Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputados reverenciam Leonel Brizola

22/06/2004 - 00h00

  • Deputados reverenciam Leonel Brizola

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputados reverenciam Leonel Brizola
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- A Câmara dos Deputados parou para homenagear o ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel de Moura Brizola, falecido ontem, vítima de infarto, aos 82 anos.
LOC- Leonel Brizola estava há tanto tempo no primeiro plano, era um componente tão integrado à vida política brasileira, que, sem dúvida, fará muita falta ao País.
LOC- A afirmação é do presidente JOÃO PAULO CUNHA, que resgatou a trajetória política do líder trabalhista, dedicada aos interesses do Brasil, e suas principais características: dignidade pessoal, combatividade, espírito público e coerência.
LOC- JOÃO PAULO destacou ainda a luta em defesa da educação.
TEC- SONORA (34”) – João Paulo Cunha: “Quero ressaltar seu obstinado apreço pela educação, traço que, mesmo divergindo de algumas de suas idéias e de suas atitudes neste ou naquele momento, nenhum de nós deixou de admirar. O menino pobre que teve dificuldades para completar sua formação soube transformar esse obstáculo pessoal em combustível do administrador incansável na idéia de garantir ensino para todos.
LOC- JOÃO PAULO CUNHA citou passagens da história do Brasil que tiveram Leonel Brizola como protagonista ou como um de seus principais atores, desde seu ingresso para a política, pelas mãos do presidente Getúlio Vargas, em 1945.
LOC- Entre eles está a campanha da legalidade, em 61, que impediu o golpe contra a posse do vice-presidente João Goulart, na renúncia de Jânio Quadros.
LOC- O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, ARLINDO CHINAGLIA também destacou a dimensão pessoal e humana de Leonel Brizola. Para ele, é difícil dizer o principal momento de sua vida pública.
TEC- SONORA (19”) – Arlindo Chinaglia: “Leonel Brizola consolidou legitimamente uma imagem, e sua biografia vai estar intimamente vinculada à coragem cívica de quem luta por idéias, de quem batalha por ideais.”
LOC- Em nome da bancada petista ARLINDO CHINAGLIA, ressaltou que mesmo com divergências, sempre houve respeito pela figura e pelas posições de Brizola.
LOC- Já o líder do PFL, JOSÉ CARLOS ALELUIA, da Bahia, afirmou que o Brasil perdeu um homem de princípios e um patriota, que apesar da popularidade em baixa nos últimos anos, manteve-se fiel a seus princípios em quase sessenta anos de vida pública.
TEC- SONORA (24”) – José Carlos Aleluia: “Morreu grande, morreu inteiro. Morreu deixando um grande legado que todos aqui estão a ressaltar e a registrar. Ele é um homem de princípio que se manteve fiel a eles, coisa que não está na moda no Brasil.”
LOC- Para JOSÉ CARLOS ALELUIA, as teses trabalhistas de Brizola ajudaram a eleger Lula, mas o atual presidente abandonou essas teses, principalmente nos debates sobre o salário mínimo.
LOC- Leonel Brizola ingressou jovem na política. Governou o Rio Grande do Sul, onde foi deputado estadual; e deputado federal. Em 61, sua atuação garantiu a posse do Vice-Presidente João Goulart. Anos mais tarde, partiu para o exílio, quando os militares assumiram o poder.
LOC- Mesmo no exílio, não se acomodou. com a anistia política, retornou ao Brasil e se elegeu Governador do Estado do Rio de Janeiro, onde voltou a deixar suas marcas, dentre elas o compromisso com a educação.
LOC- Brizola também ficou conhecido por obras como os Cieps, o Sambódromo e a Linha Vermelha, no Rio de Janeiro. Mais homenagens a Leonel Brizola ainda nesta edição
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Salário mínimo será votado amanhã
LOC- A morte do ex-Governador Leonel Brizola praticamente paralisou as atividades da Câmara hoje. Várias reuniões foram suspensas e a votação do salário mínimo adiada.
LOC- Mas durante reunião, hoje, entre o presidente da Câmara, JOÃO PAULO CUNHA, e os líderes da base aliada, ficou acordada a realização de votação nominal da Medida Provisória que trata do salário mínimo, amanhã, pela manhã.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- SEBASTIÃO MADEIRA, do PSDB do Maranhão, espera que os deputados não troquem um salário mínimo melhor pela liberação de emendas.
