Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputado espera redução dos juros pelo Copom

15/06/2004 - 00h00

  • Deputado espera redução dos juros pelo Copom

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputado espera redução dos juros pelo Copom
LOC- Globalização piora a vida dos mais pobres
LOC- Parlamentares querem agilizar votação sobre mudança do recesso
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- CHICO ALENCAR, do PT fluminense, pediu agilidade na votação da proposta de emenda constitucional que reduz o recesso parlamentar para 45 dias.
LOC- Mesmo com a auto-convocação do Congresso, que está sendo proposta, poderão haver gastos extras, que prejudicam a imagem do Poder Legislativo, alerta o deputado.
LOC- CHICO ALENCAR acrescenta que a redução do período de recesso aumentará a atividade dos parlamentares.
LOC- O deputado ORLANDO DESCONSI, do PT do Rio Grande do Sul, pediu aos líderes que incluam na pauta de votações o projeto que reduz o recesso parlamentar de noventa para quarenta dias. A proposta também reduz o pagamento extra de dois para um salário.
LOC- De acordo com ORLANDO DESCONSI, outro projeto de sua autoria busca acabar com as farras das renúncias de mandatos, contribuindo com a ética na política.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer votação do Estatuto da Igualdade Racial
LOC- O relator do estatuto, deputado REGINALDO GERMANO, do PP baiano, acredita que o governo não quer votar a proposta, porque não concorda com a criação de um fundo para financiar políticas de combate ao racismo.
LOC- REGINALDO GERMANO lamenta que as esperanças criadas com a eleição do Presidente Lula tenham se acabado. Segundo ele, esperava-se que as raças vítimas de discriminação teriam políticas públicas para combater o preconceito e as desigualdades.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB fluminense, ressaltou que, segundo pesquisa do IBGE, a crise do desemprego nos últimos anos foi sentida com mais intensidade por negros e pardos.
LOC- Segundo NELSON BORNIER, decorridos 116 anos do fim da escravidão, os afrodescendentes estão num patamar inferior ao dos brancos em termos de escolaridade, rendimento e oportunidades de trabalho.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ANTÔNIO CARLOS BIFFI, do PT do Mato Grosso do Sul, destacou sua participação na Comissão Especial do Estatuto do Desporto. Ele lembra que já participa de outras iniciativas pela valorização do setor, importante também para a inclusão social.
LOC- Entre as principais medidas previstas no estatuto, ANTÔNIO CARLOS BIFFI destaca o estabelecimento de regras para a organização jurídica dos clubes, a segurança nos estádios, a responsabilidade dos dirigentes e a regulamentação da atividade dos empresários dos atletas.
LOC- ALCESTE ALMEIDA, do PMDB de Roraima, denunciou que há 14 anos vários autores de trilhas musicais não recebem direitos autorais no Brasil e que muitas casas cinematográficas não têm cumprido o repasse, ao Ecad, da cota autoral estabelecida em lei.
LOC- Segundo ALCESTE ALMEIDA, a Justiça já reconheceu, em três instâncias, que empresas de cinemas devem mais de cinqüenta milhões de reais aos compositores.
LOC- O deputado alerta que é preciso evitar a intenção do Senado de modificar a lei que pretende isentar os cinemas dessa obrigação.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputada destaca luta pela criação do Acre
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, do PCdoB, parabenizou a população do Acre pelos seus 42 anos de criação, comemorados hoje e ressaltou a luta dos habitantes da região, desde o século dezenove, pela condição de serem brasileiros e não bolivianos.
LOC- A deputada informou que a história da revolução e da criação do estado será contada, a partir de quinta-feira, em sete painéis com 39 metros de altura, do artista Maqueson Pereira da Silva, e que serão inaugurados pela Assembléia Legislativa do Estado.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA cobrou mais respeito com o Acre. Ela pediu melhor atuação do Departamento de Aviação Civil que tem notificado companhias áreas que atuam no estado, mas ao mesmo tempo cancela vôos e não abre espaço para novas empresas.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, cobrou providências do governo em relação a cidade de Petrolina, arrasada pelas chuvas de fevereiro, lembrando que o Presidente Lula determinou que fosse dada assistência à população.
