A Voz do Brasil

Açailândia pode ter intervenção federal

Publicação: 16/01/2003 - 00:00

  • Açailândia pode ter intervenção federal

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- AÇAILÂNDIA PODE TER INTERVENÇÃO FEDERAL
LOC- DEPUTADO DESTACA O ANO DO CENTENÁRIO DE ARY BARROSO
LOC- EXPERIÊNCIAS SOBRE TRANSGÊNICOS PREOCUPAM
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- JOÃO GRANDÃO, DO PT SUL-MATO-GROSSENSE, CHAMOU ATENÇÃO PARA NOTÍCIA PUBLICADA ONTEM PELA FOLHA DE SÃO PAULO, SOBRE A POSSIBILIDADE DE HERBICIDAS PARA PRODUTOS TRANSGÊNICOS PERDEREM A EFICÁCIA.
LOC- O DEPUTADO ALERTA QUE A INFORMAÇÃO SIGNIFICA QUE ERVAS DANINHAS ESTÃO SENDO CRIADAS EM LABORATÓRIO, O QUE PODE RESULTAR NO SURGIMENTO DE SUPERPRAGAS.
LOC- JOÃO GRANDÃO OBSERVA QUE O MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA JÁ MANIFESTOU SUA PREOCUPAÇÃO E QUE O GOVERNO LULA DEFENDE MAIS ESTUDOS NA ÁREA. ELE PEDE PRECAUÇÃO E REAFIRMA QUE NÃO É CONTRÁRIO AOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS.
TEC- SONORA (31”) – JOÃO GRANDÃO: “NÓS NÃO SOMOS CONTRA O AVANÇO TECNOLÓGICO. NÓS QUEREMOS É QUE SE TENHA ÉTICA. QUE SE TENHA CUIDADO E ACIMA DE TUDO, QUE SEJA OBSERVADO O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO. NÃO PODEMOS, DE FORMA ALGUMA, COLOCAR NO MERCADO UM PRODUTO QUE A GENTE NÃO TENHA PLENA CONVICÇÃO DE QUE ELE NÃO VAI FAZER MAL PRA SAÚDE HUMANA. ATÉ HOJE, NÓS NÃO TEMOS...EU QUERO FAZER AQUI ESSE DESAFIO: ATÉ HOJE NÃO TEMOS ISSO DE FORMA COMPROVADA. EU QUERO QUE COMPROVE. ONDE É QUE, QUANDO FOI? QUAL É O LAUDO QUE SE TEM QUE O PRODUTO GENETICAMENTE MODIFICADO NÃO CAUSA NENHUM TIPO DE ALTERAÇÃO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO.”
LOC- JOÃO GRANDÃO LEMBRA QUE O CONSUMIDOR PRECISA SER RESPEITADO. TAMBÉM RESSALTA QUE O ESTADO TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE SOBRE A QUESTÃO.
LOC- PARA O DEPUTADO, NÃO SE PODE IMAGINAR UM LABORATÓRIO EMITIR UM LADO, SEM QUE EXISTA UM CONTROLE PÚBLICO, PORQUE NÃO SE SABE QUAIS OS INTERESSES QUE ESTÃO EM JOGO.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NELSON MARQUEZELLI, DO PTB PAULISTA, VOLTOU A PEDIR A SUSPENSÃO DA TAXA DE IMPORTAÇÃO SOBRE O NITRATO DE AMÔNIA, QUE O BRASIL IMPORTA DA RÚSSIA PARA USAR NA AGRICULTURA.
LOC- QUANDO A ALÍQUOTA FOI APLICADA, EM NOVEMBRO, PELO ENTÃO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO, SÉRGIO AMARAL, A COMISSÃO DE AGRICULTURA E POLÍTICA RURAL DA CÂMARA FEZ UM VEEMENTE PROTESTO CONTRA A MEDIDA.