LOC- Ele afirmou que as articulações do governo não surtiram efeito no Senado e sugeriu que o presidente Lula acate a decisão dos senadores, porque reflete o anseio da sociedade.
LOC- Segundo SEBASTIÃO MADEIRA, levantamento feito pelo PSDB e o PFL mostra que o impacto nas contas públicas será de três bilhões de reais e não causará desequilíbrio fiscal. Pelo contrário, vai fazer com que o dinheiro circule no mercado.
LOC- PAUDERNEY AVELINO, do PFL, enfatiza que se os deputados aprovarem o salário mínimo de 275 reais estarão confirmando que a Câmara é a casa do povo, resgatando a dignidade dos trabalhadores.
LOC- O deputado afirmou que o governo tem condições de manter o reajuste aprovado pelo Senado e citou como fonte de recursos o aumento da arrecadação da Cofins.
LOC- PAUDERNEY AVELINO repudiou a ameaça do governo em vetar o valor de 275 reais e mencionou que estudo anterior provou a viabilidade da remuneração ser de cem dólares, mesmo antes do bom desempenho da Cofins.
LOC- ANSELMO, do PT Rondônia, acredita que, se fosse possível, o Presidente Lula teria concedido um aumento maior, porque ele conhece as dificuldades dos trabalhadores.
LOC- Ele recorda que os membros da oposição que aprovaram o piso de 275 reais no Senado estiveram por oito anos no governo anterior e não lutaram por ganhos no poder de compra do mínimo.
LOC- ANSELMO também adverte que estados e municípios não têm condições de bancar o mínimo de 275 reais.
LOC- ZICO BRONZEADO, do PT do Acre, declarou que votou a favor do salário mínimo de 260 reais, porque confia que o governo Lula vai elevar o valor a cem dólares até o final do mandato.
LOC- ZICO BRONZEADO lembra que nos oito anos de Fernando Henrique o mínimo subiu cem reais, enquanto nos primeiros dezessete meses do Governo Lula, o reajuste chega a sessenta reais.
LOC- JOSÉ ROBERTO ARRUDA, do PFL do Distrito Federal, criticou a falta de liberação de recursos das emendas parlamentares, mesmo diante do superávit fiscal e aumento da arrecadação do Cofins.
LOC- JOSÉ ROBERTO ARRUDA pediu que os recursos disponíveis sejam utilizados também na elevação do mínimo, para injetar mais dinheiro na economia e aumentar a renda dos trabalhadores de baixa renda, aquecendo o comércio e gerando mais empregos.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- MARIA HELENA, do PMDB de Roraima, parabenizou o governo pelo lançamento do Programa Jovem Empreendedor, que pretende reduzir os altos níveis de desemprego entre os jovens das camadas mais pobres.
LOC- Mas MARIA HELENA cobra do governo o compromisso com a continuidade do projeto. Ela destaca que o programa Sentinela, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, não recebe recursos desde abril.
LOC- CONFÚCIO MOURA, do PMDB de Rondônia, apresentou projeto de lei para disciplinar a realização de concursos públicos, limitando o valor das taxas e adotando mecanismos de fiscalização das instituições responsáveis pela seleção.
LOC- Os concursos chegam a ter um milhão de inscritos, a maioria desempregados, que são obrigados a pagar taxas com valores abusivos, sem que haja fiscalização, observa o representante de Rondônia. CONFÚCIO MOURA ainda ressaltou que as provas muitas vezes são mal-elaboradas, prejudicando os concorrentes.
TEC- VINHETA/COMISSÕES...
LOC- Comissões debatem questão das faixas de fronteira
LOC- A questão das fronteiras brasileiras será debatida na Câmara. O deputado ÁTILA LINS, do PPS do Amazonas, comunicou que será realizado, amanhã, o seminário Faixa de Fronteira, Integração, Desenvolvimento e Defesa Nacional, resultado de uma ação conjunta de três Comissões permanentes.
LOC- Segundo ÁTILA LINS, o evento vai discutir a questão das fronteiras nacionais, que se estendem por 15 mil 719 quilômetros, alcançam 11 estados, 570 municípios e 10 países vizinhos. A população estimada é de cerca de 10 milhões de habitantes.
LOC- GERVÁSIO OLIVEIRA, do PDT do Amapá, afirmou que o Segundo Encontro Franco-brasileiro de Cooperação Internacional de Polícia é um avanço para o combate à criminalidade na zona de fronteira.
LOC- O evento tratou do tráfico de drogas e da atuação do crime organizado e aconteceu em Macapá, com a participação de agentes da Guiana Francesa, do Pará, do Amapá e da Polícia Federal.
