Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputado protesta contra altos lucros dos bancos. (20'19")

07/03/2005 - 00h00

  • Deputado protesta contra altos lucros dos bancos. (20'19")

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputado protesta contra altos lucros dos bancos.
LOC- Acampamento de Sem-Terra pode virar assentamento.
LOC- Câmara cria Comissão Especial para analisar projeto de Florestas Públicas.
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O presidente Severino Cavalcanti instituiu comissão especial para deliberar sobre a gestão de florestas públicas para produção sustentável, regulamentada em projeto de lei enviado semana passada à Câmara pela presidência da República.
LOC- A proposição cria o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal. A comissão terá 31 deputados, conforme ato da mesa divulgado nesta sexta-feira.
LOC- SIMPLÍCIO MARIO do PT, anunciou que o Piauí foi presenteado com a primeira floresta nacional, que faz parte da política ambiental da ministra Marina Silva, e é resultado da atuação de Romildo Mafra, executivo do Ibama no estado.
LOC- A Floresta Nacional de Palmares ocupa 170 hectares no município de Altos, vizinho à capital Teresina, e visa o manejo de uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais, a manutenção das espécies nativas e a proteção dos recursos naturais.
LOC- SIMPLÍCIO MÁRIO informou que a floresta Palmares tem vegetação de cerrado, de caatinga e da Mata Atlântica, com flora diversificada, e fauna que reúne animais da região, inclusive alguns em extinção.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN, do PCdoB do Amazonas, repudiou as declarações do candidato à Diretoria Geral da OMC, durante conferência realizada em Genebra, na Suíça, quando afirmou que a Amazônia e todas as florestas tropicais do planeta devem ser consideradas bens públicos mundiais e submetidas à gestão coletiva.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN, frisou que o governo brasileiro deve exigir uma retratação do senhor Pascal Lamy, lembrando que a Amazônia, antes de ser patrimônio da humanidade, é patrimônio do povo brasileiro e representa uma questão de soberania nacional.
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB do Paraná, também mostrou-se preocupado com as declarações do candidato a diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o francês Pascal Lamy, que propôs que a Amazônia seja um bem público mundial.
LOC- Segundo MAX ROSENMANN, os brasileiros têm a obrigação de reagir e de ficarem alertas para impedir que os interesses nacionais sejam manipulados.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- EDUARDO VALVERDE, do PT de Rondônia, reafirmou o compromisso do governo Lula com os povos indígenas do Mato Grosso do Sul e registrou que a Funasa transferiu temporariamente o gabinete do Departamento de Saúde Indígena para a cidade de Dourados.
LOC- EDUARDO VALVERDE ainda acrescentou que a Funasa foi obrigada a absorver a saúde indígena, atribuição que era da Funai, e que foi desmontada no governo anterior.
LOC- Ele afirma que parte do problema da inanição dos índios decorre do tamanho das reservas, dos meios de sobrevivência e adoção de costumes incompatíveis com sua cultura.
LOC- Já o deputado PAES LANDIM, do PTB, destacou o trabalho da professora Niéde Guidon, protetora de sítios arqueológicos em São Raimundo Nonato, no Piauí, e que participou do descobrimento de quase 600 sítios com pinturas pré-históricas na Serra da Capivara.
LOC- Segundo o deputado, a preservação da memória nacional está ameaçada por assentamentos à beira do parque. PAES LANDIM destacou a luta pela história travada por Niéde Guidon nos últimos trinta anos, com reflexos na proteção ambiental.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- Parlamentar reclama da falta de atenção com setor.
LOC- DOUTOR FRANCISCO GONÇALVES, do PTB de Minas Gerais, protestou contra as filas intermináveis nos hospitais. O SUS, na sua opinião, não se compromete com a saúde dos brasileiros, e as cirurgias poderiam ficar mais baratas para os cofres públicos.
LOC- FRANCISCO GONÇALVES está indignado com o ministro da Saúde. Ele informou que aguarda por uma audiência há cerca de três meses.