LOC- NELSON MARQUEZELLI REITERA A RECLAMAÇÃO. ELE ESPERA QUE O GOVERNO LULA TOME LOGO UMA PROVIDÊNCIA, PORQUE A TAXAÇÃO AUMENTA O CUSTO BRASIL.
TEC- SONORA (34”) – NELSON MARQUEZELLI: “NÃO É NECESSÁRIO, NÃO É JUSTIFICÁVEL EM HIPÓTESE NENHUMA UMA ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO DE TAMANHO DANDO UMA PROTEÇÃO APENAS PARA UMA INDÚSTRIA NACIONAL QUE É A ULTRAFÉRTIL, QUE PRODUZ APENAS 50 POR CENTO DAQUILO QUE NÓS PRECISAMOS NO MERCADO INTERNO. ENTÃO NÃO HÁ PREJUÍZO NENHUM RETIRANDO ESSA TAXA. ATÉ PELO CONTRÁRIO: HÁ UM BENEFÍCIO MUITO GRANDE NO CUSTO BRASIL, PROPICIANDO ISSO UMA PRODUÇÃO DE SOJA, DE MILHO, DE ALGODÃO, DE CANA-DE-AÇÚCAR, COM PREÇOS MELHORES PARA GENTE PODER GANHAR CADA VEZ MAIS UM POUCO MAIS NO MERCADO INTERNACIONAL.”
LOC- NELSON MARQUEZELLI ACRESCENTOU QUE ALÉM DE AFETAR O CUSTO BRASIL A TAXAÇÃO SOBRE O NITRATO DE AMÔNIA PODE ESTIMULAR RETALIAÇÕES DA RÚSSIA, QUE IMPORTA CARNE SUÍNA E FRANGO DO BRASIL.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- DEPUTADO PROPÕE INVESTIMENTO NO SETOR PRODUTIVO PARA COMBATER DESEMPREGO
LOC- BETO ALBUQUERQUE, DO PSB DO RIO GRANDE DO SUL, ACREDITA QUE A MELHOR FORMA DE O GOVERNO COMBATER O DESEMPREGO É INVESTIR NOS SETORES PRODUTIVOS QUE NÃO FORAM ALCANÇADOS PELA AUTOMAÇÃO, COMO O COMÉRCIO E A CONSTRUÇÃO CIVIL.
LOC- BETO ALBUQUERQUE TAMBÉM DEFENDE A CRIAÇÃO DE LINHAS DE FINANCIAMENTO SUBSIDIADAS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E PARA À AGRICULTURA FAMILIAR.
LOC- O PARLAMENTAR ARGUMENTA QUE O CRÉDITO ÀS PEQUENAS EMPRESAS SAI MAIS BARATO QUE OS FINANCIAMENTOS AOS GRANDES EMPRESÁRIOS. PARA ELE, O NÍVEL DE INADIMPLÊNCIA ENTRE OS PEQUENOS TAMBÉM É MENOR.
TEC- SONORA (37”) – BETO ALBUQUERQUE: “DETERMINAREMOS À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, AO BANCO DO BRASIL, AO BNDES, ÀS NOSSAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FINANCEIRAS, QUE SE TENHA PARA ESSE TIPO DE EMPRESA, PARA OS PEQUENOS, POLÍTICAS DISTINTAS DOS MEGA-EMPREENDIMENTOS. COM POUCO RECURSO SE GERA MUITO EMPREGO NA MICROEMPRESA. PRECISAM DE MILHÕES, CENTENAS DE MILHÕES, PARA GERAR ALGUNS EMPREGOS EM MEGA-EMPRESAS TRANSNACIONAIS QUE VÊEM VENDENDO A ILUSÃO DE TRANSFORMAR REALIDADES LÁ OU CÁ, MAS QUE ACABAM, NA VERDADE MUITAS VEZES RESOLVENDO O SEU PROBLEMA.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- CPI DO INSS CONSTATA IRREGULARIDADES EM ENTIDADES FILANTRÓPICAS
LOC- CELSO RUSSOMANNO, DO PPB PAULISTA, AVALIOU AS ATIVIDADES DA CPI DO INSS. ELE INFORMOU QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS INVESTIGAÇÕES EM ENTIDADES FILANTRÓPICAS FALSAS E NA UTILIZAÇÃO DE TÍTULOS DA DÍVIDA ATIVA PARA O PAGAMENTO DE DÉBITOS PREVIDENCIÁRIOS.
