A Voz do Brasil

Deputados elogiam Medidas para ajudar o Rio de Janeiro

Publicação: 28/02/2003 - 00:00

  • Deputados elogiam Medidas para ajudar o Rio de Janeiro

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- DEPUTADOS ELOGIAM MEDIDAS PARA AJUDAR O RIO DE JANEIRO
LOC- LÍDER DO PTB É CONTRA CPI DOS GRAMPOS TELEFÔNICOS
LOC- PT PROPÕE A CRIAÇÃO DE MAIS COMISSÕES SOBRE REFORMAS
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- NELSON PELLEGRINO, DO PT DA BAHIA, PROPÔS AO PRESIDENTE DA CÂMARA, JOÃO PAULO CUNHA, A CRIAÇÃO DE DUAS COMISSÕES ESPECIAIS, ALÉM DAS QUATRO QUE JÁ ESTÃO FUNCIONANDO, PARA ANALISAR A REFORMA DO JUDICIÁRIO E A REFORMA DA SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC- NO CASO DA SEGURANÇA, PELLEGRINO CONSIDERA URGENTE O DEBATE SOBRE TODOS OS PROJETOS EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA QUE POSSAM MELHOR APARELHAR O ESTADO NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO.
LOC- ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO, DO PSDB DE SÃO PAULO, APOIOU A PROPOSTA DO LÍDER DO PT DE CRIAÇÃO DE COMISSÕES, MESMO QUE OS PROJETOS DO GOVERNO NÃO TENHAM CHEGADO À CASA, PARA QUE OS DEPUTADOS POSSAM AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE OS TEMAS.
LOC- PANNUNZIO, ENTRETANTO, QUER DEBATER A COMPOSIÇÃO DESSAS COMISSÕES JUNTO COM OS DEMAIS LÍDERES PARTIDÁRIOS.
LOC- PROFESSOR LUIZINHO, DO PT PAULISTA, AFIRMOU QUE O PRESIDENTE JOÃO PAULO CUNHA DEU UMA DEMONSTRAÇÃO DE SINTONIA COM AS EXPECTATIVAS DO POVO BRASILEIRO AO CRIAR COMISSÕES ESPECIAIS PARA AS REFORMAS TRIBUTÁRIA, TRABALHISTA, POLÍTICA E DA PREVIDÊNCIA.
LOC- NA OPINIÃO DO PROFESSOR LUIZINHO, JOÃO PAULO VAI SABER RESPONDER COM RAPIDEZ ÀS NECESSIDADES SOCIAIS.
LOC- JÁ O DEPUTADO CARLOS ALBERTO LERÉIA, DO PSDB DE GOIÁS, ACREDITA QUE A FALTA DE CONSENSO DENTRO DO GOVERNO SINALIZA O GRAU DE DIFICULDADES QUE O EXECUTIVO VAI TER PARA APROVAR AS REFORMAS.
LOC- NA AVALIAÇÃO DE LERÉIA, O GOVERNO DEVE SE CONCENTRAR APENAS NA APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA, PARA REDUZIR A CARGA FISCAL QUE JÁ ESTÁ EM 35 POR CENTO DO VALOR DO PIB.
LOC- JOÃO ALFREDO, DO PT DO CEARÁ, POR SUA VEZ, CONSIDERA QUE AS DENÚNCIAS ENVOLVENDO O MINISTRO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E A DECLARAÇÃO DA OAB FAVORÁVEL AO CONTROLE EXTERNO, MOSTRAM A URGÊNCIA DA CONCLUSÃO DA REFORMA DO PODER JUDICIÁRIO.
LOC- NÃO PODEMOS DEIXAR INACABADA A DISCUSSÃO SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO E A MORALIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO, CONCLAMOU JOÃO ALFREDO.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS DEBATEM TETO ÚNICO PARA APOSENTADORIA
LOC- IVAN VALENTE, DO PT PAULISTA, ENTENDE QUE AS MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA DEVEM SER ORIENTADAS NO SENTIDO DA PROTEÇÃO SOCIAL, E NÃO SOB O ÂNGULO DO AJUSTE FISCAL, PARA GARANTIR UMA APOSENTADORIA DIGNA.
