Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputados protestam contra parque no Espírito Santo (20'25")

12/08/2005 - 19h40

  • Deputados protestam contra parque no Espírito Santo (20'25")

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputados protestam contra parque no Espírito Santo
LOC- Depoimento de Duda Mendonça repercute entre parlamentares
LOC- Severino Cavalcanti comenta discurso do presidente Lula
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O presidente da Câmara, SEVERINO CAVALCANTI, gostou do pronunciamento feito hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que trouxe a mensagem que o povo brasileiro esperava.
LOC- O deputado acredita que, ao afirmar que foi traído, Lula se qualifica para combater a corrupção que existe no governo e no PT. O repórter Alfredo Lopes tem mais informações.
TEC- SONORA (2’09”) - Alfredo Lopes: “Na avaliação de Severino, o discurso do presidente foi feito no tom correto, sem demagogia. Ele afirmou que agora a população pode ficar tranqüila, pois terá o que mais deseja, que é a punição dos culpados. Ele disse ver no presidente da República disposição para investigar e punir correligionários que tenham cometido erros.”
Severino Cavalcanti: “Ele está demonstrando que não concorda e não participou desses desvairios de uma camada daqueles seus correligionários que não estavam à altura dos cargos que estavam ocupando.”
Alfredo Lopes: “Severino ressaltou ainda que é importante punir tanto os corruptos quanto os corruptores e afirmou que, como cidadão, está ao lado do presidente Lula para preservar as instituições democráticas do País.”
Severino Cavalcanti: “Todo o Brasil sabe que eu não fui o escolhido para ser presidente do gosto do presidente da República. Mas, agora, eu não sou presidente, eu não sou deputado. Sou um cidadão brasileiro e, sendo um cidadão brasileiro, eu tenho que estar ao lado das instituições, para fazer com que o Brasil possa realmente trabalhar.”
Alfredo Lopes: “O presidente da Câmara disse que ainda é cedo tanto para falar em impeachment quanto para afirmar que Lula está livre de qualquer processo futuro.”
Severino Cavalcanti: “É prematuro demais. Não tem nada que comprove... Todas as denúncias que têm chegado estão sendo rechaçadas porque não têm conteúdo.”
Alfredo Lopes: “Severino não comentou a entrevista concedida pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, à revista Época. Na reportagem, o ex-deputado afirma que Lula conhecia as operações financeiras do PT. O presidente da Câmara disse que não trabalha com a hipótese de impeachment de Lula e do vice-presidente José Alencar, que é do partido de Costa Neto. Severino, que é quem fica na presidência na ausência de Lula e Alencar, diz que seu objetivo é fazer com que o presidente Lula saia da situação de crise e que o Brasil continue crescendo. De Brasília, Alfredo Lopes.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Depoimento de Duda Mendonça repercute entre deputados
LOC- LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB paranaense, cobra informações sobre a origem dos recursos com os quais o PT pagou o publicitário Duda Mendonça, através de conta no exterior alimentada pelo também publicitário Marcos Valério.
LOC- Os gastos do partido com publicidade chegaram a 25 milhões de reais apenas em 2002. Em depoimento ontem à CPMI dos Correios, Duda Mendonça afirmou que foi orientado por Marcos Valério a abrir contas no exterior para facilitar o recebimento das dívidas.
LOC- Para LUIZ CARLOS HAULY, as declarações do publicitário são a prova fatal contra o PT.
LOC- CORIOLANO SALES, do PFL baiano, pediu o aprofundamento das investigações sobre a destinação de recursos para as campanhas municipais do ano passado. Para ele, o depoimento do publicitário Duda Mendonça deixa claro que recursos ilegais circularam nas campanhas para prefeito.
LOC- CORIOLANO SALES registra a honestidade da maioria dos deputados petistas, mas pede apuração aprofundada sobre os procedimentos dos coordenadores nacionais de campanha do partido.
LOC- Ao citar o depoimento do publicitário Duda Mendonça à CPI dos Correios, o líder da Minoria, JOSÉ CARLOS ALELUIA, afirma que o governo do presidente Lula acabou.
LOC- O deputado argumenta que o presidente não tem mais autoridade moral para comandar o país e acusa os dirigentes do PT de serem responsáveis pelo que considera o maior escândalo de corrupção da história republicana do Brasil.