LOC- O DEPUTADO EXPLICA QUE AS ENTIDADES BENEFICENTES QUE RECEBEM ISENÇÕES FISCAIS DEVEM PRESTAR SERVIÇOS GRATUITOS OU CONCEDER BOLSAS DE ESTUDO À POPULAÇÃO CARENTE.
TEC- SONORA (47”) – CELSO RUSSOMANNO: “E O QUE NÓS TEMOS VISTO É QUE EXISTEM ENTIDADES E EMPRESAS QUE NÃO ESTÃO AGINDO DESSA FORMA. POR EXEMPLO, ESCOLAS QUE NÃO DÃO BOLSAS DE ESTUDO, QUE NÃO FAZEM NADA EM BENEFÍCIO DA FILANTROPIA E ESSAS, COM CERTEZA ABSOLUTA, TERÃO QUE SER PUNIDAS. ALÉM DISSO, NÓS ESTAMOS APURANDO A VENDA DE TDAS PARA PAGAMENTO DA DÍVIDA PARA COM O INSS. ESTÁ MUITO CLARO, AS TDAS NÃO SÃO ACEITAS NESSE MOMENTO PARA A DÍVIDA ATIVA E MESMO ASSIM, EXISTEM EMPRESAS VENDENDO TDAS E BAIXANDO – NÃO SEI COMO, NÓS ESTAMOS APURANDO – ESSAS DÍVIDAS DESSAS EMPRESAS QUE NÃO PAGARAM O INSS.”
LOC- CELSO RUSSOMANNO, QUE É VICE-PRESIDENTE DA CPI, DISSE QUE OUTRA PREOCUPAÇÃO DOS PARLAMENTARES É DESMONTAR O ESQUEMA DE FRAUDES NO INSS, MANTIDO POR FUNCIONÁRIOS E ADVOGADOS.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- DEPUTADO QUER SAÚDE CEM POR CENTO PARA TODOS
LOC- DOUTOR HÉLIO, DO PDT PAULISTA, ESPERA QUE O GOVERNO APERFEIÇOE O ATENDIMENTO À SAÚDE E ACABE COM DOENÇAS CONSIDERADAS EVITÁVEIS COMO A TUBERCULOSE, A DENGUE HEMORRÁGICA E O MAL DE CHAGAS.
LOC- O PARLAMENTAR ENTENDE QUE É PRECISO, NO MÍNIMO, MANTER A VERBA DO ORÇAMENTO PREVISTA NO ANO PASSADO E EXPLICA QUAIS MEDIDAS A EQUIPE DE SAÚDE DO GOVERNO DEVE ADOTAR.
TEC- SONORA (37”) – DOUTOR HÉLIO: “TRABALHAR PARA QUE TODO O CIDADÃO E CIDADÃ BRASILEIRA TENHA CONDIÇÕES DE SAÚDE 100 POR CENTO. SEJA ATRAVÉS DE UM SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE QUALIDADE, ATENDENDO URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS, PORQUE O BRASILEIRO HOJE A DIFERENÇA ENTRE A VIDA E A MORTE SIGNIFICA SETE MINUTOS, ENTÃO, O ATENDIMENTO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EFICAZ. E TAMBÉM, UMA PREOCUPAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA É NO SENTIDO DE QUE NÓS TENHAMOS UM TRATAMENTO MAIS HUMANO. ATRAVÉS DO ATENDIMENTO, INTERNAÇÃO EM CASA, FAZENDO COM QUE SE HUMANIZE A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE.”
