Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Liberada permissão ambiental para obras do gasoduto Coari-Manaus

07/10/2004 - 00h00

  • Liberada permissão ambiental para obras do gasoduto Coari-Manaus

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Liberada permissão ambiental para obras do gasoduto Coari-Manaus
LOC- Demora na liberação de recursos para agricultores preocupa deputado
LOC- Eleições municipais ampliam debate sobre reforma política
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- JORGE ALBERTO, do PMDB de Sergipe, cobrou a apreciação urgente de um projeto de reforma política que impeça a corrupção eleitoral na forma da compra de votos.
LOC- Segundo o deputado, o problema está atingindo todos os estados do país, mascarado sob a forma de boca de urna.
LOC- JORGE ALBERTO acrescentou que os órgãos de fiscalização e a sociedade não conseguem coibir a prática, que beneficia os que fazem campanhas caras e abusam do poder econômico.
LOC- SELMA SCHONS, do PT do Paraná, considera urgente a votação da Reforma Política pelo Congresso. A população está cobrando mais e conhecendo melhor as moedas de troca muito comuns na política, principalmente o assistencialismo.
LOC- Para SELMA SCHONS, muitos políticos ainda teimam em ignorar o direito da população para escolher seus governantes. Para ela, a assistência social precisa ser vista como política pública, com recursos diretos aos municípios.
LOC- As deputadas petistas MARIÂNGELA DUARTE e MARIA DO CARMO LARA também defendem a apreciação urgente em Plenário do projeto de reforma política.
LOC- Para MARIÂNGELA DUARTE, só a reforma pode garantir um processo eleitoral tranqüilo e transparente. Segundo a deputada, milhares de pessoas foram impedidas de votar no litoral paulista, por causa do recadastramento eleitoral mal feito.
LOC- Mesmo os que não foram recadastrados por falhas da Justiça Eleitoral estarão impedidos de votar no segundo turno. MARIÂNGELA DUARTE considerou o fato um atentado ao direito maior do cidadão.
LOC- Já MARIA DO CARMO LARA afirmou que o Congresso deve ter a coragem de aprovar o financiamento de campanhas, para evitar que persistam problemas como abuso de poder e compra de votos, que atingem cidades de todos os tamanhos.
LOC- MARIA DO CARMO fez ainda uma análise dos resultados em Minas Gerais. Ela ressaltou o crescimento do Partido dos Trabalhadores em todas as regiões do estado, elegendo 86 prefeitos, inclusive o da capital, Belo Horizonte.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados querem mudanças em processo eleitoral
LOC- CÉSAR BANDEIRA, do PFL do Maranhão, alertou para o abuso do poder econômico dos ocupantes de cargos eletivos durante as eleições, e defendeu mudanças na emenda constitucional que permitiu a reeleição.
LOC- Para ele, os prefeitos e governadores que quiserem se reeleger devem se descompatibilizar do cargo. CÉSAR BANDEIRA acredita que o Brasil ainda não conta com uma estrutura partidária e uma cultura política capazes de absorver o mecanismo da reeleição.
LOC- MAURO PASSOS, do PT catarinense, afirmou que a troca de domicílio eleitoral de candidatos deve ser debatida durante a apreciação da reforma política, que tramita no Congresso.
LOC- O parlamentar relatou que o prefeito eleito em Florianópolis, Dário Berger, transferiu seu título de São José, cidade da região metropolitana, para viabilizar sua candidatura na capital.
LOC- A legislação eleitoral permite apenas uma reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República. Muitos candidatos migram para cidades vizinhas para fugir dessa regra.
LOC- MAURO PASSOS entende que é preciso corrigir essa distorção para impedir que alguns políticos permaneçam infinitamente no poder.
LOC- ZÉ GERALDO destacou o aumento da presença do PT de 5 para 18 prefeituras e a eleição de vereadores em 80, dos 140 municípios do Pará. Ele lamentou, entretanto, a ocorrência de fraudes em algumas cidades.
LOC- O deputado destacou as irregularidades no município de Trairão, onde uma mesária votou por um eleitor que não compareceu. A situação mais grave se verificou em Porto de Moz, onde foram computados votos de eleitores já falecidos. A população espera que o TRE determine uma nova eleição.
LOC- ZE GERALDO defendeu dois projetos para acabar com as irregularidades: o que determina a obrigatoriedade de foto no título de eleitor e o que proíbe a transferência de títulos no ano de eleição.