LOC- Segundo GONZAGA PATRIOTA, passados 132 dias, a situação é a mesma. Ele pediu a recuperação imediata das rodovias e que os 7 milhões de reais em emendas parlamentares sejam aplicados na recuperação do saneamento e das cisternas do município.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PFL de Pernambuco, considera importante que especialistas e autoridades do setor reflitam sobre a manutenção do programa de Energia Emergencial e as plantas geradoras termelétricas instaladas no Nordeste.
LOC- O deputado entende que o volume de chuvas no Nordeste, no início do ano, e a recuperação da capacidade dos reservatórios das hidrelétricas fizeram com que o país esquecesse o risco de déficit.
LOC- Segundo INOCÊNCIO OLIVEIRA, como a região depende das hidrelétricas do Rio São Francisco, é necessário manter as usinas térmicas como uma reserva, para garantir o abastecimento de energia em casos imprevisíveis.
LOC- CLAUDIO CAJADO, do PFL da Bahia, criticou o governo pelo atraso na liberação dos recursos referentes a emendas parlamentares. Ele ressalta qie a Lei Eleitoral proíbe a liberação de verbas a partir do dia três de julho.
LOC- Segundo CLAUDIO CAJADO, os municípios precisam desses recursos para realizarem as obras reclamadas pela população. No entanto, o governo parece insensível aos apelos dos parlamentares e ignora os problemas enfrentados pelas cidades brasileiras.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- EDUARDO VALVERDE, do PT, elogiou o prefeito Volpi pela administração de Buritis, município que mais cresceu em Rondônia, devido ao fluxo migratório.
LOC- De acordo com EDUARDO VALVERDE, o prefeito soube organizar o processo produtivo e a expansão territorial e vem superando o crescimento desordenado, um problema de Rondônia, mais acentuado nas cidades criadas ao longo da BR-364.
LOC- PAULO MAGALHÃES, do PFL da Bahia, esteve no município de Luís Eduardo Magalhães, acompanhando a feira sobre o agronegócio. A cidade conta com o apoio do governo do Estado e produz muito acima da média brasileira.
LOC- PAULO MAGALHÃES registrou que a feira contou com a presença de representantes do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e de vários empresários baianos interessados em investir no município.
LOC- TADEU FILIPPELLI destacou a atuação das lideranças do PMDB, como o presidente do partido, Michel Temer e o governador Joaquim Roriz. Também ressaltou a unidade dos deputados do Distrito Federal na apresentação de emendas orçamentárias para beneficiar a população.
LOC- Ele afirmou que se sente gratificado por ter atuado em defesa da aprovação do Fundo Constitucional do Distrito Federal e apontou propostas que apresentou na Câmara.
LOC- TADEU FILIPPELLI ainda assinalou projetos desenvolvidos em Brasília, dentre eles o Parque Capital Digital; o Porto Seco; os pólos da Saúde e o da Indústria; a implantação do Trem Bala; a conclusão das obras do Metrô e do Centro de Convenções; e a construção do Museu e da Biblioteca Nacional.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Aumento de preços dos serviços do SUS ainda é insuficiente
LOC- MARCELO ORTIZ, do PV de São Paulo, protestou contra o aumento de apenas três por cento nos preços dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde, através da rede conveniada. Ele afirma que o percentual inviabiliza o atendimento da população.
LOC- MARCELO ORTIZ lembra que o preço médio de uma internação paga pelo SUS é de apenas cinco reais e quarenta centavos, o que não cobre nem os custos com alimentação dos pacientes.
LOC- HENRIQUE FONTANA, do PT gaúcho, saudou o presidente Lula pelo lançamento do Programa Farmácia Popular, que terá oitenta medicamentos fornecidos a preço de custo.
LOC- HENRIQUE FONTANA informou que a redução vai ser de até setenta por cento nos valores dos remédios vendidos mediante a apresentação de receita.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- OSVALDO BIOLCHI, do PMDB do Rio Grande do Sul, lamentou que o Ministério da Educação tenha suspendido os financiamentos para os estudantes do ensino superior, alegando que o programa será substituído pelo Universidade para Todos.
LOC- O deputado lembra que os dois programas são diferentes, e que milhares de alunos estão ameaçados de deixar as faculdades. OSVALDO BIOLCHI pediu que o governo cumpra a promessa de campanha e libere os recursos para que os universitários possam renovar suas matrículas para o próximo semestre.
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB, cumprimentou o prefeito Roberto Diegues, da cidade paulista de Estiva Gerbi, pela criação do Centro Regional de Abastecimento e Agronegócio, que agrupa 25 municípios.
LOC- O objetivo, segundo MARQUEZELLI, é reduzir custos e ampliar os mercados. O deputado também destacou a valorização da educação e dos professores no município.
LOC- WELINTON FAGUNDES, do PL, pediu ao reitor da Universidade Federal do Mato Grosso, Paulo Speller, mais investimentos no campus de Rondonópolis, principalmente para o curso de Zootecnia, que está desestruturado.
LOC- WELINTON FAGUNDES ainda registrou os 34 anos de fundação do Jornal A Tribuna, de Rondonópolis.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Globalização piora a vida dos mais pobres
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN, do PT do Rio Grande do Sul, participou da nonagésima-segunda Conferência da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, que está discutindo os efeitos da globalização.
LOC- Os debates realizados entre os dias sete e dez de maio concluíram que o processo de globalização não resultou na esperada melhoria da qualidade de vida das populações dos países pobres.
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN acrescentou que apenas os mais ricos se beneficiaram. Ele defendeu a busca de uma nova organização econômica, política e social, que garanta um mundo mais justo.
LOC- Segundo o deputado, a concentração de renda aumentou até mesmo nas nações mais desenvolvidas.
LOC- RONALDO DIMAS, do PSDB de Tocantins, voltou a criticar o Ministério do Trabalho pela forma como está conduzindo o combate à exploração do trabalho na zona rural.
LOC- O parlamentar conta que equipes armadas da Polícia Federal chegam às fazendas, tratando os proprietários como bandidos, devido a denúncias, às vezes caluniosas.
LOC- RONALDO DIMAS entende que é preciso haver fiscalização, mas com critérios mais rigorosos de apuração.
LOC- SELMA SCHONS, do PT do Paraná, apresentou indicação sugerindo a inclusão de tema relativo à questão ambiental das águas nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
LOC- SELMA SCHONS lembra que a ingestão de água sem qualidade pode causar doenças endêmicas e acrescenta que cuidar da saúde do trabalhador garante um desempenho melhor das indústrias.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- IVAN VALENTE, do PT paulista, criticou a reforma da Previdência promovida pelo governo, segundo ele, a mando do FMI.
LOC- O deputado acrescentou que a taxação dos inativos pode ser derrubada no Supremo Tribunal Federal, invalidando os esforços do governo, em troca de muito pouco.
LOC- Ele também não aceita o salário mínimo de 260 reais aprovado na Câmara e que ainda será votado pelo Senado. Para IVAN VALENTE, os argumentos do governo só servem para sinalizar ao mercado e não para resolver os verdadeiros problemas da população.
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ, do PTB de São Paulo, questionou o argumento de que não há recursos para conceder maior aumento para o salário mínimo.
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ reclama que o governo alega ter falta de dinheiro para melhorar o mínimo e pagar a dívida dos aposentados e pensionistas, mas compra carros australianos, motocicletas americanas e um avião francês.
LOC- DANIEL ALMEIDA, do PCdoB da Bahia, elogiou a realização da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. Ele ressalta que a população feminina ainda é vítima de tratamento desigual no mercado de trabalho e na exploração sexual, dentro e fora do país.
LOC- DANIEL ALMEIDA ainda informou que, amanhã, será aberta a conferência para discutir políticas públicas para a juventude. Na quinta, será a vez da conferência nacional para a discussão das políticas públicas para os esportes.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- OEA analisa denúncia sobre morte de garimpeiros
LOC- ALBERTO FRAGA, do PTB do Distrito Federal, comunicou que a Secretaria Executiva da Organização dos Estados Americanos recebeu e está analisando sua denúncia contra o Brasil, no caso da chacina de 29 garimpeiros na reserva Roosevelt, em Rondônia.
LOC- ALBERTO FRAGA levou o caso à Corte de Direitos Humanos da OEA, acusando o governo de não querer resolver o problema.
LOC- LEONARDO PICCIANI, do PMDB, afirmou que as tentativas da oposição de responsabilizar a governadora Rosinha Garotinho pelos problemas de segurança pública enfrentados pelo Rio de Janeiro têm fins eleitorais.
LOC- Ele observa que é preciso apresentar sugestões e cobrar do governo federal a fiscalização das fronteiras e das rodovias federais, para impedir o tráfico de armas e drogas.
LOC- LEONARDO PICCIANI cobra aumento no efetivo da Polícia Rodoviária Federal no estado.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- SEVERINO CAVALCANTI, do PP de Pernambuco, criticou o envio generalizado de e-mails com mensagens de conteúdo pornográfico e de propaganda.
LOC- Ele reclamou da invasão das caixas de correio eletrônico dos deputados com esse tipo de mensagem e pediu providências à Mesa da Câmara para evitar qualquer mal-entendido, principalmente em ano eleitoral.
LOC- SEVERINO CAVALCANTI lembra que, apesar de não existir legislação específica para o chamado spam, já está sendo formada jurisprudência para punir esse tipo de crime.
LOC- CARLOS NADER, do PFL do Rio de Janeiro, defendeu a aprovação de lei que regulamente a criação de cães violentos, sobretudo os da raça pitbull. Ele observa que são cada vez mais comuns os ataques que causam ferimentos graves e até mortes de pessoas.
LOC- CARLOS NADER também lamentou a morte, aos oitenta anos, de Haroldo Carvalho Cruz, destacando sua contribuição para a educação no Rio de Janeiro, com a fundação da Escola Técnica de Contabilidade e da Sociedade Barramansense de Ensino Superior.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado espera redução dos juros pelo Copom
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, destacou a expectativa em torno da próxima reunião do Copom, amanhã, e espera que o Comitê decida pela redução dos juros, para estimular os empresários dispostos a investirem na economia nacional.
LOC- O deputado lembra que a decisão de manter a taxa Selic em 16 por cento gerou insatisfações. Ele considera o momento favorável para que as autoridades monetárias estabeleçam política de juros compatível com a realidade brasileira.
LOC- O deputado também ressaltou a abertura da Décima Primeira Conferência para o Desenvolvimento, Unctad, em São Paulo, ontem. O evento vai debater, até quinta-feira, os caminhos para implementar a geografia do comércio mundial e aumentar o fluxo de capitais entre os países pobres.
LOC- MAURO BENEVIDES avalia que a conferência é uma oportunidade para o Brasil transpor barreiras e otimizar o comércio entre as 192 nações que integram o grupo.
LOC- Já o deputado ENÉAS, adverte que o Brasil caminha a passos largos para uma catástrofe financeira jamais vista na história, igual às enfrentadas pela Rússia, o México e mais recentemente pela Argentina.
LOC- De acordo com o parlamentar do PRONA, o modelo econômico atual transfere as riquezas nacionais para os países ricos. Ele acrescenta que a dívida pública aumentou de 881 bilhões de reais para 913 bilhões, de 2002 para 2003, mesmo o Brasil tendo pago 145 bilhões de reais em juros.
LOC- ENÉAS considera necessário reduzir a zero a taxa pública de juros; rever os contratos de concessão, para controlar as tarifas públicas; controlar o câmbio, evitando envio de dinheiro ao exterior; e estimular o consumo e a indústria, para aumentar a produção e a geração de empregos.
LOC- TAKAYAMA, do PMDB do Paraná, no entanto, continua confiando no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito com mais de 52 milhões de votos em 2002.
LOC- Para o deputado TAKAYAMA, é preciso acreditar no controle da inflação, na retomada do crescimento econômico, no desenvolvimento sustentável, nos programas sociais, e no fortalecimento das pequenas e microempresas.
LOC- JOSÉ PIMENTEL, do PT, elogiou a política do governo Lula de valorização e fortalecimento dos bancos oficiais, o que permitiu o aumento dos investimentos feitos pelas instituições.
LOC- No Ceará, o Banco do Brasil ampliou os investimentos para o crédito agrícola e para as micro, pequenas e médias empresas, informou o deputado.
LOC- JOSÉ PIMENTEL destacou ainda as ações do órgão para recuperar pequenas fábricas de processamento de caju e incentivar a criação de ovinos e caprinos no estado, apoiando o Programa Fome Zero.
LOC- OSÓRIO ADRIANO, do PFL do Distrito Federal, por sua vez, destacou o seminário “Brasil: propostas de desenvolvimento”, realizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Indústria e Comércio, com o objetivo de buscar soluções para os principais desafios que o país tem a enfrentar .