LOC- DOUTOR HÉLIO ACRESCENTA QUE É PRECISO INTENSIFICAR AS AÇÕES DE MEDICINA PREVENTIVA E REVITALIZAR AS SANTAS CASAS E OS HOSPITAIS PÚBLICOS E UNIVERSITÁRIOS.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- DENTRO DE INSTANTES: PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS RETORNA DA VIAGEM A AÇAILÂNDIA E DIZ QUE CAOS POLÍTICO SE ESTABELECEU NO MUNICÍPIO.
TEC- VINHETA/COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA....(31”)
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- AÇAILÂNDIA PODE TER INTERVENÇÃO FEDERAL
LOC- O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, ORLANDO FANTAZZINI, DO PT PAULISTA, NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE UMA INTERVENÇÃO FEDERAL EM AÇAILÂNDIA, NO MARANHÃO, ONDE SEIS PREFEITOS FORAM DESTITUÍDOS DO CARGO, NOS ÚLTIMOS DEZ DIAS.
LOC- FANTAZZINI, QUE REALIZOU AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA CIDADE NA SEGUNDA E NA TERÇA-FEIRA PARA VERIFICAR A SITUAÇÃO, AFIRMOU, ONTEM AO MINISTRO DA JUSTIÇA, MÁRCIO THOMAZ BASTOS, QUE O CAOS PÚBLICO ESTÁ INSTALADO.
TEC- SONORA (35”) – ORLANDO FANTAZZINI 1: “O QUADRO É CAÓTICO, O CAOS PÚBLICO ESTÁ INSTALADO, FALTA AUTORIDADE POLÍTICA, AUTORIDADE ADMINISTRATIVA NO MUNICÍPIO. OS DIREITOS HUMANOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS, CIVIS ESTÃO SENDO AVILTADOS. O FUNCIONALISMO PÚBLICO HÁ QUATRO MESES SEM O SEU SALÁRIO. HÁ UM CLIMA MUITO FORTE DE REPRESSÃO AQUELES QUE QUEREM E LUTAM PARA QUE HAJA O RESTABELECIMENTO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA, DA ÉTICA, COM O TRATO DA COISA PÚBLICA .”
LOC- APÓS RELATAR A SITUAÇÃO, ORLANDO FANTAZZINI SOLICITOU PROVIDÊNCIAS AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, QUE INCLUI O ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO FEDERAL, TENDO EM VISTA TAMBÉM A DIFICULDADE PARA VIABILIZAR SOLUÇÕES JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO.
LOC- ELE PEDIU QUE O MINISTRO MANTENHA CONTATO COM O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO, PARA QUE SEJAM AGILIZADOS, PELOS RESPECTIVOS JUÍZES, OS PROCESSOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E MALVERSAÇÃO DE RECURSOS CONTRA OS PREFEITOS.
LOC- TAMBÉM FOI REQUERIDO QUE SEJA SOLICITADO AO PROCURADOR DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MARANHÃO E PROMOTORES PÚBLICOS QUE APUREM COM O MAIOR RIGOR E RAPIDEZ AS DENÚNCIAS QUANTO AOS DESMANDOS QUE OCORREM EM AÇAILÂNDIA.
LOC- ORLANDO FANTAZZINI TAMBÉM SOLICITOU GESTÕES DO MINISTRO DA JUSTIÇA JUNTO AO GOVERNADOR JOSÉ REINALDO.
TEC- SONORA (22”) - ORLANDO FANTAZZINI 2: “POR OUTRO LADO NÓS SOLICITAMOS QUE O MINISTRO FAÇA UM CONTATO DIRETO COM O GOVERNADOR PARA O GOVERNADOR ENTENDA QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE HAJA UMA SAÍDA, SE NÃO FOR ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE O MUNICÍPIO, MAS QUE HAJA UMA SAÍDA NEGOCIADA COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E DO MOVIMENTO SALVE AÇAILÂNDIA.”