LOC- JOSÉ CARLOS ALELUIA ressalta, no entanto, que nem todos os petistas estão envolvidos no esquema de corrupção e que as pessoas sérias do partido devem se juntar em outra agremiação.
LOC- Diante de novas denúncias que comprometem o Partido dos Trabalhadores no esquema de corrupção, o deputado TARCÍSIO ZIMMERMANN, do PT gaúcho, propôs a convocação de uma reunião do diretório nacional do partido.
LOC- Ele exige que a cúpula partidária assuma seus erros e diga a verdade sobre todas as acusações que pesam contra o partido.
LOC- Para TARCÍSIO ZIMMERMANN, mais doloroso do que se sentir traído pelos próprios companheiros de partido, é ver os representantes da oligarquia brasileira que, segundo ele sempre comandaram a corrupção no país, posarem de guardiães da moral e da ética.
LOC- PAULO RUBEM SANTIAGO, de Pernambuco, leu nota elaborada pelo grupo de esquerda do PT, que reúne cerca de 20 parlamentares do partido, que pede o imediato desligamento de todos os petistas envolvidos nas denúncias de corrupção.
LOC- PAULO RUBEM SANTIAGO defende que os parlamentares denunciados, ou sobre os quais pesam provas de envolvimento no esquema de corrupção, sejam afastados da bancada federal e das instâncias partidárias que integram.
LOC- LUIZ BASSUMA, do PT baiano, lamenta que as denúncias de corrupção estejam colocando o PT no mesmo patamar dos demais partidos. O deputado acompanhou a manifestação do grupo de esquerda da bancada petista contra a falta de apuração dos fatos envolvendo lideranças do partido.
LOC- Na visão de LUIZ BASSUMA, a falta de explicações poderá adiar por mais 15 anos o processo de redução das injustiças sociais e das distorções na estrutura da sociedade.
LOC- BABÁ reiterou sua solidariedade aos parlamentares da esquerda do PT, que ocuparam a tribuna para mostrar repúdio e tristeza contra as denúncias de corrupção que atingem o partido.
LOC- O deputado paraense foi membro do PT até o final de 2003, quando foi expulso do partido. Na avaliação de BABÁ, a expulsão deveria ter atingido os dirigentes do PT, que desvirtuaram a atuação e a ideologia do partido.
LOC- O líder em exercício do PT, FERNANDO FERRO, reconheceu que é doloroso ver um partido com 25 anos de história sofrer denúncias por falta de ética. Entretanto, ele pediu prudência aos que clamam por mudanças significativas dentro da sigla.
LOC- Para FERNANDO FERRO, a reconstrução da legenda se dará internamente. Na sua opinião, fazer o PT não foi fácil e isso precisa ser preservado junto com a própria história do partido.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- JOSÉ THOMAZ NONÔ, do PFL de Alagoas, afirmou que o momento é triste para o país e para o povo brasileiro e histórico para o Partido dos Trabalhadores, principalmente para os deputados que formam o bloco de esquerda do partido.
LOC- Ele solidarizou-se com os que cobram explicações públicas dos dirigentes que implicaram o Partido dos Trabalhadores num esquema de corrupção.
LOC- Para THOMAZ NONÔ, a crise mostra que o PT é um partido igual à todos os demais, mas a desilusão é maior para aqueles que acreditaram deter apenas as virtudes da política.
LOC- EDUARDO GOMES, do PSDB de Tocantins, manifesta sua solidariedade aos parlamentares de esquerda do Partido dos Trabalhadores, que considera serem sérios e dedicados. Ele aponta que a crise chegou definitivamente ao Palácio do Planalto.
LOC- Segundo EDUARDO GOMES, as investigações que estão acontecendo na Câmara demonstram a responsabilidade do Congresso Nacional frente a sociedade. O parlamentar defende investigações com serenidade e sintonia com a realidade do país.
LOC- YEDA CRUSIUS, do PSDB gaúcho, afirmou que as prioridades da sociedade estão ficando para trás por causa da corrupção. Ela afirmou que as CPIs revelam um esquema de corrupção que não apenas financiou as campanhas do PT, mas o enriquecimento ilícito de políticos ligados ao governo.
LOC- O próprio publicitário Duda Mendonça recebeu do PT em paraíso fiscal, nas Bahamas. Para YEDA CRUSIUS, o Brasil está frustrado, porque depositou uma grande expectativa em relação ao presidente Lula.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado elogia proposta do Senado de reforma política
LOC- LINCOLN PORTELA, do PL de Minas Gerais, elogiou o texto do senador Jorge Bornhausen, para a reforma política. Com regras a serem aplicadas já nas eleições de 2006, o texto acaba com o marketing e a distribuição de brindes.
LOC- O deputado entende que as novas regras vão tornar as disputas mais equilibradas. LINCOLN PORTELA destacou a importância de se moralizar o processo com a proibição dos shows e o encurtamento das campanhas, que serão barateadas.
LOC- NEY LOPES, do PFL do Rio Grande do Norte, destacou a importância de se aprovar a emenda constitucional prorrogando para dezembro, o prazo para que o Congresso aprove as mudanças na Lei Eleitoral para 2006.
LOC- Na sua opinião, se o Congresso não der uma resposta à sociedade, estará sendo conivente com os que praticaram crimes. NEY LOPES acredita que as mudanças não vão pôr fim a corrupção na política, mas poderão reduzir significativamente esses episódios.
LOC- BENJAMIM MARANHÃO, do PMDB paraibano, alerta para a promiscuidade entre agências de propaganda e o poder público no Brasil. Para o deputado, a situação nasceu com o excessivo montante de recursos destinados para a publicidade oficial.
LOC- Na visão do parlamentar, a relação se repete também em estados e municípios. BENJAMIM MARANHÃO defende a restrição da propaganda institucional, que muitas vezes serve apenas para a promoção pessoal dos ocupantes de cargos públicos.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- NILSON MOURÃO, do PT acreano, lamenta o atraso na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que impõe dificuldades na aplicação de recursos para a infra-estrutura e áreas sociais.
LOC- Para NILSON MOURÃO, a oposição não tem interesse em votar, mas em utilizar as CPIs para enfraquecer o governo. O deputado considera que a casa precisa funcionar, mesmo com investigações paralelas.
LOC- Na opinião de INÁCIO ARRUDA, do PCdoB cearense, o funcionamento de três CPIs ao mesmo tempo demonstra a capacidade de trabalho do Congresso Nacional. O deputado observa que o Parlamento está realizando uma de suas principais atribuições, a fiscalização sobre o poder executivo.
LOC- INÁCIO ARRUDA aponta que os trabalhos movimentam dezenas de deputados e senadores e têm a participação do Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, Ministério Público e vários órgãos do governo federal.
LOC- NATAN DONADON, do PMDB de Rondônia, refuta as injustiças cometidas contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo o parlamentar, desde as primeiras denúncias de recebimento de propina na empresa, os Correios têm sofrido ataques.
LOC- Na visão de NATAN DONADON, é preciso alterar o nome da CPMI dos Correios, porque a corrupção investigada envolve um ato isolado dentro da empresa. Ele aponta ainda que as apurações já revelaram esquemas fora da ECT.
LOC- GONZAGA MOTA, do PSDB do Ceará, acredita que os problemas do desenvolvimento no país estão diretamente ligados às desigualdades sociais, além da crise ética e moral que o Brasil enfrenta há algum tempo.
LOC- Segundo GONZAGA MOTA, o Brasil tem a maior concentração de renda entre 174 países. Estudo recente da CEPAL, mostra que o país só vai crescer mais, em 2005, que o Haiti e El Salvador.
LOC- ALEXANDRE MAIA, do PMDB de Minas Gerais, defendeu a adoção de leis que possam moralizar o processo político e permitir o desenvolvimento econômico e social, principalmente das regiões mais pobres do país.
LOC- PDT, PPS e PV reuniram-se hoje para debater a situação política nacional e estabelecer estratégias de apuração. SEVERIANO ALVES, do PDT baiano, destacou a preocupação do seu partido com o crescimento no volume das denúncias de corrupção.
LOC- SEVERIANO ALVES aponta que o depoimento do publicitário Duda Mendonça trouxe novas revelações. Ele parabenizou ainda advogados e magistrados pelo seu dia, comemorado ontem.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Mesa Diretora determina perda de mandato de Paulo Marinho
LOC- A mesa diretora da Câmara determinou a perda de mandato de PAULO MARINHO, do PL maranhense. O ex-deputado é acusado de vender ilegalmente ações da Companhia Energética do Maranhão quando era prefeito de Caxias e teve seus direitos políticos cassados em 1999.
LOC- A Constituição Federal determina que a mesa diretora decide a cassação de mandato de parlamentar que perder os direitos políticos, sem necessidade de votação em plenário. Em lugar de PAULO MARINHO assumiu o deputado ALBÉRICO FILHO, do PMDB.
LOC- O retorno à Câmara de Albérico Filho foi saudada por JOSÉ DIVINO, do Rio de Janeiro, MAURO BENEVIDES, do Ceará, e HERMES PARCIANELLO, do Paraná.
LOC- JOSÉ DIVINO recorda que Albérico Filho participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Para o parlamentar, seu colega maranhense pode contribuir com sua experiência para enfrentar a crise política que o país vive.
LOC- Segundo MAURO BENEVIDES, o parlamentar recém-empossado sempre representou o PMDB com dignidade. Ele frisa que os mandatos de Albérico Filho sempre foram pautados pela defesa dos interesses do Maranhão e do país.
LOC- Já HERMES PARCIANELLO assegura que Albérico Filho é um dos políticos mais honrados da história contemporânea do país. O parlamentar expressa sua felicidade com a decisão judicial que determinou o retorno do deputado maranhense à Câmara.
LOC- ALBÉRICO FILHO, do PMDB maranhense, acredita que sua experiência possa contribuir para recuperar a credibilidade da classe política. O parlamentar espera que o resultado das investigações em curso leve o Congresso Nacional a espelhar a verdadeira sociedade.
LOC- ALBÉRICO FILHO reconhece que não encontrou facilidades para retornar à Câmara. O parlamentar ressalta que não teve confronto pessoal nenhum, mas buscou apenas o exercício de seu direito ao mandato de deputado federal.
TEC - SPOT / ENCONTRO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS (35”)
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados protestam contra parque no Espírito Santo
LOC- A bancada federal do Espírito Santo estuda a elaboração de projeto de decreto legislativo para extinguir o parque ecológico de Pontões, no interior do estado. MANATO, do PDT, aponta que a reserva foi criada em 2002 sem que os agricultores da região fossem ouvidos.
LOC- Os parlamentares capixabas também vão encampar uma emenda ao Orçamento da União de cada uma das três regiões do estado. Para isso, segundo MANATO, serão realizadas reuniões durante o mês de setembro com lideranças políticas e da sociedade local.
LOC- NEUCIMAR FRAGA, do PL, está preocupado com os produtores rurais do norte do Espírito Santo, prejudicados pela criação de um parque nacional em uma área onde residem 800 famílias de dois municípios.
LOC- NEUCIMAR FRAGA informou que a criação do parque não chegou a ser debatida com os deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.
LOC- CABO JÚLIO, do PMDB, afirma que está sendo perseguido pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Ele está sendo processado no Superior Tribunal Federal por ter liderado a greve dos policiais mineiros em 2004.
LOC- CABO JÚLIO, no entanto, argumenta que a paralisação foi uma resposta à proposta de Aécio Neves de um reajuste salarial de apenas seis por cento, que não atendia às reivindicações da classe.
LOC- JANETE CAPIBERIBE, do PSB, apresentou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara requerimento para que comissão externa verifique as condições do sistema penitenciário do Amapá. A deputada denuncia a violação dos direitos humanos dos detentos.
LOC- Segundo JANETE CAPIBERIBE, os presos sofrem tratamento desumano em ambiente insalubre, pois as celas não possuem instalações sanitárias. A parlamentar também aponta que a instituição recebe quase três vezes mais detentos do que sua capacidade.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- O ensino superior de direito foi instalado no Brasil no dia 11 de agosto de 1827, com os cursos em Olinda e São Paulo. DANIEL ALMEIDA, do PCdoB da Bahia, registra a importância dos operadores do direito num momento de injustiça social no país.
LOC- O parlamentar também parabeniza Iaçu pelos 47 anos de autonomia política e administrativa. Localizado próximo à Chapada Diamantina, o município baseia sua economia na pecuária e na cultura agrícola, destacou DANIEL ALMEIDA.