LOC- IVAN VALENTE EXPLICA QUE O OBJETIVO DA PRESSÃO DA MÍDIA E DO MERCADO PARA QUE SE ESTABELEÇA UM TETO ÚNICO, ELEGENDO O SERVIDOR PÚBLICO COMO BODE EXPIATÓRIO DO DÉFICIT NO SETOR, É A CRIAÇÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR PRIVADA.
LOC- MEDEIROS, DO PL PAULISTA, NO ENTANTO, É FAVORÁVEL AO TETO ÚNICO, POIS ACHA INACEITÁVEL A EXISTÊNCIA DE DUAS CATEGORIAS DE APOSENTADOS, OS DO SETOR PRIVADO, RECEBENDO MIL E QUINHENTOS REAIS E OS DO SERVIÇO PÚBLICO, QUE CHEGAM A GANHAR DEZ MIL REAIS, SEM TER CONTRIBUÍDO NA MESMA PROPORÇÃO.
LOC- MEDEIROS AINDA APONTOU COMO FATO POLÍTICO MAIS IMPORTANTE DOS ÚLTIMOS TEMPOS, A REUNIÃO DO PRESIDENTE LULA COM OS GOVERNADORES QUE MANIFESTARAM APOIO ÀS REFORMAS PREVIDENCIÁRIA E TRIBUTÁRIA.
LOC- DOUTOR HELENO, DO PSDB FLUMINENSE, AFIRMOU QUE NÃO ACEITA VOTAR UMA PROPOSTA DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA ELABORADA EXCLUSIVAMENTE PELO GOVERNO.
LOC- O ASSUNTO É MUITO COMPLEXO E DEVE SER AMPLAMENTE DISCUTIDO POR TODA A SOCIEDADE, INCLUINDO O CONGRESSO NACIONAL, JUSTIFICA DOUTOR HELENO.
LOC- RENATO CASAGRANDE, DO PSB DO ESPÍRITO SANTO, ENFATIZA QUE A FALTA DE PROPOSTAS DO EXECUTIVO PARA AS QUATROS REFORMAS NÃO DEVE IMPEDIR QUE A CÂMARA INICIE O DEBATE SOBRE OS SISTEMAS TRIBUTÁRIO, PREVIDENCIÁRIO, POLÍTICO E TRABALHISTA.
LOC- CASAGRANDE DEFENDE AINDA QUE O CONGRESSO NÃO FIQUE AGUARDANDO FATOS RELEVANTES NO RIO DE JANEIRO OU EM SÃO PAULO PARA DEFINIR UMA PAUTA PERMANENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA.
LOC- JÁ A DEPUTADA ZULAIÊ COBRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, ACREDITA QUE O MELHOR CAMINHO PARA A REFORMA DO JUDICIÁRIO E DO SETOR DE SEGURANÇA PÚBLICA É APROVAR, COM MODIFICAÇÕES, AS PROPOSTAS QUE JÁ SE ENCONTRAM TRAMITANDO NO CONGRESSO NACIONAL.
LOC- ZULAIÊ TEME QUE O EXECUTIVO ENCAMINHE NOVAS MEDIDAS E QUE AS ALTERAÇÕES NA SEGURANÇA E NO JUDICIÁRIO SEJAM CONCLUÍDAS APENAS NO FINAL DO GOVERNO LULA.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- CÂMARA TEM TELEFONE PARA DENÚNCIA CONTRA O CRIME ORGANIZADO
LOC- MORONI TORGAN, DO PFL CEARENSE, ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO, ENTENDE QUE O ÓRGÃO TEM COMPETÊNCIA PARA ATUAR EM CONJUNTO COM INSTITUIÇÕES COMO A POLÍCIA E O MINISTÉRIO PÚBLICO.
LOC- AS APURAÇÕES FEITAS PELO LEGISLATIVO SÃO MAIS RÁPIDAS E EFETIVAS AFIRMA TORGAN, INFORMANDO QUE A POPULAÇÃO JÁ PODE FAZER DENÚNCIAS PARA A COMISSÃO, SOBRE CRIME ORGANIZADO E NARCOTRÁFICO. POR TELEFONE.
LOC- A LIGAÇÃO É GRATUITA E PODE SER FEITA DE TODO O PAÍS. AS INFORMAÇÕES SERÃO MANTIDAS EM ABSOLUTO SIGILO. O NÚMERO DO TELEFONE É: 0800 619 619. 0800 619 619.