LOC- O deputado reconhece os esforços do governo para abrir novos mercados, mas frisa que não basta exportar matérias-primas e produtos primários a preços baixos. É preciso agregar valores a esses produtos por meio de beneficiamento.
LOC- Lamentando a carga tributária, os juros altos, e os custos dos bens, OSÓRIO ADRIANO propõe investimentos em infra-estrutura, na cadeia produtiva e em novas diretrizes para a política social, integrada ao progresso econômico.
LOC- Já o deputado DARCÍSIO PERONDI, do PMDB, afirmou que o Brasil demorou para perceber a China como um mercado que importa tratores, calçados, soja e óleo.
LOC- O deputado enfatiza que o Rio Grande do Sul e mais nove estados são penalizados pela Lei Kandir, e tem que pagar para exportar.
LOC- DARCÍSIO PERONDI embarca hoje à noite para a China, junto com a missão do governo gaúcho e mais 45 empresários, que partem em busca de um novo e sólido mercado para os produtos do estado.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado critica aumento para combustíveis
LOC- PHILEMON RODRIGUES, do PTB da Paraíba, está inconformado com o aumento dos combustíveis, autorizado pela Petrobrás, sem que o presidente Lula sequer fosse informado.
LOC- O reajuste, segundo ele, será transferido para as tarifas do transporte público, com impacto direto na inflação.
LOC- PHILEMON RODRIGUES observa que a estatal importa apenas dez por cento do petróleo necessário ao país e teve lucro de dezessete bilhões de reais em 2003, após lucrar oito bilhões de reais em 2002.
LOC- B.SÁ, do PPS do Piauí, questionou informações sobre a disponibilização, pelo BNDES, de quatro bilhões de reais para empréstimos a empresas da área de mídia e imprensa a juros subsidiados.
LOC- Apesar de reconhecer a importância social do setor, B. SÁ denuncia que pequenos e médios agricultores do Nordeste não têm os mesmos benefícios. Também enfrentam dificuldades para pagar os empréstimos e investir na produção.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Deputado prevê mais equilíbrio para o mercado externo de soja
LOC- LUÍS CARLOS HEINZE, do PP, acredita que as normas editadas na semana passada, pelo Ministério da Agricultura, visando as condições da soja para exportação, vão reequilibrar o mercado.
LOC- LUÍS CARLOS HEINZE espera que o preço da soja também volte ao normal. Ele recorda que importadores chineses retaliaram a soja brasileira, provocando queda de preço no mercado internacional e prejuízos aos exportadores gaúchos.
LOC- DOUTOR HELENO, do PP do Rio de Janeiro, pediu ao presidente Lula o descontingenciamento dos recursos da Embrapa.
LOC- DOUTOR HELENO lembra que a empresa tem desenvolvido o agronegócio brasileiro, através das pesquisas realizadas nos 37 centros espalhados por quase todos os estados.
LOC- PAULO ROCHA, do PT do Pará, destacou a presença do Ministro José Fritsch em Belém para lançar os programas Proaqua e o Pescart Norte, que resgatam dez anos de abandono do setor pesqueiro da Amazônia.
LOC- PAULO ROCHA registrou também o Primeiro Festival de Belém do Cinema Brasileiro, iniciativa da atriz Dira Paes, e que tem o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobrás e das Docas do Pará, sendo o maior evento da região Norte.
LOC- JOÃO ALFREDO, do PT, destacou a atuação da ONG Esplar, que está completando trinta anos este mês.
LOC- A entidade desenvolve atividades voltas para a agroecologia, no semi-árido cearense, realizando projetos e participando de articulações, fóruns e redes de âmbito estadual, regional, nacional e internacional.
LOC- JOÃO ALFREDO informou que a instituição foi uma das promotoras e coordenadora nacional da Campanha Nacional Por um Brasil Livre de Transgênico.
TEC- VINHETA/VOTAÇÃO...
LOC- O Plenário apreciou hoje emendas do Senado a projetos de conversão a três medidas provisórias que já tinham sido aprovados pela Câmara.
LOC- As MPS tratam do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante e o Fundo de Marinha Mercante; da autorização, em caráter excepcional, da antecipação dos recursos da CIDE para os estados recuperarem as estradas destruídas pelas chuvas.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h