LOC- JAMIL MURAD, do PCdoB, participou da assembléia dos médicos da Interclínicas de São Paulo, que faliu recentemente. Ele explicou que a Agência Nacional de Saúde interveio e passou a carteira de segurados para a ABC Saúde, que absorveu os funcionários.
LOC- Segundo JAMIL MURAD, cerca de mil e 500 médicos contratados por outras firmas continuam sem os benefícios da CLT, e correm o risco de perder 15 milhões de reais, correspondentes ao que ainda têm a receber da Interclínicas.
LOC- CARLOS WILLIAN, do PMDB mineiro, acusou a prefeitura de Belo Horizonte de fazer um acordo irregular, perdoando uma dívida de 150 milhões de reais da Unimed, empresa da área de seguros de saúde.
LOC- O deputado também denunciou contratos da administração municipal com empreiteiras. Segundo CARLOS WILLIAN, os vereadores da capital mineira não demonstram disposição em fiscalizar as contas da prefeitura.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputada pede liberação de recursos para Programa Sentinela.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB, apelou ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, para providenciar a liberação de recursos para o Programa Sentinela, que visa atender as crianças e adolescentes vítimas de violência, principalmente a sexual.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, que é membro da CPMI da Exploração Sexual, denunciou que a verba para o Programa deveria ter sido liberada em janeiro deste ano. A falta de recursos interrompeu o atendimento em regiões como São João do Meriti, no Rio de Janeiro.
LOC- Já o deputado BOSCO COSTA, do PSDB, parabenizou a cidade de Moita Bonita, no interior de Sergipe, pelos incentivos à juventude e à prática de esportes.
LOC- Um dos frutos da boa administração foi a conquista da Copa Nordeste de Futsal pela equipe da cidade, destacou BOSCO COSTA. O time já está em Santa Catarina, onde disputa a Copa Brasil da categoria.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- FÁTIMA BEZERRA, do PT, apoiou a greve dos professores do Rio Grande do Norte, iniciada semana passada. Segundo a deputada, a categoria está descontente com o descumprimento da secretaria de Educação de não implementar o plano de carreira e de salários.
LOC- FÁTIMA BEZERRA, que também é professora, espera que o impasse chegue logo ao fim para que as crianças e jovens voltem às salas de aula.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado protesta contra altos lucros dos bancos.
LOC- Três grandes bancos brasileiros tiveram, em 2004, lucro superior a três bilhões de reais, cada um. O ano representou o melhor resultado de todos os tempos para o sistema financeiro, informou B. SÁ, do PPS do Piauí.
LOC- Para B. SÁ, os índices seriam motivo de comemoração caso os bancos cumprissem seu papel de fomentar a atividade produtiva. No entanto, o sistema financeiro vive dos altos juros definidos pelo Banco Central, ao comprar os títulos da dívida pública brasileira.
LOC- Já a decisão do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de compartilharem terminais de atendimento e outros serviços foi elogiada por LUIZ COUTO, do PT da Paraíba.
LOC- Ele afirma que a medida vai trazer economia para as duas instituições e criar facilidades para a população das regiões mais afastadas.
LOC- Segundo LUIZ COUTO, o projeto faz parte do processo de inclusão bancária iniciado neste governo. Serão 22 mil terminais externos compartilhados entre os clientes das duas instituições.//
LOC- IVAN VALENTE, do PT paulista, defendeu que o Brasil siga o exemplo da Argentina na negociação da dívida com o FMI.
LOC- Segundo o deputado, o país pode conseguir até 80 por cento de economia, reduzindo o superávit fiscal e passando a dispor de 45 bilhões de dólares para aplicar em áreas sociais prioritárias.
LOC- IVAN VALENTE lamentou que o acordo feito pelo governo Lula não tenha mudado a política econômica da administração anterior. Ele quer que o governo se recuse a aceitar qualquer tipo de chantagem do capital financeiro internacional.
LOC- Já o deputado LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB paranaense, acusa o presidente Lula de atender a todas as exigências do FMI, depois de condenar a instituição por vários anos, quando estava na oposição.
LOC- Segundo HAULY, a dívida interna do poder público já aumentou em 30 por cento no atual governo, que, em sua opinião, fez a opção de trabalhar pelos ricos e poderosos.
LOC- LEO ALCÂNTARA, do PSDB do Ceará, destacou os contrastes do Brasil, que registra recorde na arrecadação e altos lucros dos bancos, ao mesmo tempo em que crianças índias morrem de subnutrição e faltam remédios para doentes de hanseníase, na capital da República.
LOC- LÉO ALCÂNTARA apelou ao governo federal para que distribua melhor a renda e solucione de imediato os problemas sociais.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Presidente da Câmara retira proposta de reajuste para deputados.
LOC- PAULO BAUER, do PFL de Santa Catarina, elogiou a atitude sensata da Mesa da Câmara em retirar a proposta de aumento do salário dos deputados. Para ele, por mais justo que fosse, o reajuste não atenderia às necessidades do País e aumentaria os gastos públicos.
LOC- Para PAULO BAUER, o próximo passo para atender à opinião pública deve ser a modificação da MP 232, que aumenta os impostos para as empresas prestadoras de serviços e setores agrícolas.
LOC- Já o deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA, do PFL baiano, acredita que a proposta de reajuste também comprometia a imagem dos parlamentares e a credibilidade da Casa.
LOC- JOSÉ CARLOS ALELUIA também reclamou da falta de unidade política da base do governo na Casa, o que atrasou a votação de matérias importantes como a Medida Provisória que trata do Microcrédito e o projeto de Biossegurança.
LOC- FRANCISCO DORNELLES, do PP fluminense, cobrou mais cautela do presidente Lula ao proferir seus discursos, para evitar incidentes como o ocorrido no Espírito Santo, quando fez comentários indevidos sobre o governo passado.
LOC- FRANCISCO DORNELLES considerou um privilégio ter participado da administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que, segundo ele, se destacou pela dignidade e pelo compromisso com o interesse do povo brasileiro e com o patrimônio público.
LOC- ENÉAS, do PRONA paulista, também destacou as recentes declarações do presidente Lula a respeito da corrupção no governo passado.
LOC- ENÉAS ressaltou que a afirmação foi feita pela autoridade máxima do país, e espera que a Câmara tome uma posição sobre o caso.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, anunciou que a ação direta de inconstitucionalidade que pede o restabelecimento do número de vereadores já está tramitando no Supremo.
LOC- Mais de cem vereadores estiveram em Brasília semana passada para discutir o assunto. BENEVIDES acredita que a solução do problema vai melhorar a representatividade da população em todos os municípios brasileiros.
LOC- MAURO BENEVIDES também parabenizou o Ministro Carlos Mário Velloso, que assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.
LOC- MILTON CARDIAS, do PP do Rio Grande do Sul, saudou os participantes da oitava marcha dos prefeitos a Brasília. Para ele, o movimento é uma oportunidade para se discutir as necessidades da população e as relações com o governo federal.
LOC- MILTON CARDIAS acredita que a oitava marcha vai trazer à tona as discussões em torno do pacto federativo, e pediu que o evento seja encerrado com uma sessão solene no Congresso.
LOC- PAULO AFONSO, do PMDB, registrou os 15 anos de falecimento do ex-governador de Santa Catarina, Pedro Ivo Campos que, em sua opinião, foi um dos grandes homens públicos do Brasil.
LOC- PAULO AFONSO destacou que, apesar de militar, Pedro Ivo preferiu a resistência democrática, fundando o MDB catarinense nos piores anos do regime militar. Em 1986, foi eleito governador, rompendo com vários anos de administração de uma oligarquia no Estado.
LOC- ANDRÉ DE PAULA, do PFL, homenageou o ex-deputado pernambucano Tabosa de Almeida, falecido dia 26 de fevereiro. O político foi um dos fundadores da Arena e se dedicou à educação, fundando as Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Acampamento de Sem-Terra pode virar assentamento.
LOC- O Acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, Minas Gerais, está próximo de ser transformado em assentamento para fins de reforma agrária, informou CÉSAR MEDEIROS, do PT.
LOC- CÉSAR MEDEIROS informou que a Vara de Conflitos Agrários reconheceu, em liminar, que as terras são devolutas.
LOC- No ano passado, foram mortos cinco agricultores sem-terra na região. Agora, caso a decisão liminar seja confirmada, as terras serão repassadas pelo governo do Estado à União, para assentar as famílias acampadas.
LOC- FRANCISCO APPIO, do PP, informou que as safras gaúchas de 2005 e de 2006 estão perdidas, devido à seca que afeta o estado. Ele informou que parlamentares se reuniram com produtores de 50 municípios na semana passada, para definir um plano para contornar o problema.
LOC- Os produtores de maçã da região sul aguardam a liberação de recursos federais, para a estocagem da sua produção, assinalou FRANCISCO APPIO. Ele lamentou ainda a insensibilidade do governo federal em relação à estiagem no sul do país.
LOC- A estiagem nos estados do sul também preocupa FRANCISCO TURRA, do PP gaúcho. Ele lembra que o problema afeta a produção agrícola, e está deixando várias localidades sem água.
LOC- A bancada do Rio Grande do Sul está se mobilizando para recuperar as perdas dos proprietários rurais, informou FRANCISCO TURRA. Ele pediu que membros do governo federal se desloquem para o estado, para conhecer a gravidade do problema.
LOC- SANDES JÚNIOR, do PP, por sua vez, registrou a manifestação de produtores rurais em Rio Verde, sudoeste de Goiás, pedindo a renegociação das dívidas do setor agrícola.
LOC- Também houve protesto de agricultores na cidade goiana de Acreúna, contra a política de preços mínimos. SANDES JÚNIOR alerta que os produtores podem ir à falência com a queda de rentabilidade, e o preço elevado de insumos e implementos agrícolas.
LOC- NILTON CAPIXABA, do PTB, está preocupado com a comercialização da soja e do arroz produzidos em Rondônia. A safra deste ano deve chegar a aproximadamente duzentas mil toneladas, mas enfrenta problemas de escoamento e preços baixos.
LOC- NILTON CAPIXABA ainda ressaltou o trabalho da Embrapa em Rondônia. Ele espera que o estado deixe de ser apenas uma passagem para a soja vinda do Mato Grosso e passe a ser destaque na produção nacional.
LOC- SELMA SCHONS, do PT paranaense, saudou os três mil trabalhadores rurais de todo o país que estiveram em Brasília participando do Nono Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
LOC- SELMA SCHONS acrescentou que, durante o encontro, foram debatidos o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, temas ligados à juventude e à terceira idade, e a eleição da nova diretoria da entidade.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Governo prorroga vigência da MP 232.
LOC- O governo determinou a prorrogação por 30 dias da entrada em vigor da Medida Provisória 232. IVAN RANZOLIN, do PP catarinense, atribuiu à intermediação do presidente Severino Cavalcanti e dos Parlamentares o adiamento da vigência da MP.
LOC- Para IVAN RANZOLIN, é importante que os empresários sejam informados sobre a prorrogação do prazo das novas regras tributárias, para que nenhum cidadão pague um tributo antes da decisão do Congresso.
LOC- NILTON BAIANO, do PP, afirmou que a Medida Provisória 232 vai trazer danos à economia e, principalmente, desemprego. No Espírito Santo, os prejuízos aos produtores rurais serão de dois milhões de reais.
LOC- NILTON BAIANO participa da campanha Menos Impostos Já, criada no seu estado para protestar contra os abusos e a falta de transparência do governo federal para explicar os constantes aumentos da carga tributária.
LOC- MARCUS VICENTE, do PTB capixaba, também manifestou-se contrário à Medida Provisória 232 e afirmou que a MP vai onerar o setor produtivo e comprometer o processo de recuperação da economia nacional.
LOC- MARCUS VICENTE argumentou que a proposta enviada ao Congresso pelo Executivo vai elevar os tributos das empresas prestadoras de serviço, dos profissionais liberais, dos produtores rurais e, conseqüentemente, de todos os segmentos da cadeia produtiva.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Deputado contesta eficácia do Estatuto do Desarmamento.