LOC- WALTER FELDMAN, DO PSDB, ESTÁ OTIMISTA COM A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO E CONSIDERA QUE O ESTADO ESTÁ SENDO EXEMPLAR NO COMBATE À CRIMINALIDADE.
LOC- SEGUNDO WALTER FELDMAN, O ÊXITO É FRUTO DA BOA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDO DE SEGURANÇA PÚBLICA, PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN E PELO SECRETÁRIO SAULO DE CASTRO ABREU.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MARCOS DE JESUS, DO PL DE PERNAMBUCO, ENFOCOU O ALARMANTE AUMENTO DE CASOS DE MORTES VIOLENTAS DE MULHERES NO NORTE E NORDESTE DO PAÍS, VÍTIMAS DO PRECONCEITO.
LOC- PARA INIBIR OS AGRESSORES, MARCOS DE JESUS PROPÕE QUE SEJAM ESTENDIDAS ÀS COMUNIDADES DAS DUAS REGIÕES A REDE DE ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO À MULHER, COMO AS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS E AS CASAS DE ACOLHIMENTO ÀS VÍTIMAS.
LOC-MARCOS DE JESUS CONTESTOU, TAMBÉM, CRÍTICAS AO PRESIDENTE LULA, FRISANDO QUE ELE HERDOU DE SEU ANTECESSOR OS PROBLEMAS NAS ÁREAS SOCIAIS, NA SEGURANÇA PÚBLICA, E O ARROCHO NOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS ELOGIAM MEDIDAS PARA AJUDAR O RIO DE JANEIRO
LOC- EDUARDO PAES, DO PFL FLUMINENSE, ELOGIOU O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA PELAS INICIATIVAS TOMADAS NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
LOC- EDUARDO PAES RESSALTOU QUE PELA PRIMEIRA VEZ, EM MUITOS ANOS, O GOVERNO ADOTA UMA AÇÃO CONTUNDENTE E REAL ACERCA DA QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO.
LOC- CARLOS SANTANA, DO PT, RESSALTOU QUE PELA PRIMEIRA VEZ UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA SE REÚNE COM DEPUTADOS E SENADORES DO RIO DE JANEIRO PARA BUSCAR SOLUÇÕES PARA O ESTADO.
LOC- O DEPUTADO ASSINALOU QUE O PRESIDENTE LULA DEIXOU CLARO QUE HÁ UMA DETERMINAÇÃO PARA AJUDAR O RIO DE JANEIRO A SUPERAR A CRISE FINANCEIRA E GARANTIR MAIOR SEGURANÇA À SUA POPULAÇÃO.
TEC- SONORA (20”) – CARLOS SANTANA: “NA QUESTÃO DO DÉCIMO-TERCEIRO ESTÁ TRABALHANDO UMA PROPOSTA DE ANTECIPAÇÃO DO ROYALTIE DO PETRÓLEO. JÁ É UMA VITÓRIA NOSSA. A OUTRA, É NA QUESTÃO DA SEGURANÇA, TODO MUNDO TÁ SABENDO HOJE QUE O EXERCITO VAI ESTAR NA RUA AJUDANDO A FAZER A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DO MUNDO, QUE É O CARNAVAL.”
LOC- CARLOS SANTANA DESTACOU A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA FESTA, POR CAUSA DO NÚMERO DE TURISTAS DE TODO O BRASIL E DE VÁRIOS PAÍSES, QUE ESTÃO CHEGANDO AO RIO DE JANEIRO.
LOC- LEONARDO PICCIANI, DO PMDB FLUMINENSE, VOLTOU A MANIFESTAR-SE CONTRÁRIO À LUTA PARTIDÁRIA QUE PREJUDICAVA OS ENTENDIMENTOS SOBRE UMA SAÍDA PARA A CRISE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
LOC- LEONARDO PICCIANI ACRESCENTOU, ENTRETANTO, QUE APÓS AS REUNIÕES DA BANCADA FLUMINENSE COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COM A GOVERNADORA ROSINHA MATHEUS, ESTÁ CONVENCIDO DE QUE TODOS OS OBSTÁCULOS FORAM SUPERADOS.
LOC- LUIZ SÉRGIO, DO PT FLUMINENSE, CONCORDA E LAMENTA AS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM NA CÂMARA POR CAUSA DA DISCUSSÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE DAS ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES.