LOC- Também o deputado ZÉ LIMA, do PP do Pará, denunciou que, em vários municípios, títulos de pessoas que já morreram foram utilizados para fraudar as eleições. Ele citou o exemplo da cidade de Breu Branco, onde mais de 50 mortos teriam votado.
LOC- Para ZÉ LIMA, está na hora de o Congresso aprovar, na Reforma Política, a adoção do título de eleitor com fotografia. Para ele, somente essa medida seria capaz de inibir as fraudes.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- A deputada gaúcha LUCIANA GENRO afirmou que as eleições municipais foram um espetáculo de marketing que não corresponde à vontade da população.
LOC- LUCIANA GENRO lamentou que as campanhas do PT não tenham mais militantes motivados por engajamento político. Para ela, os petistas adotaram as práticas eleitorais dos demais partidos, com cabos-eleitorias pagos e marqueteiros caros.
LOC- SEBASTIÃO MADEIRA, do PSDB do Maranhão, denunciou que o prefeito eleito de Buriticupu tem recebido ameaças de morte desde o anúncio do resultado das urnas. Ele está refugiado, já que um prefeito eleito no Pará foi assassinado ao comemorar sua vitória.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados parabenizam novos prefeitos
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ, do PTB de São Paulo, desejou sucesso aos novos administradores dos municípios do interior paulista, principalmente nas cidades estâncias, impossibilitadas de fazerem maiores investimentos no progresso industrial devido à preservação do patrimônio natural.
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ colocou-se à disposição desses municípios, defendendo a criação de mecanismos de compensação para que a qualidade de vida seja preservada e ao mesmo tempo se evitem mais prejuízos para as cidades estância.
LOC- O deputado OLIVEIRA FILHO está satisfeito com a atuação do Partido Liberal no Paraná. O PL conquistou dez prefeituras e 27 vice-prefeituras. Também obteve 80 mil votos em Curitiba, apesar de ter realizado uma campanha com poucos recursos financeiros.
LOC- JACKSON BARRETO, do PTB, parabenizou o prefeito Marcelo Déda, eleito no primeiro turno em Aracaju, com mais de 70 por cento dos votos. Ele registrou que as oposições ao governo estadual cresceram em Sergipe.
LOC- MAURÍCIO RABELO, do PL, parabenizou todos os candidatos, eleitos ou não, que transformaram as eleições no Estado do Tocantins num processo transparente, prevalecendo a vontade popular em todos os municípios.
LOC- LAURA CARNEIRO, do PFL, cumprimentou os sete prefeitos eleitos no Estado do Rio de Janeiro, e destacou, especialmente, a vitória em primeiro turno de César Maia, na capital. Segundo ela, os resultados mostram que a população está consciente e que sabe votar.
LOC- LEONARDO PICCIANI agradeceu a população do Rio de Janeiro que elegeu, em primeiro turno, mais de 50 prefeitos do PMDB.
LOC- LEONARDO PICCIANI espera que os prefeitos ajam em relação à violência no estado, principalmente o prefeito da capital, César Maia. E que as políticas de inclusão social estejam voltadas para a diminuição da criminalidade.
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT, afirmou que a reeleição do prefeito Laerte Tetila, no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul, deve-se ao seu modo de governar que incentiva a participação popular e promove a inclusão social.
LOC- JOÃO GRANDÃO também solidarizou-se com a empresária Maria Antonia Ribeiro, dona de uma empresa de marketing e pesquisa de opinião, que foi atacada pela oposição, mesmo divulgando dados corretos sobre o resultado da votação em Dourados.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- SARNEY FILHO afirmou que o Partido Verde teve um crescimento expressivo em todo o país nas eleições municipais.
LOC- O PV não tinha prefeituras no Maranhão e conquistou 20 municípios; em São Paulo, aumentou de cinco para quinze prefeitos; e no Rio de Janeiro, de duas para quatro administrações.
LOC- SARNEY FILHO entende que o desempenho do PV demonstra que aumentou a preocupação da população com questões ambientais, e que a proposta de desenvolvimento sustentável do partido encontrou eco na sociedade.
LOC- CLAUDIO CAJADO voltou a destacar o sucesso eleitoral do PFL em mais de oitenta por cento dos municípios baianos, demonstrando que a força e o prestígio do Senador Antonio Carlos Magalhães e do Governador Paulo Souto continuam inabaláveis.