LOC- GERVÁSIO OLIVEIRA alertou para a situação do extremo norte do país, o Oiapoque, que tem registrado aumento de violência por causa do tráfico e do crime organizado, na zona de fronteira.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ALBERTO FRAGA, do PTB do Distrito Federal, adverte que, desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento, não se registram vendas de armas no comércio.
LOC- Segundo o deputado, a regulamentação da lei tem que ser finalizada, permitindo a comercialização e registro das armas, pois casos de estupros e seqüestros-relâmpago aumentam, devido à certeza dos marginais de que o cidadão está desarmado.
LOC- ALBERTO FRAGA entende que os trezentos milhões de reais gastos com o envio das tropas brasileiras ao Haiti deveriam ter sido investidos no Brasil, onde a violência é pior.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Política econômica aumenta desequilíbrio regional
LOC- SEVERINO CAVALCANTI, do PP, advertiu que, caso se mantenham os rumos da economia, o desequilíbrio regional vai aumentar, e o Brasil ficará mais atrasado em relação às demais nações.
LOC- Ele sugere ao governo que explore o enorme potencial dos micros e pequenos produtores, ampliando a participação do setor no mercado externo.
LOC- SEVERINO CAVALCANTI destaca o desempenho da produção manufaturada, com alto valor agregado, que responde por 48,7 por cento das exportações de Pernambuco.
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT sul-mato-grossense, defende medidas para simplificar o acesso aos créditos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, para os micro e pequenos empresários.
LOC- JOÃO GRANDÃO frisa que informações do Banco do Brasil demonstram que, dos 37 milhões de reais disponibilizados pelo FCO, entre janeiro e junho deste ano, apenas um milhão e 400 mil foram utilizados, demonstrando a necessidade de se facilitar o acesso.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- CÉSAR MEDEIROS, do PT de Minas Geras, registrou sua participação na Décima Segunda Sessão de Desenvolvimento Sustentável, realizada pela ONU, destacando entre as conclusões do encontro a necessidade de avanços imediatos na aplicação das Agendas 21 e do Milênio.
LOC- Ele citou a dificuldade dos países emergentes para implementar programas de preservação devido à falta de crédito e de políticas de planejamento.
LOC- CÉSAR MEDEIROS ressaltou que o atual modelo de crescimento econômico criou vários desequilíbrios, como a poluição e a pobreza, sem que haja sintonia entre tecnologia, meio ambiente e justiça social.
LOC- MANINHA, do PT do Distrito Federal, relatou visita que fez a Cabo Verde e informou que o Presidente Lula vai estar, em julho, no país africano, que tem relações comerciais com o Brasil.
LOC- A pedido do Presidente de Cabo Verde, ela organiza missão africana para conhecer o orçamento participativo em duas capitais brasileiras administradas pelo Partido dos Trabalhadores. Coordena, também, uma delegação de empresários brasileiros que viaja para Cabo Verde, em outubro.
LOC- MANINHA ainda comentou sua participação na conferência da Organização dos Estados Americanos, no Equador, sobre desenvolvimento social, democracia e corrupção. A resolução do evento solicita ao Governo do Haiti que assegure eleições livres.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer punição para fraudadores no Rio Grande do Sul
LOC- ARY VANAZZI, do PT, espera que a Justiça condene os responsáveis por desvio de verbas públicas no município gaúcho de São Leopoldo.
LOC- O Ministério Público indiciou mais de quarenta suspeitos de fraude e corrupção, no caso denunciado no ano passado, quando houve a cassação de doze vereadores, lembra ARY VANAZZI.
LOC- Pelo PL, ALMIR SÁ, de Roraima, contestou matéria da revista IstoÉ intitulada “O Segredo do Dono de Campos”, que ataca o vice-presidente da República. O deputado afirmou que José Alencar prima pela honestidade na política e na vida empresarial.
LOC- Segundo ALMIR SÁ, a revista foi leviana ao tentar denegrir a imagem do vice-presidente, caluniando um homem humilde, empresário eficiente e político sério, que honra Minas e o país com sua dedicação ao povo brasileiro.
LOC- TEREZINHA FERNANDES, do Maranhão, registrou a visita que o presidente do PT, José Genoíno, fez a São Luiz, sua participação na conferência eleitoral do PT e os contatos que fez com a militância do partido.
LOC- Segundo TEREZINHA FERNANDES, o objetivo do Partido dos Trabalhadores é eleger o maior número de vereadores e prefeitos, que possam contribuir com o governo do presidente Lula.
LOC- CARLOS SOUZA, do PP do Amazonas, apelou ao presidente Lula, no sentido de manter a superintendente da Suframa, Flávia Grosso. O parlamentar adverte que a pressão pela saída está ocorrendo por causa de interesses eleitorais.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado chama atenção para tragédia na Paraíba
LOC- LUIZ COUTO, do PT da Paraíba, está preocupado com a tragédia provocada pelo rompimento da barragem Camará em Alagoa Grande, que despejou 19 milhões de metros cúbicos de água, deixando dois mortos e mais de seiscentas pessoas desabrigadas.
LOC- LUIZ COUTO disse que o governo federal enviou 144 toneladas de alimentos e 3,7 toneladas de medicamentos. Ele pediu que a população garanta que alimentos e remédios cheguem a seu destino e não sejam usados como instrumento político.
LOC- CARLOS NADER, do PFL, lamentou as oito mortes na Clínica Doutor Manoel Eiras, em Paracambi, no Rio de Janeiro. A instituição tem mais de mil internos com problemas mentais.
LOC- CARLOS NADER está chocado com as imagens mostradas pelas emissoras de televisão das condições dos pacientes da clínica, em estado de abandono e desnutridos. Ele cobrou que as autoridades verifiquem o tratamento dispensado aos internos.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- HÉLIO ESTEVES, do PT, sugeriu que o Ministério da Saúde instale uma unidade do programa de Farmácias Populares no Amapá.
LOC- HÉLIO ESTEVES observa que a população é carente e seria bastante beneficiada com a chegada do programa, que permite a aquisição de medicamentos com descontos de até setenta por cento nos preços.
LOC- ADELOR VIEIRA, do PMDB, destacou a inclusão de Orestes Golanovski, de Canoinhas, no Guiness Book, como a pessoa que doou sangue mais vezes no mundo - 186 vezes, desde 1967.
LOC- O catarinense é o fundador da Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas, e apoiou atividades e a criação de entidades semelhantes em vários municípios brasileiros. Ao fazer o registro, ADELOR VIEIRA ressaltou a importância da doação de sangue.
LOC- LAEL VARELLA, do PFL mineiro, homenageou o ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, morto recentemente, considerado pelo parlamentar um dos maiores estadistas do século vinte.
LOC- O que o caracterizava era o otimismo inabalável e a crença irredutível na democracia e na livre iniciativa, qualidades que explorou na política e que o qualificaram para vencer e acabar com o comunismo, lembrou LAEL VARELA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado lamenta falta de consciência para preservação
LOC- LEONARDO MONTEIRO, do PT de Minas Gerais, ao registrar os 15 anos do Ibama e o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação, lamentou a falta de conscientização de que os recursos naturais podem se esgotar e sobre a importância de todas as espécies de fauna e flora ao equilíbrio ecológico.
LOC- O deputado elogia a política de ação integrada aplicada pelo Governo Lula. Ele também quer mais incentivos para os conselhos municipais do meio ambiente, pois há poucos ativos.
LOC- LEONARDO MONTEIRO ainda lamentou a situação do Leste mineiro, onde toda a Mata Atlântica foi destruída, acabando com a fauna e flora originais. A bacia do rio Doce foi afetada, necessitando de investimentos na área.
LOC- O Dia Mundial do Meio Ambiente e os quinze anos do Ibama foram lembrados na Câmara, em Sessão Solene requerida pelos deputados Sarney Filho, Selma Schons, João Alfredo, Hamilton Casara e Paulo Baltazar.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- Deputado quer mais atenção para ensinos fundamental e médio
LOC- PAES LANDIM, do PTB, considera que o ministro da Educação, Tarso Genro, está dando muita atenção à política universitária, deixando em segundo plano os ensinos médio e fundamental.
LOC- Citando reportagem do Jornal Folha de São Paulo, o parlamentar piauiense alertou que é crítica a situação do antigo segundo grau e que 50 por cento dos alunos do ensino fundamental não dominam matemática nem português.
LOC- PAES LANDIM adverte que é preciso priorizar os investimentos para o nível fundamental, que é a base da formação da cidadania e da qualificação profissional dos estudantes.
LOC- PROFESSOR IRAPUAN TEIXEIRA, do PP de São Paulo, defendeu alternativas ao projeto Universidade Para Todos, com o fortalecimento das escolas de formação técnica.
LOC- Segundo IRAPUAN TEIXEIRA, nem todos os cidadãos têm interesse em freqüentar o ensino de nível superior, e os estudos de nível técnico podem promover melhoria da mão-de-obra no país e aumentar as chances de emprego.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB do Rio de Janeiro, aplaudiu a mobilização do Ministério da Educação e da Caixa Econômica Federal para a liberação de oitocentos milhões de reais destinados ao financiamento de mensalidades de estudantes universitários.
LOC- Mas ele considera essencial que os critérios para a concessão dos financiamentos sejam menos rigorosos. NELSON BORNIER também alerta para a necessidade da continuidade de programas sociais, como os que propiciam o acesso à moradia própria.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados ressaltam legado de Leonel Brizola
LOC- Hoje, durante a sessão solene, os deputados destacaram as principais características do homem e do político Leonel Brizola, sua participação nos principais momentos da vida nacional e seu legado para a história do país.
LOC- O deputado WAGNER LAGO, do PP do Maranhão, frisou que a biografia de Brizola não aconselha lamentos, pois sua vida foi dedicada a estimular as lutas pelas bandeiras da justiça social, empunhadas por Getúlio Vargas, e que se materializaram em obras no trabalhismo.
LOC- Em nome do Partido Progressista, o parlamentar frisou que Brizola tornou-se o maior símbolo contra a exploração do patrimônio nacional e as remessas de lucros, e foi o campeão na batalha contra as desigualdades.
LOC- WAGNER LAGO lembrou que o então governador do Rio Grande do Sul iniciou a reforma agrária, a erradicação do analfabetismo e encampou empresas estrangeiras.
LOC- Para o deputado MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, o país perdeu uma de suas mais importantes personalidades políticas.
LOC- MAURO BENEVIDES ressaltou que os adversários reconheciam em Leonel Brizola um nacionalista intransigente e um político de palavra, que apoiou o presidente Lula, mas que não se furtava em criticá-lo nos momentos em que os interesses nacionais estiveram em jogo.
LOC- PAES LANDIM, do PTB do Piauí, destacou o papel de Brizola para a educação brasileira. Junto com Darcy Ribeiro, notabilizou-se na defesa do ensino público de qualidade e com o acesso dos mais humildes ao conhecimento.
LOC- Segundo PAES LANDIM, Brizola também mostrou coragem e desapego ao poder quando criou a Cadeia da Legalidade para defender a democracia e o então presidente João Goulart. Foi Brizola o primeiro a resistir à ditadura militar.
LOC- Já ALEXANDRE CARDOSO, do PSB fluminense, lamentou que alguns insistam em destacar as críticas recentes de Leonel Brizola ao presidente Lula, esquecendo que o pensamento dos dois esteve alinhado durante a maior parte do tempo.
LOC- ALEXANDRE CARDOSO acrescentou que o programa dos Cieps poderia ter evitado a expansão da violência no Rio de Janeiro.
LOC- Em nome do PDT, SEVERIANO ALVES emocionou-se ao agradecer as lideranças partidárias da Câmara pelas homenagens prestadas a Leonel Brizola.
LOC- SEVERIANO ALVES afirmou que todos aprendiam ao conviver com o ex-líder de seu partido. Ele lembrou o apoio recebido durante o período que presidiu a Comissão de Educação. O setor sempre foi uma das grandes bandeiras do PDT.
LOC- Pela liderança do PSDB, o deputado maranhense SEBASTIÃO MADEIRA afirmou que Leonel Brizola deixa a imagem de um homem audacioso, corajoso e radical na defesa de seus ideais.
LOC- O primeiro vice-presidente, INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PFL de Pernambuco, também destacou a trajetória de Leonel Brizola, na busca do bem comum, sua devoção à vida pública e a fidelidade aos seus ideais.
LOC- Admirador do líder trabalhista e de suas relações com a Câmara dos Deputados, INOCÊNCIO OLIVEIRA ressaltou a intuição e a sabedoria popular de Brizola.
LOC- O presidente JOÃO PAULO CUNHA irá ao sepultamento do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, na quinta-feira, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Viajam com ele o ex-líder do PDT, Miro Teixeira; o líder do PT, Arlindo Chinaglia; e o líder do Governo, Professor Luizinho.
LOC- O corpo do ex-governador, falecido ontem à noite, está sendo velado no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro. Amanhã seguirá para a capital gaúcha e será velado no Palácio Piratini.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h