TEC- SONORA (17”) – LUIZ SÉRGIO: “O QUE NÓS PRECISAMOS É DEFENDER A PAZ E TER UM GESTO EFETIVO DE PAZ E DE PREOCUPAÇÃO COM O RIO DE JANEIRO. ENTÃO, O GOVERNO LULA, NESSES POUCOS DIAS FEZ PARA O RIO DE JANEIRO, NA ÁREA DE SEGURANÇA, AQUILO QUE NÓS VÍNHAMOS RECLAMANDO AQUI NO PARLAMENTO HÁ MUITO TEMPO.”
LOC- PARA LUIZ SÉRGIO, A DETERMINAÇÃO DO PRESIDENTE LULA DE PROVIDENCIAR A TRANSFERÊNCIA DO TRAFICANTE FERNANDINHO BEIRA-MAR, MANDAR O EXÉRCITO AJUDAR NO POLICIAMENTO E ANUNCIAR A CONSTRUÇÃO DE UM PRESÍDIO FEDERAL, ATENUAM A SITUAÇÃO NO ESTADO.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, DO PCDOB DO ACRE, SOLIDARIZOU-SE COM A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, POR CAUSA DA ONDA DE VIOLÊNCIA NO ESTADO, AFIRMANDO QUE A NAÇÃO TORCE PARA QUE A CRISE ACABE LOGO.
LOC- PERPÉTUA ALMEIDA, ENTRETANTO, CRITICOU A POSSÍVEL TRANSFERÊNCIA DO TRAFICANTE FERNANDINHO BEIRA-MAR PARA O ACRE, COMO ALGUMAS LIDERANÇAS POLÍTICAS ALARDEARAM.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- LÍDER DO PTB É CONTRA CPI DOS GRAMPOS TELEFÔNICOS
LOC- ROBERTO JEFFERSON AFIRMOU QUE O PTB NÃO APÓIA A CRIAÇÃO DE UMA CPI PARA INVESTIGAR O CASO DOS GRAMPOS TELEFÔNICOS NA BAHIA.
LOC- AS ESCUTAS TELEFÔNICAS REFEREM-SE A QUESTÕES PESSOAIS DOS ENVOLVIDOS, NÃO SÃO ASSUNTO NACIONAL, NEM INTERESSAM AO CONGRESSO, ARGUMENTA O LÍDER DO PTB.
LOC- ROBERTO JEFFERSON É CONTRA A PRÁTICA ILEGAL DO GRAMPO, MAS ACRESCENTA QUE O PAÍS TEM PROBLEMAS MAIS SÉRIOS PARA TRATAR, COMO A DISCUSSÃO DAS REFORMAS E A REDUÇÃO DOS JUROS.
LOC- JOÃO GRANDÃO, DO PT SUL-MATO-GROSSENSE, REGISTROU A CONDENAÇÃO DOS TRÊS PRIMEIROS ENVOLVIDOS NO ASSASSINATO DA EX-PREFEITA DE MUNDO NOVO, DORCELINA FOLADOR, HÁ TRÊS ANOS.
LOC- JOÃO GRANDÃO LEMBRA QUE DORCELINA FOI EXECUTADA POR DENUNCIAR ESQUEMA DE CORRUPÇÃO MONTADO NA PREFEITURA POR JUSMAR MARTINS, MANDANTE DO CRIME QUE SERÁ JULGADO EM 13 DE MAIO.
LOC- GERALDO RESENDE, DO PPS, APOIOU A OAB DO MATO GROSSO DO SUL, QUE ESTÁ SENDO CRITICADA POR TER DENUNCIADO PRÁTICA DE NEPOTISMO NO ESTADO.
LOC- GERALDO RESENDE ENFATIZA QUE EMPREGAR PARENTES EM ÓRGÃOS PÚBLICOS É INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA ATUAL.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADA PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE TARIFAS DE TELEFONE
LOC- FRANCISCA TRINDADE, DO PT PIAUIENSE, É FAVORÁVEL À UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A POLÍTICA DE TARIFAS PÚBLICAS, PRINCIPALMENTE DA ÁREA DE TELEFONIA, PARA QUE O CONSUMIDOR SAIBA O QUE ESTÁ PAGANDO.
LOC- É PRECISO DISCUTIR O PAPEL DAS AGÊNCIAS REGULADORAS PARA PERMITIR A INTERFERÊNCIA DO EXECUTIVO, DEFENDEU FRANCISCA TRINDADE, PEDINDO MAIS TRANSPARÊNCIA NO SETOR.
LOC- OS DIRETORES DAS AGÊNCIAS NÃO PODEM TER MAIS PODER QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, QUE TEM O APOIO DA MAIORIA DA POPULAÇÃO. A AFIRMAÇÃO É DO DEPUTADO HENRIQUE FONTANA, DO PT GAÚCHO.
LOC- HENRIQUE FONTANA CONCORDA COM A DECISÃO DO GOVERNO DE REVER A AUTONOMIA DAS AGÊNCIAS E RECLAMA QUE O REAJUSTE DAS TARIFAS DE ENERGIA E TELEFONE ESTÁ MUITO ACIMA DO ÍNDICE DE INFLAÇÃO.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MARCELO GUIMARÃES FILHO, DO PFL BAIANO, CRITICOU A POLÍTICA ECONÔMICA DO GOVERNO QUE ELEVOU PELA SEGUNDA VEZ NO ANO A TAXA BÁSICA DE JUROS, QUE AGORA É DE 26 E MEIO POR CENTO AO ANO.
LOC- DURANTE A CAMPANHA, LULA CONDENOU OS AUMENTOS DA TAXA SELIC, LEMBRA MARCELO GUIMARÃES, ALERTANDO QUE OS JUROS ALTOS CAUSAM RECESSÃO, IMPEDINDO A GERAÇÃO DE EMPREGOS E RETIRANDO A COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS NACIONAIS NO EXTERIOR.
LOC- ALEX CANZIANI, DO PTB PARANAENSE, PEDIU AO GOVERNO QUE CUMPRA O ACORDO DE LÍDERES REALIZADO ANO PASSADO, DURANTE A VOTAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA 66, DA MINIRREFORMA TRIBUTÁRIA.
LOC- ALEX CANZIANI ESPERA QUE O GOVERNO EDITE NOVA MEDIDA PROVISÓRIA CONTEMPLANDO OS BENEFÍCIOS PREVISTOS NO ACORDO, COMO A AMPLIAÇÃO DO SIMPLES E DO REFIS. O MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL, JOSÉ DIRCEU, DISCUTE COM OS LÍDERES UM NOVA PROPOSTA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- GOVERNO CANCELA RESTOS A PAGAR E DEPUTADOS RECLAMAM
LOC- CORIOLANO SALES, DO PFL DA BAHIA, CRITICOU O DECRETO PRESIDENCIAL QUE IMPEDE O PAGAMENTO DE DESPESAS INSCRITAS COMO RESTOS A PAGAR DE 2002, SE OS CONTRATOS OU CONVÊNIOS NÃO TIVEREM SIDO FORMALIZADOS.
LOC- SEGUNDO CORIOLANO SALES, AS CONDIÇÕES IMPOSTAS AOS ESTADOS, MUNICÍPIOS, ÓRGÃOS OU ENTIDADES, PRATICAMENTE ANULA OS RESTOS A PAGAR, PORQUE NENHUMA PREFEITURA OU ENTIDADE COMEÇA A OBRA OU O SERVIÇO SEM QUE TENHA GARANTIA DO RECURSO EM CAIXA.
LOC- ROBERTO PESSOA, DO PFL DO CEARÁ, TAMBÉM CONDENA O DECRETO. ELE OBSERVA QUE OS RECURSOS FORAM DESTINADOS ATRAVÉS DE EMENDAS PARLAMENTARES.
LOC- ROBERTO PESSOA ACRESCENTA QUE AS EMENDAS ATENDEM AOS PEQUENOS MUNICÍPIOS, EM AÇÕES BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES DO INTERIOR DO PAÍS.
TEC- SONORA (25”) – ROBERTO PESSOA: “INCLUSIVE ESSE DECRETO É ANTICONSTITUCIONAL, É INCONSTITUCIONAL, MELHOR DIZENDO, PORQUE ELE VAI DE ENCONTRO À LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, PORQUE ISSO É RESTOS A PAGAR, TEM QUE SER FEITO. E CRIOU UM MECANISMO AQUI, O DECRETO, IMPOSSÍVEL DAS PREFEITURAS ATENDEREM, PORQUE SÃO PREFEITURAS QUE TEM POUCO RECURSOS E O GOVERNO QUERIA QUE ESSAS OBRAS JÁ TIVESSEM SIDO INICIADAS”.
