Rádio Câmara

A Voz do Brasil

CPMI da Emigração Ilegal vai aos Estados Unidos - ( 20' 54' )

28/07/2005 - 19h40

  • CPMI da Emigração Ilegal vai aos Estados Unidos - ( 20' 54' )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- CPMI da Emigração Ilegal vai aos Estados Unidos
LOC- Técnicos do Banco Rural vão auxiliar trabalhos da CPMI dos Correios
LOC- Reforma política pode ser saída para a crise, afirmam deputados
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- PAES LANDIM, do PTB do Piauí, destacou a importância de se promover uma ampla reforma política como forma de se evitar as constantes crises políticas e a corrupção.
LOC- De acordo com PAES LANDIM, o custo de uma campanha política, com a realização de shows e a elaboração de peças publicitárias, privilegia os que possuem muito dinheiro. Na sua opinião, é preciso adequar a legislação à realidade brasileira.
LOC- NEY LOPES, do PFL do Rio Grande do Norte, afirmou que a crise política está alicerçada nas estruturas arcaicas dos partidos e do sistema eleitoral. Ele apelou aos líderes para que incluam a votação da reforma política entre as prioridades.
LOC- NEY LOPES apresentou proposta que altera a Constituição para obrigar os partidos a discutirem a governabilidade a partir das convenções, firmando pactos que garantiriam ao país e aos eleitores o cumprimento das promessas feitas em campanha.
LOC- GASTÃO VIEIRA, do PMDB maranhense, defendeu a votação da reforma política como mecanismo eficiente para combater as ameaças à instituição legislativa e aperfeiçoar o controle dos partidos políticos e das ações parlamentares.
LOC- GASTÃO VIEIRA frisou que o Brasil já evoluiu muito por meio do sistema eletrônico eleitoral e do controle das contas públicas, mas ainda é preciso fortalecer a representatividade e acabar com as legendas de aluguel.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Técnicos do Banco Rural vão auxiliar trabalhos da CPMI dos Correios
LOC- O Banco Rural colocou dois técnicos e um representante institucional à disposição da CPI mista dos Correios. O trabalho conjunto foi acertado em encontro, ontem, entre os parlamentares da comissão e representantes do banco.
LOC- A intenção é esclarecer todas as dúvidas relativas à movimentação financeira nas contas do empresário Marcos Valério de Souza. Ouça mais detalhes na matéria de José Carlos Oliveira.
TEC- SONORA (1’45”) – José Carlos Oliveira: “Deputados e senadores suspeitavam que o Banco Rural havia enviado infomarções incompletas sobre o sigilo bancário de Valério. No entanto, o advogado da instituição e ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, atribuiu possíveis problemas no envio de dados ao grande volume de documentos. Além disso, o advogado argumentou que, antes de chegar à CPMI, parte dos documentos passou pela Justiça Federal, em Minas Gerais, e pelo Supremo Tribunal Federal, o que pode ter gerado algum extravio. José Carlos Dias garantiu que o Banco Rural está agindo com total transparência com a CPMI dos Correios. O advogado José Carlos Dias admitiu que a direção do Banco Rural está preocupada com o efeito dos escândalos sobre a credibilidade da instituição. No entanto, ele afirmou que o banco não vem registrando perda de clientes. O presidente da CPMI dos Correios, senador Delcídio Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, fez uma avaliação positiva do encontro com o Banco Rural. O senador espera já ter resultados imediatos do trabalho conjunto já na próxima semana.
Delcídio Amaral: "Com o auxílio e o apoio desses técnicos, nós devemos, até a próxima semana, estar com tudo isso definido e muito provavelmente também com as origens e os destinos também. Não só esclarecidos, mas também tabulados de uma maneira que seja fácil a análise por parte dos parlamentares. E eu não tenho dúvida de que essas dificuldades vão ser suplantadas ao longo dos próximos dias."
José Carlos Oliveira: “Delcídio Amaral também conversou, nesta quarta-feira, com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Eles discutiram formas de facilitar o cruzamento das diversas informações sobre movimentação financeira que chegam à CPMI. O Banco Central também deverá enviar técnicos que ajudem a comissão a sugerir ações para o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização do sistema financeiro. De Brasília, José Carlos Oliveira.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer investigação de fundos de pensão
LOC- ALBERTO FRAGA, do PFL do Distrito Federal, chamou a atenção para a atuação dos fundos de pensão que estariam envolvidos nas denúncias de corrupção investigadas pela CPMI dos Correios, e acusou o ex-ministro Gushiken de ser o operador do esquema.
LOC- ALBERTO FRAGA afirmou que está em andamento um processo de reestatização das telecomunicações, uma vez que os fundos de pensão têm comprado ações das empresas telefônicas a preços muito acima de mercado, o que precisa ser investigado.
LOC- COLBERT MARTINS, do PPS baiano, sugere a convocação do banqueiro Daniel Dantas pela comissão de inquérito que investiga denúncias de tráfico de influência nos Correios. O nome do banqueiro surgiu entre os parceiros comerciais das empresas do publicitário Marcos Valério.
LOC- O deputado também questiona as novas informações sobre as relações entre o publicitário e o PSDB, quando o partido estava no poder. Para COLBERT MARTINS, as comissões que trabalham hoje no Congresso Nacional devem investigar também os governos anteriores.
LOC- ANTÔNIO CARLOS MENDES THAME, do PSDB paulista, criticou as tentativas de incluir partidos de oposição ao governo nas denúncias de corrupção.
LOC- Para o deputado, a tentativa de equiparar governo e oposição vem na seqüência das falsas teses sobre o golpismo das elites contra o governo Lula. MENDES THAME observa que a idéia foi desmascarada por todos órgãos de imprensa, porque a elite está sendo beneficiada pelo atual governo.
LOC- WELINTON FAGUNDES, do PL do Mato Grosso, está preocupado com a imagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, principalmente após a instalação da CPMI que apura denúncias de corrupção na empresa.
LOC- WELINTON FAGUNDES apresentou requerimento ao presidente da CPMI pedindo a mudança de nome da Comissão, pois os mais de 100 mil trabalhadores da empresa têm sido alvo de constrangimentos e chacotas em todo o país.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- WLADIMIR COSTA, do PMDB paraense, defende a cassação dos deputados envolvidos em esquemas de corrupção, caso a participação seja comprovada no decorrer das investigações.
LOC- Segundo WLADIMIR COSTA, o PMDB defende o Congresso Nacional como a casa do povo brasileiro. Para o deputado, a Câmara é um espaço para a atuação de gente séria e de pessoas com espírito público, e não um lugar para bandidos.
LOC- BISMARCK MAIA, do PSDB, visitou vários municípios do interior do Ceará e não ficou surpreso com a desesperança da população em relação ao governo e ao Partido dos Trabalhadores.
LOC- Segundo BISMARCK MAIA, a população está indignada com o aparelhamento do Estado e as denúncias de corrupção envolvendo a compra de parlamentares.
LOC- O deputado paraense BABÁ lamenta que o presidente Lula tenha buscado os conselhos econômicos do deputado Delfim Netto, que foi ministro durante a ditadura militar. Segundo o parlamentar, as sugestões do ex-ministro apontam para cortes ainda maiores nos investimentos sociais.
LOC- O deputado também questiona a mudança de atitude do PT após ter conquistado a Presidência. BABÁ recorda que o partido sempre pregou a ética na política e combateu a corrupção.
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN, do PT do Rio Grande do Sul, reconheceu que o sentimento é de consternação dentro do partido, depois que os laços entre a direção do PT e o publicitário Marcos Valério, foram comprovadas pela imprensa.
LOC- Em sua opinião, o patrimônio ético e político do Partido dos Trabalhadores está em jogo. TARCISIO ZIMMERMANN lembrou que os parlamentares petistas vieram dos movimentos sociais e devem ser preservados.
LOC- GILMAR MACHADO, do PT mineiro, destacou a posse do novo procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza. Segundo ele, o presidente Lula nunca interferiu no trabalho do órgão.
LOC- Para GILMAR MACHADO, a liberdade de ação para a Procuradoria-Geral da República é fundamental para a democracia no país.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentares cobram recuperação de rodovias em todo o país
LOC- PEDRO CHAVES, do PMDB, defendeu a duplicação das rodovias radiais que partem da capital federal. Ele cita como exemplo a BR-0.20, no trecho de 37 quilômetros entre Planaltina e a cidade goiana de Formosa, onde ocorrem vários acidentes, devido ao tráfego intenso.
LOC- PEDRO CHAVES informa que o projeto de engenharia já foi elaborado e encaminhado ao Ibama, para concessão de licença ambiental. Ele lembra que há recursos no orçamento da União para a obra.
LOC- JOSÉ LINHARES, do PP, lamentou a situação precária da BR-222, que escoa toda a produção do norte do Ceará e que liga a região ao sistema de portos de Fortaleza.
LOC- JOSÉ LINHARES pede ao ministro dos Transportes que informe sobre o orçamento disponível para a recuperação da estrada, que está intransitável, e o cronograma das obras.
LOC- CHICO RODRIGUES, do PFL, defendeu a liberação dos recursos das emendas parlamentares destinadas ao Programa Calha Norte, para a recuperação da malha viária de Roraima. São cinco mil quilômetros de estradas em precárias condições.
LOC- Segundo CHICO RODRIGUES, essas estradas são essenciais para o escoamento da produção agrícola do estado, inclusive a dos assentamentos. Ele alertou para que as obras de recuperação sejam realizadas a partir de setembro por conta das chuvas.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB, reiterou seu apelo ao governo federal para a recuperação das BRs 116, 0.20 e 222, que ligam o Ceará a outras regiões do país.
LOC- O parlamentar cearense destacou como exemplo da falta de investimentos do governo a situação da BR-116 no trecho que liga Fortaleza a Itaitinga e Pacajus que está em duplicação há nove anos, apesar de ter apenas 48 quilômetros.
LOC- MAURO BENEVIDES registrou ainda os 115 anos de emancipação do município de Tianguá, no interior cearense, e destacou que o prefeito Luiz Menezes prepara uma série de obras para marcar as comemorações.
LOC- ZONTA, do PP, homenageou Concórdia, em Santa Catarina, que completa amanhã 71 anos. Ele informou que o município se destaca na agroindústria, e abriga a sede da empresa Sadia e o centro de pesquisa de suínos e aves da Embrapa.
LOC- ZONTA administrou a cidade entre 1989 e 1992, e lembrou da importância da participação da população para o desenvolvimento da economia local.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- B.SÁ, do PPS do Piauí, afirmou que é preciso dar andamento aos projetos de transposição e de revitalização do Rio São Francisco, que vão beneficiar os estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.
LOC- B. SÁ também chamou a atenção para o projeto da ferrovia Transnordestina. Ele lembra que o Brasil é um país continental, e que o transporte ferroviário é mais econômico que o rodoviário o que, atualmente, é uma necessidade em todo o Brasil.
LOC- ANN PONTES, do PMDB paraense, apresentou requerimento de informações ao Ministério dos Transportes sobre o cronograma de conclusão das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí. A obra vai permitir a navegação em 350 quilômetros do rio Tocantins, a partir da hidrelétrica.
LOC- Outro requerimento solicita ao Tribunal de Contas da União o relato das inspeções realizadas na obra. ANN PONTES preocupa-se uma nova suspensão nos trabalhos das eclusas. As obras aguardam a conclusão desde a década de 80.
LOC- ALCESTE ALMEIDA, do PMDB, reclama da demora do governo federal em definir o repasse de terras da União para Roraima. A transferência faz parte das compensações pela demarcação da reserva Raposa Serra do Sol e outras áreas indígenas e também pela transformação do antigo território em estado, em 1988.
LOC- ALCESTE ALMEIDA indica porções de terras no norte de Roraima como ideais para a transferência de titularidade porque não contam com vegetação amazônica. Segundo o deputado, parte da vegetação de Roraima é de cerrado.
LOC- MAURICIO RABELO, do PL de Tocantins, lembra que, entre 3 e 5 de agosto, a região do Jalapão vai receber a décima terceira edição do Ralí dos sertões, considerado o maior das Américas.
LOC- MAURICIO RABELO desejou boa sorte aos organizadores e participantes do evento e destacou o empenho do prefeito do município de São Félix do Tocantins, Jânio Mendonça, em fazer do encontro esportivo mais uma experiência de sucesso.
LOC- SEBASTIÃO MADEIRA, do PSDB, comemorou a conquistado título de campeão maranhense de futebol pelo time Sociedade Imperatriz de Desportos, conhecido como Cavalo de Aço. Com a vitória, o time de Imperatriz também se credenciou a participar do campeonato brasileiro da Série C.
LOC- Dois radialistas foram assassinados no início do mês na Paraíba e em Pernambuco. Para LUIZ COUTO, do PT paraibano, as mortes atingiram a liberdade de imprensa porque os profissionais recebiam e divulgavam denúncias da população.
LOC- LUIZ COUTO afirma que as mortes foram fruto da atuação de grupos de extermínio, e pediu a interferência da Polícia Federal nas investigações.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL, lamentou o tiroteio ocorrido no túnel Zuzu Angel, que liga a zona sul à Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e que deixou a via interditada por 3 horas, forçando motoristas e passageiros a abandonarem os carros, fugindo dos tiros.
LOC- O deputado cobrou ação enérgica das autoridades contra as atividades de organizações criminosas, para assegurar à população o direito de transitar na cidade.
LOC- REINALDO BETÃO destacou ainda a influência direta dos cidadãos nos trabalhos das comissões de inquérito. Em média, a CPMI dos Correios recebe 200 mensagens via e-mail e telefone.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentar cobra reajuste para militares
LOC- JOSIAS QUINTAL, do PMDB do Rio de Janeiro, protesta contra a indefinição dos ministérios da área econômica sobre o percentual de reajuste para os soldos dos militares. Segundo o parlamentar, as Forças Armadas vêm sendo relegadas a segundo plano e estão em processo de sucateamento.
LOC- JOSIAS QUINTAL também cita que as mais recentes medidas na área de segurança pública não apresentam condições para reverter o quadro de violência nas grandes cidades brasileiras. O deputado avalia que é necessário implantar medidas estruturais de recuperação da área de segurança pública nos estados.
LOC- SEVERIANO ALVES, do PDT baiano, defende que a Câmara dos Deputados discuta uma revisão na composição dos legislativos municipais. Para ele, é preciso emendar a Constituição para definir critérios claros sobre o tamanho de cada câmara de vereadores no país.
LOC- O deputado considerou infeliz a resolução do Tribunal Superior Eleitoral, que diminuiu o número de vereadores em praticamente todos os municípios sem cortar os orçamentos. SEVERIANO ALVES aponta também que o TSE invadiu a competência legislativa do Congresso Nacional.
LOC- MIGUEL DE SOUZA, do PL de Rondônia, lamentou o falecimento do engenheiro florestal Cícero Jorge de Oliveira Lacerda, em Porto Velho, vítima de câncer na garganta.
LOC- MIGUEL DE SOUZA lembrou que Cícero Jorge exerceu várias atividades em órgãos públicos, tendo se destacado em todas elas, especialmente na área de ciência e tecnologia.
LOC- ELIMAR MAXIMO DAMASCENO, do PRONA paulista, homenageou o padre José de Anchieta, cuja data comemorativa é celebrada no dia 9 de junho.
LOC- ELIMAR DAMASCENO lembra que o religioso devotou boa parte de sua vida à catequização dos índios na época do Brasil colônia, e que sua herança humanista deve ser lembrada como exemplo de fé e dedicação.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado destaca avanços na educação
LOC- PAULO PIMENTA, do PT gaúcho, ressaltou que o governo Lula já elaborou mais de 30 projetos para a criação de universidades ou extensões de unidades para outros municípios.
LOC- O deputado também cita o ProUni, que destina vagas nas faculdades privadas para alunos carentes, mediante concessão de bolsa de estudos financiada pelo poder público. Segundo PAULO PIMENTA, o programa já gerou mais de 100 mil vagas para jovens que não teriam outra condição para arcar com sua vaga na universidade.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB, convidou o ministro da Educação a visitar o Proep, projeto de ensino da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera catarinense, que fornece 1.705 bolsas de estudo a alunos carentes.
LOC- Desde 2000, o projeto aplicou mais de 3 milhões de reais na melhoria das instalações e laboratórios da instituição, que tem 5 mil alunos e dá mobilidade social de alunos de baixa renda por meio do ensino profissionalizante, explicou EDINHO BEZ.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN, do PTB de Roraima, criticou o projeto de lei que propõe a descriminalização do aborto, que deve chegar à Câmara no mês de agosto para ser analisado.
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN lamentou que os princípios éticos e morais da sociedade estejam deturpados e apelou aos parlamentares para que analisem a proposta com sabedoria e responsabilidade. Ele lembrou que o aborto pode trazer seqüelas para as mulheres.
LOC- DOUTOR HELENO, do PMDB fluminense, considerou proveitosa a audiência realizada na Comissão de Seguridade Social e Família para aperfeiçoar o texto da resolução que trata dos medicamentos manipulados, devido ao aumento da incidência de acidentes graves e fatais com esse tipo de remédio.
LOC- DOUTOR HELENO acredita que a nova resolução da Anvisa vai fortalecer as farmácias de manipulação, que já representam 15 por cento do mercado.
