Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Importação de alho argentino prejudica produtor brasileiro

11/06/2004 - 00h00

  • Importação de alho argentino prejudica produtor brasileiro

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Importação de alho argentino prejudica produtor brasileiro
LOC- Rádios comunitárias pedem rapidez na legalização
LOC- Deputados elogiam criação das Farmácias Populares
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- a deputada VANESSA GRAZZIOTIN, do PCdoB do Amazonas, elogiou o lançamento do Farmácia Popular lançado pelo Presidente Lula, em Salvador, e espera que o programa melhore o acesso da população de baixa renda aos medicamentos.
LOC- Citando dados da CPI dos Medicamentos, VANESSA GRAZZIOTIN alerta que os 15 por cento mais ricos da população consomem 48 por cento dos remédios, enquanto os 51 por cento mais pobres utilizam apenas 16 por cento.
LOC- ROBERTO GOUVEIA, do PT paulista, acrescenta que o programa deve reduzir os preços dos medicamentos, com o fortalecimento dos laboratórios públicos.
LOC- ROBERTO GOUVEIA salienta que o Farmácia Popular não prevê apenas a distribuição de remédios a preços mais baixos, mas é um programa de assistência farmacêutica que vai usar de forma racional os medicamentos.
LOC- Para ALICE PORTUGAL, do PCdoB da Bahia, o programa de Farmácias Populares é a oportunidade para que a população de baixa renda compre medicamentos.
LOC- Foram inauguradas 17 farmácias populares e a meta é criar cem, até o fim do ano. ALICE PORTUGAL destaca que serão distribuídos 84 tipos de remédios a preços populares, sob orientação de farmacêuticos.
LOC- O líder do PFL, JOSÉ CARLOS ALELUIA, no entanto, criticou a visita do presidente Lula a Salvador para o lançamento do programa de farmácias populares.
LOC- Segundo o deputado baiano, o projeto é vazio e não vai trazer resultados significativos para a população. Ele considera ainda que a ação tem como objetivo abafar o caso dos vampiros da saúde.
LOC- JOSÉ CARLOS ALELUIA cobrou ações mais efetivas para a população e afirmou que o governo Lula não está cumprindo seus compromissos com os milhões de brasileiros que o elegeram acreditando em suas promessas.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados advertem sobre o poder dos planos de saúde
LOC- MÁRIO HERINGER, do PDT de Minas Gerais, afirmou que o impasse entre médicos e as operadoras de planos de saúde é reflexo do descaso da Agência Nacional de Saúde Suplementar em relação a esses profissionais.
LOC- Segundo ele, a decisão dos médicos de cobrar consulta das pessoas que têm plano de saúde é uma medida desesperada para pressionar as operadoras a corrigirem os valores repassados.
LOC- MÁRIO HERINGER acredita que somente por meio de lei será possível assegurar que os reajustes obtidos pelos planos sejam automaticamente repassados aos prestadores. O parlamentar espera que o problema seja resolvido, mas chama atenção para o poder dos planos de saúde junto à agência.
LOC- O deputado JÚLIO DELGADO, do PPS de Minas Gerais, anunciou que o PPS quer reunir apoio para impedir o aumento das mensalidades das operadoras de planos de saúde.
LOC- JÚLIO DELGADO reclama do poder das empresas, que faturam mais de 23 bilhões de reais, são recordistas em reclamações no Procon, mas ainda assim vão poder reajustar as mensalidades em trinta por cento, percentual superior ao da inflação.
LOC- LINCOLN PORTELA, do PL de Minas Gerais, defende a implantação de tratamento contra osteoporose em toda a rede pública de saúde, campanha que vem sendo desenvolvida por especialistas da área.
LOC- Segundo o deputado, a doença pode ser prevenida a partir dos sete anos. O tratamento é caro e encontrado apenas em alguns hospitais.
LOC- LINCOLN PORTELA acrescenta que nove milhões e quinhentos mil brasileiros têm osteoporose. Nos próximos anos, esse número deve chegar a pelo menos trinta milhões de brasileiros.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputada pede mudança no recesso parlamentar
LOC- LUIZA ERUNDINA, do PSB paulista, entende que, se a proposta de emenda constitucional que reduz o recesso parlamentar já estivesse aprovada, não seriam necessárias alterações no calendário para que o Congresso Nacional conseguisse votar matérias prioritárias.
LOC- A deputada concorda com a prorrogação dos trabalhos durante o mês de julho, como proposto pelo presidente da Câmara, JOÃO PAULO CUNHA, pois, sendo uma autoconvocação, não haverá gastos adicionais.
LOC- LUIZA ERUNDINA defendeu a apreciação das propostas paralelas das reformas Tributária e da Previdência. Outro projeto que a parlamentar considera urgente é o da reforma política.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense, pediu a votação da proposta de reforma política nas últimas semanas de trabalho que restam antes do recesso do Congresso.
LOC- O projeto prevê a adoção do financiamento público de campanha, regulamenta as coligações partidárias e introduz as listas partidárias.
LOC- MAURO BENEVIDES considera as medidas benéficas. A proposta foi aprovada em comissão especial e aguarda o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ir ao Plenário.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Importação de alho argentino prejudica produtor brasileiro
LOC- FRANCISCO TURRA, do PP do Rio Grande do Sul, registrou audiência do setor produtivo de alho com os ministérios da Agricultura e da Indústria e Comércio, por conta da importação de alho argentino e chinês, em desrespeito às leis vigentes.
LOC- Segundo FRANCISCO TURRA, a própria Receita Federal permite a concorrência predatória. Apesar de não provocar tanto impacto na balança comercial, o alho gera muitos empregos. Para cada 70 mil toneladas, são gerados 70 mil empregos.
LOC- CARLOS DUNGA, do PTB, disse que, apesar de economicamente pobre, a Paraíba tem riquezas naturais e capacidade para encontrar alternativas, superar adversidades, e explorar o turismo e as potencialidades da região.
LOC- O parlamentar mostrou a criatividade do prefeito de Cabaceiras, Arnaldo Júnior, que estimulou a ovino-caprino-cultura e tem realizado a “Festa do Bode Rei”, divulgando a atividade, que aproveita toda a cadeia produtiva do leite.
LOC- CARLOS DUNGA destacou também as cidades que optaram pela realização de festas juninas e elogiou a parceria entre os governos estadual e federal no projeto de fornecimento de leite a famílias carentes.
LOC- RONALDO DIMAS, do PSDB, registrou a Trigésima Segunda Agropecuária, realizada em Araguaína, no Tocantins, com apoio do sindicato rural.
LOC- Ele também advertiu que muitos fazendeiros têm sido tratados como bandidos devido a denúncias infundadas de trabalho escravo. Ele enfatiza que as suspeitas devem ser tratadas com mais cuidado para evitar atos indevidos.
LOC- RONALDO DIMAS também apresentou a Carta de Araguaína que reivindica a titulação de terras devolutas; o combate às invasões e à ocupação desordenada de terras; e o cumprimento da Medida provisória que impede a reforma agrária em propriedades invadidas, por três anos.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado aponta vantagens do programa Luz para Todos
LOC- HÉLIO ESTEVES, do PT do Amapá, cumprimentou o Presidente Lula pelo lançamento do programa Luz para Todos, que vai resgatar a dignidade de milhões de brasileiros, permitindo o funcionamento de escolas em assentamentos no período noturno.
LOC- Para HÉLIO ESTEVES, o programa de eletrificação rural vai agregar valor ao setor agrícola brasileiro, além de permitir a melhoria da qualidade de vida das populações mais longínquas. Também vai estimular o desenvolvimento das cidades do interior.
LOC- CARLOS ABICALIL, do PT, também elogiou o lançamento do Programa Luz para Todos. O projeto prevê a aplicação de sete bilhões de reais nos próximos anos para universalizar o acesso à energia elétrica no campo e nas cidades.
LOC- CARLOS ABICALIL informou que no Mato Grosso do Sul serão investidos 122 milhões de reais na construção de mais de oito mil quilômetros de rede, atendendo 114 municípios.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- SELMA SCHONS, do PT do Paraná, parabenizou a Secretaria da Pesca pelos resultados alcançados nas exportações de pescado em 2003 e que chegaram a mais de 400 milhões de reais. Este resultado terá impacto direto na geração de empregos.
LOC- Segundo SELMA SCHONS, a Frente Parlamentar da Pesca está elaborando, junto com o Senado, o projeto do Estatuto da Pesca, que deve ser votado em breve, e que tem o objetivo de permitir que o setor cresça ainda mais.
LOC- ZICO BRONZEADO, do PT do Acre, parabenizou o ministro Antônio Palocci, que era o mais criticado do governo por tentar controlar a inflação. Os que eram contra o ministro diziam que ele estaria provocando mais desemprego no país.
LOC- ZICO BRONZEADO disse que a imprensa que tanto criticou Palocci, agora o chama de vencedor. Para o deputado, o crescimento de 2,7 por cento do PIB foi determinante para mostrar que o Ministro da Fazenda está no rumo certo.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL do Rio de Janeiro, destacou a situação dos portos brasileiros e cobrou ações do governo para revitalizar o setor, que sofre com as altas tarifas e os serviços deficitários, e não permite o crescimento econômico do país.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado quer mudança na negociação da dívida pública
LOC- IVAN VALENTE, do PT paulista, disse que o Brasil precisa estar atento à experiência argentina e adotar posição altiva com relação à negociação da dívida pública com o FMI, como forma de resgatar o desenvolvimento.
LOC- IVAN VALENTE lembrou que a Argentina começou a crescer dez por cento ao ano desde que decretou a moratória em 2001, negociando sessenta por cento do valor de face do débito com o Fundo.
LOC- NILSON MOURÃO, do PT acreano, registrou importantes avanços na política externa do Governo Lula, como a designação do embaixador Ouro-Preto para assumir o cargo de embaixador especial para o Oriente Médio, para construir a paz na região.
LOC- O deputado também citou a designação do embaixador Bernardo Brito para abrir, em 60 dias, escritório do governo brasileiro em Ramallah, na Palestina.
LOC- NILSON MOURÃO citou ainda a proposta do chanceler Celso Amorim para o Brasil encabeçar um grupo de amigos do quarteto constituído pelos Estados Unidos, ONU, União Européia e Rússia e viabilizar uma proposta de paz entre israelenses e palestinos.
LOC- WALTER FELDMAN, do PSDB paulista, justificou a criação, por parte de Israel, da cerca de segurança erguida entre seu território e o da Cisjordânia, citando dados que apontam para a redução de atividades terroristas após a obra.
LOC- WALTER FELDMAN ressalta, no entanto, que a verdadeira solução está na construção de um amplo acordo que dê a judeus israelenses e palestinos condições de viverem em paz; o que depende de inúmeros fatores.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado critica partidarização do debate sobre salário mínimo
LOC- JÚLIO DELGADO, de Minas Gerais, condena a partidarização no debate sobre o salário mínimo e defende propostas do PPS, de elevação gradual do valor, para que, em dez anos, chegue a mil e quatrocentos reais.
LOC- JÚLIO DELGADO destaca os projetos que viabilizam a recuperação do salário e da renda, apontando meios de financiar a Previdência, com o aumento de tributos e eliminação de isenções onde exista capacidade contributiva.
LOC- EDUARDO VALVERDE, do PT de Rondônia, concorda com a medida provisória que reajustou o salário mínimo para 260 reais.
LOC- O deputado argumenta que, se o reajuste fosse maior, causaria um aumento nos índices de trabalho informal.
LOC- Para EDUARDO VALVERDE, a melhor forma de transferir renda é aumentar os programas sociais, como o salário-família, que foi reajustado na MP do mínimo.
LOC- Já POMPEO DE MATTOS, do PDT gaúcho, lamenta que os deputados não tenham aprovado a emenda que transfere o reajuste do salário mínimo para o dia primeiro de abril, durante a votação da medida provisória.
LOC- O parlamentar protestou também contra a rejeição da emenda que previa o reajuste do salário-família na mesma data do aumento do mínimo.
LOC- POMPEO DE MATTOS justificou que não participou da votação, porque representava a Câmara em uma reunião do Parlatino, na Venezuela.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado denuncia ataque a grupo que investiga trabalho escravo
LOC- ADÃO PRETTO, do PT do Rio Grande do Sul, denunciou que a Comissão Internacional de Direitos Humanos, que está no Brasil fazendo um levantamento sobre o trabalho escravo no campo, foi atacada por pistoleiros no dia sete de junho.
LOC- O atentado foi na fazenda Canoas, em Montes Claros, Minas Gerais. ADÃO PRETTO alerta que a situação prejudica a imagem do país no exterior e pede que o presidente Lula acelere o processo de reforma agrária.