LOC- ORLANDO FANTAZZINI AINDA PEDIU PROTEÇÃO PARA AS PESSOAS QUE ESTÃO SENDO AMEAÇADAS POR LUTAREM PELO RESTABELECIMENTO DA ORDEM JURÍDICA, POLÍTICA E SOCIAL.
LOC- ONTEM, O PREFEITO QUE ESTAVA EXERCENDO O CARGO RENUNCIOU. EM SEU LUGAR ASSUMIU O VICE, JEOVÁ ALVES DOS SANTOS, MAS O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA NÃO ACREDITA QUE A MEDIDA RESTABELEÇA A NORMALIDADE POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NO MUNICÍPIO.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- DEPUTADA PROPÕE REFORMA EDUCACIONAL
LOC- MIRIAM REID, DO PSB DO RIO DE JANEIRO, DEFENDE A REALIZAÇÃO DE UMA PROFUNDA REFORMA EDUCACIONAL PARA MODIFICAR O QUADRO DE 18 MILHÕES DE ANALFABETOS QUE EXISTEM NO PAÍS.
LOC- A FALÊNCIA DO SISTEMA DE ENSINO VAI TRAZER CONSEQÜÊNCIAS GRAVES, POIS A EDUCAÇÃO É UMA DAS ALAVANCAS DO DESENVOLVIMENTO, DISSE A PARLAMENTAR.
LOC- MIRIAM REID JUSTIFICA A NECESSIDADE DE MUDANÇA CITANDO O ÚLTIMO EXAME DO ENSINO MÉDIO, QUE DEMONSTROU A FRAGILIDADE DO APRENDIZADO, E O CENSO EDUCACIONAL DO IBGE, QUE CONSTATOU QUE 3 MILHÕES E MEIO DE ALUNOS ABANDONARAM A ESCOLA.
LOC- ELA EXPLICA O QUE A REFORMA EDUCACIONAL DEVE CONTEMPLAR.
TEC- SONORA (43”) – MIRIAM REID: “QUE GARANTA, NÃO SÓ O ACESSO À ESCOLA ATRAVÉS DA QUANTIDADE, MAS TAMBÉM AS CONDIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA NA ESCOLA, ATRAVÉS DE TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO. ESSE É UM DOS MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR. A CRIANÇA QUE MORA DISTANTE DA ESCOLA E O PAI NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR A PASSAGEM, PÁRA DE ESTUDAR. A CRIANÇA NÃO AGÜENTA. ENTÃO, NÓS PRECISAMOS RESOLVER ESSA QUESTÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO; A QUESTÃO TAMBÉM DO MATERIAL ESCOLAR, É PRECISO QUE TODOS TENHAM ESSE APOIO, AQUELES QUE NÃO TÊM COMO COMPRAR; A QUALIDADE DO ENSINO QUE ESTÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR; E TUDO ISSO, PASSA POR UMA REMUNERAÇÃO DIGNA PARA O PROFESSOR.”
LOC- MIRIAN REID É FAVORÁVEL TAMBÉM A MUDANÇAS NA CARGA HORÁRIA DOS ESTUDANTES. SEGUNDO ELA, A CRIANÇA BRASILEIRA É UMA DAS QUE PASSA MENOS TEMPO NA ESCOLA.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO LUTA PARA ACABAR COM PRECONCEITO CONTRA IDOSOS, NEGROS E DEFICIENTES
LOC- PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, AFIRMOU QUE, COMO SENADOR, VAI CONTINUAR LUTANDO PARA DEFENDER OS DIREITOS SOCIAIS.
LOC- NA CÂMARA, PAULO PAIM FOI AUTOR DOS ESTATUTOS DO IDOSO, DA IGUALDADE RACIAL E DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA. ELE DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS PROPOSTAS PARA REDUZIR A DISCRIMINAÇÃO NESSES SEGMENTOS.
TEC- SONORA (48”) – PAULO PAIM: “NO ESTATUTO DO IDOSO, EU DIRIA QUE O ARTIGO MAIS IMPORTANTE É AQUELE QUE VAI GARANTIR A TODA PESSOA COM MAIS DE 65 ANOS O DIREITO A RECEBER PELO MENOS UM SALÁRIO MÍNIMO SE ELE NÃO TIVER NENHUM TIPO DE REMUNERAÇÃO. GARANTE TAMBÉM QUE O APOSENTADO VOLTARÁ A RECEBER O NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS QUE RECEBIA NA ÉPOCA EM QUE SE APOSENTOU. E O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, É QUE VOCÊ PUNE DE FORMA SEVERA TODO E QUALQUER CIDADÃO QUE POR UM MOTIVO OU OUTRO COMETER O CHAMADO CRIME POR PRECONCEITO OU POR DISCRIMINAÇÃO. E NA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA, É QUE VOCÊ ALI ADOTA POLÍTICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE, DA HABITAÇÃO, DE TRANSPORTE, E TAMBÉM VOCÊ ASSEGURA PELO MENOS UM SALÁRIO MÍNIMO PARA TODO DEFICIENTE QUE NÃO TIVER TAMBÉM NENHUM TIPO DE RENDIMENTO.”
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- COSTA FERREIRA, DO PFL MARANHENSE, AFIRMOU QUE A SOCIEDADE PRECISA PROTEGER A FAMÍLIA PARA EVITAR A OCORRÊNCIA DE CRIMES ENTRE PARENTES, COMO OS QUE ACONTECERAM NO FINAL DO ANO PASSADO.
LOC- NA OPINIÃO DO PARLAMENTAR, ESTÁ HAVENDO MUITA DETURPAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS, COMO O ADULTÉRIO E A UNIÃO DE PESSOAS DO MESMO SEXO.
LOC- COSTA FERREIRA ACREDITA QUE PROBLEMAS COMO A PROSTITUIÇÃO INFANTIL E O ABANDONO DE MENORES SÃO FRUTO DA DESINTEGRAÇÃO FAMILIAR. ELE ACRESCENTA QUE NOS PAÍSES EM QUE A FAMÍLIA É RESPEITADA, NÃO HÁ TANTA VIOLÊNCIA.
TEC- SONORA (50”) – COSTA FERREIRA: “ENTÃO, A FAMÍLIA ELA COMO CÉLULA MATER DA SOCIEDADE, ELA DÁ OS PARÂMETROS DE UMA SOCIEDADE IDEAL, ONDE SE POSSA VIVER ENSINANDO OS FILHOS NO CAMINHO QUE DEVE ANDAR, ENSINADO A SER COERENTE, A TER AMOR, A SER FIEL... NÓS PRECISAMOS REALMENTE TER ESSE CUIDADO DE SABER QUE A FAMÍLIA É UM BEM QUE DEVE SER PROTEGIDO E TUTELADO, NÃO SÓ PELO ESTADO, MAS POR TODAS AS PESSOAS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE. PORQUE SE NÓS DEIXARMOS QUE ESSAS PESSOAS QUE QUEREM DESTRUIR A FAMÍLIA, ELAS TOMEM POSSE DA ARMA PARA DESTRUI-LA, NÓS SEREMOS TAMBÉM TODA A SOCIEDADE DERROTADA. PORQUE SEM UMA FAMÍLIA SÓLIDA, NÃO TEREMOS SOCIEDADE PRÓSPERA E NEM BENDITA.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- DEPUTADO DESTACA PREPARATIVOS PARA O CENTENÁRIO DE ARY BARROSO
LOC- SAULO COELHO, DO PSDB MINEIRO, CONGRATULOU-SE COM O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, JOSÉ ALENCAR, PELA ASSINATURA DO DECRETO QUE TRANSFORMA 2003 O ANO DO CENTENÁRIO DE ARY BARROSO.
LOC- O PARLAMENTAR MINEIRO EXPLICOU QUE UMA COMISSÃO, PRESIDIDA PELO ACADÊMICO ANTÔNIO OLINTO, JÁ TRABALHA DESDE NOVEMBRO DO ANO PASSADO E ESTAVA AGUARDANDO A DEFINIÇÃO DO NOVO GOVERNO PARA DETERMINAR A FORMA COMO VAI TRABALHAR PARA DIVULGAR A PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA DA DATA.
LOC- SAULO COELHO, QUE FAZ PARTE DO GRUPO E ESTEVE ONTEM COM O PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR, FALA DAS PERSPECTIVAS EM TORNO DAS COMEMORAÇÕES.
TEC- SONORA (25) – SAULO COELHO 1: “NÓS PRETENDEMOS QUE SEJA EM TODO O BRASIL, NA MEDIDA QUE ELE É UM COMPOSITOR, ELE FOI UMA PESSOA E É UMA PESSOA CONHECIDA EM TODO O PAÍS. NÓS ESPERAMOS, ENTÃO, ESSE ANO, A PARTIR DE AGORA, DO INÍCIO DO GOVERNO E DA PRESENÇA DO MINISTRO DA CULTURA, DO GILBERTO GIL, QUE JÁ SE DEMONSTROU MUITO SENSÍVEL PARA QUE NÓS COMEMOREMOS À ALTURA ESSE CENTENÁRIO DESSE GRANDE BRASILEIRO.”
LOC- SAULO COELHO COMENTOU QUE, COINCIDENTEMENTE, JOSÉ ALENCAR, QUE ESTÁ NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA, DESENVOLVEU SUA VIDA PROFISSIONAL EM UBÁ, CIDADE NATAL DE ARY BARROSO E DESTACOU A EXPECTATIVA DO MUNICÍPIO.
TEC- SONORA (39”) – SAULO COELHO 2: “UBÁ SEMPRE TEVE UM CARINHO, OBVIAMENTE, MUITO ESPECIAL POR ARY BARROSO. E NÓS ESPERAMOS REALMENTE QUE ALÉM DE NÓS COMEMORARMOS O CENTENÁRIO DE ARY BARROSO, QUE A SUA CIDADE NATURAL, NÉ, A SUA CIDADE DE NASCIMENTO, SEJA TAMBÉM CONHECIDA PELOS BRASILEIROS. EU COSTUMO, QUANDO ESTOU EM UMA RODA DE PESSOAS, DE PERGUNTAR: “E O ARY BARROSO, ONDE NASCEU?” E É COM MUITO ORGULHO QUE A GENTE SENTE QUE ALGUMAS PESSOAS SABEM, MAS NÓS QUEREMOS QUE UBÁ SEJA BASTANTE DIVULGADA TAMBÉM NESTE ANO DE CENTENÁRIO DO ARY”.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- SEM RECURSOS FEDERAIS, RODOVIAS DE RORAIMA CONTINUAM EM PÉSSIMO ESTADO
LOC- O GOVERNO FEDERAL PRECISA LIBERAR VERBAS PARA QUE AS PRINCIPAIS RODOVIAS DE RORAIMA, NOS DOIS TRONCOS DA BR-210 /DUZENTOS E DEZ/ E BR-174 /UM, SETE, QUATRO/, SEJAM IMEDIATAMENTE RECUPERADAS.
LOC- O ALERTA É DO DEPUTADO CHICO RODRIGUES, QUE DESTACA O EMPENHO DO GOVERNO DE RORAIMA PARA CONSEGUIR OS RECURSOS PARA A RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS FEDERAIS NO ESTADO.
TEC- SONORA (40”) – CHICO RODRIGUES: “O GOVERNADOR DO ESTADO FLAMARION PORTELLA TEM DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM A BANCADA GESTÕES AQUI EM BRASÍLIA PRA QUE PUDÉSSEMOS ENCONTRAR UM MEIO DE ATENDER A ESSA DEMANDA QUE É UMA DEMANDA PREMENTE, URGENTE. O ESTADO PRECISA DESSAS VERBAS, ATÉ PORQUE, NÓS SABEMOS QUE COMO ESSAS DUAS RODOVIAS, E PRINCIPALMENTE A BR-174, É O GRANDE CORREDOR DE EXPORTAÇÃO, NUM TRECHO DE APROXIMADAMENTE MIL QUILÔMETROS, ENTRE MANAUS E A FRONTEIRA COM A VENEZUELA, CORTANDO TODO O ESTADO DE RORAIMA, QUE PRECISA OBVIAMENTE DE EXCELENTES CONDIÇÕES DE TRAFEGABILIDADE.”
LOC- CHICO RODRIGUES RESSALTA QUE A PREOCUPAÇÃO É PERTINENTE, PORQUE A ESTRADA ESTÁ SE DETERIORANDO, E ESPERA QUE UMA EQUIPE DO DENIT FAÇA UMA VISTORIA LOCAL, ATENDENDO O GOVERNO DO ESTADO E OS PARLAMENTARES DE RORAIMA.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- JOÃO MAGNO, DO PT MINEIRO, ATRIBUI A DEGENERAÇÃO DAS ESTRADAS FEDERAIS À CORRUPÇÃO NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. ELE CONSIDERA QUE AS FRAUDES ELEVARAM OS CUSTOS DAS OBRAS.
LOC- JOÃO MAGNO FOI FAVORÁVEL AO AFASTAMENTO DO PMDB DA ÁREA DE TRANSPORTES DO GOVERNO E ESPERA QUE A APLICAÇÃO DA CIDE DOS COMBUSTÍVEIS POSSA MELHORAR AS CONDIÇÕES DAS RODOVIAS.
LOC- O DEPUTADO DEFENDE QUE SE DÊ PRIORIDADE NA DUPLICAÇÃO DO CORREDOR LESTE QUE PASSA POR MINAS GERAIS.
TEC- SONORA (50”) – JOÃO MAGNO: “A CONSTRUÇÃO DA BR-381, A DUPLICAÇÃO DA BR 381 É ESSENCIAL PORQUE O VOLUME DE ACIDENTES E O VOLUME DE PERDA DE CARGAS QUE NÓS TEMOS NA BR 381 HOJE, DE BELO HORIZONTE ATÉ GOVERNADOR VALADARES, LIGANDO À RIO-BAHIA É UMA DAS SITUAÇÕES PIORES QUE NÓS TEMOS NO BRASIL. VEJA QUE NÓS ESTAMOS AI HÁ QUASE TRÊS DÉCADAS LUTANDO PARA DUPLICAR ESSA ESTRADA E A COISA NÃO SAI DO PAPEL. ESPERO QUE COM O GOVERNO LULA – JÁ A PARTIR DESSE ANO DE 2003 – POSSA FAZER O PROJETO TÉCNICO PARA DUPLICAR A BR 381, QUE É MAIS UM CORREDOR VIÁRIO NESSE PAIS ONDE MINAS GERAIS TEM PRATICAMENTE 25 POR CENTO DE TODAS AS ESTRADAS FEDERAIS BRASILEIRAS PARA PODER VIABILIZAR UMA CONDIÇÃO DE TRANSPORTE, PRESERVANDO VIDAS E GARANTINDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E GARANTINDO UM CUSTO BRASIL MAIS BARATO PARA QUE NÓS POSSAMOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO POVO.”
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- FORAM EMPOSSADOS HOJE, DEVIDO AO AFASTAMENTO DOS TITULARES, OS DEPUTADOS ADROALDO STRECK, DO PSDB DO RIO GRANDE DO SUL; E MAURO BENEVIDFES, DO PMDB DO CEARÁ.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições