Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputado pede investimentos para assegurar crescimento do país

05/08/2003 - 00h00

  • Deputado pede investimentos para assegurar crescimento do país

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputado pede investimentos para assegurar crescimento do país
LOC- Começa votação da Reforma da Previdência
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- Após sete horas de intenso debate em duas sessões extraordinárias, pela manhã e à tarde, os deputados encerraram no início da noite de hoje a discussão da proposta de emenda constitucional que altera as regras da Previdência Social.
LOC- A previsão dos líderes é de que a votação da proposta prossiga durante o resto da noite e pela madrugada. Estão presentes, na Casa, 471 deputados.
LOC- Para BOSCO COSTA, do PSDB de Sergipe, a reforma previdenciária é inconstitucional, porque fere os direitos adquiridos dos atuais servidores.
LOC- Mudanças tão profundas, como propõe a PEC enviada pelo governo, só poderiam ser aprovadas por constituintes, defende BOSCO COSTA, observando que as alterações devem valer apenas para quem ingressar no serviço público após a aprovação.
LOC- PAUDERNEY AVELINO, do PFL do Amazonas, reclamou que a reforma da previdência está sendo discutida sem que tenha sido apresentado o relatório final.
LOC- Segundo PAUDERNEY, as votações só poderiam prosseguir após a publicação e distribuição do relatório para os parlamentares.
LOC- Mas o primeiro vice-presidente, INOCÊNCIO OLIVEIRA, afirmou que o relatório que está sendo apreciado pelo Plenário é o mesmo que foi votado na Comissão Especial, e que as modificações ao texto serão feitas através de emendas e destaques.
LOC- Mais informações sobre a apreciação da Reforma da Previdência ao final desta edição.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado critica pressa na votação das reformas
LOC- EDUARDO GOMES, do PSDB de Tocantins, afirmou que a velocidade que o governo está querendo imprimir às reformas impede que os temas sejam discutidos amplamente.
LOC- Para EDUARDO GOMES, o diálogo deve prevalecer, para evitar paralisações dos servidores. Ele defende a negociação com todos os segmentos interessados.
LOC- SERAFIM VENZON, do PSDB catarinense, entende que a reforma tributária tem que levar em conta as pequenas e microempresas, maiores geradoras de empregos.
LOC- De acordo com SERAFIM VENZON, entre 1995 e 2000, o número de empregados nas grandes empresas cresceu 0,3 por cento. Nas micro e pequenas, o crescimento foi de 25,9 por cento.
LOC- ZÉ LIMA, do PP paraense, denunciou o abandono dos municípios da região de Tucuruí, por perderem 50 por cento das suas verbas dos Fundos de Participação dos Municípios e do Desenvolvimento do Ensino Fundamental.
LOC- As áreas atingidas por essas perdas, segundo ZÉ LIMA, foram o setor energético, as rodovias e os assentamentos rurais do INCRA, e para resolver a questão, o prefeito de Tucuruí esteve reunido em Brasília com autoridades federais.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputado pede investimentos para assegurar crescimento do país
LOC- JEFFERSON CAMPOS, do PSB paulista, considera que o governo deve investir, com prioridade, em agricultura, habitação e turismo, para que o país cresça à taxa de cinco por cento ao ano, viabilizando a criação dos empregos prometidos por Lula.
LOC- JEFFERSON CAMPOS ressalva que a economia está paralisada em decorrência da alta carga tributária, dos juros elevados e da falta de dinheiro para concessão de crédito.
LOC- JULIO DELGADO, do PPS mineiro, parabenizou o anúncio, pelo Copom, da queda de um e meio por cento nos juros, atendendo um anseio da sociedade brasileira.
LOC- JULIO DELGADO destacou ainda a importância da frente municipalista que, com a adesão de vários deputados, está realizando importante trabalho para incluir as reivindicações das cidades nas mudanças da reforma tributária.
LOC- GILBERTO NASCIMENTO, do PSB, considera razoável a redução de um e meio por cento na taxa de juros, o que indica que ela pode cair para 23 por cento, ainda em agosto, podendo chegar ao patamar de 14 por cento.
LOC- Mas o deputado paulista entende que o grande problema é a taxa de depósito compulsório dos bancos, de 68 por cento dos depósitos à vista e das poupanças, para manter o equilíbrio do mercado.
LOC- GILBERTO NASCIMENTO salienta que é importante baixar o spread do juros e reduzir a taxa do compulsório para que essas instituições possam financiar a indústria e o comércio.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, do PT, acredita que o Governo Lula proporciona a restauração da cidadania, superando adversidades no plano econômico e criando condições adequadas para a inclusão social.
LOC- O parlamentar fluminense elogiou o Presidente da República por implementar as reformas para reestruturar a nação e programas como o do Primeiro Emprego e de combate ao analfabetismo.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BISCAIA também ressalta o empenho para internacionalizar o Fome Zero, fortalecer as relações comerciais do Brasil com países latino-americanos, e conquistar apoio para que o país ocupe uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- JUNIOR BETÃO, do PPS do Acre, afirmou que a necessidade de inclusão das empresas brasileiras no mercado globalizado obrigou a uma automação que aumentou ainda mais o desemprego.
LOC- JUNIOR BETÃO acredita que, para diminuir o desemprego, é preciso capacitar os jovens para o domínio da tecnologia, garantindo-lhes acesso ao mercado de trabalho.
LOC- VICENTINHO, do PT de São Paulo, alertou para a crise do setor automobilístico provocada pela queda nas vendas, que está levando as empresas a demitir centenas de trabalhadores.
LOC- Para acabar com a crise, VICENTINHO propôs, em projeto de lei, a reformulação das vendas de automóveis pelo sistema de consórcio, garantindo o emprego dos trabalhadores do setor e o recebimento do veículo adquirido pelo consumidor.
LOC- POMPEO DE MATTOS, do PDT gaúcho, defendeu projeto de lei de sua autoria criando o Programa de Medicamentos ao Trabalhador.
LOC- POMPEO DE MATTOS afirmou que a idéia é criar uma parceria entre governo, empresa, trabalhador e planos de saúde, com abatimento de até cinco por cento no imposto de renda para os empresários que participarem do acordo.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado destaca potencial econômico da Baixada Fluminense
LOC- SIMÃO SESSIM, do PP, ressalta que, segundo informe da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense já concentra trinta e nove por cento da receita do estado.
LOC- A região deve receber três bilhões e meio de reais em investimentos industriais, até 2005. SIMÃO SESSIM enfatiza que a Baixada livrou-se do estigma de lugar violento que carregava; e destaca o potencial econômico de Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
LOC- MOREIRA FRANCO, do PMDB, assinala que a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, apresenta boas condições ambientais para abrigar a refinaria que o governo pretende construir, porque possui áreas despovoadas que não serão afetadas com o empreendimento.
LOC- MOREIRA FRANCO espera também que a escolha leve em consideração os lucros gerados por Campos e Macaé ao longo dos vinte e cinco anos em que a Petrobrás explorou petróleo no estado.
LOC- JOVAIR ARANTES, do PSDB, registrou os 87 anos de emancipação de Cristalina e destacou que a cidade possui a maior área irrigada de Goiás, contribuindo para a produção agropecuária do estado, além de ser uma das principais regiões de extração, lapidação e comercialização de pedras semipreciosas.
LOC- LINCOLN PORTELA, do PL de Minas Gerais, denuncia que no Hipermercado de Belo Horizonte, a cinqüenta metros de um posto de vigilância, predomina a ilegalidade. No local, a venda de drogas e artigos roubados ou contrabandeados ocorre livremente.
LOC- LINCOLN PORTELA informou que 52,8 por cento das ocorrências registradas nas imediações do centro comercial são cometidos contra comerciantes e pedestres que freqüentam o local.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- WELINTON FAGUNDES, do PL, alertou para dados divulgados pela Agência Estado, mostrando que o número de focos de incêndio dobrou na primeira quinzena de julho.
LOC- No Estado do Mato Grosso são registradas 74 por cento das ocorrências, lamentou WELINGTON FAGUNDES, observando que as queimadas acontecem todos os anos no período de seca.
LOC- CONFÚCIO MOURA, do PMDB de Rondônia, saudou a nova superintendente da Suframa e sua equipe, destacando que Flávia Grosso, funcionária de carreira há 29 anos, conhece a dinâmica da instituição e apóia a consolidação do parque industrial de Manaus.
LOC- Ao mesmo tempo, CONFÚCIO MOURA critica a inclusão de receitas da Suframa no contingenciamento de recursos, porque são provenientes de taxas e contribuições da movimentação de mercadorias na região.
LOC- ARNON BEZERRA, do PSDB, registrou as festividades em homenagem à padroeira de Independência, no Ceará, elogiando a administração do prefeito Francisco Torres e saudando os municípios vizinhos, como Salitre.
LOC- ARNON BEZERRA destacou, ainda, a terceira Campfest, evento cultural e esportivo, realizado de 25 a 29 de julho, em Campos Sales, cidade administrada pela prefeita Ana Maria Duarte de Figueiredo Arrais.
LOC- MARCELO ORTIZ, do PV, registrou o aniversário de Bananal, município do Vale do Paraíba, em São Paulo, e elogiou a imensa reserva ambiental e o belo patrimônio arquitetônico da cidade. O parlamentar pediu ao governo do estado mais atenção ao turismo de Bananal.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado cobra combate à seca
LOC- JOSÉ CARLOS ELIAS, do PTB, voltou a cobrar medidas do Governo Federal para combater a seca nos municípios do norte do Espírito Santo, que estão em situação de emergência.
LOC- JOSÉ CARLOS ELIAS alerta que o estado é o segundo maior produtor de café do país, mas poderá ter perdas de até quarenta por cento na safra do ano que vem por causa da estiagem.
LOC- ARY VANAZZI, do PT gaúcho, enfatiza que a aqüicultura está emergindo na economia mundial e cita o pólo do Noroeste do Rio Grande do Sul, que produz peixes em cativeiro, aproveitando o potencial hídrico da região.
LOC- ARY VANAZZI observou que o Partido dos Trabalhadores sempre apoiou iniciativas que fixassem o homem ao seu meio-ambiente, e a criação da secretaria para o setor vai viabilizar a pesquisa e a produção, além de estimular o consumo de peixe.
LOC- ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES NETO, do PFL da Bahia, parabenizou o prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy, pela inauguração do Parque Sócioambiental de Canabrava, que, segundo o deputado, é o mais avançado empreendimento de recuperação de área degradada.
LOC- ACM NETO explica que a criação do parque vai propiciar a reciclagem dos dejetos e a instalação de uma usina de gás metano. Ele acrescenta que as crianças que trabalhavam na região foram enviadas para a escola, e os pais, empregados no projeto.
LOC- JOSUÉ BENGTSON, do PTB, exaltou o verão de Salinas, no Pará, que acontece em julho, enquanto o sul do país está no inverno, e ressaltou o clima agradável e a qualidade das instalações hidrominerais da cidade.
LOC- JOÃO BATISTA, do PFL, solicitou, ao Ministério dos Transportes, a recuperação da rodovia BR-156, principal via de ligação entre o Norte e o Sul, escoando os produtos agrícolas paulistas.
LOC- JOÃO BATISTA observa que o trecho mais prejudicado está compreendido entre os municípios de Icém, na fronteira com Minas Gerais, e Ourinhos, no Paraná.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados divergem sobre ações na área educacional
LOC- DOUTOR ROSINHA, do PT paranaense, registrou realizações do Governo Lula na área da educação, entre elas o Programa Brasil Alfabetizado, que prevê a alfabetização de vinte milhões de jovens e adultos em quatro anos, sendo dois milhões em 2003.
LOC- DOUTOR ROSINHA ressalta, ainda, o Programa Escola Ideal a ser implantado em todos os municípios; a ampliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar; o Programa de Valorização e Formação do Professor; a Expansão das unidades de Educação Profissional, e o Programa Diversidade na Universidade.
LOC- Mas a PROFESSORA RAQUEL TEIXEIRA, do PSDB de Goiás, denuncia que o governo Lula não aplicou um centavo, dos cinco milhões de dólares previstos no Orçamento deste ano, no Programa Diversidade na Universidade.
LOC- RAQUEL TEIXEIRA explica que, desde fevereiro, o governo paga uma taxa ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, em função de não ter investido o dinheiro.
LOC- FEU ROSA participou da inauguração do Centro de Educação Digital Aplicada de Tecnologia do Espírito Santo, no município de Domingos Martins.
LOC- Segundo FEU ROSA, o objetivo principal do empreendimento é fazer com que os estudantes e a comunidade tenham acesso à tecnologia de última geração.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado reivindica discussão sobre reforma política
LOC- RONALDO CAIADO, do PFL de Goiás, lamenta a exclusão da reforma política da pauta da convocação extraordinária. Ele recorda que conseguiu apoio para a apreciação, mas 88 parlamentares foram induzidos a retirar as assinaturas.
LOC- Relator da matéria, RONALDO CAIADO vai se empenhar para apresentar substitutivo, ainda neste mês, contendo medidas que moralizem o processo político e aprimorem o sistema eleitoral, para evitar que interferências nas eleições definam os resultados.
LOC- JOÃO ALFREDO, do PT do Ceará, criticou a escolha de André Herzog para ser o novo reitor da Universidade Regional do Cariri, porque não era a primeira indicação da comunidade universitária.
LOC- Para JOÃO ALFREDO, o Governador Lúcio Alcântara decidiu como nos tempos do governo militar, desconsiderando a vontade da maioria, que havia escolhido Plácido Cidade Nuvens.
LOC- JOSÉ CARLOS ARAÚJO, do PFL baiano, criticou o embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, por negar os maus tratos do governo cubano aos prisioneiros políticos que, desde março, cumprem vinte anos de prisão naquele país.
LOC- Lembrando que Tilden Santiago não é diplomata de carreira, JOSÉ CARLOS ARAÚJO repudiou as indicações puramente políticas para cargos diplomáticos.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados querem mais proteção para crianças e adolescentes
LOC- TAKAYAMA, do PSB, quer que os provedores de Internet identifiquem as pessoas que participam de salas virtuais de conversação e fiscalizem a transferência de arquivos com conteúdo pornográfico.
LOC- O deputado paranaense é autor de projeto de lei que obriga os provedores a identificar os internautas pelo número do CPF e está preocupado com o acesso das crianças.
LOC- TAKAYAMA também pediu ao Ministério da Saúde que reavalie ou suspenda a distribuição de preservativos nas escolas públicas, para não incentivar a sexualidade precoce.
LOC- MANATO, do PDT do Espírito Santo, pediu ao governo federal que implemente campanhas claras e objetivas para prevenir o contato de jovens e crianças com as drogas.
LOC- MANATO lembrou que as campanhas veiculadas na TV não esclarecem, apenas amedrontam. O deputado explica que o contato com as drogas começa por volta dos nove anos de idade.
LOC- COSTA FERREIRA, do PFL do Maranhão, é contra a licenciosidade da programação da televisão brasileira, porque influencia a juventude de forma negativa, transmitindo cenas grotescas e de apelo sexual, e ameaça a estabilidade das famílias.
LOC- COSTA FERREIRA cobra medidas do Ministério da Justiça para coibir os desmandos da emissoras de TV, que expõem os jovens a programas sem qualquer valor positivo, como honra e dignidade.
LOC- CHICO ALENCAR, do PT do Rio de Janeiro, recordou os dez anos da chacina da Candelária, em que oito meninos foram assassinados por policiais que formavam um grupo de extermínio.
LOC- CHICO ALENCAR questiona quantos jovens terão que viver e morrer nas ruas antes de serem atendidos por uma política pública eficiente.
LOC- PASTOR REINALDO, do PTB gaúcho, registrou a presença, na Câmara, do jogador Nenê, que atua na NBA, Liga de Basquete Norte-Americana.
LOC- PASTOR REINALDO anunciou que, após Nenê ser recebido pelo Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, ficou acertada a participação do atleta em programa de incentivo ao esporte no Brasil, voltado para crianças e adolescentes.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- LÚCIA BRAGA, do PMN paraibano, pediu à Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Emília Fernandes, que instale casas-abrigo para vítimas de violência doméstica em todo o país.
