Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Hospitais filantrópicos esperam ajuda Federal

28/01/2003 - 00h00

  • Hospitais filantrópicos esperam ajuda Federal

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESPERAM AJUDA FEDERAL
LOC- VALORIZAR A POLÍTICA CULTURAL É DESAFIO PARA O GOVERNO
LOC- COMEÇA CAMPANHA PARA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- A CAMPANHA PARA A ELEIÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DA MESA DIRETORA TOMOU OS CORREDORES DA CÂMARA HOJE, COM A PROPAGANDA DOS CANDIDATOS AOS SETE CARGOS EM DISPUTA: UM PRESIDENTE E DOIS VICE-PRESIDENTES, ALÉM DE QUATRO SECRETÁRIOS E SEUS RESPECTIVOS SUPLENTES.
LOC- A MESA DIRETORA É A RESPONSÁVEL PELA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS E ADMINISTRATIVOS E, DE ACORDO COM O REGIMENTO INTERNO, A COMPOSIÇÃO ASSEGURA A REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL DOS PARTIDOS OU BLOCOS PARLAMENTARES.
LOC- NA SEMANA PASSADA, O PARTIDO DOS TRABALHADORES FECHOU ACORDO PRÉVIO PARA QUE SEJA VÁLIDO O TAMANHO DAS BANCADAS ELEITAS EM OUTUBRO DO ANO PASSADO.
LOC- PARA O LÍDER DO PT, NELSON PELLEGRINO, NÃO EXISTEM EMPECILHOS À CANDIDATURA DO DEPUTADO JOÃO PAULO. ELE ACREDITA QUE O ACORDO SERÁ RESPEITADO, MANTENDO-SE A TRADIÇÃO DE O PARTIDO COM A MAIOR BANCADA TER DIREITO À PRESIDÊNCIA.
LOC- O LÍDER RESSALTA QUE A INDICAÇÃO DE JOÃO PAULO NO PARTIDO FOI UNÂNIME E FALA DA EXPECTATIVA DO PT PARA MAIS UMA CONQUISTA HISTÓRICA: OCUPAR A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA.
TEC- SONORA (38”) – NELSON PELLEGRINO: “NA BASE ALIADA DO GOVERNO DE LULA JÁ HÁ UM CONSENSO EM TORNO DA CANDIDATURA DO DEPUTADO JOÃO PAULO, E AGORA NÓS ESTAMOS COM NEGOCIAÇÕES AVANÇADAS COM O PSDB, QUE EU ESPERO QUE DECLARE O APOIO À CANDIDATURA DO DEPUTADO JOÃO PAULO; O PFL, QUE SINALIZA TAMBÉM RESPEITAR ESSE ACORDO; O PTB TAMBÉM, E NÓS TEMOS UM ACORDO COM O PMDB, ONDE O PT VOTARIA NO CANDIDATO DO PMDB NO SENADO E O PMDB VOTARIA NO NOSSO CANDIDATO NA CÂMARA. ENTÃO EU ACHO QUE A CANDIDATURA DO DEPUTADO JOÃO PAULO CADA VEZ MAIS SE CONSOLIDA E NÓS ESTAMOS TRABALHANDO PARA QUE SEJA UMA CANDIDATURA INSTITUCIONAL, OU SEJA, QUE ELA VÁ AO PLENÁRIO COMO CANDIDATURA ÚNICA, QUE TODOS OS PARTIDOS VOTEM NO DEPUTADO JOÃO PAULO.”
LOC- O PT É O MAIOR PARTIDO, COM 91 DEPUTADOS. O PFL, O SEGUNDO, COM 84 PARLAMENTARES, DEVE OCUPAR A PRIMEIRA-SECRETARIA. O TERCEIRO É O PMDB, COM 74, QUE DEVE FICAR COM A SEGUNDA VICE-PRESIDÊNCIA. O PSDB VEM EM SEGUIDA, COM 71 DEPUTADOS.
LOC- AS MUDANÇAS DE PARTIDO OCORRIDAS NAS ÚLTIMAS SEMANAS NÃO DEVERÃO SER CONSIDERADAS PARA A COMPOSIÇÃO DA MESA. ENTRETANTO, HÁ PARTIDOS QUE DEFENDEM QUE PREVALEÇA A FORMAÇÃO DAS BANCADAS NO DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO.
LOC- A QUESTÃO É UM DOS TEMAS A SEREM ABORDADOS, NESTA QUINTA-FEIRA, DURANTE A REUNIÃO CONVOCADA PELO PRESIDENTE DA CÂMARA, EFRAIM MORAIS, COM OS LÍDERES DE TODOS OS PARTIDOS.
LOC- A ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA SERÁ REALIZADA NO DOMINGO, ÀS 15 HORAS.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADOS APONTAM EXPECTATIVAS PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA
LOC- PROFESSOR LUIZINHO, DO PT DE SÃO PAULO, AFIRMOU QUE A SUA PRINCIPAL META NO EXERCÍCIO DO PRÓXIMO MANDATO VAI SER FIRMAR UMA PARCERIA COM OS PREFEITOS, OS EMPRESÁRIOS E A POPULAÇÃO PARA RECUPERAR A ECONOMIA DAS CIDADES DO GRANDE ABC.
LOC- O DEPUTADO AFIRMA QUE A REGIÃO FOI MUITO PREJUDICADA COM A RECESSÃO ECONÔMICA E É PRECISO RETOMAR O DESENVOLVIMENTO LOCAL PARA VOLTAR A GARANTIR EMPREGO E RENDA À POPULAÇÃO.
TEC- SONORA (37”) – PROFESSOR LUIZINHO: “A REGIÃO DO GRANDE ABC TEM N NECESSIDADES, EM PARTICULAR A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE É UM PONTO FUNDAMENTAL PARA O NOSSO TRABALHO AQUI EM BRASÍLIA. É UMA REGIÃO QUE FOI MUITO SOFRIDA, SOFREU DEMAIS COM A CRISE QUE O PAIS VEM PASSANDO. COMO HOUVE UMA QUEBRA NO EMPREGO, HOUVE UMA QUEBRA NA INDÚSTRIA E HOUVE ESSA RECESSÃO, POR SER UMA REGIÃO QUE ERA PROFUNDAMENTE INDUSTRIALIZADA, ELA PERDEU MUITO, ENTÃO HÁ MUITO DESEMPREGO, HÁ MUITA MUDANÇA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS. AQUELE SERVIÇO QUE ERA DA INDÚSTRIA QUE VAI PARA OS SERVIÇOS, NUNCA RECOMPÕE O MESMO PODER DE COMPRA, ENTÃO HOUVE UMA QUEDA.”
LOC- REELEITO DEPUTADO FEDERAL, PROFESSOR LUIZINHO AUMENTOU SUA VOTAÇÃO DE NOVENTA MIL PARA 140 MIL VOTOS O QUE, SEGUNDO ELE, FAZ COM QUE SUA RESPONSABILIDADE SEJA AINDA MAIOR.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- JOÃO GRANDÃO, DO PT SUL-MATO-GROSSENSE, PRETENDE CONTINUAR COMO MEMBRO DA COMISSÃO DE AGRICULTURA NA PRÓXIMA LEGISLATURA. O DEPUTADO ACREDITA QUE A INDICAÇÃO DE SEU NOME SERÁ CONSENSO NO PARTIDO DOS TRABALHADORES.
LOC- JOÃO GRANDÃO ASSINALOU QUE, DURANTE OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, DEFENDEU OS INTERESSES DA AGRICULTURA NACIONAL E DOS PEQUENOS PRODUTORES NA COMISSÃO. O DEPUTADO DESTACA OS DEBATES DOS QUAIS TOMOU PARTE.
TEC- SONORA (46”) – JOÃO GRANDÃO: “DESDE O DEBATE QUE FALAVA SOBRE A QUESTÃO DA REFORMA AGRÁRIA, DO DEBATE QUE FALA SOBRE A AGRICULTURA FAMILIAR, O DEBATE QUE FALA SOBRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS, O DEBATE QUE FALA SOBRE A QUESTÃO DO LEITE, O DEBATE QUE FALA SOBRE O AGRONEGÓCIO, E EU TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR EM VÁRIOS MOMENTOS, INCLUSIVE REPRESENTANDO O PARTIDO DOS TRABALHADORES. A QUESTÃO, POR EXEMPLO, DO ENDIVIDAMENTO AGRÍCOLA, QUE AINDA NÃO FOI RESOLVIDO COMO A GENTE GOSTARIA QUE FOSSE RESOLVIDO, E AGORA A GENTE TEM A PROPOSTA INCLUSIVE DO GOVERNO LULA DA GENTE PEGAR TODAS AS LEIS QUE FALAM SOBRE ESSA QUESTÃO DO ENDIVIDAMENTO, PARA QUE A GENTE POSSA FAZER UM ESTUDO BEM APROFUNDADO SOBRE ESSA QUESTÃO, EU ACHO QUE EU TENHO TODO O DIREITO, VAMOS DIZER ASSIM, O DIREITO DE CONTINUAR NA COMISSÃO DE AGRICULTURA ATÉ PELO TRABALHO QUE A GENTE PRESTOU.”
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- FIM DO ANALFABETISMO VAI RESGATAR DÍVIDA SOCIAL DO PAÍS
LOC- MARIA LAURA, DO PT DO DISTRITO FEDERAL, CONSIDERA QUE A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO É UMA DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS DO GOVERNO LULA, E REPRESENTA O RESGATE DE UMA GRANDE DÍVIDA SOCIAL.
TEC- SONORA (37”) – MARIA LAURA: “EU DIRIA QUE A ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO SE COLOCA NO MESMO NÍVEL DE MATAR A FOME. PORQUE O ANALFABETISMO É UMA EXPRESSÃO DA FOME TAMBÉM. QUER DIZER, É A FOME DAQUELES QUE NÃO SABEM LER, QUE NÃO ENTENDEM A LINGUAGEM QUE PRECISARIA SER ENTENDIDA ATÉ PARA BATALHAR PELA SUA PRÓPRIA CIDADANIA. ENTÃO PRECISAMOS ABOLIR DE FATO ESSA FORMA DE ESCRAVATURA. PORQUE A EXISTÊNCIA HOJE NO PAÍS DE 19 MILHÕES DE ANALFABETOS.”
LOC- MARIA LAURA RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR A ESCOLA PÚBLICA, GARANTINDO O DIREITO DAS CRIANÇAS DE TEREM ACESSO À EDUCAÇÃO. MAS, A DEPUTADA RESSALTA QUE, ALÉM DA QUALIDADE DO ENSINO, SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR.
LOC- MARIA LAURA DEFENDEU AINDA AÇÕES VOLTADAS ESPECIALMENTE PARA A JUVENTUDE. A DEPUTADA AFIRMA QUE A FALTA DE EDUCAÇÃO E EMPREGO ACABAM EMPURRANDO OS JOVENS PARA AS DROGAS E A CRIMINALIDADE.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- VALORIZAR A POLÍTICA CULTURAL É DESAFIO PARA O GOVERNO, DIZ DEPUTADO
LOC- JAVIER ALFAYA, DO PCDOB DA BAHIA, LAMENTA QUE A CULTURA SEMPRE TENHA SIDO VISTA DE FORMA SECUNDÁRIA PELOS GOVERNOS.
LOC- O DEPUTADO, QUE TAMBÉM FOI AUTOR DA LEI DE INCENTIVO À CULTURA DE SALVADOR, LEMBRA QUE A POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA SEMPRE ESTEVE LIGADA À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO. PARA ELE, APESAR DE IMPORTANTE, ESSE ENFOQUE É LIMITADO.
LOC- JAVIER ALFAYA CONSIDERA QUE AS POLÍTICAS CULTURAIS DEVEM TER A MESMA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE QUE AS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO OU SAÚDE.
TEC- SONORA (44”) – JAVIER ALFAYA: “O GRANDE DESAFIO DO GOVERNO LULA É TRANSFORMAR, JUNTAMENTE COM GILBERTO GIL, O MINISTÉRIO DA CULTURA E A POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA, NUMA POLÍTICA À ALTURA DAS DEMAIS POLÍTICAS DO ESTADO. ESSE É O DESAFIO, HISTÓRICO, QUE SE TEM PELA FRENTE. E O SEGUNDO, EU ACHO QUE É FAZER, POR CONSEGUINTE, QUE A POLÍTICA CULTURAL CHEGUE A... SAIA DOS CÍRCULOS DA INTELECTUALIDADE OU DOS MEIOS UNIVERSITÁRIOS. ENTÃO, TEM-SE FEITO UMA POLÍTICA CULTURAL QUE É DE UMA ABRANGÊNCIA SOCIAL MUITO PEQUENA, CÍRCULOS MUITO PEQUENOS. NA PRÁTICA É ISSO. PARA OS QUE CONSEGUIRAM CHEGAR NA UNIVERSIDADE, PARA OS QUE FREQÜENTAM AS SALAS DE ARTE DE CINEMA, PARA OS QUE VÃO AOS FESTIVAIS DE CINEMA, PARA OS QUE FREQÜENTAM CERTOS CÍRCULOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS MUITO DIMINUTOS, MUITO PEQUENOS.”
LOC- JAVIER ALFAYA DEFENDE A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO POPULAR, DO CINEMA NACIONAL. ELE TAMBÉM QUER GARANTIA DO ACESSO DO POVO ÀS DIVERSAS FORMAS DE CULTURA E A PRODUÇÕES CULTURAIS ESTRANGEIRAS, COMO AS DA AMÉRICA LATINA E DA ÁFRICA.
LOC- O DEPUTADO RESSALTA QUE A DIVERSIDADE DE INFORMAÇÕES ENRIQUECE A CULTURA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO DESTACA DESEMPENHO DA FLORICULTURA NACIONAL
LOC- NELSON MARQUEZELLI, DO PTB DE SÃO PAULO, AFIRMOU QUE OS PRODUTORES DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS ESTÃO DANDO EXEMPLO DE AGRICULTURA EFICIENTE.
LOC- MARQUEZELLI, QUE PARTICIPOU DO DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE FLORISTAS, NO MÊS PASSADO, EM HOLLAMBRA, ASSINALA QUE O MERCADO DA FLORICULTURA ESTÁ CRESCENDO, NÃO SÓ NO BRASIL, MAS TAMBÉM NO EXTERIOR.
TEC- SONORA (24”) – NELSON MARQUEZELLI: “O PAÍS ESTÁ CAMINHADO A PASSOS LARGOS E NÓS ESTAMOS AÍ MAIS UMA VEZ TRANSMITINDO A TODOS AQUELES AGRICULTORES DA HOLLAMBRA, PRINCIPALMENTE, DA REGIÃO DE MOGI GUAÇU, DE MOGI MIRIM, ARTUR NOGUEIRA, ENGENHEIRO COELHO, DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE TEM DADO UMA VERDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE COMO SE FAZ UMA AGRICULTURA MODERNA, PRODUTIVA E EM BENEFÍCIO DO POVO BRASILEIRO.”
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- DARCÍSIO PERONDI, DO PMDB, COMEMORA O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE DOIS FRIGORÍFICOS E DO CENTRO DE RADIOTERAPIA, QUE VÃO MELHORAR A VIDA E GERAR EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO DA METADE NORTE DO RIO GRANDE DO SUL.
TEC- SONORA (1;03”) – DARCÍSIO PERONDI: “O PRIMEIRO, É A COOPEIXE, UMA COOPERATIVA COM FRIGORÍFICO INDUSTRIAL QUE VAI COBRIR CENTO E VINTE MUNICÍPIOS, CRIADA EM PANAMBI COM RECURSOS FEDERAIS E DA PREFEITURA DE PANAMBI E DOS AGRICULTORES, MAIS UMA ALTERNATIVA DA PISCICULTURA PARA O NOSSO PEQUENO AGRICULTOR; O SEGUNDO EMPREENDIMENTO É O FRIGORÍFICO DE AVES EM MIRAGUAÍ, GERANDO 500 EMPREGOS INICIALMENTE, INVESTIMENTO DE 1 MILHÃO E DUZENTOS MIL REAIS PARA ESTIMULAR A AGRICULTURA NA METADE NORTE, EM ESPECIAL A REGIÃO NOROESTE QUE NÃO EXISTE; E O TERCEIRO É NA ÁREA DA SAÚDE, É UM SERVIÇO DE RADIOTERAPIA, DE ONCOLOGIA DE ALTA ESPECIALIZAÇÃO QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE CRIOU LÁ NO HOSPITAL DE CARIDADE E QUE VAI ATENDER CENTO E VINTE MUNICÍPIOS TAMBÉM, 1 MILHÃO E MEIO DE PESSOAS NESSA DOENÇA TÃO DURA DE ENFRENTAR QUE É O CÂNCER.”
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- A SEGUIR: DEPUTADO RESSALTA AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS.
TEC- VINHETA/O OUVINTE QUER SABER....(35”)
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESPERAM AJUDA DO GOVERNO
LOC- SAULO COELHO, DO PSDB, AFIRMOU QUE, APESAR DOS AVANÇOS OBTIDOS PELO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE NO SETOR DE SAÚDE, OS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS AINDA NECESSITAM DE AUXÍLIO PARA SE MANTER.
LOC- SEGUNDO O DEPUTADO MINEIRO, SESSENTA POR CENTO DOS ATENDIMENTOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SÃO PRESTADOS POR INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS. ELE CITA A SITUAÇÃO DA SANTA CASA DE BELO HORIZONTE.
TEC- SONORA (48”) – SAULO COELHO: “A SANTA CASA DE BELO HORIZONTE HOJE ATENDE COM MIL E 200 LEITOS. SÃO 3 MIL E 500 FUNCIONÁRIOS, 900 MÉDICOS, CIRCULAM PELA SANTA CASA EM TORNO DE 6 MIL PESSOAS DIA; NÓS ATENDEMOS EM TORNO DE 2 MIL A 3 MIL PESSOAS DIA, ENTRE AMBULATÓRIOS E INTERNAÇÕES, E REALMENTE O NOSSO ATENDIMENTO DE SUS É 80 POR CENTO DOS NOSSOS ATENDIMENTOS. A SANTA CASA DE BELO HORIZONTE RESPONDE EM TORNO DE 25 POR CENTO DE TODO O ATENDIMENTO DA REDE SUS EM BELO HORIZONTE. SENDO QUE 40 POR CENTO DO NOSSO ATENDIMENTO VEM DO INTERIOR. ENTÃO A SANTA CASA DE BELO HORIZONTE, NA VERDADE, É A SANTA CASA DE MINAS GERAIS.”
LOC- SAULO COELHO REIVINDICA O REAJUSTE DAS TABELAS DE PAGAMENTO, PARA GARANTIR A COMPRA DE EQUIPAMENTOS E A REMUNERAÇÃO DE PESSOAL. ELE ACRESCENTA, AINDA, QUE AS SANTAS CASAS AGUARDAM A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DO FAT PARA SANEAR SUAS FINANÇAS.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- ELIAS MURAD, DO PSDB MINEIRO, CRITICOU ARTIGO EM QUE UM PESQUISADOR AMERICANO DIZ QUE JESUS CRISTO PRATICAVA CURAS UTILIZANDO UM ÓLEO DE MACONHA.
LOC- O PARLAMENTAR AFIRMA QUE A TEORIA NÃO TEM QUALQUER CONSISTÊNCIA CIENTÍFICA OU HISTÓRICA, ASSIM COMO O PESQUISADOR E A REVISTA QUE PUBLICOU A MATÉRIA NÃO TÊM CREDIBILIDADE NO MEIO ACADÊMICO.
LOC- ELIAS MURAD AFIRMA QUE O TEXTO TEM COMO ÚNICO OBJETIVO APOIAR, MAIS UMA VEZ, A LEGALIZAÇÃO DO USO DA MACONHA. ELE RECORDA TENTATIVAS ANTERIORES.
TEC- SONORA (58”) – ELIAS MURAD: “PRIMEIRO SE TENTOU, POR EXEMPLO, A INDUSTRIALIZAÇÃO, O USO DA FIBRA DO CÂNHAMO PARA FABRICAR CALÇADOS, TÊNIS, ROUPAS... MAS NÃO HÁ NOVIDADE NENHUMA NISSO AÍ, PORQUE OS NORDESTINOS, HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, USAVAM ESSA FIBRA PARA FAZER CESTOS, BALAIOS, PENEIRAS, COISAS DESSE TIPO. MAS HOJE HÁ FIBRAS MUITO MELHORES, MUITO MAIS SEGURAS, E QUE NÃO TÊM OS RISCOS DO EMPREGO DESSA FIBRA DO CÂNHAMO NESSE SENTIDO. DEPOIS TENTARAM A MEDICALIZAÇÃO DA MACONHA, DIZENDO QUE A MACONHA SERIA BOA EM VÁRIAS DOENÇAS, INCLUSIVE NA AIDS. EU ATÉ COMO MÉDICO... EU RECONHEÇO QUE A MACONHA TEM ALGUNS EFEITOS BENÉFICOS EM ALGUMAS DOENÇAS, MAS SÃO EFEITOS PEQUENOS, MEDÍOCRES, E HÁ OUTRAS DROGAS MUITO MELHORES DO QUE A MACONHA SEM APRESENTAR OS SEUS RISCOS.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- GERAR EMPREGOS É SOLUÇÃO PARA ACABAR COM A FOME, DIZ DEPUTADO
LOC- ROMEL ANÍZIO, DO PPB MINEIRO, ENTENDE QUE A MELHOR FORMA DE COMBATER A FOME É GERAR MAIS EMPREGOS. MAS O DEPUTADO AVALIA COMO CORRETA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA FOME ZERO.
LOC- EM SUA OPINIÃO, ENQUANTO A ECONOMIA NÃO TEM CONDIÇÕES DE CRIAR NOVOS POSTOS DE TRABALHO, É PRECISO ADOTAR MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA DIMINUIR A POBREZA ENFRENTADA PELA POPULAÇÃO.
LOC- O PARLAMENTAR RECORDA SEU TEMPO DE PREFEITO DE ITUIUTABA, EM QUE SEGUNDO ELE, O MUNICÍPIO ALCANÇOU ÍNDICES DE MORTALIDADE INFANTIL MELHORES QUE DOS PAÍSES RICOS, COM INVESTIMENTOS NA ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DA POPULAÇÃO.
TEC- SONORA (22”) – ROMEL ANÍZIO: “O QUE QUE EU FIZ NAQUELA ÉPOCA? ACELEREI AINDA MAIS OS NOSSOS PROGRAMAS DE NUTRIZ DE MÃE GESTANTE E CONSEGUIMOS BAIXAR AINDA MAIS OS ÍNDICES DE MORTALIDADE INFANTIL. ENTÃO, ESTE INVESTIMENTO É O INVESTIMENTO QUE NÃO TEM PREÇO, PORQUE VIDA NÃO TEM PREÇO. ENTÃO NÓS ACHAMOS ELE IMPORTANTE, FUNDAMENTAL E SEM SOMBRA DE DÚVIDA TERÁ TODO O NOSSO APOIO.”
LOC- ROMEL ANÍZIO DEFENDE AINDA A MANUTENÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS INICIADOS NO GOVERNO ANTERIOR.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO ESPERA QUE REFORMA EQUILIBRE A PREVIDÊNCIA
LOC- VICENTE CAROPRESO, DO PSDB CATARINENSE, ESTÁ SURPRESO COM AS DECLARAÇÕES DE MINISTROS DO GOVERNO LULA QUE SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS À UNIFICAÇÃO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO.
LOC- CAROPRESO RECORDA QUE A REFORMA PRETENDIDA POR FERNANDO HENRIQUE ERA MENOS RADICAL E QUE O PT SE MANIFESTAVA SEMPRE CONTRÁRIO.
LOC- MAS VICENTE CAROPRESO ENTENDE QUE A POSIÇÃO DO ATUAL GOVERNO SINALIZA QUE PODE HAVER UMA REFORMA QUE TRAGA MAIS EQUILÍBRIO E JUSTIÇA ENTRE AS APOSENTADORIAS DOS MILITARES E SERVIDORES PÚBLICOS E DA INICIATIVA PRIVADA.
TEC- SONORA (39”) – VICENTE CAROPRESO: “EM TODOS OS MOMENTOS QUE O PSDB, ATRAVÉS DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, QUIS MEXER NA QUESTÃO DAS APOSENTADORIAS DO SETOR PÚBLICO, APENAS CONTRIBUINDO, NEM SE FALANDO EM COMPARAÇÃO COM O SETOR PRIVADO, FOI DURAMENTE CRITICADO JUSTAMENTE PORQUE NO SETOR PÚBLICO É ONDE EXISTE A MAIORIA DAS CABEÇAS PENSANTES DOS SINDICATOS LIGADOS AO PARTIDO DOS TRABALHADORES. ENTÃO, NOS SURPREENDE, MAS AO MESMO TEMPO, É BOM OUVIR JÁ QUE JUSTIÇA PODERÁ SER FEITA – LÓGICO, COM REGRAS DE TRANSIÇÃO - PARA QUE AS PESSOAS JÁ COM DIREITO ADQUIRIDO NÃO VENHAM A SOFRER DESGASTES E PROBLEMAS JÁ COM SUAS VIDAS PLANEJADAS.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO PROPÕE MUDANÇAS NA LEI DE FALÊNCIAS.
LOC- O OBJETIVO DO DEPUTADO ENI VOLTOLINI, DO PPB DE SANTA CATARINA, AUTOR DO PROJETO DE LEI QUE ALTERA A LEI DE FALÊNCIAS É PRIORIZAR O PAGAMENTO DOS FORNECEDORES.
LOC- PELA LEGISLAÇÃO ATUAL, ELES SOMENTE SERÃO PAGOS SE SOBRAR RECURSO PROVENIENTE DA VENDA DOS BENS DA COMPANHIA FALIDA, O QUE VEM PROVOCANDO A FALÊNCIA DE VÁRIAS PEQUENAS EMPRESAS, AFIRMA ENI VOLTOLINI.
TEC- SONORA (40”) – ENI VOLTOLINI: “QUANDO VOCÊ ANALISA O QUE QUE MOVIMENTA UMA EMPRESA, VOCÊ VAI VER QUE LÁ ESTÁ PRINCIPALMENTE A MÃO-DE-OBRA, O TRABALHADOR, E É O FORNECEDOR DA MATÉRIA-PRIMA. SÃO BASICAMENTE ESSAS DUAS INSTITUIÇÕES QUE DÃO VIDA A UMA EMPRESA. PORQUE QUE QUE ENTÃO, A UMA DELAS, ESSE CONJUNTO DE FORNECEDORES, A LEI DÊ TÃO POUCA ATENÇÃO, E NÃO PERMITA COM QUE ELAS, QUE SÃO DE FATO OS FORNECEDORES OU DE INSUMOS OU QUAISQUER OUTROS ITENS QUE PERMITEM A VIDA DESTA EMPRESA, TENHAM QUE DEPOIS ENTRAR COM OUTROS TIPOS DE AÇÕES PARA PODEREM ADQUIRIREM OS SEUS CRÉDITOS.”
LOC- A ALTERAÇÃO PROPOSTA POR ENI VOLTOLINI PREVÊ A INSERÇÃO DE UM INCISO DETERMINANDO QUE OS FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA, INSUMOS, PRODUTOS PERECÍVEIS, EQUIPAMENTOS OU MÁQUINAS, TENHAM PREFERÊNCIA PARA RECEBER O PAGAMENTO DOS SERVIÇOS QUE PRESTARAM.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- VETO PRESIDENCIAL PREJUDICA MENORES INFRATORES
LOC- LUIZA ERUNDINA, DO PSB DE SÃO PAULO, QUER QUE O CONGRESSO NACIONAL DERRUBE O VETO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO PROJETO DE SUA AUTORIA, QUE DETERMINA QUE OS MENORES INFRATORES DEVEM PRESTAR DEPOIMENTO A AUTORIDADES ACOMPANHADOS DE ADVOGADO.
LOC- A PROPOSTA FOI VETADA PELO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE NO FINAL DO ANO PASSADO, ARGUMENTANDO QUE A PRESENÇA DE ADVOGADO É DESNECESSÁRIA PORQUE OS INFRATORES SÃO OUVIDOS POR PROMOTORES DE JUSTIÇA, MAS LUIZA ERUNDINA ASSEGURA QUE NA PRÁTICA ISTO NÃO ACONTECE.
TEC- SONORA (39”) – LUIZA ERUNDINA: “OS ARGUMENTOS PARA O VETO NÃO SE SUSTENTAM. E AÍ O CONANDA ASSUMIU A RESPONSABILIDADE PARA SI QUE NA PRÓXIMA LEGISLATURA VAI EXIGIR QUE O CONGRESSO DERRUBE ESSE VETO. QUE É UM DIREITO DO JOVEM, DO ADOLESCENTE, É UMA LACUNA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ESSA LEI CORRIGE ESSA LACUNA E ASSEGURA ESSE DIREITO – QUE INCLUSIVE ADULTO TEM. QUER DIZER, QUANDO O ADULTO COMETE UM DELITO E ELE É FLAGRADO COMETENDO ESSE CRIME, AO SE APRESENTAR DIANTE DA AUTORIDADE POLICIAL OU UMA AUTORIDADE DO PODER JUDICIÁRIO, ELE É ASSISTIDO POR UM ADVOGADO, POR UM PROFISSIONAL DO DIREITO. ENQUANTO QUE O ADOLESCENTE NÃO.”
LOC- O VETO AO PROJETO DA DEPUTADA LUIZA ERUNDINA DEVE SER APRECIADO PELO CONGRESSO NACIONAL NO INÍCIO DA SESSÃO LEGISLATIVA, MARCADA PARA O DIA 17 DE FEVEREIRO.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADA DESTACA CRIAÇÃO DE ÓRGÃO PARA FORTALECER AÇÕES VOLTADAS PARA A MULHER
LOC- AS MULHERES BRASILEIRAS AINDA SOFREM DISCRIMINAÇÃO. QUEM AFIRMA É A DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA. ELA OBSERVA QUE DE ACORDO COM AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS O DESEMPREGO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATINGEM MAIS A POPULAÇÃO FEMININA.
LOC- É POR ESSA RAZÃO QUE A DEPUTADA, DO PT MINEIRO, CONSIDERA A CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS DA MULHER UMA IMPORTANTE CONQUISTA E UM ACERTO DO GOVERNO LULA.
LOC- MARIA DO CARMO LARA EXPLICA QUAIS SÃO AS FINALIDADES DA SECRETARIA.
TEC- SONORA (42”) – MARIA DO CARMO LARA: “PORQUE NÃO ADIANTA SÓ UMA SECRETARIA PARA FAZER O TRABALHO DA POLÍTICA DE GÊNERO. MAS A SECRETARIA, ELA VAI SER CONDUTORA DAS DISCUSSÕES, DAS IMPLEMENTAÇÕES DAS POLÍTICAS EM TODOS OS OUTROS MINISTÉRIOS. SE VAI TRABALHAR A QUESTÃO DO PROJETO PRINCIPAL DO PRESIDENTE LULA É COMBATE À FOME. ENTÃO, COM CERTEZA, ATINGE DIRETAMENTE À MULHER. PORQUE OU É A MULHER QUE ESTÁ COM FOME OU É A MULHER QUE ESTÁ COM OS FILHOS QUE ESTÃO COM FOME. A MESMA COISA A QUESTÃO DA SAÚDE, A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO. O MAIOR NÚMERO DE ANALFABETISMO ESTÁ ENTRE AS MULHERES. ENTÃO EU ACHO QUE ESSA SECRETARIA ELA VAI ESTAR FAZENDO ESSE TRABALHO INTEGRADO, E TÁ ALERTANDO O TEMPO TODO O GOVERNO, OS MINISTÉRIOS DO GOVERNO, DA IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A QUESTÃO DE GÊNERO.”
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h