LOC- ROBERTO PESSOA ATRIBUI O DECRETO A EXECUTIVOS QUE NÃO CONHECEM A REALIDADE DO INTERIOR DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO NORTE E NORDESTE.
LOC- ANTONIO CAMBRAIA, DO PSDB CEARENSE, TAMBÉM RECLAMA DA DECISÃO DO GOVERNO DE CANCELAR OS RESTOS A PAGAR.
LOC- A MEDIDA INVIABILIZA OBRAS E SERVIÇOS QUE IRIAM BENEFICIAR A POPULAÇÃO, EXPLICA ANTONIO CAMBRAIA, RECORDANDO QUE AS VERBAS FORAM INCLUÍDAS DURANTE A ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO.
LOC- SIMÃO SESSIM, DO PPB, RESSALTOU A PREOCUPAÇÃO DOS CONGRESSISTAS FLUMINENSES COM O CORTE DE 14 BILHÕES DE REAIS DO ORÇAMENTO DA UNIÃO, QUE ATINGE 18 EMENDAS DA BANCADA, UM PREJUÍZO DE QUINHENTOS MILHÕES DE REAIS PARA O RIO DE JANEIRO.
LOC- SIMÃO SESSIM COMUNICOU QUE UMA REUNIÃO DA BANCADA ESTÁ SENDO MARCADA PARA DISCUTIR FORMAS DE PRESSÃO VISANDO REVERTER ESSE QUADRO, QUE NÃO INTERESSA AO POVO FLUMINENSE.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- DEPUTADO QUER AUMENTAR VAGAS NO ENSINO SUPERIOR
LOC- A ÚNICA FORMA DE OFERECER VAGAS PARA TODOS, NO ENSINO SUPERIOR, É A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL. A OPINIÃO É DO DEPUTADO CONFÚCIO MOURA, DO PMDB DE RONDÔNIA.
LOC- O DEPUTADO EXPLICA QUE O GOVERNO NÃO TEM CONDIÇÕES DE LEVAR A UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA ÀS CIDADES DO INTERIOR E POR ISSO A POPULAÇÃO CARENTE ACABA ESTUDANDO EM FACULDADES PARTICULARES.
LOC- CONFÚCIO MOURA ENFATIZA QUE EXISTE TECNOLOGIA DISPONÍVEL PARA VIABILIZAR A CRIAÇÃO DE UMA REDE QUE LEVE ENSINO DE QUALIDADE A TODO O PAÍS. ELE AINDA ADVERTE QUE A FALTA DE ACESSO AO ENSINO UNIVERSITÁRIO AGRAVA A CONCENTRAÇÃO DE RENDA.
LOC- BETO ALBUQUERQUE, DO PSB GAÚCHO, PARABENIZOU A INICIATIVA DO GOVERNO DE CRIAR A REDE BRASIL DE TECNOLOGIA COM O OBJETIVO DE ARTICULAR OS SETORES ENVOLVIDOS.
LOC- COM A REDE, OS EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS VÃO CONTAR COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS JÁ EXISTENTES, EXPLICOU BETO ALBUQUERQUE.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- SUCESSO DO FOME ZERO DEPENDE DA PARTICIPAÇÃO, DIZ DEPUTADO
LOC- PASTOR REINALDO, DO PTB GAÚCHO, AFIRMOU QUE O FOME ZERO ALCANÇARÁ ÊXITO SE HOUVER PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS BRASILEIROS E RESISTÊNCIA À MANIPULAÇÃO POLÍTICA E À INÉRCIA BUROCRÁTICA.
LOC- PASTOR REINALDO PROPÕE COMO MEDIDA URGENTE O COMBATE AO DESPERDÍCIO NA COLHEITA, NO TRANSPORTE E NA ARMAZENAGEM DE ALIMENTOS QUE REPRESENTA HOJE 20 POR CENTO DA PRODUÇÃO DO PAÍS.
LOC- FRANCISCO TURRA, DO PPB, HOMENAGEOU O DESEMBARGADOR JOSÉ EUGÊNIO TEDESCO, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL, DESTACANDO O MOVIMENTO QUE COMANDOU, AO DISTRIBUIR MAIS DE UM MILHÃO E TREZENTOS PROCESSOS NOS JUIZADOS ESPECIAIS.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, DO PFL PERNAMBUCANO, REGISTROU A COMEMORAÇÃO, NO DIA 9 DE DEZEMBRO, DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MAESTRO E COMPOSITOR NELSON FERREIRA, RESPONSÁVEL PELA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO FREVO COMO A MÚSICA CARACTERÍSTICA DO CARNAVAL NO ESTADO
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- PROJETO ASSEGURA MAIS RECURSOS PARA SAÚDE
LOC- ROBERTO GOUVEIA, DO PT DE SÃO PAULO, DEFENDEU PROJETO DE SUA AUTORIA QUE ATUALIZA OS PERCENTUAIS MÍNIMOS DE PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS NO FINANCIAMENTO DO SETOR DE SAÚDE.
LOC- ROBERTO GOUVEIA QUER GARANTIR O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO, UMA VEZ QUE A QUESTÃO É VITAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE SAÚDE UNIVERSAL, INTEGRAL, IGUALITÁRIO E DE QUALIDADE.
LOC- NILTON CAPIXABA, DO PTB DE RONDÔNIA, AFIRMOU QUE NESTE SEGUNDO MANDATO, VAI CONTINUAR LUTANDO PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E PELO FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA.
LOC- NILTON CAPIXABA TAMBÉM MANIFESTOU-SE HONRADO DE TER PARTICIPADO DA MESA DIRETORA DO CONGRESSO NACIONAL QUE RECEBEU O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS.
LOC- MARIA DO CARMO LARA, DO PT MINEIRO, INFORMOU QUE FOI ELEITA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E INTERIOR DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
LOC- MARIA DO CARMO LARA VAI DIRIGIR A COMISSÃO AO MESMO TEMPO EM QUE O GOVERNO DE LULA, CRIOU UM MINISTÉRIO ESPECÍFICO PARA A ÁREA E VAI PRIORIZAR AS QUESTÕES DAS CIDADES, DO SANEAMENTO E DA MORADIA.
LOC- MARIA DO ROSÁRIO, DO PT, DEFENDEU O RETORNO IMEDIATO DO MENINO BRASILEIRO, IRUAN ERGUI WU, RETIDO EM TAIWAN.
LOC- A LUTA SE DESENVOLVE HÁ MAIS DE DOIS ANOS, RECORDA MARIA DO ROSÁRIO, OBSERVANDO QUE IRUAN, MESMO SENDO BRASILEIRO CONTINUA IMPEDIDO DE SAIR DO PAÍS.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- PROTESTO PÁRA A BR-262 EM PARÁ DE MINAS
LOC- EDUARDO BARBOSA, DO PSDB MINEIRO, SOLIDARIZOU-SE COM OS MANIFESTANTES QUE REALIZARAM PROTESTO, HOJE, AO MEIO-DIA, PRÓXIMO À CIDADE DE PARÁ DE MINAS CONTRA A PRECARIEDADE DA BR 262.
LOC- EDUARDO BARBOSA AFIRMOU QUE A POPULAÇÃO ESTÁ CANSADA DOS ACIDENTES DIÁRIOS CAUSADOS POR BURACOS.
TEC- SONORA (20”) – EDUARDO BARBOSA : “ NÓS VIEMOS AQUI TAMBÉM FAZER UM APELO AO MINISTRO ANDERSON ADAUTO QUE TAMBÉM É DE MINAS GERAIS E QUE TAMBÉM PASSA POR ESSA ESTRADA PARA QUE PUDÉSSEMOS DE FATO RESOLVER ESSE PROBLEMA QUE É UM PROBLEMA CRÔNICO E A NOSSA SOLICITAÇÃO É QUE NÃO HAJA APENAS ALGUMA AÇÃO EMERGENCIAL TAPA-BURACO.”
LOC- DE ACORDO COM EDUARDO BARBOSA O TRECHO ENTRE BETIM E NOVA SERRANA É O QUE ESTÁ EM PIOR ESTADO, POR CAUSA DO TRÁFEGO INTENSO DE CAMINHÕES.
LOC- ZÉ LIMA, DO PPB, POR SUA VEZ, ESTÁ PREOCUPADO COM O ABANDONO EM QUE SE ENCONTRAM AS ESTRADAS DO PARÁ, QUE DEPENDE DAS RODOVIAS PARA ESCOAR A PRODUÇÃO; E LAMENTA QUE A REDE HIDROGRÁFICA LOCAL NÃO SEJA ADEQUADAMENTE APROVEITADA.