LOC- CLÁUDIO CAJADO lamentou que em algumas cidades, como Lauro de Freitas e Camaçari, o processo de convencimento do eleitor, através de promessas que não poderão ser cumpridas, fez com que partidos de oposição também obtivessem sucesso eleitoral.
LOC- WALTER PINHEIRO considerou positivo o desempenho dos candidatos do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais da Bahia.
LOC- Segundo WALTER PINHEIRO, o PT conquistou cidades importantes no estado, principalmente Camaçari e Lauro de Freitas, localizadas na região metropolitana de Salvador.
LOC- LUIZ BASSUMA acrescentou que o Partido dos Trabalhadores conseguiu passar de sete para vinte e uma prefeituras na Bahia.
LOC- Mas LUIZ BASSUMA denunciou a compra de votos em municípios próximos a Salvador, como Cansanção e Dias D’Ávila, onde, segundo ele, as eleições foram fraudadas.
LOC- NILSON MOURÃO entende que a vitória dos candidatos do PT e da base aliada demonstraram que a população do Acre apóia e aprova a forma de governar do Partido dos Trabalhadores.
LOC- Os candidatos da base conquistaram vinte dos 22 municípios acreanos. NILSON MOURÃO considera o resultado conseqüência da integração entra as administrações do governador Jorge Viana e do presidente Lula.
LOC- GUILHERME MENEZES anunciou que o PT triplicou o número de prefeituras na Bahia. Em 2000, eram sete prefeitos. No domingo, foram eleitos 21. Um exemplo é Vitória da Conquista, onde o Partido dos Trabalhadores elege o prefeito pela terceira vez consecutiva.
LOC- GUILHERME MENEZES denunciou ainda o seqüestro sofrido pelo candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, ocorrido na véspera da eleição.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- PHILEMON RODRIGUES, do PTB, parabenizou o presidente do TRE da Paraíba, Desembargador Antônio de Pádua e os juízes eleitorais pela forma tranqüila em que transcorreram as eleições no estado.
LOC- PHILEMON RODRIGUES destacou ainda a maturidade democrática da população e o respeito entre os partidos, o que fortalece a democracia brasileira.
LOC- COLBERT MARTINS, do PPS, relatou sua experiência como candidato à prefeitura de Feira de Santana, afirmando que, ao retornar às suas atividades de parlamentar, vai continuar defendendo os interesses do município.
LOC- COLBERT MARTINS destacou que o resultado eleitoral do primeiro turno na Bahia revela uma mudança significativa na preferência da população do estado. Ele enalteceu o trabalho da justiça eleitoral baiana que, de acordo com o deputado, foi exemplar.
LOC- FERNANDO FERRO, de Pernambuco, elogiou os membros do Partido dos Trabalhadores da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, que renunciaram à candidatura própria, para apoiar o candidato do PSB.
LOC- Na avaliação de FERNANDO FERRO, a união das oposições viabilizou a vitória sobre o PFL, que governava o município há mais de quinze anos.
LOC- VICENTINHO, do PT de São Paulo, agradeceu à militância pelo trabalho transparente realizado durante as eleições em São Bernardo do Campo. Ele afirmou que a população aprovou a atual administração e se disse feliz com o crescimento do PT nas urnas.
LOC- VICENTINHO colocou-se a disposição dos bancários para intermediar um acordo com os bancos e pôr fim a greve da categoria, que já completou 23 dias.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Disputa do segundo turno mobiliza parlamentares
LOC- JOÃO ALFREDO considerou a condução de Luizianne Lins ao segundo turno pela disputa da prefeitura de Fortaleza como uma vitória do povo cearense, contrariando pesquisas eleitorais e grupos internos do PT, descontentes com a candidatura da deputada estadual.
LOC- JOÃO ALFREDO registrou que Luizianne Lins recebeu o apoio de diversos ministros, de parlamentares e do presidente da Câmara, João Paulo Cunha. Ele comunicou que dia 6 foi realizado ato para afirmar a unidade do Partido dos Trabalhadores no Ceará.
LOC- ANTONIO CARLOS BISCAIA também destacou o bom desempenho da candidata do PT à prefeita de Fortaleza, numa demonstração da aceitação dos princípios e valores do Partido dos Trabalhadores pelo eleitorado.
LOC- O deputado atribuiu o crescimento do PT à aprovação do Governo Lula. Ele também ressaltou a importância da participação da militância nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belém, onde o partido vai disputar o segundo turno.
LOC- Sobre o Rio de Janeiro, ANTÔNIO CARLOS BISCAIA afirmou que o fraco desempenho do PT exige uma reflexão crítica, visando a mudança de rumos.