LOC- RONIVON SANTIAGO, do PP do Acre, pediu que o ministro Agnelo Queiroz realize investimentos nas instalações da escola da Comissão de Desportos da Aeronáutica, em Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
LOC- RONIVON SANTIAGO explica que a infra-estrutura da escola pode servir de apoio para os atletas brasileiros que vão participar dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que serão realizados na cidade.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Lei Geral das micro e pequenas empresas pode ajudar na formalidade
LOC- DOUTOR BENEDITO DIAS, do PP do Amapá, defende tratamento jurídico, tributário e previdenciário adequado para as micro e pequenas empresas. Os pequenos empreendimentos chegam a 5 milhões e quinhentos mil, mas apenas um milhão e trezentos mil estão na informalidade.
LOC- Para incorporar este contingente de empresas, BENEDITO DIAS sugere a aprovação imediata da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que diminui a burocracia para abrir novas empresas e amplia o limite financeiro de enquadramento como microempresa.
LOC- COSTA FERREIRA, do PSC do Maranhão, defendeu o cooperativismo, que, segundo ele, é uma prática que gera renda, emprego, solidariedade e dignidade a milhões de pessoas.
LOC- Para COSTA FERREIRA, o cooperativismo elimina atravessadores, responsáveis por majorar preços, e é um aliado para acabar com o paternalismo dos coronéis que dominam certas localidades, e deveria se expandir por todo o país.
LOC- FERNANDO CORUJA, do PPS catarinense, encaminhou projeto de lei para acabar com a permissão de que as prestações de empréstimos concedidos a aposentados sejam descontados em folha. Para o deputado, os juros cobrados são muito altos e geram resultados apenas para os bancos.
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB do Maranhão, defendeu o fim da assinatura básica da telefonia. Ele lembra que o sistema telefônico anterior não previa a cobrança da assinatura, mas apenas a compra de uma linha, paga normalmente em prestações.
LOC- PEDRO FERNANDES observa que atualmente não há mais a necessidade de comprar a linha, mas o cliente acaba pagando a assinatura em cada conta mensal.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- Amanhã o jornal O Globo completa 80 anos de fundação. CARLOS NADER, do PL do Rio de Janeiro, lembra que o periódico foi fundado por Irineu Marinho e sofreu grandes transformações nas mãos de seu filho, Roberto Marinho.
LOC- Segundo o deputado, O Globo sempre teve destaque pela qualidade técnica e editorial e pelo corpo de profissionais que atuam na redação. CARLOS NADER aponta que a origem das Organizações Globo está no jornal.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- CPMI da Emigração Ilegal vai aos Estados Unidos
LOC- Parlamentares que integram a CPI Mista da Emigração Ilegal viajam amanhã para o Texas. O objetivo da viagem é acompanhar o retorno de 301 brasileiros detidos na cidade de Laredo por entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
LOC- A maioria dos emigrantes é de Minas Gerais. Durante a viagem, os parlamentares vão visitar outros brasileiros detidos e entrar em contato com as autoridades norte-americanas. A repórter Paula Bittar tem mais informações.
TEC- SONORA (1’22”) – Paula Bittar: “Segundo o deputado Geraldo Thadeu, do PPS mineiro e membro da CPI, a idéia é começar um diálogo com as autoridades, que permita um melhor tratamento dos brasileiros nos Estados Unidos. Os parlamentares querem inclusive, discutir um projeto, que tramita hoje no Congresso dos Estados Unidos, e concede aos imigrantes três anos de visto, com direito à renovação por mais três anos. O deputado afirma que a CPI precisa trabalhar, ainda, para diminuir a quantidade de gente que vai para os Estados Unidos ilegalmente. Geraldo Thadeu resume o drama desses brasileiros:”
Geraldo Thadeu: “Há pouco tempo dois irmãos que estavam atravessando a fronteira morreram, foi a maior dificuldade trazer os corpos deles pra cá. Tem outros que são usados para transportar drogas, tem outros que são abusados fisicamente, outros que vão para a cadeia. Quem granha com isso é o agenciador, o coiote, eles que ganham. Eles não têm nada a perder. Muitos brasileiros que vão para lá, eles oferecem dinheiro para o brasileiro ir, depois ficam lá um ano, dois anos trabalhando só pra pagar o agenciador. Então, é uma obrigação nossa defender o cidadão.”
Paula Bittar: “De acordo com a CPI mista da Emigração Ilegal, cerca de 23 mil brasileiros estão detidos nos Estados Unidos por terem tentado entrar ilegalmente no país. Dois anos atrás, eram apenas 4 mil, segundo a embaixada norte-americana. De Brasília, Paula Bittar.”
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h