LOC- LÚCIA BRAGA afirmou que as mulheres, principais vítimas da violência, muitas vezes não podem sair de casa por não terem aonde ir. Ela também reivindica a ampliação do número de delegacias especializadas no atendimento à população feminina.
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT sul-mato-grossense, lembrou o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, comemorado em 25 de julho, e destacou a importância da data na luta pela emancipação da mulher e dos negros na sociedade brasileira.
LOC- JOÃO GRANDÃO ainda registrou a passagem do Dia do Trabalhador Rural, também em 25 de julho.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado critica proposta do governo para reforma agrária
LOC- SANDES JUNIOR, PP de Goiás, disse que o governo Lula da Silva ainda não conseguiu apresentar um projeto de reforma agrária que garanta o direito à propriedade e a ocupação justa da terra e lamentou a onda de violência no campo.
LOC- Segundo SANDES JUNIOR, o Brasil apresenta uma estrutura fundiária arcaica, fruto de uma visão social atrasada de que o direito à propriedade é algo intocável.
LOC- PAULO FEIJÓ, do PSDB, cobrou maior participação do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Habitação, da Caixa Econômica Federal, que vai liberar mais de cinco bilhões de reais para o financiamento da casa própria.
LOC- A construção civil fluminense está passando por uma de suas piores crises, sendo necessário aumentar os investimentos públicos para reaquecer o setor, alerta PAULO FEIJÓ.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- LEODEGAR TISCOSKI, do PP, homenageou o empresário catarinense Edson Gaidzinski, falecido no dia 22 de julho, que presidiu a empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos durante 15 anos, tornando-a uma das maiores exportadoras do ramo.
LOC- MAX ROSENMANN, do PMDB do Paraná, registrou voto de pesar pelo falecimento, no dia 22 de fevereiro, do vereador de Nova Fátima, Alfredo Chaek, do qual só tomou conhecimento recentemente, durante viagem ao interior do estado.
LOC- CELCITA PINHEIRO, do PFL do Mato Grosso, defendeu a implantação do sistema de rádios comunitárias em bairros, distritos e municípios, devido à prestação de serviço que oferecem às suas comunidades, principalmente na área cultural.
LOC- EDSON EZEQUIEL, do PSB, parabenizou George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha, que comemorou 88 anos de idade no dia 18 de julho, sendo homenageado por integrantes da Escola Nacional de Circo e pela Escola de Samba Porto da Pedra.
LOC- EDSON EZEQUIEL lembrou que o artista inspirou milhares de crianças, sendo o primeiro a ter programa na televisão nacional.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB, anunciou que tomou posse na Academia Juazeirense de Letras, na Bahia, e ressaltou a importância de se resguardar a cultura nordestina, por sua riqueza e autenticidade.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- Deputados começam a votar a Reforma da Previdência
LOC- Durante os debates de hoje, os parlamentares reclamaram que a discussão da PEC não deveria avançar, porque o texto apresentado pelo relator, José Pimentel, na comissão especial, estava sendo alterado pela base aliada e pelo governo.
LOC- Mas os deputados favoráveis à aprovação do texto, argumentaram que já houve amplo debate, na Câmara e na sociedade, e que antes da votação final ainda seria possível aprovar emendas, aperfeiçoando a proposta.
LOC- Os parlamentares também reivindicaram acesso dos servidores públicos ao interior da Câmara, para acompanhar os trabalhos. O presidente JOÃO PAULO CUNHA reafirmou que foram distribuídas senhas às entidades representativas e que a entrada foi permitida, conforme a lotação das dependências da Casa.
LOC- Apesar dos tumultos ocorridos na parte externa, a Mesa Diretora conseguiu manter a tranqüilidade para assegurar a continuidade dos trabalhos. Agora há pouco, com o encerramento da discussão, os parlamentares iniciaram a votação.
LOC- A repórter Tatiana Azevedo está no plenário da câmara dos deputados, de onde fala ao vivo para a voz do brasil.
TEC- AO VIVO - Tatiana Azevedo (1’)
“ ..... Tatiana Azevedo para Voz do Brasil”
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h