LOC- BARBOSA NETO, do PSB, comemorou a passagem para o segundo turno de Pedro Sahium, candidato a prefeito na cidade de Anápolis, em Goiás.
LOC- Na opinião de BARBOSA NETO, nos dez meses em que administrou o município, Pedro Sahium fez muito mais do que os que ocuparam o cargo de prefeito por quatro anos.
LOC- ALMIR MOURA, do PL do Rio de Janeiro, afirmou que a população de Niterói ficou decepcionada com a desistência do deputado Moreira Franco em disputar o segundo turno. Cerca de 22 por cento do eleitorado da cidade não sabe em quem votar.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Greve dos bancários ainda preocupa deputados
LOC- JAMIL MURAD, do PCdoB de São Paulo, pediu a reabertura do diálogo entre os bancários e os banqueiros, para que a greve da categoria possa ser encerrada, com o repasse de um pouco dos lucros das instituições para os trabalhadores. São 23 dias de greve em todo o país.
LOC- FERNANDO CORUJA, do PPS de Santa Catarina, apelou pelo entendimento em relação à paralisação dos bancários. Enquanto os bancos lucram como nunca, a automação substitui as pessoas e serve para achatar os salários.
LOC- Na opinião de FERNANDO CORUJA, a greve é legítima. Ele adverte que, para que haja uma solução negociada, os bancos precisam abrir mão de parte dos lucros.
LOC- CLAUDIO MAGRÃO, do PPS de São Paulo, pediu que o governo federal participe nas negociações entre os bancários e as instituições.
LOC- A paralisação já dura 23 dias e, segundo o deputado, prejudica a sociedade e o desenvolvimento do país. CLÁUDIO MAGRÃO afirmou que os bancos têm condições de repassar a seus funcionários parte dos seus altos lucros.
LOC- CLAUDIO MAGRÃO denunciou ainda que os institutos de pesquisa que atuaram nas eleições no oeste paulista manipularam resultados para beneficiar alguns candidatos. Ele alerta para a necessidade de uma reflexão sobre a atuação desses órgãos.
LOC- LUIZ COUTO, do PT da Paraíba, informou que esta semana o presidente João Paulo recebeu um grupo de bancários que veio pedir a sua intervenção na negociação da greve da categoria. Ele espera que a paralisação possa ser suspensa com a garantia dos direitos dos trabalhadores.
LOC- LUIZ COUTO anunciou ainda que dezoito estados brasileiros já contam com o atendimento do Bolsa-Família em todos os seus municípios.
LOC- Mensalmente são destinados 194 milhões de reais para o Bolsa-Escola, Cartão-Alimentação e Auxílio-Gás. Os programas estão sendo integrados aos poucos ao Bolsa-Família.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Liberada permissão ambiental para obras do gasoduto Coari-Manaus
LOC- DOUTOR HELENO, do PP do Rio de Janeiro, informou que a Petrobrás recebeu permissão ambiental para a construção do gasoduto que ligará Manaus ao Terminal do Solimões, no município de Coari.
LOC- Com início previsto para março de 2005, e previsão de investimento de um bilhão de dólares, o gasoduto tem por objetivo transportar diariamente 10,5 milhões de metros cúbicos do gás natural produzido em Urucu, disse DOUTOR HELENO.
LOC- SIMÃO SESSIM, do PP do Rio de Janeiro, fez um apelo para que a Petrobrás e a Refinaria Duque de Caxias façam investimentos em qualificação de mão-de-obra na região onde será instalado o Pólo Gás-Químico, que deve começar a operar em abril do próximo ano.
LOC- Empreendimento da Rio-Polímeros, que reúne a Unipar, a Suzano, a Petrobrás e o BNDES, o Pólo representa o investimento de um bilhão de dólares, que vai gerar até cinqüenta mil empregos.
LOC- Segundo SIMÃO SESSIM, várias empresas, que têm interesse nas 540 mil toneladas de resina plástica que serão produzidas a partir do gás gerado na Refinaria Duque de Caxias, estão sendo atraídas pelo Pólo Gás-Químico, o que vai resultar em mais emprego e maior arrecadação para os municípios da região.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ZARATTINI, do PT de São Paulo, voltou a pedir a criação de uma comissão externa de deputados, para acompanhar a eleição presidencial nos Estados Unidos, marcada para 2 de novembro.