LOC- LUIZ COUTO, do PT da Paraíba, registrou artigo da criadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, elogiando o projeto de farmácias populares, demonstrando o reconhecimento a uma ação do governo que vai beneficiar milhões de pessoas.
LOC- LUIZ COUTO também parabenizou o trabalho integrado das autoridades de Porto Ferreira, em São Paulo, que permitiu a condenação de onze pessoas envolvidas com a exploração sexual de menores.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado apóia luta dos trabalhadores da Varig
LOC- JOÃO BATISTA, do PFL, elogiou a coragem dos pilotos da Varig que denunciaram a péssima conduta da empresa nas relações de trabalho, que causou danos profissionais e pessoais a vários de seus funcionários.
LOC- De acordo com o parlamentar paulista, Os pilotos sofreram ameaças e assédio moral, tendo sido submetidos a situações constrangedoras. Os que integravam a diretoria da associação da classe foram demitidos.
LOC- JOÃO BATISTA alerta para a necessidade de mudanças na forma como as empresas se relacionam com seus empregados, e da criação de mecanismos que protejam os direitos dos trabalhadores de atitudes arbitrárias e injustas.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BIFFI, do PT, ressaltou a realização em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, do Primeiro Seminário de Reforma Sindical, no dia quatro de junho, organizado pelo movimento de apoio ao seu mandato e diversos órgãos trabalhistas.
LOC- ANTONIO CARLOS BIFFI ainda informou que está sendo organizado outro evento, para o público em geral, para debater com todo o Movimento Sindical do Estado as mudanças que foram apresentadas pelo Fórum Nacional do Trabalho.
LOC- JOÃO CAMPOS, do PSDB de Goiás, lamentou as manobras do governo para tentar influenciar o julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a taxação de inativos.
LOC- JOÃO CAMPOS também criticou o Ministério Público por querer manipular, através da mídia, a opinião pública em relação à apreciação do poder de polícia da instituição pelo STF. Ele acusa o MPU de ser corporativista e contrariar a Constituição.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Rádios comunitárias pedem rapidez na legalização
LOC- ADÃO PRETTO, do PT gaúcho, destacou a presença, em Brasília, de representantes da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias, para solicitar agilidade do governo na legalização das rádios.
LOC- ADÃO PRETTO denunciou ações ilegais da Anatel e da Polícia Federal em vários estados para fechar rádios e prender pessoas que estão prestando um serviço à comunidade.
LOC- JURANDIR BÓIA, do PSB de Alagoas, informou que o Ministério da Ciência e Tecnologia convocou as instituições públicas que trabalham no Sistema Brasileiro de Televisão Digital para apresentarem projetos na área.
LOC- Segundo JURANDIR BÓIA, o governo pretende investir cinqüenta milhões de reais na inclusão digital, permitindo o acesso da população de baixa renda à internet e viabilizando projetos de educação à distância.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado defende criação de agência para o Centro-Oeste
LOC- WASNY DE ROURE, do PT do Distrito Federal, defendeu a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, para coordenar uma política de crescimento econômico na região.
LOC- O deputado ainda elogiou a indicação de Athos Magno como Secretário do Desenvolvimento para a Região Centro-Oeste.
LOC- WASNY de ROURE também destacou decisão do TCU de inspecionar o programa Pró-DF, atendendo a seu pedido para apurar irregularidades na concessão de lotes pela administração regional de Santa Maria, cidade satélite do Distrito Federal.
LOC- O órgão é acusado de favorecer particulares e servidores para obterem o benefício, sem comprovação do exercício de atividade econômica.
LOC- JOÃO LEÃO, do PL, anunciou que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, deu início ao projeto da ferrovia que ligará Porto de Campinho ao oeste baiano, chegando ao estado do Tocantins.
LOC- JOÃO LEÃO também comemorou a autorização das obras de recuperação da BR-2.4.2, importante estrada para Feira de Santana, e do reinício dos trabalhos na BR-1.3.5, e agradeceu ao ministro pelas importantes medidas para a população da Bahia.
LOC- GERVÁSIO OLIVEIRA, do PDT, pediu a conclusão do asfaltamento da BR-1.5.6, ressaltando que a rodovia corta todo o estado do Amapá, servindo de corredor para que os produtores rurais abasteçam as zonas urbanas.
LOC- Dos 642 quilômetros da estrada, apenas 210 são asfaltados. GERVÁSIO OLIVEIRA também defendeu a construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, permitindo a ligação do Mercosul ao Caribe.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- INÁCIO ARRUDA, do PCdoB, elogiou a sensibilidade da Secretaria Executiva do Meio Ambiente e das entidades ambientais do Ceará em negociação com a Petrobrás, o que permitiu a retomada da exploração de petróleo do campo Fazenda Belém.
LOC- O deputado destacou que a Petrobrás comprometeu-se a sanar as falhas que colocavam em risco o meio ambiente. INÁCIO ARRUDA lembrou ainda a importância da atividade para os municípios de Icapuí e Aracati.
LOC- JOSUÉ BENGTSON, do PTB do Pará, destacou o lançamento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, no último final de semana, em Belém.
LOC- O evento conta com a participação dos países que integram a região amazônica, destacou JOSUÉ BENGTSON. Ele também elogiou a atuação do governador paraense, Simão Jatene, e do presidente da Paratur, Adenauer Góes.
LOC- NILTON CAPIXABA, do PTB, denunciou o estado precário dos campi Um e Dois da Universidade Federal de Rondônia em Rolim de Moura.
LOC- A biblioteca que atende os cursos de Pedagogia e Letras tem uma lona preta cobrindo os livros, pois o teto ameaça desabar, e o campus do curso de Agronomia está sem laboratórios e aulas práticas devido à falta de recursos.
LOC- NILTON CAPIXABA questiona que tipo de cidadão e profissionais essas escolas poderão formar, e lembra que a falta de qualidade da educação coloca em risco a própria soberania da Amazônia.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer investigação sobre compra de medicamentos
LOC- PAULO RUBEM SANTIAGO, do PT de Pernambuco, coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, pretende conferir pessoalmente as denúncias sobre irregularidades na dispensa de licitação para a compra de medicamentos no Mato Grosso.
LOC- PAULO RUBEM SANTIAGO disse que as empresas convidadas já processavam informações sobre as licitações, antes mesmo de estas ocorrerem. Três empresas foram privilegiadas para venderem medicamentos, com a participação de funcionários estaduais.
LOC- MARCUS VICENTE, do PTB do Espírito Santo, comunicou denúncia feita ao presidente do Ibama sobre favorecimento na aplicação de duas multas ao ex-senador paraense Ademir Andrade.
LOC- MARCUS VICENTE denunciou que a primeira multa, de 270 mil reais, foi reduzida para 27 mil reais. A outra, de 97 mil e 500 reais, foi extinta.
LOC- ALBERTO FRAGA, do PTB do Distrito Federal, criticou o governo que decidiu comprar 18 motocicletas importadas para a Polícia Rodoviária Federal, a um custo de 800 mil reais. Isto, depois da compra do avião presidencial por 54 milhões de dólares.
LOC- Para ALBERTO FRAGA, o governo ignora as denúncias de corrupção e a miséria que atinge o país. Segundo ele, o presidente Lula parece mais preocupado com o conforto do que com o salário mínimo, fixado em 260 reais.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer explicação sobre ataques a plataformas de petróleo
LOC- PAES LANDIM, do PTB do Piauí, apresentou pedido de informação ao Ministério da Defesa sobre existência de acordo com a Petrobrás para garantir a proteção das plataformas de prospecção de petróleo contra eventuais ataques terroristas.
LOC- O deputado anexou ao seu requerimento entrevista do almirante Edgar Hargreaves de Carvalho ao Jornal do Brasil, que alerta para a necessidade de implementar a proteção das plataformas oceânicas, que geram oitenta por cento do petróleo nacional.
LOC- PAES LANDIM chama atenção para a afirmação do Almirante de que há falhas no planejamento da defesa, preventiva e repressiva, das plataformas brasileiras.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- CHICO RODRIGUES, do PFL de Roraima, considerou deselegante a forma como os senadores Hélio Costa e Heráclito Fortes trataram o brigadeiro Washington Carlos de Campos Machado, ex-diretor-geral do Departamento de Aviação Civil, em audiência no Senado.
LOC- O deputado acrescentou que o compromisso do DAC é com a Nação, o usuário e a segurança do transporte aéreo e o equilíbrio econômico das empresas.
LOC- CHICO RODRIGUES afirmou que a eficácia da guerra de tarifas, com a venda de passagens de cinqüenta reais entre Brasília e Manaus é duvidosa. Ele acredita que a concorrência predatória pode comprometer o sistema aéreo.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h