LOC- O DEPUTADO INDICA COMO OBRAS PRIORITÁRIAS AS ECLUSAS DO TUCURUÍ E A HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS, O QUE FACILITARÁ A INTEGRAÇÃO COM OUTRAS REGIÕES, VIABILIZANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO E GERANDO EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO RIBEIRINHA.
LOC- ZÉ LIMA DEFENDE TAMBÉM A REFORMA DO PLANEJAMENTO REGIONAL, COM A APLICAÇÃO DE RECURSOS DOS FUNDOS DE DESENVOLVIMENTO, A ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA OCUPAÇÃO RACIONAL DA TERRA, E A RECUPERAÇÃO DAS ÁREAS DEGRADAS PELA MINERAÇÃO, REDUZINDO O IMPACTO AMBIENTAL.
LOC- ROBÉRIO NUNES, DO PFL DA BAHIA, DEFENDEU O TÉRMINO DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO ZABUMBÃO, NO RIO PARAMIRIM, AFLUENTE DO SÃO FRANCISCO, BASE DA IRRIGAÇÃO NA REGIÃO.
LOC- A IRRIGAÇÃO PODE MUDAR EM CURTO PRAZO O QUADRO SOCIAL DE PARAMIRIM QUE, COM 19 MIL HABITANTES, TEM RENDA PERCAPITA INFERIOR A 170 DÓLARES, RESULTANDO NUM ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMPARÁVEL AOS DOS PAÍSES MAIS POBRES DO MUNDO.
LOC- VANESSA GRAZIOTIN, DO PC DO B, CONSIDEROU OPORTUNA A VISITA DO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR À ZONA FRANCA DE MANAUS, PARA TER OUTRA VISÃO DA REALIDADE LOCAL.
LOC- VANESSA GRAZIOTIN DESTACOU A REUNIÃO DO MINISTRO LUIZ FERNANDO FURLAN COM OS GOVERNADORES E REPRESENTANTES DE SINDICATOS DA REGIÃO; E ESPERA QUE A ZONA FRANCA RECEBA O TRATAMENTO QUE MERECE NA REFORMA TRIBUTÁRIA.
LOC- SARNEY FILHO, DO PV MARANHENSE, DEFENDEU A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE ESTABELECE CRITÉRIOS DE PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA.
LOC- É CONSENSO NA SOCIEDADE QUE NÃO SE PODE MAIS TRATAR A NATUREZA DE FORMA IRRESPONSÁVEL, AFIRMA SARNEY FILHO, EXPLICANDO QUE A PROPOSTA GARANTE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA MATA ATLÂNTICA, QUE MANTÉM APENAS SETE POR CENTO DE SUA VEGETAÇÃO ORIGINAL.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADA APÓIA MEDIDA QUE PROÍBE DESAPROPRIAÇÃO DE TERRA INVADIDA
LOC- KÁTIA ABREU, DO PFL DE TOCANTINS, MANIFESTOU SEU APOIO À MANUTENÇÃO DO DISPOSITIVO LEGAL QUE IMPEDE A DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS INVADIDAS POR UM PERÍODO DE DOIS ANOS APÓS A DESOCUPAÇÃO.
LOC- O NÚMERO DE INVASÕES DE PROPRIEDADES RURAIS CAIU DE 600 PARA 150 AO ANO DESDE QUE A MEDIDA PROVISÓRIA FOI EDITADA HÁ TRÊS ANOS, RESSALTA KÁTIA ABREU.
LOC- DOUTOR ROSINHA, DO PT DO PARANÁ, DEFENDEU UMA REVISÃO NA MEDIDA PROVISÓRIA QUE LIMITA A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E CRIMINALIZA A AÇÃO DE QUEM QUER MODIFICAR A ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO PAÍS.
LOC- ROSINHA ELOGIOU O MINISTRO MIGUEL ROSSETO AO AFIRMAR QUE A REFORMA AGRÁRIA DEVE GANHAR NOVAS CARACTERÍSTICAS QUE AUXILIEM O GOVERNO NO COMBATE À FOME.
LOC- DIMAS RAMALHO, DO PPS, DESTACOU A ATUAÇÃO DO BANCO MÚLTIPLO NOSSA CAIXA NO FOMENTO À AGRICULTURA E À INDÚSTRIA, ALÉM DO APOIO ÀS INICIATIVAS DOS MUNICÍPIOS QUE GEREM PROGRESSO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições