peruanos e brasileiros que atravessam as fronteiras para fins turísticos ou comerciais. O tratado, segundo ZICO BRONZEADO, do PT acreano, vai beneficiar a economia e a população dos dois países.
LOC- O acordo foi aprovado pelo Senado Federal e, segundo o deputado, dá seqüência à agenda internacional do presidente Lula, que visa estreitar os laços com países vizinhos.
LOC- ZICO BRONZEADO registrou que um outro acordo também dispensou vistos entre os habitantes do Brasil e Bolívia que vivem na região de fronteira e aprovou a transferência de tecnologia nas áreas de educação e saúde para beneficiar a população local.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Produtos chineses geram prejuízos para Zona Franca
LOC- A invasão de produtos chineses e a greve dos técnicos da Receita Federal estão prejudicando as indústrias da Zona Franca de Manaus, denunciou ÁTILA LINS, do PPS do Amazonas. O deputado alerta que estão em perigo quatro mil empregos diretos.
LOC- A própria Superintendência da Zona Franca de Manaus, Suframa, estima que a queda no faturamento das empresas da região deve chegar a 400 milhões de dólares nas indústrias locais. Segundo ÁTILA LINS, o principal problema são os produtos chineses, que entram no Brasil em condições privilegiadas.
LOC- B. SÁ, do PSB, elogiou o projeto de manejo da Codevasf para o Piauí, que possui de três milhões de hectares de eucaliptos, capaz de fornecer de madeira para todo o país. Em dez anos, o estado receberá quatro bilhões de reais em investimentos.
LOC- Nesta quinta-feira, um representante da Codevasf, o governador do Estado e o ministro da Integração Nacional, estarão na Fiesp para apresentar o projeto de reflorestamento do Piauí. B.SÁ destacou que 60 mil empregos diretos poderão ser criados com a iniciativa.
LOC- MAURÍCIO RABELO, do PL de Tocantins, adverte que a eletrificação rural não tem chegado às comunidades do interior nos últimos dois anos e meio, devido à burocracia do governo.
LOC- O deputado pede que o programa de eletrificação rural seja estendido ao Tocantins. Na visão de MAURÍCIO RABELO, a energia elétrica é um dos benefícios que vão permitir o crescimento da qualidade de vida da população do campo.
LOC- ROBÉRIO NUNES, do PFL da Bahia, parabenizou a comunidade do município de Anagé, especialmente os povoados de Monte Alto e Carrapicho, que estão recebendo energia do Programa Luz para Todos.
LOC- ROBÉRIO NUNES elogiou ainda a atuação do prefeito Paulo Gondim e homenageou os 127 anos de Riacho de Santana.
LOC- EDUARDO GOMES, do PSDB, informou que no dia 16, no conhecido ´Barracão da Vitória´, a coligação “União pelo Tocantins”, reuniu as principais lideranças políticas do Estado para ouvir o líder Siqueira Campos.
LOC- O deputado acredita que o próximo governador do Estado sairá dessa reunião. Para EDUARDO GOMES, o Tocantins é um exemplo para o país, e elogiou aqueles que trabalharam para criar o Estado e dotá-lo de infra-estrutura capaz de inseri-lo no contexto da economia nacional.
LOC- HOMERO BARRETO, do PTB, cobrou mais rapidez na construção da Ferrovia Norte-Sul, que se arrasta há quase vinte anos. Ele frisou que a obra vai gerar benefícios a todo o país e reduzir os custos de transporte e as distâncias entre a fontes produtoras e os portos nacionais.
LOC- HOMERO BARRETO salientou que as Parcerias Público-Privadas representam uma esperança para que a ferrovia possa ser concluída rapidamente, uma vez que a obra foi incluída no programa e conta com o apoio de investidores chineses interessados na soja e nos minérios brasileiros.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB, criticou o Ministério do Planejamento por remanejar recursos que seriam aplicados nas obras do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro.
LOC- De acordo com ALMERINDA DE CARVALHO, o Arco Rodoviário está em estudos há vinte e cinco anos e foi considerado prioritário pelo presidente da República em razão do incremento do uso do Porto de Sepetiba no transporte de cargas.
LOC- JOSIAS QUINTAL, do PMDB, apelou ao ministro dos Transportes para que libere os recursos necessários a recuperação da rodovia BR-3.9.3, que liga o noroeste do Rio de Janeiro ao Estado de Minas Gerais.
LOC- PEDRO CHAVES, do PMDB, participou da romaria de Nossa Senhora do Muquém, que reuniu milhares de fiéis na cidade goiana de Niquelândia dia 15 de agosto. Na ocasião, foi comemorado o cinqüentenário de sacerdócio do bispo da Diocese de Uruaçu, Dom José da Silva Chaves.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB, anunciou a realização, semana passada, da Festa da Colônia Imperial, comemorada na cidade catarinense de Gravatal.
LOC- A festa, lembra EDINHO BEZ, comemora a criação da Colônia Grão-Pará, após o casamento da Princesa Isabel Cristina e do Conde D´Eu (Dê), e que tinha uma área correspondente à de 13 municípios catarinenses.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- LUPÉRCIO RAMOS, do PMDB do Amazonas, registrou a presença do ministro da Saúde em Manaus, quando foi anunciada a liberação de 22 milhões de reais para a compra de equipamentos do futuro centro de tratamento do câncer.
LOC- O ministro prometeu ainda nove farmácias populares no Estado e a construção de um hospital especializado em cirurgias do coração. LUPÉRCIO RAMOS pediu ainda medidas de contenção da malária. Só este ano, 120 mil casos foram registrados no Estado.
LOC- REGINALDO GERMANO, do PP, protestou contra a morte de quatro jovens baianos por anemia falsiforme e denunciou que vários cidadãos são vítimas da doença devido ao diagnóstico tardio, ineficiência do tratamento, e falta de profissionais capacitados para assistir os pacientes.
LOC- REGINALDO GERMANO destacou que a falta de medicamentos nos postos públicos de saúde é outro problema enfrentado no tratamento da doença e alertou que de cada 629 crianças que nascem, uma sofre de anemia falsiforme.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- COSTA FERREIRA, do PSC do Maranhão, elogiou a promoção, por seis comissões temáticas da Câmara, do seminário “Violência contra a Mulher: um ponto final”.
LOC- Na opinião de COSTA FERREIRA, a violência praticada contra a mulher é uma mancha na sociedade brasileira e uma demonstração de covardia dos homens.
LOC- ZEQUINHA MARINHO, do PSC do Pará, está preocupado com a situação dos jovens. Segundo ele, de cada 100 jovens, apenas onze estão cursando o nível superior.
LOC- Para ZEQUINHA MARINHO, o governo precisa rever suas políticas, inclusive a econômica, permitindo que haja a interiorização do desenvolvimento, com o aporte de recursos nos campus avançados das universidades, no interior dos estados.
LOC- O deputado afirmou ainda que o Brasil deverá pagar 159 bilhões de reais em juros e não deve aplicar mais do que quatro bilhões na Educação.
LOC- DOMICIANO CABRAL, do PSDB, em companhia dos deputados Luiz Couto e Ariano Fernandes, reuniu-se em Mamanguape com o prefeito e o reitor da Universidade Federal da Paraíba para tratar da implantação de um campus no município, que vai beneficiar mais de 300 mil pessoas da região.
LOC- DOMICIANO CABRAL está certo de que os parlamentares irão se empenhar em alocar recursos no orçamento destinados à construção do Campus do Vale do Mamanguape, o que vai evitar deslocamentos de estudantes para João Pessoa.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- A Câmara realizou hoje sessão solene em homenagem aos 30 anos da Embrapa Cerrados.
LOC- O presidente SEVERINO CAVALCANTI destacou que a Embrapa Cerrados conseguiu em pouco tempo realizar grandes avanços na produção agrícola coma proteção do meio ambiente.
LOC- SEVERINO CAVALCANTI parabenizou os funcionários e diretores da empresa por seu empenho na melhoria da qualidade de vida da população, e pediu mais investimentos para o setor de tecnologia.
LOC- WASNY DE ROURE, do PT do Distrito Federal, lembrou que a criação da Embrapa Cerrados tinha como desafio, em 1975, transformar o segundo maior bioma do país em um local propício para a produção agrícola.
LOC- WASNY DE ROURE afirmou que, atualmente, graças ao trabalho dos técnicos da Embrapa, o cerrado é responsável por 59 por cento da produção de soja do país.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- Esta semana, espetáculo musical em Brasília vai resgatar a música de povos indígenas do Amapá e região. JANETE CAPIBERIBE, do PSB, informou que o espetáculo é fruto de pesquisas sobre a música feita pelos índios no extremo norte do Brasil.
LOC- Dos 45 integrantes do grupo musical, 20 são índios. JANETE CAPIBERIBE acrescentou que há também músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e que o trabalho rendeu um livro, com 33 partituras transcritas e fotos.
LOC- ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO, do PRONA de São Paulo, prestou homenagem ao Padre Pio, frei capuchinho que dedicou sua vida ao próximo segundo os sacramentos da penitência e da eucaristia, no âmbito da Igreja Católica.
LOC- Em agosto de 2002, o Vaticano aprovou a canonização do Padre Pio, justamente pelo seu trabalho realizado em prol dos necessitados. Segundo ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO, o religioso é um exemplo de caridade, que deveria ser seguido por todos.
LOC- GERALDO RESENDE, do PPS, registrou o falecimento de Harrison de Figueiredo, presidente do PDT sul-mato-grossense, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Dourados, e da Comissão de Direitos Humanos da mesma instituição.
LOC- GERALDO RESENDE prestou ainda homenagem ao deputado Miguel Arraes, afirmando que sua história tem pontos de contato com a de Harrison de Figueiredo, uma vez que ambos foram pessoas que devotaram a vida à causa pública.
LOC- COLBERT MARTINS, do PPS da Bahia, prestou homenagem ao deputado Miguel Arraes, lembrando de seu passado e de suas lutas no Congresso, onde, mesmo já idoso, sempre participava dos trabalhos legislativos, inclusive votando durante as madrugadas.
LOC- JORGE GOMES, do PSB de Pernambuco, lamentou a morte do deputado Miguel Arraes, figura marcante da história nacional.
LOC- JORGE GOMES recorda que Miguel Arraes tinha uma apurada visão do processo histórico e sua erudição permitia que ele interpretasse com clareza cada fato social, econômico e político.
TEC- VINHETA/VOTAÇÃO...
LOC- Neste momento, os deputados estão em Plenário para apreciar a Medida Provisória 252, chamada de MP do Bem, por conceder incentivos fiscais, especialmente para empresas exportadoras e de informática.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h