LOC- As decisões do governo norte-americano no atual mundo globalizado influenciam todos os países, advertiu ZARATTINI. Ele lembrou que, nas últimas eleições, houve fraude no Estado da Flórida, justificando a importância da presença de observadores internacionais.
LOC- O representante paulista acrescenta que o ex-presidente Jimmy Carter já alertou para a possibilidade de uma nova fraude na Flórida, que é governada pelo irmão do atual presidente George W. Bush.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, lamentou o falecimento do ex-deputado estadual e vereador de Fortaleza, Raimundo Ferreira Ximenes Neto, lembrando sua dedicação aos interesses do povo cearense.
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB do Paraná, registrou o centenário de nascimento do artista Teodoro de Bona, que nasceu em Morretes e tornou-se um dos grandes pintores do Brasil.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Mercado ilegal de informática prejudica indústria brasileira
LOC- CARLOS NADER, do PL fluminense, denunciou a concorrência que os componentes eletrônicos de informática sofrem do mercado ilegal, no Brasil.
LOC- Dos três milhões de computadores pessoais vendidos anualmente no País, 2,1 milhões fazem parte do mercado informal, segundo levantamento do International Date Corporation, IDC.
LOC- Segundo CARLOS NADER, a concorrência ilegal está atrapalhando os investimentos dos fabricantes em substituição de importação. O deputado lembrou que a indústria nacional conta com altos índices de qualidade, que devem ser incentivados.
LOC- ANTONIO CARLOS BIFFI registrou a chegada, amanhã, ao Mato Grosso do Sul, da delegação sul-coreana que está trazendo investimentos para o estado, e que será recebida pelo Governador Zeca do PT, deputados federais e o Senador Delcidio Amaral.
LOC- Segundo ANTONIO CARLOS BIFFI, serão aplicados trinta milhões de dólares na implantação de uma fábrica de processamento de soja em São Gabriel do Oeste, gerando mais de trezentos empregos diretos. O empreendimento deverá estar concluído em um ano.
LOC- NAZARENO FONTELES, do PT do Piauí, afirmou que o projeto de parcerias público-privadas é desnecessário, pois bastaria ao governo negociar o superávit primário para 3,1 por cento, que foi o índice praticado em 1999, por exigência do FMI.
LOC- De acordo com NAZARENO FONTELES, desta forma, haveria recursos públicos para serem investidos em obras de infra-estrutura. Na geração de emprego e renda, poderiam ser investidos mais de 18 bilhões de reais.
LOC- EDUARDO VALVERDE, do PT de Rondônia, está preocupado com a antecipação do encerramento da CPI do Banestado, criada a partir de requerimento de sua autoria e que, ao longo de um ano e meio, vem desvendando a evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
LOC- EDUARDO VALVERDE também reivindicou reajuste salarial para os professores, e policiais civis e militares dos ex-territórios de Rondônia, Amapá e Roraima.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Demora na liberação de recursos para agricultores preocupa deputado
LOC- MURILO ZAUITH, do PFL do Mato Grosso do Sul, está preocupado com a demora do governo em liberar os recursos para custear a safra de verão, com juros de 8,75 por cento ao ano.
LOC- Os produtores já tiveram que comprar o adubo para a próxima safra, mas estão pedindo a prorrogação do pagamento porque não têm condições de pagar os juros dos financiamentos oferecidos.
LOC- MURILO ZAUITH lembra que se o governo não liberar os 54 bilhões de reais prometidos para a safra, os produtores terão prejuízos, e o país não terá a safra de grãos recorde esperada.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PFL de Pernambuco, destacou as reivindicações dos agricultores do Vale do Ipanema para renegociar as dívidas com os bancos. Ele lembrou que os agricultores sofreram grandes perdas na produção com a inundação ocorrida em janeiro.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA pediu aos ministros responsáveis pela produção rural que busquem um consenso que livre os produtores das dívidas, que são aumentadas pelos juros e estão inviabilizando a produção do próximo ano.
LOC- HELENO SILVA, do PL sergipano, pediu ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que dê prioridade ao assentamento dos trabalhadores rurais sem-terra da região Nordeste.
LOC- Em Sergipe, existem famílias acampadas há mais de cinco anos em barracos de lona, em situação precária, lamenta o deputado.
LOC- HELENO SILVA quer que o governo cumpra a meta de assentar 120 mil famílias este ano. Ele apresentou requerimento para que o Ministro Miguel Rosseto explique como está gastando seus recursos e quais os critérios de escolha dos locais de assentamentos.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h