LOC- BETO ALBUQUERQUE, do PSB, destacou os 148 anos de emancipação política do município de Passo Fundo, considerado pólo de desenvolvimento regional do Rio Grande do Sul.
LOC- BETO ALBUQUERQUE afirmou que Passo Fundo possui uma localização privilegiada dentro do Mercosul, pois encontra-se no centro dos eixos econômicos de Buenos Aires, Montevidéo, São Paulo e Rio de Janeiro.
LOC- BETO ALBUQUERQUE saudou ainda o cinqüentenário de criação do município gaúcho de Tapejara, destacando o trabalho do prefeito, Juliano Girardi, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Bogoni.
LOC- FÉLIX MENDONÇA, do PFL, registrou o falecimento do ex-deputado baiano Luiz Braga, que ocupou mandato na Câmara Federal entre 1995 e 1999, pelo PFL. Luiz Braga também foi deputado estadual, por dois mandatos, e secretário geral do partido na Bahia.
LOC- ROGÉRIO TEÓFILO, do PPS alagoano, lamentou o falecimento do empresário José Aprígio Brandão Vilela. Filho e irmão de senadores da República, José Aprígio faleceu no domingo, aos 55 anos.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- Sessão solene em homenagem aos advogados do Brasil foi realizada ontem, a requerimento de VICENTE CASCIONE, do PTB paulista. A data lembra a instalação dos cursos jurídicos no Brasil. O parlamentar destacou a trajetória da categoria de resistência contra a violência e em favor da liberdade e da justiça no país.
LOC- Ao completar 95 anos, Itabuna, no sul da Bahia, também recebeu homenagem da Casa em sessão solene na manhã de ontem.
LOC- Autor do requerimento para a sessão, REGINALDO GERMANO, do PP, comemora a transformação de Itabuna em pólo industrial, o que diversificou a economia da cidade, baseada anteriormente na lavoura do cacau.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio comemorou 50 anos de instalação, e a data foi lembrada em sessão solene na Câmara dos Deputados.
LOC- O presidente SEVERINO CAVALCANTI destaca o caráter inovador do conselho, criado numa época em que o turismo não era considerado por muitos como uma atividade econômica relevante.
LOC- O autor da proposta, ALEX CANZIANI, do PTB paranaense, aponta o papel do conselho no estímulo ao turismo no país. O parlamentar cita a atração que o Brasil exerce ao turista estrangeiro por sua natureza magnífica, recebendo cerca de cinco milhões de visitantes a cada ano.
LOC- Os 10 anos da morte do sociólogo, professor e deputado federal Florestan Fernandes também foram lembrados em sessão solene da Câmara.
LOC- Autor da proposição, IVAN VALENTE, do PT paulista, reverencia o mestre da esquerda por sua defesa do socialismo e da escola pública, e pelos livros em que trata da formação social brasileira.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- LUCIANO ZICA, do PT de São Paulo, afirmou que a quebra do monopólio do Petróleo, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, gerou uma expectativa por novas refinarias no país, que não se concretizou, e várias delas estão prestes a fechar.
LOC- As refinarias de Manguinhos e Ipiranga, no Rio Grande do Sul, estão sendo fechadas. Na opinião de LUCIANO ZICA, elas deveriam ser encampadas pela Petrobrás. Ele também defende que a Agência Nacional do Petróleo fiscalize com mais rigor e a aplicação de recursos na modernização das unidades já existentes.
LOC- Reunião dos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Bolívia vai debater questões de interesse para a população dos dois países, em especial para os estados do Acre e Rondônia. HAMILTON CASARA, do PL, aponta que há problemas no campo educacional.
LOC- Segundo HAMILTON CASARA, é necessário debater a validação dos diplomes de brasileiros que estudam na Bolívia. Também serão discutidas questões relativas ao meio ambiente, aproveitamento de recursos naturais e segurança nas áreas de fronteira.
LOC- ZONTA, do PP, lembrou os 60 anos do lançamento da bomba atômica sobre Nagasaki, no Japão, e informou que em Santa Catarina vivem 7 sobreviventes da tragédia.
LOC- ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO, do PRONA paulista, considerou desrespeitosos e desumanos os termos utilizados durante o Seminário Internacional sobre Reforma Legal para Avançar na Proteção dos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil.
LOC- ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO lamentou que o movimento feminista não considere os embriões como seres humanos.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h