LOC- ALBERTO FRAGA, do PTB do Distrito Federal, apresentou pesquisa que revelou a insatisfação dos brasileiros com o Estatuto do Desarmamento, e que aponta a violência como a terceira preocupação dos cidadãos.
LOC- ALBERTO FRAGA afirmou que o desarmamento não reprime as grandes organizações criminosas. Ele frisou que as elites do país contam com segurança particular e não confiam nas estatísticas do movimento Viva Rio sobre a redução da criminalidade.
LOC- JAIR BOLSONARO, do PFL, informou que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro julgou inconstitucional a majoração em 200 por cento do ICMS a compra e venda de armas.
LOC- JAIR BOLSONARO parabenizou ainda o deputado estadual Flávio Bolsonaro, que se empenhou pela liberação da pistola calibre 40 para uso de policiais civis e militares. Ele acredita que a medida vai ajudar no combate ao crime.
LOC- NEUCIMAR FRAGA, do PL do Espírito Santo, pediu mais velocidade na investigação do assassinato de Elson José de Souza, no dia 31 de dezembro do ano passado. Em primeiro de janeiro, Elson tomaria posse como vereador no município de Vila Velha.
LOC- Conhecido como Professor Elson, a vítima desenvolvia trabalhos na área de educação no município. NEUCIMAR FRAGA lembra que ele foi o idealizador do primeiro curso pré-vestibular gratuito para estudantes carentes em Vila Velha.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- CORIOLANO SALES, do PFL baiano, elogiou a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de cancelar a execução, na cadeira elétrica, de 72 crianças e adolescentes infratores.
LOC- Para ele, o fim da pena de morte é mais uma chance de recuperação desses jovens. CORIOLANO SALES acredita que a decisão norte-americana vem ao encontro das aspirações dos países que lutam pela defesa dos direitos humanos.
LOC- JOÂO MAGNO, do PT mineiro, está preocupado com a situação de brasileiros que arriscam a vida para entrar nos Estados Unidos, pelo deserto do México.
LOC- JOÃO MAGNO citou reportagem da revista Isto É, que traz as desventuras dos brasileiros, geralmente motivados pelo sonho de uma vida melhor. Segundo a matéria, o governo norte-americano está permitindo a presença na fronteira dos chamados voluntários, que matam quem tenta entrar ilegalmente naquele País.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- Deputados federais e estaduais, o governo do Acre e o Comando Militar Amazônico reuniram-se em vários municípios do estado para discutir a instalação de pelotões de fronteira. PERPÉTUA ALMEIDA, do PCdoB, elogia a iniciativa de proteção dos limites territoriais do Brasil.
LOC- Para a deputada, é necessário manter uma política de boa vizinhança com o Peru, Bolívia e outros países, mas também é preciso defender as terras nacionais de ataques de madeireiros e traficantes. Segundo PERPÉTUA ALMEIDA, na região existem ainda muitas comunidades indígenas, vulneráveis à ação de exploradores.
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB do Maranhão, comemorou a aprovação no Senado, em primeiro turno, da PEC que trata das ilhas costeiras, resolvendo o problema de capitais como Florianópolis, São Luís e Vitória.
LOC- Os moradores dessas localidades eram obrigados a pagar tributos à prefeitura e também à União, sem ter direito à posse da propriedade. PEDRO FERNANDES acredita que a matéria será aprovada em segundo turno esta semana.
LOC- EDUARDO SEABRA, do PTB do Amapá, cobrou que o governo trate com justiça os servidores dos extintos territórios. Segundo ele, a autonomia melhorou a situação dos governos locais, mas deixou os servidores desamparados.
LOC- Para EDUARDO SEABRA, os servidores do Amapá, Rondônia e Roraima são discriminados por não serem beneficiados com os mesmos incentivos dados aos federais.
LOC- Um exemplo dessa discriminação foi a MP que criou a gratificação de incentivo à docência para os professores federais, mas que não alcançou os trabalhadores em educação dos ex-territórios.
LOC- Termina aqui o Jornal da Câmara. Ouça agora as notícias do Tribunal de Contas da União.
TEC- MINUTO DO TCU (1’03”).....
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h