Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Continuam as votações na Câmara - ( 20' 28" )

07/07/2005 - 19h40

  • Continuam as votações na Câmara - ( 20' 28" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Continuam as votações na Câmara
LOC- Deputados pedem mais recursos para rodovias
LOC- Referendo sobre o desarmamento será em outubro
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC – O presidente SEVERINO CAVALCANTI esteve presente hoje na sessão de promulgação do referendo sobre o desarmamento, definindo a pergunta que deve ser respondida pela população e a data para a consulta. Ouça mais detalhes na matéria de Alfredo Lopes.
TEC- SONORA (1’36”) – Alfredo Lopes: “ Durante a solenidade de promulgação do decreto legislativo, o presidente Severino Cavalcanti, disse que a realização do referendo é um marco histórico da democracia do país. Severino lembrou que, por muitas vezes, foi procurado pelas organizações e entidades que defendem o desarmamento da população e era cobrado pela demora da votação do projeto do referendo. Ele ressaltou que a demora foi por conta das medidas provisórias que mantiveram a pauta do plenário da Câmara trancada por muito tempo. Ao ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, que estava presente no ato de promulgação, Severino Cavalcanti pediu para que o governo se mantenha firme no combate à violência e à corrupção.Severino Cavalcanti : “ Vamos fazer com que nós possamos olhar para o semblante de todos os cidadãos com a fronte erguida. Vamos punir, não só aqueles que dilapidaram o patrimônio do país.”Alfredo Lopes : “O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, destacou o trabalho e o empenho de quatro deputados no processo de consolidação do Estatuto do Desarmamento e da aprovação do projeto do referendo: Luiz Eduardo Greenhalgh, João Paulo Cunha, ambos do PT de São Paulo, Laura Carneiro ( PFL-RJ) e Raul Jungmann (PPS- PE). Em seu discurso o deputado Greenhalgh ressaltou que Severino Cavalcanti também assumiu posição de destaque no processo, pois cumpriu a promessa de colocar o projeto do referendo em votação antes do recesso parlamentar de julho. De Brasília, Alfredo Lopes.”

TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- RAUL JUNGMANN, do PPS pernambucano, afirmou que a promulgação do referendo sobre a comercialização de armas pelo Congresso nacional vai permitir que a cultura da paz esteja presente na sociedade brasileira.
LOC- RAUL JUNGMANN apelou aos líderes para que a reforma política seja aprovada no segundo semestre. Segundo ele, não basta investigar denúncias e punir culpados, é preciso pôr um fim à certas práticas condenáveis na política brasileira.
LOC- MAURO PASSOS, do PT de Santa Catarina, destacou a aprovação de mais de 30 projetos pela Câmara, em pleno mês de julho, quando o Congresso deveria estar em recesso. Na sua opinião, é preciso pôr um fim ao recesso parlamentar do meio do ano.
LOC- MAURO PASSOS registrou a satisfação com a aprovação do decreto que vai permitir a realização do plebiscito sobre o comércio de armas no país. Segundo ele, a Câmara respondeu à altura dos anseios da sociedade que deseja o fim da violência.
LOC- WALTER PINHEIRO, do PT da Bahia, destacou a importância das votações realizadas pela Câmara nos últimos dias. Segundo ele, apesar da crise política, não há paralisia no Legislativo e foram criadas universidades e aprovado o referendo do desarmamento.
LOC- Para WALTER PINHEIRO, trata-se de uma conquista de toda a sociedade e uma demonstração de que os deputados estão cientes de suas obrigações. Ele defendeu as investigações sobre as denúncias de corrupção e o trabalho realizado na Câmara.

TEC- VINHETA/VOTAÇÃO...
LOC- A Câmara dos Deputados retomou as votações em sessões extraordinárias na noite de ontem e na manhã de hoje, com a deliberação sobre dezenas de matérias.
LOC- A matéria de maior polêmica foi votada ainda ontem, com a autorização para o referendo popular sobre o comércio de armas de fogo e munição.
