A Voz do Brasil

Deputados pedem punição rigorosa para acidente em Cataguases

Publicação: 10/04/2003 - 00:00

  • Deputados pedem punição rigorosa para acidente em Cataguases

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- DEPUTADOS PEDEM PUNIÇÃO RIGOROSA PARA ACIDENTE EM CATAGUAZES
LOC- REIVINDICADA REGULAMENTAÇÃO DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
LOC- REAJUSTE DO SERVIDOR PÚBLICO PROVOCA POLÊMICA
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O LÍDER DO PSDB, JUTAHY JUNIOR ESTRANHOU QUE NENHUM LÍDER DO PT OU DO GOVERNO TENHA ANUNCIADO O REAJUSTE DE UM POR CENTO PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS, DEFINIDO PELO GOVERNO.
LOC- JUTAHY JÚNIOR RESSALTOU QUE NENHUM SETOR DO PAÍS CONTRIBUIU TANTO PARA A ELEIÇÃO DE LULA, CONFIANDO NAS PROMESSAS DE REPARAÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS PROVOCADAS PELA INFLAÇÃO.
LOC- JÁ O LÍDER DO PT, NELSON PELLEGRINO, LEMBROU QUE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PASSOU 8 ANOS SEM CONCEDER REAJUSTE AOS SERVIDORES. ELE EXPLICOU QUE O AUMENTO ANUNCIADO POR LULA É O POSSÍVEL, DENTRO DO ORÇAMENTO DEIXADO PELO GOVERNO ANTERIOR.
LOC- DE ACORDO COM O DEPUTADO BAIANO, FOI RESERVADO UM BILHÃO E CEM MIL REAIS PARA O AUMENTO E O GOVERNO DECIDIU GASTAR QUINHENTOS MILHÕES COM UMA REPOSIÇÃO LINEAR.
LOC- PELLEGRINO ACRESCENTA QUE OS OUTROS SEISCENTOS MILHÕES DE REAIS SERÃO APLICADOS NA CRIAÇÃO DE UM ADICIONAL DE 63 REAIS PARA OS SERVIDORES DE MENOR FAIXA SALARIAL, REPRESENTANDO UM AUMENTO MÉDIO DE 13 POR CENTO, O QUE BENEFICIA 75 POR CENTO DA CATEGORIA.
LOC- PAULO FEIJÓ, DO PSDB FLUMINENSE, CRITICOU O REAJUSTE DE UM POR CENTO PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS, INFERIOR AOS 2,35 POR CENTO QUE ESTAVAM PREVISTOS NO ORÇAMENTO DA UNIÃO.
LOC- PAULO FEIJÓ COBROU COERÊNCIA DO PT, ENTRE O DISCURSO QUE FAZIA QUANDO ERA OPOSIÇÃO E O QUE ESTÁ FAZENDO AGORA QUE É GOVERNO.
LOC- INALDO LEITÃO, DO PSDB PARAIBANO, TAMBÉM CRITICOU O REAJUSTE CONCEDIDO AO FUNCIONALISMO, SALIENTANDO QUE O PT DEFENDIA 49,7 POR CENTO QUANDO ESTAVA NA OPOSIÇÃO.
LOC- INALDO LEITÃO REGISTROU QUE O SUPERÁVIT PRIMÁRIO DE 4,25 POR CENTO PREVISTO PARA ESTE ANO É O MAIOR RECORDE DE APERTO FISCAL JÁ REGISTRADO NO BRASIL, PROVOCANDO O AUMENTO DO DESEMPREGO E A DIMINUIÇÃO DA RENDA DO TRABALHADOR.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS DEBATEM A REFORMA PREVIDENCIÁRIA
LOC- A PREVIDÊNCIA NÃO É NEGÓCIO; É INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA. QUEM AFIRMA É ALICE PORTUGAL, DO PCDOB BAIANO, QUE PEDIU AO GOVERNO UMA REFORMA PREVIDENCIÁRIA HUMANA, E NÃO, ORIENTADA PELO MERCADO FINANCEIRO.
LOC- A DEPUTADA DENUNCIA A TENTATIVA DOS FUNDOS DE PENSÃO E DA MÍDIA DE ATRIBUIR O DÉFICIT PREVIDENCIÁRIO AOS SERVIDORES, PARA EXPLORAREM O MERCADO DAS PREVIDÊNCIAS COMPLEMENTARES.
LOC- PARA ALICE PORTUGAL, OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO SISTEMA SÃO A CORRUPÇÃO, A INFORMALIDADE E A FALTA DE RECOLHIMENTO DAS GRANDES EMPRESAS.
LOC- DANIEL ALMEIDA, DO PCDOB DA BAHIA, TAMBÉM CONDENA O TRATAMENTO DADO AOS SERVIDORES NA DISCUSSÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, COMO VILÕES DO SISTEMA.
LOC- DANIEL ALMEIDA EXPLICOU QUE A PARTICIPAÇÃO DO SEU PARTIDO NO GOVERNO LULA DECORRE DE UMA ALIANÇA CONSOLIDADA DESDE 1989, PARA BUSCAR SOLUÇÕES PARA A CRISE BRASILEIRA, MAS LEMBRA QUE A REFORMA TRIBUTÁRIA, POR EXEMPLO, NÃO PODE ELEVAR O ÔNUS DE QUEM VIVE DE SALÁRIO.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN, DO PCDOB DO AMAZONAS, POR SUA VEZ, REGISTROU MANIFESTAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, DIA 8 PASSADO, EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA E CONTRA A APROVAÇÃO DO PLP NÚMERO NOVE, QUE INSTITUI OS FUNDOS DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN CONSIDERA QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA DEVERIA COMEÇAR PELO REGIME GERAL, PERMITINDO A INCLUSÃO DOS TRABALHADORES QUE ESTÃO NO MERCADO INFORMAL.
LOC- MAX ROSENMANN, DO PMDB PARANAENSE, DEFENDE A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DAS EMPRESAS, COMO FORMA DE ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE EMPREGOS E REDUZIR A INFORMALIDADE.
LOC- INDICADO PELO PMDB PARA INTEGRAR A COMISSÃO ESPECIAL QUE VAI ANALISAR A REFORMA TRIBUTÁRIA, RONSENMANN EXPLICA QUE O TOTAL DE IMPOSTOS QUE INCIDE SOBRE O SETOR PRODUTIVO INIBE AS CONTRATAÇÕES.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO COBRA INFORMAÇÕES SOBRE A SUDAM
LOC- ZÉ LIMA, DO PPB DO PARÁ, QUER INFORMAÇÕES DO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SOBRE AS PROVIDÊNCIAS JÁ ADOTADAS E PREVISTAS PARA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DECORRENTES DA EXTINÇÃO DA SUDAM, COM A CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA.
LOC- SEGUNDO ZÉ LIMA, O GOVERNO FEDERAL AINDA NÃO SE POSICIONOU SOBRE O DESTINO DO ACERVO MATERIAL E HUMANO DA SUPERINTENDÊNCIA E, MUITO MENOS, SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA AGÊNCIA, O QUE ACREDITA SER UMA DESCONSIDERAÇÃO COM A AMAZÔNIA.
LOC- LUIZ ALBERTO, DO PT DA BAHIA, DENUNCIOU A SITUAÇÃO VEXATÓRIA DOS TRABALHADORES DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, QUE, IMPEDIDOS DE SEREM RECEBIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO, NÃO PODEM EXPOR A QUESTÃO DOS SEUS CRÉDITOS E OUTROS DIREITOS.
LOC- DENTRE AS IRREGULARIDADES DENUNCIADAS PELO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA BÁRBARA, LUIZ ALBERTO CITOU A APROPRIAÇÃO INDÉBITA DE MENSALIDADES E CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS E DESRESPEITO AO PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, DO PSB, PEDIU AO GOVERNO PERNAMBUCANO QUE INTENSIFIQUE OS CUIDADOS COM A PREVENÇÃO DA DENGUE DO TIPO TRÊS NO SERTÃO DO ESTADO.
LOC- DOS QUASE CINCO MIL CASOS NOTIFICADOS, APENAS 644 OCORRERAM EM RECIFE, INFORMA GONZAGA PATRIOTA, ALERTANDO QUE AS REGIÕES COM MAIOR RISCO DE EPIDEMIA SÃO AS DE ARARIPINA E ARCOVERDE.
LOC- HELENO SILVA, DO PL, APELOU AO GOVERNO FEDERAL QUE ESTENDA O FOME ZERO AOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DE SERGIPE E RECLAMOU QUE O PROGRAMA NÃO UTILIZA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO CRITÉRIO DE SELEÇÃO PARA O ATENDIMENTO.
LOC- HELENO SILVA LEU CARTA EM QUE O PREFEITO DE POÇO REDONDO, FREI ENOQUE, RELATA QUE CINCO MIL FAMÍLIAS ESTÃO VIVENDO EM ESTADO DE CALAMIDADE. ELE RECLAMA TAMBÉM QUE O MUNICÍPIO DE PORTO DA FOLHA POSSUI O MENOR IDH DA REGIÃO, MAS NÃO FOI ATENDIDO.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- ROBÉRIO NUNES, DO PFL, CHAMOU ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DO CONVÊNIO FIRMADO ENTRE O GOVERNO DA BAHIA E A CODEVASF, PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DO BAIXIO DO IRECÊ.
LOC- A PROPOSTA POSSIBILITA A OCUPAÇÃO, PLANTIO E IRRIGAÇÃO NO MÉDIO SÃO FRANCISCO, RECUPERANDO A CAPACIDADE PRODUTIVA DA REGIÃO E CRIANDO MAIS DE 180 MIL EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS, DESTACA ROBÉRIO NUNES.
LOC- FERNANDO DE FABINHO, DO PFL, RECLAMA MEDIDAS URGENTES DE COMBATE AOS EFEITOS DA SECA NO NORDESTE QUE, APENAS NA BAHIA JÁ OBRIGARAM 143 PREFEITURAS A DECRETAR ESTADO DE EMERGÊNCIA.
LOC- FERNANDO DE FABINHO DESTACA QUE, ENQUANTO AGUARDA A AÇÃO FEDERAL, O GOVERNADOR PAULO SOUTO VEM DISTRIBUINDO CESTAS BÁSICAS A 140 MUNICÍPIOS, COM RECURSOS ESTADUAIS.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- HERMES PARCIANELLO REGISTROU O FALECIMENTO DO PROFESSOR MOACIR LEME DA SILVA, HOJE, EM CASCAVEL, NO PARANÁ, RESSALTANDO AS QUALIDADES DO HOMENAGEADO, QUE OCUPOU VÁRIOS CARGOS IMPORTANTES, DENTRE ELES O DE PRESIDENTE DO PMDB LOCAL E SECRETARIAS MUNICIPAIS.
LOC- AGNALDO MUNIZ, DO PPS, DESTACOU OS 74 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE GUAJARÁ-MIRIM, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO MUNICÍPIO, UM DOS MAIS ANTIGOS DE RONDÔNIA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- PROSSEGUEM PROTESTOS CONTRA INVASÃO DO IRAQUE
LOC- ARLINDO CHINAGLIA, DO PT DE SÃO PAULO, APONTOU A INVASÃO DO IRAQUE COMO UMA DEMONSTRAÇÃO DE RETROCESSO NOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS DOS ESTADOS UNIDOS, QUE COLOCARAM O INTERESSE PELO PETRÓLEO E PELA ÁGUA DA REGIÃO ACIMA DAS DETERMINAÇÕES DA ONU.
LOC- ARLINDO CHINAGLIA CONDENA O MASSACRE DE CIVIS, MULHERES E CRIANÇAS, APÓS UMA INSPEÇÃO MINUCIOSA DA ONU QUE PROVOU QUE O PAÍS ESTAVA DESARMADO.
LOC- RENILDO CALHEIROS, DO PCDOB DE PERNAMBUCO, LAMENTOU QUE O ATAQUE DOS ESTADOS UNIDOS AO IRAQUE TENHA SIDO PROVOCADO PELA POLÍTICA EXPANCIONISTA AMERICANA.
LOC- SEGUNDO RENILDO CALHEIROS, OS NORTE-AMERICANOS UTILIZARAM A ONU PARA DESARMAR O IRAQUE ANTES DE INVADI-LO. ELE TAMBÉM ALERTOU PARA OS RISCOS QUE ESSA ATITUDE PODE REPRESENTAR PARA O BRASIL, QUE POSSUI GRANDES RESERVAS DE ÁGUA DOCE E RIQUEZAS NATURAIS.
LOC- ANTONIO CARLOS PANNUNZIO, DO PSDB PAULISTA, COMPAROU RELATOS FEITOS HÁ 3 ANOS SOBRE AS INTENÇÕES DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, GEORGE BUSH, COM O LIVRO "MINHA LUTA", ESCRITO POR ADOLF HITLER, ANTES DE LEVAR A ALEMANHA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
LOC- PANNUNZIO DESTACOU TRECHOS DE ARTIGOS PUBLICADOS NO ANO 2000, EM QUE ASSESSORES PRÓXIMOS DO PRESIDENTE NORTE-AMERICANO SUGEREM QUE OS PAÍSES INIMIGOS TIVESSEM SEUS GOVERNOS SUBSTITUÍDOS, ATÉ MESMO COM O USO DA FORÇA.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NILSON MOURÃO, DO PT DO ACRE, CONSIDERA ABSURDO QUE OS ESTADOS UNIDOS GASTEM BILHÕES DE DÓLARES COM A DESTRUIÇÃO DE VIDAS E DE SÍTIOS HISTÓRICOS, ENQUANTO O MUNDO ENFRENTA PROBLEMAS COMO FOME, DOENÇAS E DESEMPREGO.
LOC- NILSON MOURÃO REGISTROU MARCHA DE PROTESTO CONTRA A GUERRA, REALIZADA EM RIO BRANCO, NO DIA 4 DE ABRIL, E MANIFESTOU SOLIDARIEDADE ÀS MULHERES, CRIANÇAS E IDOSOS QUE ESTÃO SENDO MASSACRADOS NO IRAQUE.
LOC- JÁ O DEPUTADO SANDES JÚNIOR, DO PPB DE GOIÁS, ELOGIOU AS MEDIDAS ADOTADAS PELA EQUIPE ECONÔMICA DO GOVERNO, QUE EVITOU QUE A GUERRA NO IRAQUE CAUSASSE PREJUÍZOS À ECONOMIA.
LOC- O RISCO BRASIL BAIXOU E A ECONOMIA RECUPEROU CREDIBILIDADE INTERNA E INTERNACIONAL, ANALISA SANDES JÚNIOR, ESPERANDO QUE O GOVERNO SAIBA TIRAR PROVEITO DO PERÍODO PÓS-GUERRA.
LOC- TELMA DE SOUZA, DO PT DE SÃO PAULO, AFIRMOU QUE A GUERRA DO IRAQUE CONFIRMA A ARROGÂNCIA NORTE-AMERICANA, CRIANDO PRECEDENTE PERIGOSO, AO DESRESPEITAR A ONU.
LOC- TELMA DE SOUZA ACREDITA QUE O MOMENTO É PROPÍCIO PARA SE DISCUTIR AS RELAÇÕES DO BRASIL COM OS ESTADOS UNIDOS, QUE TAXAM NOSSOS PRODUTOS E PROÍBEM A NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM, ENQUANTO EXIGEM MERCADO ABERTO PARA SEUS PRODUTOS.
LOC- VIGNATTI, DO PT DE SANTA CATARINA, SOLICITOU, AO GOVERNO FEDERAL, QUE INICIE UMA CAMPANHA PARA A TRANSFERÊNCIA DA SEDE DAS NAÇÕES UNIDAS DE NOVA IORQUE PARA UM PAÍS NEUTRO.
LOC- VIGNATTI AFIRMOU QUE, PARA GARANTIR A PAZ ENTRE OS POVOS, A ONU NÃO PODE ESTAR EM UM PAÍS BELICISTA COMO OS ESTADOS UNIDOS.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS PEDEM PUNIÇÃO RIGOROSA PARA ACIDENTE EM CATAGUAZES
LOC- FERNANDO GONÇALVES, DO PTB, AFIRMOU QUE O ACIDENTE PROVOCADO PELA COMPANHIA CATAGUAZES PAPEL FOI UM DOS MAIORES JÁ OCORRIDOS NO PAÍS E AMEAÇA O FUTURO DE COMUNIDADES INTEIRAS NA REGIÃO NOROESTE DO RIO DE JANEIRO.
LOC- O VAZAMENTO ATINGIU 185 QUILÔMETROS DE RIOS, EM NOVE MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, E JÁ CHEGA AO ESPÍRITO SANTO.
LOC- NA OPINIÃO DE FERNANDO GONÇALVES HOUVE, NO MÍNIMO, OMISSÃO POR PARTE DOS DIRETORES DA EMPRESA QUE NÃO PODEM FICAR IMPUNES DIANTE DA GRAVIDADE E EXTENSÃO DO PROBLEMA GERADO. ELE PEDE QUE A LEGISLAÇÃO SEJA APLICADA COM RIGOR.
LOC- BERNARDO ARISTON, DO PSB DO RIO DE JANEIRO, TAMBÉM REIVINDICA PUNIÇÃO PARA OS EMPRESÁRIOS RESPONSÁVEIS PELA CONTAMINAÇÃO DOS RIOS POMBA E PARAÍBA DO SUL.
LOC- BERNARDO ARISTON FRISOU QUE O DESASTRE RESULTOU EM GRANDES PREJUÍZOS PARA O ECOSSISTEMA, PARA A ECONOMIA E PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO.
LOC- RENATO CASAGRANDE, DO PSB DO ESPÍRITO SANTO, POR SUA VEZ, AFIRMA QUE O ACIDENTE AMBIENTAL DE CATAGUAZES DEMONSTRA A OMISSÃO DO PODER PÚBLICO, POIS A FÁBRICA DE PAPEL ESTAVA FUNCIONANDO SEM ALVARÁ.
LOC- RENATO CASAGRANDE DEFENDE A APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A CONCESSÃO DE ALVARÁS, E MAIS RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS.
LOC- O DEPUTADO VALDENOR GUEDES, DO PPB DO AMAPÁ, RESSALTOU QUE A TRAGÉDIA SERVE DE ALERTA A RESPEITO DO QUE OCORRE NO BRASIL E NO MUNDO EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS QUÍMICOS QUE CONTAMINAM OS RIOS.
LOC- VALDENOR GUEDES, QUE É QUÍMICO E JÁ TRABALHOU EM EMPRESA SEMELHANTE À CATAGUAZES, DESCREVEU PROCESSOS MAIS MODERNOS PARA A OBTENÇÃO DE PAPEL E DESTACOU O NÍVEL ELEVADO DE CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- GRUPO DE TRABALHO REIVINDICA VERBA PARA AJUDAR MUNICÍPIOS ATINGIDOS POR VAZAMENTO TÓXICO
LOC- O GRUPO DE TRABALHO FORMADO PELA CÂMARA PARA ACOMPANHAR O DESASTRE AMBIENTAL PROVOCADO PELA EMPRESA CATAGUAZES, EM MINAS GERAIS, VAI TENTAR CONSEGUIR RECURSOS FEDERAIS PARA AJUDAR OS MUNICÍPIOS ATINGIDOS.
LOC- O DEPUTADO SANDRO MATTOS, DO PSB, RELATOU A VISITA DO GRUPO AO RIO DE JANEIRO. ELE INFORMOU QUE OS PREFEITOS DAS CIDADES ATINGIDAS ENCAMINHARAM RELATÓRIOS SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA POPULAÇÃO LOCAL.
TEC- SONORA (25”) – SANDRO MATTOS: “EM CIMA DESSES RELATÓRIOS, ESTAMOS PEDINDO AO GOVERNO FEDERAL QUE CONSIGA MANDAR URGENTEMENTE PARA A CÂMARA UMA MEDIDA PROVISÓRIA PARA QUE COM ISSO CONSIGAMOS ALGUNS RECURSOS PARA ESSES MUNICÍPIOS ATINGIDOS, TANTO NO ESTADO DO RIO JANEIRO COMO TAMBÉM OS SITIANTES QUE ESTÃO LÁ EM MINAS GERAIS. PORQUE SÃO 45 SITIANTES, QUE REALMENTE ESTÃO NUMA SITUAÇÃO TAMBÉM MUITO DIFÍCIL.”
LOC- SANDRO MATTOS INFORMOU QUE A CEDAE JÁ ESTÁ TRATANDO A ÁGUA DO RIO, E O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E O IBAMA ESTÃO PRORROGANDO O DEFESO, PARA QUE OS PESCADORES POSSAM CONTAR COM UMA FONTE DE RENDA.
LOC- O GRUPO DE TRABALHO TAMBÉM VAI ENCAMINHAR PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO NA LEI DE FALÊNCIAS. O OBJETIVO É FAZER COM QUE OS NOVOS PROPRIETÁRIOS DE UMA EMPRESA FALIDA SEJAM RESPONSÁVEIS PELOS RESÍDUOS TÓXICOS PRODUZIDOS NA GESTÃO ANTERIOR.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- ACIDENTE AMBIENTAL ALERTA PARA RISCOS EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS
LOC- O VAZAMENTO DE RESÍDUOS TÓXICOS EM MINAS GERAIS CHAMOU A ATENÇÃO DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS. O DEPUTADO PEDRO FERNANDES, DO PTB, PEDIU AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE QUE TOME MEDIDAS PREVENTIVAS PARA IMPEDIR A POLUIÇÃO DOS RIOS DO MARANHÃO.
LOC- DE ACORDO COM PEDRO FERNANDES, O RIO ITAPECURU AGONIZA E O RIO ANIL, EM SÃO LUÍS, ESTÁ MORTO.
LOC- SIMÃO SESSIM, DO PPB DO RIO DE JANEIRO, QUER QUE O GOVERNO FEDERAL E A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS TOMEM AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS CONTRA A IMPUNIDADE E O DESRESPEITO À VIDA.
LOC- LUCIANO ZICA, DO PT PAULISTA, ALERTOU QUE EXISTEM MAIS DE 15 MIL ÁREAS CONTAMINADAS EM TODO O PAÍS E PEDIU A ABERTURA DE CPI PARA IDENTIFICAR OS RESPONSÁVEIS POR ACIDENTES AMBIENTAIS.
LOC- LUCIANO ZICA INFORMOU QUE A COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR JÁ INICIOU O DEBATE SOBRE O ACIDENTE ECOLÓGICO PROVOCADO PELA COMPANHIA DE PAPEL CATAGUAZES.
LOC- SARNEY FILHO, DO PV DO MARANHÃO, TAMBÉM ADVERTIU AS AUTORIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS PARA O RISCO DE NOVOS ACIDENTES ECOLÓGICOS E DEFENDEU A FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA EM TODAS AS INDÚSTRIAS QUE PODEM CAUSAR DANOS AO MEIO AMBIENTE.
LOC- AO LER MANIFESTO DO PARTIDO VERDE SOBRE O PROBLEMA, SARNEY FILHO LEMBROU QUE A LEGISLAÇÃO OBRIGA NÃO SOMENTE O PAGAMENTO DA MULTA, MAS TAMBÉM O RESSARCIMENTO ÀS VÍTIMAS E A RECUPERAÇÃO DO LOCAL DEGRADADO.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, DO PFL DE PERNAMBUCO, ALERTOU PARA A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO, EM TODO MUNDO, COM AS RESERVAS DE ÁGUA E SUA UTILIZAÇÃO, DIANTE DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E DA RÁPIDA DETERIORAÇÃO DAS NASCENTES DOS RIOS.
LOC- SEGUNDO INOCÊNCIO OLIVEIRA, DOS 6,2 BILHÕES DE HABITANTES DO PLANETA, 1,2 BILHÃO NÃO TEM ÁGUA PARA BEBER E 2,4 BILHÕES NÃO DISPÕE DE UM SISTEMA DE SANEAMENTO ADEQUADO, A EXEMPLO DO QUE OCORRE NO NORDESTE NO PERÍODO DA SECA.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- DEPUTADO PEDE REGULAMENTAÇÃO DA POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL
LOC- ANDRÉ LUIZ, DO PMDB DO RIO DE JANEIRO, PEDIU AO GOVERNO QUE REGULAMENTE A POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL, CRIADA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, DESTACANDO QUE OS POLICIAIS PODEM SER APROVEITADOS PELA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA.
LOC- ANDRÉ LUIZ AFIRMOU QUE, NO MOMENTO EM QUE SE DISCUTE A SEGURANÇA PÚBLICA, É INACEITÁVEL QUE A POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL CONTINUE SUBAPROVEITADA, SEM PODERES DE POLÍCIA.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, DO PSB DO RIO DE JANEIRO, APELOU AO GOVERNO FEDERAL QUE DÊ APOIO À GOVERNADORA ROSINHA MATHEUS NO COMBATE E CONTENÇÃO DA ESCALADA DA VIOLÊNCIA, RESTABELECENDO A PAZ NO ESTADO.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO DESTACOU DECLARAÇÃO DE UM TURISTA IRAQUIANO ASSALTADO NO RIO DE QUE PREFERIA ESTAR NO IRAQUE.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, DO PCDOB DO ACRE, REGISTROU O DESCASO DO GOVERNO FHC COM A SEGURANÇA PÚBLICA, DENUNCIADO PELA FOLHA DE SÃO PAULO, QUE DEMONSTROU QUE O COMBATE AO CRIME NÃO FOI DETERMINADO COMO PRIORIDADE DA POLÍCIA FEDERAL.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA REGISTROU QUE, EM UMA LISTA DE 43 ITENS, O COMBATE AO CRIME ORGANIZADO ESTÁ EM TRIGÉSIMO SEGUNDO LUGAR, EXIGINDO POR PARTE DO GOVERNO LULA UMA REESTRUTURAÇÃO NAS FUNÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL.
LOC- IRINY LOPES, DO PT, AFIRMOU QUE O PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, PREVENDO A UNIFICAÇÃO DAS AÇÕES DAS POLÍCIAS, É FUNDAMENTAL PARA O COMBATE AO CRIME ORGANIZADO NO ESPÍRITO SANTO.
LOC- IRINY LOPES LEMBROU AS RECENTES MORTES DE DOIS JUÍZES EM REPRESÁLIA ÀS AÇÕES DE VIGILÂNCIA DENTRO DOS PRESÍDIOS. A DEPUTADA RESSALTOU QUE O RESPEITO AOS DIREITOS DOS PRESOS NÃO PODE SER CONFUNDIDO COM FALTA DE VIGILÂNCIA, COMO VINHA OCORRENDO.
LOC- ANTÔNIO NOGUEIRA, DO PT DO ACRE, PROPÔS QUE 2005 SEJA TRANSFORMADO NO ANO NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA, DEDICADO À DISCUSSÃO DE TEMAS RELACIONADOS À SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC- ANTÔNIO NOGUEIRA AFIRMOU QUE A CRESCENTE VIOLÊNCIA NO BRASIL ESTÁ COLOCANDO EM RISCO O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. O DEPUTADO PROPÔS AINDA QUE O DIA 23 DE JULHO SEJA TRANSFORMADO NO DIA DA CONSCIÊNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA.
LOC- ALEXANDRE SANTOS, DO PSDB, PEDIU AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E À POLÍCIA FEDERAL QUE REALIZEM MOVIMENTO EM FAVOR DO RIO DE JANEIRO, QUE ESTÁ ENFRENTANDO UMA VERDADEIRA GUERRA CIVIL.
LOC- ALEXANDRE SANTOS TAMBÉM LEMBROU O DÉCIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS, UM DOS QUE MAIS SE DESENVOLVE NA COSTA SUL FLUMINENSE.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS DEFENDEM OBRIGATORIEDADE DE DIPLOMA PARA JORNALISTAS
LOC- PASTOR AMARILDO, DO PSB DE TOCANTINS, VOLTOU A DISCORDAR DA DECISÃO DA JUÍZA CARLA RISTER, DA JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO, QUE REVOGA A OBRIGATORIEDADE DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA.
LOC- PASTOR AMARILDO ESTRANHA A DECISÃO QUE CONSIDERA PREOCUPANTE, POIS CRIA CONDIÇÕES PARA QUE OS OPORTUNISTAS USEM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA DENEGRIR A IMAGEM PRINCIPALMENTE DO HOMEM PÚBLICO, EM TROCA DE CINCO MINUTOS DE FAMA.
LOC- EM NOME DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO PARANÁ E DA FENAJ, O PASTOR OLIVEIRA FILHO, DO PL, DEFENDEU A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA, AFIRMANDO QUE O JORNALISTA PRECISA TER RESPONSABILIDADE COM A NOTÍCIA.
LOC- OLIVEIRA FILHO LEMBROU QUE OS JORNALISTAS SÃO PROFISSIONAIS ACOSTUMADOS A GRANDES LUTAS, INCLUSIVE PERSEGUIÇÕES EM PERÍODOS DE EXCEÇÃO E DESTACOU A MORTE DE JORNALISTAS NA GUERRA DO IRAQUE.
LOC- SELMA SCHONS, DO PT DO PARANÁ, POR SUA VEZ, REGISTROU OS 95 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, COMPLETADOS NO DIA 7, MARCADOS POR LUTAS COMO A DO “PETRÓLEO É NOSSO”, QUE LEVOU À CRIAÇÃO DA PETROBRÁS, E A DA “ANISTIA JÁ”.
LOC- SELMA SCHONS LEMBROU JORNALISTAS QUE MORRERAM NO CUMPRIMENTO DO DEVER, ENTRE ELES WLADIMIR HERZOG E TIM LOPES.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO ANUNCIA MUDANÇAS NO PPB
LOC- FRANCISCO DORNELLES COMUNICOU QUE O PPB REALIZOU SUA CONVENÇÃO NACIONAL, ELEGENDO NOVA DIRETORIA E MUDOU O NOME DO PARTIDO, QUE PASSA A SE CHAMAR PARTIDO PROGRESSISTA, TENDO O DEPUTADO PEDRO CORRÊA COMO PRESIDENTE NACIONAL.
LOC- SEGUNDO FRANCISCO DORNELLES, O PP VAI MANTER SUA POSIÇÃO DE INDEPENDÊNCIA PERANTE O GOVERNO LULA, MAS APOIARÁ AS PROPOSTAS COMPATÍVEIS COM O PROGRAMA PARTIDÁRIO, INCLUSIVE AS REFORMAS QUE CONSIDERA IMPORTANTES PARA O PAÍS.
