Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Parlamentares debatem avanços e dificuldades do setor agropecuário - ( 20' 41" )

24/06/2005 - 19h40

  • Parlamentares debatem avanços e dificuldades do setor agropecuário - ( 20' 41" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Parlamentares debatem avanços e dificuldades do setor agropecuário
LOC- Proposta de reforma política não tem consenso na Câmara
LOC- Relator do orçamento protesta contra críticas
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O relatório sobre o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2006 será entregue no prazo, garantiu o relator, GILMAR MACHADO, do PT de Minas Gerais.
LOC- GILMAR MACHADO lamentou matéria publicada no Correio Braziliense, na qual duas jornalistas afirmam que o relatório foi feito às pressas, numa espécie de “operação abafa”. Ele explica que está cumprindo o cronograma aprovado por unanimidade na Comissão Mista de Orçamento.
LOC- ALBERTO GOLDMAN contestou informações e estatísticas apresentadas pelo deputado José Dirceu, em sua volta à Câmara. O líder do PSDB afirma que o ex-ministro da Casa Civil equivocou-se em muitos dados, sempre a favor do governo.
LOC- Ele afirma que os números sobre o crescimento da oferta de energia elétrica, manutenção e conservação de rodovias e investimentos estrangeiros são diferentes.
LOC- Segundo ALBERTO GOLDMAN, até o Risco Brasil, que era alto no final do governo de Fernando Henrique Cardoso, devia-se à iminente vitória de Lula para a Presidência.
LOC- De acordo com PAULO PIMENTA, do PT gaúcho, os números apresentados pelo líder do PSDB, Alberto Goldman, não condizem com a realidade enfrentada pelos brasileiros durante os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso.
LOC- PAULO PIMENTA aponta que basta recordar o apagão ocorrido em quase todo o país para avaliar que o PSDB não pode ter investido na geração de energia. Segundo o deputado, também não se pode acreditar que, no fim do governo passado, apenas dois por cento das rodovias estavam em mau estado de conservação.
LOC- ALCEU COLLARES, do PDT do Rio Grande do Sul, no entanto, disse que o ex-ministro José Dirceu deveria ter explicado as razões que o obrigaram a deixar a Casa Civil.
LOC- Segundo ALCEU COLLARES, a desmoralização do Congresso Nacional e da República são de responsabilidade do presidente Lula, que preferiu confiar no presidente do PTB, Roberto Jefferson, a honrar seu passado e sua biografia.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, do PT do Rio de Janeiro, rechaça a tentativa de transformar o deputado Roberto Jefferson em herói nacional. Ele afirma que o presidente licenciado do PTB é um político corrupto que está recebendo atenções exageradas.
LOC- Para ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, Roberto Jefferson deve ser tratado como réu e deve apresentar suas denúncias, com provas, em um tribunal.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentares querem clareza nas investigações de corrupção
LOC- LUCIANA GENRO denunciou o que chama de manobra política para retirar a senadora Heloísa Helena da CPI dos Correios. A vaga está sendo reivindicada pelo PP, sob a alegação de que o partido da senadora ainda não possui registro no Tribunal Superior Eleitoral.
LOC- Na opinião de LUCIANA GENRO, a ausência de registro impede o Psol apenas de concorrer nas eleições, e não que o partido tenha direito à vaga na composição da Comissão de Inquérito.
LOC- LUCIANA GENRO comentou ainda matéria da revista Isto É Dinheiro, em que a ex-secretária de Marcos Valério fala da estreita relação do publicitário com o PT e acusa o deputado José Mentor de agir na CPMI do Banestado, para proteger interesses do Banco Rural.
LOC- DIMAS RAMALHO afirmou que o PPS não aceita o denuncismo e cobra firmeza nas investigações e apurações sobre as denúncias de corrupção.
LOC- Se há corruptos, há corruptores, disse o deputado, e todos devem ser exemplarmente punidos. DIMAS RAMALHO pediu cautela para que um número excessivo de CPIs não comprometam as próprias investigações.
LOC- COLBERT MARTINS, do PPS da Bahia, destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que obrigou o presidente do Congresso a indicar os integrantes da CPI dos Bingos, que teve sua instalação atrasada em mais de um ano.
LOC- COLBERT MARTINS acrescentou que o PFL age de duas formas. Na Câmara exige a instalação de Comissões de Inquérito, mas, na Bahia, 12 pedidos de CPIs contra o governo do Partido da Frente Liberal continuam engavetadas.
LOC- IVAN VALENTE, do PT de São Paulo, reconheceu que a crise política é grave, mas afirmou que há oportunismo por parte de setores da sociedade, que tentam vender a imagem de um país mergulhado numa crise de corrupção que toma conta do governo.
LOC- Para IVAN VALENTE, o governo errou ao acreditar que sua política econômica atingia as maiorias, quando exclui milhões de pessoas e mantém a hegemonia do capital financeiro que impede o país de crescer.
LOC- Para CHICO ALENCAR, do PT do Rio de Janeiro, o governo deve encarar de frente a crise política. Segundo o parlamentar, as acusações do deputado Roberto Jefferson são graves e precisam ser apuradas.
LOC- Para CHICO ALENCAR, o Congresso deve ir fundo nas investigações e o governo deve retomar sua bandeira em defesa da ética e contra o grande capital e o contingenciamento de recursos para pagar a dívida externa.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PAULO MAGALHÃES, do PFL baiano, julga que o governo Lula já esteja desestabilizado pelas várias denúncias de corrupção levantadas recentemente. Ele nega que partam da oposição manobras pra instaurar uma crise política no comando do país.
LOC- O deputado também reclama da forma arrogante como os líderes do PT e parlamentares próximos ao governo tratam a crise política. Para PAULO MAGALHÃES, o povo brasileiro tem consciência de que errou ao votar em Lula para presidente.
LOC- LOBBE NETO, do PSDB paulista, avalia que a população votou no candidato do PT a presidente, em 2002, por acreditar nas promessas de gerar 10 milhões de empregos, dobrar o valor do salário mínimo, valorizar o servidor público e combater a corrupção.
LOC- Para o deputado, a bancada governista não deveria comparar sua gestão com o governo anterior e trabalhar para que os programas sociais voltem a andar. LOBBE NETO lamenta que a base aliada tenha votado contra o salário mínimo de 310 reais.
LOC- ANGELA GUADAGNIN, do PT de São Paulo, disse que a oposição não aceita os resultados das urnas e a eleição do presidente Lula, tanto quanto não aceita que a economia está crescendo e que o país está melhor agora que nos oito anos do governo FHC.
LOC- ANGELA GUADAGNIN ressaltou que o governo permite que todas as denúncias sejam apuradas, quando, na gestão passada, o normal era o engavetamento das investigações e das CPIs.
LOC- LUIZ SÉRGIO, do PT do Rio de Janeiro, criticou a oposição por ter utilizado a prisão do diretor de florestas do Ibama do Mato Grosso, para fazer política. Como Antonio Carlos Hummel foi libertado e inocentado, ele espera que a oposição faça a devida retratação.
LOC- Segundo LUIZ SÉRGIO, a mesma oposição precisa explicar o envolvimento do governador de Rondônia, que é do PSDB, que teria oferecido mesadas aos deputados estaduais em troca de apoio, segundo fitas exibidas na TV Bandeirantes.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Proposta de reforma política não tem consenso na Câmara
LOC- O direito do cidadão de exercer o voto direto foi defendido, em Plenário, pelo deputado RUBINELLI, do PT de São Paulo. O deputado é contrário ao sistema de lista fechada, em que o cidadão passa a votar na legenda.
LOC- RUBINELLI explica que, com o sistema de listas, as cúpulas partidárias é que vão escolher a ordem da lista e, somente, os primeiros da lista poderão ser eleitos. Para o deputado, o sistema favorece os caciques do partido e pode aumentar a corrupção.
LOC- JOSUÉ BENGTSON, do PTB do Pará, afirmou que a reforma política deve ser votada pela Câmara, desde que as listas fechadas sejam retiradas do projeto.
LOC- JOSUÉ BENGTSON acredita que listas pré-ordenadas vão prejudicar a renovação do Congresso e trazer de volta velhas oligarquias.
LOC- MANATO, do PDT capixaba, também criticou a adoção da lista fechada, que está na proposta de reforma política. Ele questionou ainda o financiamento público das campanhas.
LOC- MANATO elogiou a ministra da Casa Civil, que, quando estava a frente do Ministério de Minas e Energia, inaugurou a segunda linha de transmissão de energia que vai evitar o apagão no Espírito Santo.
LOC- LUIZ COUTO, do PT paraibano, acredita que a aprovação do projeto de reforma política pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania é a oportunidade para que o Plenário debata o tema.
LOC- O deputado observa que praticamente todos os partidos declaram seu apoio ao projeto, mas que há divergências sobre alguns pontos da reforma. Segundo LUIZ COUTO, é preciso aprofundar questões como o financiamento público das campanhas, fidelidade partidária e coligações.
LOC- O adiamento da votação em Plenário da reforma política, para o segundo semestre, foi comemorada por CORIOLANO SALES, do PFL da Bahia. Ele afirmou que não se pode fazer a reforma política em função de uma crise pontual, mas, sim, para resolver os problemas estruturais do sistema político nacional.
LOC- CORIOLANO SALES revelou que não há consenso em torno de temas como a lista fechada, e afirmou que há necessidade de se discutir a coincidência das eleições, porque o país não suporta um pleito a cada dois anos.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB do Rio de Janeiro, afirmou que o país precisa da coincidência geral das eleições. Na sua opinião, o país não suporta a organização e fiscalização de eleições a cada dois anos.
LOC- Para ALMERINDA DE CARVALHO, a possibilidade de reeleição também precisa ser revista, pois o segundo mandato serve apenas para desgastar o governante.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- JULIO DELGADO, do PPS, cobrou medidas urgentes para a recuperação das BRs 2.6.7, 3.9.3 e 3.5.3, que cortam Minas Gerais e estão intrafegáveis.
LOC- Na sua opinião, os deputados devem trabalhar pelas soluções dos problemas estruturais do país. Segundo JULIO DELGADO, ao rejeitar as MPs que previam a extinção da Rede Ferroviária Federal, a Câmara atendeu a um anseio da sociedade.
LOC- BETO ALBUQUERQUE, do PSB do Rio Grande do Sul, defendeu a adoção de medidas que permitam ampliar a utilização do transporte público. Ele disse que o governo pretende desonerar o setor para baratear as passagens.
LOC- Segundo BETO ALBUQUERQUE, o governo precisa diminuir os impostos sobre carrocerias e a Cide sobre o diesel. Com isso, vai dar condições ao trabalhador de utilizar um transporte eficaz, seguro e digno.
LOC- WALTER PINHEIRO, do PT baiano, solidarizou-se com os servidores federais da saúde, previdência e cultura, que estão em greve, e apelou ao governo para que mantenha o diálogo.
LOC- Segundo WALTER PINHEIRO, sem uma estrutura forte da administração pública federal, será muito difícil evitar casos de corrupção e desvios.
LOC- ALICE PORTUGAL, do PCdoB da Bahia, solidarizou-se com os servidores públicos federais da cultura, que se encontram em greve há várias semanas e reivindicam tabela de gratificação antecipada, já negociada com o ministro da Fazenda.
LOC- Segundo ALICE PORTUGAL, o respeito aos acordos firmados é condição necessária para que haja credibilidade nas relações entre as partes.
LOC- PAULO AFONSO, do PMDB catarinense, comparou os argumentos apresentadas pelo PT para não dar aumento significativo para o salário mínimo às justificativas que eram apresentadas pelo PSDB no governo passado. Segundo ele, os dois partidos se sucederam no governo, mas mantiveram a mesma situação para o trabalhador.
LOC- O deputado reflete que o povo brasileiro já não suporta ouvir que o aumento do salário mínimo vai quebrar a Previdência, levar à falência prefeituras e causar colapso na economia. Para PAULO AFONSO, o salário mínimo continua sendo inferior ao que o trabalhador brasileiro merece.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputados destacam investimentos no nordeste
LOC- A bancada nordestina esteve reunida com Roberto Smith, presidente do Banco do Nordeste, para debater a aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento da região, informou MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense.
LOC- BENEVIDES afirma que a diretoria atual do banco busca aplicar integralmente a dotação orçamentária do fundo, que permite o estímulo à indústria, agricultura, serviços, comércio e geração de empregos.
LOC- ZEZÉU RIBEIRO, do PT da Bahia, comemorou a aprovação do projeto do senador Jefferson Péres, sobre alocação de 35 por cento dos recursos BNDES para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
LOC- De acordo com ZEZÉU RIBEIRO, os recursos serão aplicados indistintamente, respeitando as peculiaridades de cada região, estimulando o processo econômico e favorecendo a pequena e microempresa.
LOC- PAULO RUBEM SANTIAGO, do PT de Pernambuco, está preocupado com o crescimento da dívida pública, que foi multiplicada 14 vezes nos últimos oito anos do governo passado.
LOC- Segundo ele, a desvinculação dos títulos da União e as metas de superávit primário não têm sido suficientes para pagar os juros. PAULO RUBEM SANTIAGO é contra o aperto fiscal, e defende mais investimentos em Educação, Saúde, Transportes e Segurança.
LOC- MAURO PASSOS, do PT catarinense, não concorda com a busca crescente de superávit primário. Segundo ele, esses recursos deveriam ser utilizados para investimentos em infra-estrutura básica.
LOC- MAURO PASSOS também informou que o prefeito de Florianópolis, Dário Berger /Berguer/, do PSDB, continua ameaçado de cassação por irregularidades durante a campanha eleitoral do ano passado.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- FRANCISCO TURRA, do PP gaúcho, afirmou que a estagnação econômica está confirmada pelos números do PIB nacional no primeiro trimestre. O deputado questiona ainda os altos juros e a carga tributária que incidem sobre a economia.
LOC- FRANCISCO TURRA defende a apuração de todas as acusações de corrupção surgidas nas últimas semanas, mas alerta que a Câmara dos Deputados não pode ser paralisada pelas denúncias.
LOC- ZÉ LIMA, do PP do Pará, afirmou que o país encontra-se paralisado por causa das denúncias de corrupção que envolvem o governo. No entanto, observou, o Ministério da Fazenda continua trabalhando para equilibrar as contas públicas.
LOC- ZÉ LIMA reconheceu que a economia dá sinais de desaquecimento devido à paralisação de alguns setores, especialmente os que são ligados à produção. Isso porque os ministros estariam mais preocupados em buscar apoio no Congresso.
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB de São Paulo, está preocupado com a tentativa do governo de estatizar os serviços notariais e de registro. Segundo ele, o serviço é privatizado e fiscalizado pela OAB, pelo Judiciário, o Legislativo e o Executivo.
LOC- NELSON MARQUEZELLI disse que é preciso eliminar rotinas e procedimentos desnecessários para a prática de atos notariais e de registro, visando, sobretudo, desobstruir as atividades do Poder Judiciário.
TEC- SPOT 15 / NÚMERO DE TELEFONES (15”).....
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Parlamentares debatem avanços e dificuldades do setor
LOC- O governo federal enviou proposição que concede crédito de 700 milhões de reais para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. WALTER PINHEIRO, do PT baiano, informou que já está pronto outro projeto, com mais 360 milhões de reais para a agricultura familiar.
LOC- Ele afirma que a agricultura familiar é uma das áreas de maior sucesso do governo federal. WALTER PINHEIRO informa que parte da experiência foi trazida a Brasília, no primeiro Congresso da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
LOC- LUIZ CARLOS HEINZE, do PP do Rio Grande do Sul, está preocupado com a crise enfrentada pelo agronegócio e cobrou um aumento para o orçamento do Ministério da Agricultura e uma melhor remuneração para os servidores do órgão.
LOC- Segundo ele, os produtores também se tornaram reféns das multinacionais que controlam o mercado de defensivos agrícolas e máquinas. HEINZE cobrou do ministro da Fazenda o aumento dos preços dos produtos nacionais.
LOC- CARLOS NADER, do PL do Rio de Janeiro, destacou a importância do agronegócio no crescimento da economia, mas lembrou que, em 2005, a agricultura registrará números inferiores aos do ano passado em razão da seca que atinge, sobretudo, a região Sul.
LOC- CARLOS NADER afirmou que a agricultura e a pecuária, mesmo diante de intempéries, têm demonstrado capacidade de superação. O deputado lembrou que o Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina.
LOC- O agronegócio é responsável por um terço do Produto Interno Bruto brasileiro e enfrenta, mesmo assim, o que CELCITA PINHEIRO, do PFL do Mato Grosso, considera uma miopia por parte da equipe econômica do governo federal.
LOC- A deputada aponta ainda que, segundo as Nações Unidas, o Brasil deverá ser o maior produtor mundial de alimentos na próxima década. Para CELCITA PINHEIRO, o bom desempenho da agropecuária nacional pode ser comprometido caso o governo insista em manter a política de juros altos e dólar desvalorizado.
LOC- Os analistas de alimentos realizaram em Goiânia nova edição de seu encontro nacional. PEDRO CHAVES, do PMDB goiano, registrou a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Festival de Parintins começa hoje
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN, do PCdoB do Amazonas, registrou o início do Festival do Folclore de Parintins, que começa hoje e vai até domingo. Segundo ela, trata-se de uma festa que resgata a cultura dos povos da floresta, especialmente os índios.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN também está preocupada com a situação do Hospital do Câncer do Amazonas. De acordo com a deputada, o governo passado decidiu construir um novo hospital, o que implicou na destruição de todo o setor de Oncologia da antiga instituição.
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB do Paraná, reclamou da falta de uma política adequada para a destinação do lixo hospitalar de Curitiba. Segundo ele, se não houver uma solução, as instituições que atendem pelo SUS e seus usuários sofrerão as conseqüências.
LOC- MAX ROSENMANN afirmou que um impasse entre a prefeitura e o Instituto Ambiental do Paraná acabou por fechar a vala séptica na Cidade Industrial, que recebia esses dejetos, sem que outra alternativa fosse encontrada.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB, anunciou que o governo de Santa Catarina lançou o edital de concorrência pública internacional para a recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O prazo final para a apresentação das propostas é 15 de setembro.
LOC- Segundo EDINHO BEZ, o custo final da obra deve ficar em torno de 40 milhões de dólares, o equivalente a 110 milhões de reais. O governo estadual disponibilizará 30 milhões de reais do Fundo Social para o início das obras.
LOC- FÁTIMA BEZERRA, do PT, registrou editorial do jornal O Poti sobre a importância da ferrovia Transnordestina para o Rio Grande do Norte. No traçado original, o estado é o único que não terá trechos da ferrovia.
LOC- Para a deputada, a exclusão de seu Estado é um equívoco na concepção da Transnordestina. FÁTIMA BEZERRA conclama a participação de toda a sociedade e classe política potiguar para reverter a situação.
LOC- Valparaíso, em Goiás, comemorou dez anos de emancipação administrativa no dia 15 de junho. JOVAIR ARANTES, do PTB, relata que a história da cidade começou ainda em 1959, em função da construção de Brasília.
LOC- JOVAIR ARANTES destaca a vocação de Valparaíso para a agropecuária e o comércio, suas principais atividades econômicas.
LOC- As cidades de Martinópolis e Rancharia, no Pontal de Paranapanema, em São Paulo, comemoraram sua autonomia administrativa dia 13 de junho. SILVIO TORRES, do PSDB paulista, cumprimenta os habitantes das cidades e registra o desempenho econômico dos municípios, baseado na agropecuária.
LOC- Com investimentos de um milhão de reais, foi inaugurado no dia 12 de junho o autódromo internacional de Santa Cruz do Sul. KELLY MORAES, do PTB gaúcho, destacou as condições de segurança da pista para os pilotos e das instalações para os espectadores.
LOC- O autódromo pode receber qualquer categoria do automobilismo. Segundo KELLY MORAES, a pista representa mais uma opção de lazer para a população da cidade e deve atrair público de cidades vizinhas e de outros estados para seus eventos.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- A Frente Parlamentar da Radiodifusão, que será instalada em agosto, terá o papel de envolver os parlamentares na proposta de criação de uma legislação única para o setor, informou IVAN RANZOLIN, do PP de Santa Catarina.
LOC- IVAN RANZOLIN lembra que as rádios foram responsáveis pela integração do Brasil, servindo, especialmente, de utilidade pública para os municípios, e acredita que a Câmara precisa despertar para a necessidade de combater as rádios piratas.
LOC- A Casa Civil da Presidência terá que explicar a demora em conceder serviços de radiodifusão já aprovados pelo Ministério das Comunicações. MARCELO GUIMARÃES FILHO, do PL baiano, é autor de requerimento nesse sentido.
LOC- MARCELO GUIMARÃES também apresentou proposta de emenda constitucional que torna obrigatório ao Poder Executivo o envio das concessões em até 90 dias para garantir a urgência no trâmite de seus projetos.
LOC- ZONTA, do PP de Santa Catarina, pediu esclarecimentos ao Banco do Brasil sobre os 19 milhões de reais utilizados para a produção de comerciais para a campanha de melhoria da auto-estima dos brasileiros.
LOC- ZONTA afirmou que, em carta enviada a ele, o Banco do Brasil declarou os gastos com as propagandas. O deputado classificou como absurdo o salário de 940 mil reais pago a cada produtor por um filme de três minutos.
LOC- ORLANDO FANTAZZINI, do PT de São Paulo, cobrou do governo pressa no envio de projeto de lei que regulamenta o Tribunal Penal Internacional.
LOC- Para ORLANDO FANTAZZINI, não há motivos para a demora, que só arranha a imagem do Brasil perante entidades internacionais, que esperavam do país uma atitude exemplar.
LOC- OSMÂNIO PEREIRA, do PTB de Minas Gerais, apresentou projeto de decreto legislativo que dispõe sobre convocação de plebiscito relativo à interrupção da gravidez até a décima-segunda semana.
LOC- OSMÂNIO PEREIRA criticou decisão do Supremo Tribunal Federal, que abriu espaço para a permissão de aborto em caso de fetos anencéfalos.
LOC- GERALDO RESENDE, do PPS do Mato Grosso do Sul, criticou a decisão do Ministério da Educação de incluir os deficientes nas escolas convencionais. Ele entende que o tema deveria ser melhor discutido com instituições, como as APAEs e especialistas.
LOC- Todas as crianças de zero a sete anos devem ser encaminhadas às escolas, independentemente do grau de deficiência que possuem. GERALDO RESENDE lembrou que o Brasil é signatário de tratados internacionais onde as crianças devem receber atendimento especializado.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h