LOC - O texto já foi promulgado no final da manhã de hoje. O plebiscito que objetiva proibir a venda de armas será realizado em outubro.
LOC- Ainda ontem, foi aprovada a criação da Universidade Federal do Vale do Apodi, no Rio Grande do Norte. Também foi estabelecida a gestão de florestas públicas com a criação do Serviço Florestal Brasileiro e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal.
LOC- Outra matéria votada obriga as escolas públicas e privadas de ensino médio a oferecerem o espanhol como opção de segunda língua
LOC- Na manhã de hoje, os deputados aprovaram alterações no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, criado em 1969.
LOC- Em seguida, foram aprovados 29 acordos internacionais, em especial referentes às relações com os demais países do Mercosul.
LOC- Também foi determinada a suspensão do convênio entre o Ministério dos Transportes e o Estado do Paraná para a administração dos portos de Paranaguá e Antonina.

TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC – Deputados defendem investigações sobre denúncias
LOC- JORGE SEXTO, do PSDB de Alagoas, divulgou artigo do jornalista Romero Vieira Belo, intitulado “Nada de Golpe”, em que mostra que, por trás da tese do PT de que é vítima de articulação para forçar o partido a deixar o poder, existe tentativa de inverter as situações.
LOC- Apesar das denúncias contra o governo, JORGE SEXTO, destacou que para o jornalista não existe clima para golpe de estado, pois apesar de todas as denúncias a oposição faz questão de preservar o presidente Lula.
LOC- JAIR BOLSONARO, do PP fluminense, afirmou que o PT é o símbolo da corrupção no País e enfatizou que além das Comissões para investigar as recentes denúncias é preciso criar uma CPI para averiguar as ações ilegais que envolvem o partido.
LOC- BOLSONARO assegurou que as matérias de interesse do Palácio do Planalto não foram aprovadas de graça, mas em troca de favores.
LOC- RICARDO IZAR, do PTB paulista, apelou ao presidente da Casa, Severino Cavalcanti, para proceder à autoconvocação da Câmara com o objetivo de resguardar os trabalhos do Conselho de Ética e garantir uma satisfação à sociedade.
LOC- RICARDO IZAR disse que o Conselho ainda tem dez pessoas para serem ouvidas, entre elas quatro deputados, e informou que já existe um acordo com a CPMI dos Correios para realizar reuniões, trocar informações e agilizar a apuração.
LOC- ZULAIÊ COBRA, do PSDB paulista, repudiou as gozações feitas aos parlamentares, em emissoras de rádio e TV, sugerindo que se crie comissão suprapartidária para fiscalizar e detectar os excessos nos programas.
LOC- ZULAÍÊ COBRA lamentou que os deputados sejam retratados como se todos fossem culpados de irregularidades, causando a impressão de que não há ninguém sério.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB fluminense, aplaudiu o presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, por afirmar que a reeleição antecipa a disputa eleitoral de 2006.
LOC- Na opinião de ALMERINDA DE CARVALHO, essa antecipação da campanha sucessória, que acontece de forma velada, desgasta o governante. Ela defende eleições gerais em todos os níveis que evitem a realização de pleitos a cada dois anos no país.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, do PC do B acreano, defendeu o esclarecimento de todas as denúncias de corrupção envolvendo deputados e senadores como forma de restabelecer a credibilidade no Congresso.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA ainda registrou a aprovação ontem do projeto de resolução que define a realização do referendo sobre a comercialização de armas ainda neste ano.
LOC- MANATO, do PDT capixaba, contestou as declarações do deputado Roberto Jefferson, quando ele afirmou que uma campanha para deputado federal custaria no mínimo, um milhão de reais.
LOC- O deputado garante que gastou 186 mil reais na disputa do seu mandato e que mantém o site manato.com.br para que qualquer pessoa possa ter acesso às receitas e às despesas de sua campanha eleitoral.
LOC- Segundo MANATO, há muitos parlamentares na Câmara que trabalham com transparência, ética e moral e, por isso, devem ser respeitados e não devem ser pré- julgados.
LOC- NEUTON LIMA, do PTB paulista, manifestou preocupação com declarações do presidente da Casa, Severino Cavalcanti, que diante das denúncias de envolvimento de parlamentares em corrupção, afirmou que poucos se salvam na Câmara.
LOC- NEUTON LIMA lembrou que o Congresso possui parlamentares honrados e comprometidos com a ética e a moral e que são contrários às irregularidades que vieram a público recentemente e merecem o respeito da instituição e da sociedade.
LOC- PAUDERNEY AVELINO, do PFL amazonense, defendeu a criação de uma CPI Mista para investigar as denúncias sobre o mensalão e esclarecer quais deputados e senadores estão realmente envolvidos no esquema de corrupção.
LOC- PAUDERNEY AVELINO ainda considerou positiva a proposta que limita os gastos do governo em 17 por cento do orçamento e citou emenda a LDO que prevê o retorno do dinheiro à população, na forma de investimentos ou renúncia fiscal, caso a receita ultrapasse 16 por cento.
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ, do PTB paulista, chamou a atenção do Parlamento para a entrevista concedida pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, à revista Isto É.
LOC- Na entrevista, disse ARNALDO FARIA DE SÁ, o ministro alerta para a utilização exagerada e, às vezes, até ilegal de grampos telefônicos e se mostra preocupado com algumas operações da Polícia Federal, onde agentes estariam cometendo excessos nas investigações.
LOC- JACKSON BARRETO, do PTB de Sergipe, defendeu a realização das CPIs dos Correios e do Mensalão, sob pena de todos os parlamentares serem julgados pela opinião pública nas eleições do próximo ano.
LOC- JACKSON BARRETO agradeceu ao ministério da Educação, pela aprovação do projeto de expansão da Universidade Federal de Sergipe, com a instalação do primeiro campus no município de Itabaiana.
LOC- JOÃO FONTES defendeu a saída de Henrique Meirelles do cargo de presidente do Banco Central e de Romero Jucá do ministério da previdência para não comprometer as atividades dos órgãos, uma vez que foram indiciados pelo Ministério Público.
LOC- JOÃO FONTES, do PDT, registrou ainda encontro para reivindicar a expansão da Universidade de Sergipe, com o objetivo de incrementar a oferta do ensino superior no estado.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC – Brasil precisa de alterações na economia, diz deputado
LOC- SILAS CÂMARA, do PTB do Amazonas, destacou que os dados do IBGE sobre o Desenvolvimento Sustentável apontam que nos últimos dez anos a inflação foi contida graças a um grande arrocho econômico.
LOC- Na avaliação do IBGE, informou SILAS CÂMARA, o governo precisa mudar os rumos da política econômica para que o PIB possa crescer 4 por cento ao ano, aumentando a oferta de empregos.
LOC- CARLOS NADER, do PL fluminense, criticou a falta de ações do governo para combater a informalidade. O deputado citou dados do SEBRAE, que comprova que 98 por cento dos 10 milhões e 500 mil pequenos negócios no país não têm nenhum registro contábil.
LOC- CARLOS NADER argumenta que o mercado informal deve ser estimulado a formalização, aumentando o recolhimento de impostos e regularizando a situação de seus empregados.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB do Rio de Janeiro, discorda dos que consideram a economia brasileira estabilizada. Na sua opinião, a inflação não está controlada e apenas os banqueiros e os novos proprietários das empresas privatizadas têm obtido lucro no país.
LOC- Para NELSON BORNIER, os técnicos do governo parecem viver num país do faz-de-conta, pois a realidade da população está muito distante daquilo que eles consideram normal.
LOC- LUCI CHOINACKI, do PT catarinense, criticou a proposta do deputado Delfim Neto que prevê a redução de gastos públicos e afirmou que o país precisa de investimentos na área social.
LOC - Na verdade, disse LUCI CHOINACKI, o país precisa abrir debate sobre a redução dos privilégios dos ricos, dos banqueiros e interromper o pagamento da dívida externa sem desamparar a população carente.
LOC- FEU ROSA, do PP do Espírito Santo, afirmou que o compromisso das empresas com o social tem crescido no país, e como conseqüência, têm obtido lucros maiores.
LOC- Segundo FEU ROSA, as ações dessas empresas são cada vez mais procuradas na Bolsa de Valores de São Paulo. Não se trata de coincidência, afirma, mas de empresas guiadas por metas mais abrangentes que o mero lucro contábil.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC – ALEX CANZIANI, do PTB do Paraná, destacou o bom desempenho da empresa Big Frango que desde a semana passada começou a exportar seus produtos para o Mercado Comum Europeu. O deputado registrou que essa é uma empresa agroindustrial que gera dois mil e 300 empregos na cidade de Rolândia.
LOC – ALEX CANZIANI também parabenizou o reverendo Messias Anacleto Rosa, que no último sábado recebeu o título de cidadão honorário de Londrina.
LOC- OLIVEIRA FILHO, do PL do Paraná, destacou sua preocupação com milhares de aposentados que realizaram empréstimos junto a financeiras e agora enfrentam dificuldades para quitar suas dívidas.
LOC- OLIVEIRA FILHO questionou como uma pessoa que ganha 300 reais por mês teria condições de bancar mais uma prestação. Ele pediu que o governo proíba a liberação de linha de crédito facilitada para aposentados e pensionistas.
LOC- JOSÉ ROBERTO ARRUDA, do PFL do Distrito Federal, informou que a Comissão de Constituição e Justiça votou parecer afirmando ser inconstitucional o veto presidencial ao reajuste de 15 por cento dos servidores do Legislativo e do TCU.
LOC- O veto não só fere acordo de lideranças da Casa e do governo, mas também a autonomia do Parlamento em relação ao seu quadro de pessoal, disse JOSÉ ROBERTO ARRUDA.
LOC- WASNY DE ROURE, do PT do Distrito Federal, esteve em audiência com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, concedida a 18 entidades de servidores públicos, para tratar de reajuste salarial, gratificações e revisões de planos de carreira.
LOC- WASNY transmitiu o compromisso do ministro de que, a partir do próximo ano, serão atendidas as reivindicações feitas no segundo semestre deste ano.
LOC- VICENTINHO, do PT paulista, elogiou a escolha de Dilma Rousseff para a Casa Civil, certo de que a economista realizará um bom trabalho no novo cargo, como demonstrou no Ministério das Minas e Energia.
LOC- VICENTINHO destacou ainda o superávit de 634 milhões de dólares, obtido em junho na balança comercial, e a geração de 213 mil empregos em maio, como pontos positivos do governo Lula.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC – Agricultores pedem mais investimentos no campo
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT sul-mato-grossense, frisou que o governo Lula foi o que mais incentivou a agricultura familiar, que hoje responde por 40 por cento da produção agrícola.
LOC- Na safra anterior, foram liberados 4 bilhões e meio de reais, garantindo a 450 mil produtores rurais o acesso ao Pronaf. Neste ano 7 bilhões de reais serão disponibilizados, por meio de crédito facilitado, para a agricultura familiar, informou JOÃO GRANDÃO.
LOC- ÉRICO RIBEIRO, do PP, destacou a presença de dois mil agricultores gaúchos no movimento que esteve em Brasília no último dia 29 de junho para reivindicar das autoridades os compromisso assumidos com a categoria.
LOC- Entre as reivindicações, explicou ERICO RIBEIRO, estão a liberação de um bilhão de reais aos produtores de arroz e algodão, e ações concretas para compensar os produtores nacionais pelas perdas com o Mercosul.
LOC- EDUARDO SCIARRA, do PFL paranaense, registrou a manifestação dos produtores rurais, conhecida como “tratoraço”, realizada em Brasília. Segundo ele, o movimento traduziu a angústia dos trabalhadores rurais que esperam por soluções para o campo.
LOC- EDUARDO SCIARRA revelou que fatores internos e externos atingiram o agronegócio, como a seca na Região Sul, a grande oferta de grãos no mercado internacional e o dólar baixo. Por outro lado, o preço dos insumos não param de subir.
LOC- SARNEY FILHO, do PV do Maranhão, aplaudiu a decisão da procuradoria geral da República por ter entrado com ação direta de inconstitucionalidade contra alguns ítens da lei de biossegurança.
LOC- SARNEY FILHO citou como exemplo a liberação da comercialização de produtos geneticamente modificados, sem necessidade de manifestação das autoridades competentes como partes de lei que extrapolam a constituição.
LOC- FÁTIMA BEZERRA, do PT potiguar, saudou os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra, completados no dia 21 de junho, salientando que a entidade, vinculada à Igreja Católica, atua no país, com outras igrejas cristãs, apoiando trabalhadores rurais em sua organização e denunciando a violência no campo.
LOC- FÁTIMA BEZERRA comunicou que a Comissão Pastoral da Terra, em seu segundo congresso, realizado em Goiás, divulgou carta em defesa dos movimentos populares que combatem o latifúndio, a devastação ambiental, a privatização e a poluição das águas.
LOC- ANIVALDO VALE, do PSDB do Pará, reclama que enquanto os municípios incluídos no Projeto Calha Norte se empenham para fazer chegar energia elétrica na margem esquerda do rio Amazonas, o governo federal só se preocupa em disponibilizar recursos para a hidrelétrica de Tucuruí.
LOC – ANIVALDO VALE lembrou que a hidrelétrica já conta com recursos estaduais e a falta de incentivo ao projeto Calha Norte pode deixar o ribeirinho sem acesso à luz elétrica.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC – Deputados pedem mais recursos para rodovias
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB, anunciou que está em fase de conclusão a pavimentação da BR-476, no trecho entre Adrianópolis e Bocaiúva do Sul, antigo anseio da população local e que teve um custo de 40 milhões de reais.
LOC- ROSENMANN informou ainda que o governador do Paraná inaugurou trecho de 27 quilômetros da rodovia Gertrude Manger da Rosa, a PR-092, que liga Curitiba a Cerro Azul. Os oito quilômetros restantes devem ser concluídos até o final do ano.
LOC- LUIZ CARREIRA, do PFL baiano, repudiou a atitude do governo Lula de cancelar o contrato para a construção do metrô de Salvador, lembrando que há mais de dois anos a obra não recebe recursos federais.
LOC- LUIZ CARREIRA pediu a mobilização da bancada baiana para que mais uma obra não fique inacabada no país.
LOC- ADÃO PRETTO, do PT gaúcho, entretanto, repudiou as denúncias infundadas contra o governo federal como a de que teriam sido suspensos os recursos para a conclusão do metrô de Salvador.
LOC- Já foram gastos 94 milhões de dólares no metrô da capital baiana, sendo 16 milhões de dólares aplicados pelo governo federal, disse ADÃO PRETTO, que recebeu confirmação do ministro Olívio Dutra de que a obra vai continuar.
LOC- CLAUDIO CAJADO, do PFL, salientou que a votação da LDO deve ser seguida pela execução dos recursos previstos na Lei com o objetivo de minimizar problemas como os verificados no sudoeste baiano, onde as estradas estão em condições precárias e obras aguardam dinheiro para ser finalizadas.
LOC- CLAUDIO CAJADO destacou que o orçamento impositivo constitui mecanismo viável para garantir a destinação de recursos aos municípios brasileiros e oferecer atendimento digno aos cidadãos.
LOC- MARCELO BARBIERI, do PMDB de São Paulo, registrou editorial do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, Antonio Alves de Almeida, publicado no jornal da entidade.
LOC- De acordo com MARCELO BARBIERI, o dirigente chamou a atenção do governo para questões como o projeto de transposição do Rio São Francisco, a inadiável necessidade da recuperação da malha viária brasileira e a política de geração de empregos.
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN, do PTB, cobrou do governo mais ações para resolver a questão fundiária de Roraima.
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN alertou também que os roraimenses sofrem com a precariedade das estradas e pediu ao presidente Lula para fazer uma escala em Roraima quando realizar mais uma de suas viagens e verificar as necessidades mais urgente do estado.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL fluminense, lembrou que, desde o dia 20 de junho, o Denatran passou a exigir curso de direção defensiva e primeiros socorros para os motoristas que forem renovar a carteira de habilitação, visando reduzir os acidentes e mortes no trânsito.
LOC- BETÃO explica que o curso é cobrado só das pessoas com carteiras emitidas antes de 21 de janeiro de 1998, data em que o novo Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor.
LOC- GIVALDO CARIMBÃO, do PSB de Alagoas, está preocupado com a situação financeira das empresas aéreas e especialmente com o tratamento dispensado aos consumidores.
LOC- GIVALDO CARIMBÃO advertiu que essas empresas submetem seus usuários a escalas e conexões absurdas. Vôos que teriam duração de duas horas são realizados em dez.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC – Brasil participa de reunião do G 8
LOC- LINCOLN PORTELA, do PL mineiro, censura a inclusão das fábricas de cigarros no grupo de empresas socialmente responsáveis, pois apesar de desenvolver projetos comunitários, seu produto ceifa centenas de vidas e onera os cofres públicos, na recuperação de doentes.
LOC- LINCOLN PORTELA disse que a aceitação dessas indústrias pode prejudicar a idéia de que as empresas podem ter uma ação positiva na sociedade em que ela se insere.
LOC- FERNANDO FERRO, do PT de Pernambuco, destacou a importância da participação do presidente Lula, na reunião do G-8, grupo dos países mais ricos do mundo. Além do Brasil, foram convidados a China, Índia, África do Sul e México.
LOC- Para FERNANDO FERRO, os países ricos devem buscar uma solução para o drama do continente africano, que vive um processo de destruição, provocado pela fome e pelas doenças, como a AIDS.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PAULO DELGADO participou da instalação, no dia 23 de junho, do Comitê Social da Conversão da Dívida por Educação, que tem por objetivo trabalhar para que parte da dívida externa brasileira seja transformada em investimentos na educação.
LOC- PAULO DELGADO, do PT mineiro, destacou a presença na cerimônia de instalação do comitê do ministro da educação, Tarso Genro, de sindicalistas e de autoridades estrangeiras ligadas à Educação.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC – Dia Mundial da Imprensa é lembrado na Câmara
LOC- ANDRÉ FIGUEIREDO, do PDT do Ceará, registrou o transcurso do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa em 7 de junho e da comemoração mundial, no dia 10, saudando os jornalistas pela busca da verdade, apesar das dificuldades enfrentadas.
LOC- A data, estabelecida em 1999, deve ser lembrada por todos os que buscam um país mais transparente, afirmou ANDRÉ FIGUEIREDO.
LOC- MORONI TORGAN, do PFL do Ceará, também, entende que a liberdade de imprensa é essencial para que a sociedade possa viver em democracia.
LOC- MORONI TORGAN salienta que a imprensa fortalece os laços democráticos de uma nação, e é importante que seja defendida sob todos os pontos de vista.
LOC- NILSON MOURÃO, do PT acreano, defendeu a elaboração de uma nova Lei de Imprensa para coibir a ação de jornalista de má fé que erram e acusam pessoas sem provas e no dia seguinte fazem a retratação em letras minúsculas.
LOC- NILSON MOURÃO lembrou que em alguns países do mundo jornalistas são processados e vão para a cadeia por se negarem a informar a fonte de denúncias e divulgarem matérias encomendadas e pré-fabricadas com o objetivo de extorquir e chantagear.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h