LOC- A ATUAÇÃO DO EX-DEPUTADO, SENADOR E MINISTRO ROBERTO CAMPOS FOI LEMBRADA PELA CÂMARA, HOJE, EM SESSÃO SOLENE REQUERIDA PELO DEPUTADO JÚLIO LOPES, DO PPB DO RIO DE JANEIRO.
LOC- JULIO LOPES SALIENTOU QUE, APESAR DE TER SIDO MUITO COMBATIDO, ROBERTO CAMPOS FOI UM DEFENSOR DOS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS E DA LIBERDADE ECONÔMICA.
TEC- SONORA (27”) – JÚLIO LOPES: “EM FUNÇÃO DA OBJETIVIDADE, DA CLAREZA DO PENSAMENTO DE ROBERTO CAMPOS, TÃO COMBATIDO, E QUE AGORA COM SUAS IDÉIAS TÃO PRESENTES, POR EXEMPLO, A INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL, O REVIGORAR DO BANCO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PROPOSTO E CRIADO POR ELE; TODOS ESSES TEMAS, SÃO TÃO PRESENTES NA ECONOMIA NACIONAL, QUE ACHEI QUE ERA MUITO IMPORTANTE HOMENAGEAR, NÃO SÓ A VIDA E A OBRA DE ROBERTO CAMPOS, MAS SOBRETUDO SUAS IDÉIAS.”
LOC- O PRESIDENTE DA CÂMARA, JOÃO PAULO CUNHA, RECONHECEU O ESPÍRITO PÚBLICO DE ROBERTO CAMPOS, SUA INTELIGÊNCIA E VISÃO AMPLA; E O IMPORTANTE PAPEL QUE DESEMPENHOU NA HISTÓRIA ECONÔMICA BRASILEIRA.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- GERSON GABRIELLI, DO PFL BAIANO, HOMENAGEOU OS 90 ANOS DE CRIAÇÃO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE, DESTACANDO AS VITÓRIAS MUNDIAIS INTERCLUBES DE 62 E 63 E A FIGURA DO REI PELÉ.
LOC- GABRIELLI RECORDOU QUE, EM EXCURSÃO PARA A ÁFRICA, EM 1970, A EQUIPE BRASILEIRA DE FUTEBOL CONSEGUIU QUE AS CIDADES DE BRAZZAVILLE E A CAPITAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO FIZESSEM UM CESSAR-FOGO, PARA ADMIRAR O FUTEBOL SANTISTA.
LOC- A CÂMARA REALIZOU SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO SANTOS, ATENDENDO REQUERIMENTO DA DEPUTADA TELMA DE SOUZA, DO PT PAULISTA, QUE DESTACOU O PAPEL DO CLUBE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE SANTOS E DA BAIXADA SANTISTA.
LOC- EX-PREFEITA DE SANTOS, TELMA DE SOUZA ENFATIZOU QUE O FATO DE PELÉ TER INTEGRADO A EQUIPE FEZ COM QUE O MUNICÍPIO SE TORNASSE CONHECIDO EM TODO O MUNDO.

TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS...
LOC- APESAR DE LIDOS OS RELATÓRIOS DE DUAS DAS TRÊS MEDIDAS PROVISÓRIAS QUE ESTAVAM NA PAUTA DE HOJE, A CÂMARA ADIOU A VOTAÇÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA.
LOC- O PRESIDENTE DA CÂMARA, JOÃO PAULO CUNHA, MARCOU ORDEM DO DIA PARA SEGUNDA-FEIRA, EM FUNÇÃO DO FERIADO, E PRETENDE AVANÇAR NA APRECIAÇÃO DAS MPS QUE TRANCAM A PAUTA.
LOC- FICOU PARA A SEMANA A VOTAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA QUE VOLTA A ISENTAR DE IPI OS AUTOMÓVEIS COMPRADOS POR TAXISTAS E DEFICIENTES- FÍSICOS.
LOC- FOI ADIADA TAMBÉM A APRECIAÇÃO DA MEDIDA QUE ORGANIZOU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E CRIOU OS NOVOS MINISTÉRIOS.
LOC- OUTRA PROPOSTA NÃO APRECIADA DIMINUI A COBRANÇA DE PIS/PASEP E COFINS DAS COOPERATIVAS.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições