Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Parlamentar pede intervenção no caso da Varig

27/11/2002 - 00h00

  • Parlamentar pede intervenção no caso da Varig

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Parlamentar pede intervenção no caso da Varig
LOC- Câmara condecora personalidades
LOC- Informação pela Internet aproxima legislativo e a população
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- O Presidente AÉCIO NEVES inaugurou hoje os novos serviços de rádio e TV da Câmara dos Deputados via Internet e um painel multimídia.
LOC- Agora, de qualquer parte do país, o cidadão poderá ter acesso às informações sobre o legislativo, o que vai contribuir para mostrar que por vezes, embora a imprensa mostre o plenário vazio, há muito trabalho em execução nas comissões.
TEC- SONORA (1’22”) – Tereza Cristina Soares: “A partir desta Quarta-feira, a Rádio e a TV Câmara poderão ser acessados via Internet pelo site www.camara.gov.br. E todas as matérias produzidas pela equipe de jornalismo da Câmara dos Deputados estarão disponíveis em tempo real em três versões: em texto e em arquivos de áudio e vídeo.// Outra novidade, um painel multimídia, localizado no Salão Verde, fará transmissão simultânea, em 18 telas, dos plenários da Câmara dos Deputados, do Senado e das dezoito Comissões Permanentes da Casa.// Os novos serviços, lançados hoje pelo presidente Aécio Neves, vão dar maior visibilidade e agilidade ao processo legislativo. A transmissão simultânea e via Internet dos trabalhos da Câmara dos Deputados conclui a política de inovação tecnológica adotada pela Mesa diretora da Casa.// Para o presidente Aécio Neves, as novas medidas vão dar maior credibilidade a Câmara dos Deputados.”
Aécio Neves: é mais um instrumento em favor da democratização da informação vai haver possibilidade de qualquer um que tenha interesse no trabalho da Câmara saber ao mesmo tempo que acontece nos vários plenários, o que acontece nas várias comissões. É onde o trabalho legislativo acontece de verdade.
Tereza Cristina Soares: “Com o novo sistema, os parlamentares poderão assistir de seus gabinetes a transmissão direta das atividades das 18 comissões permanentes por um circuito interno de TV, facilitando assim o acompanhamento de todo trabalho realizado no legislativo. Teresa Cristina Soares para a Voz do Brasil.”
LOC- O ouvinte da Voz do Brasil também poderá acessar a íntegra do áudio e do texto dos vinte minutos finais do programa, sobre as atividades dos deputados, através do link da Rádio Câmara no endereço www.camara.gov.br.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado é contra negociação da dívida dos estados
LOC- JOSÉ THOMAZ NONÔ, do PFL alagoano, afirmou que se o presidente eleito aceitar a renegociação da dívida dos estados, haverá um retrocesso no controle dos gastos públicos.
LOC- NONÔ advertiu que a renegociação da dívida dos estados já foi feita e que é preciso respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele citou matéria da revista americana News Week que aponta o endividamento das províncias como causa da crise na Argentina.
LOC- DOUTOR HÉLIO, do PDT paulista, elogiou o segundo grande compromisso do futuro presidente da república junto às Centrais Sindicais, de dobrar o poder aquisitivo da classe trabalhadora nos próximos quatro anos.
LOC- Sobre o combate à fome, primeira prioridade anunciada por Lula, DOUTOR HÉLIO salientou que a postura do presidente eleito representa a mudança do eixo das discussões, passando da questão monetária para a defesa das lutas sociais.
LOC- JOSÉ PIMENTEL, do PT do Ceará, defendeu o programa Fome Zero, para diminuir a carência alimentar da população, que prevê o aumento da produção agrícola.
LOC- Trata-se de um conjunto de ações envolvendo pequenos proprietários rurais e lavradores sem terra, para fortalecer o cooperativismo, explicou o deputado.
LOC- Preocupado com a miséria que se concentra no Nordeste, JOSÉ PIMENTEL ainda manifestou apoio à reforma tributária, para impedir a guerra fiscal entre estados, e assegurar melhorias nos setores habitacional, de saúde e de educação.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Agência não substitui a Sudene, afirma deputado
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB do Ceará, pediu que os deputados se posicionem contra a extinção da SUDENE, criada em 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste.
LOC- Segundo o parlamentar, seiscentos municípios da região decretaram estado de emergência, sem que nenhuma providência tenha sido tomada pela ADENE, agência que tenta substituir a superintendência.
LOC- MAURO BENEVIDES acredita na proposta do presidente eleito, de reabilitar a SUDENE.
LOC- PAES LANDIM, do PFL, comentou entrevista da jornalista Márcia Almeida ao jornal “O Dia” do Piauí, relatando visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, onde comprovou o potencial turístico do local.
LOC- O texto destaca o empenho da arqueóloga Niede Guidon para a preservação do parque e a pobreza da região, onde habitantes e animais sofrem com a seca, relata o parlamentar.
LOC- PAES LANDIM pediu ao Ministro dos Esportes e Turismo que libere recursos para a construção do aeroporto de São Raimundo Nonato, onde o parque está situado, e da estrada que liga a cidade a Caracol, onde existe outra reserva ambiental.
LOC- MARCONDES GADELHA, do PFL da Paraíba, elogiou a escolha do tema da campanha da fraternidade para 2003, “A Oferta da Água”, como forma de alertar as autoridades brasileiras, que não desenvolveram uma política para o setor.
LOC- MARCONDES GADELHA acredita que o problema de abastecimento será solucionado no governo de Lula, principalmente após seu discurso defendendo um debate nacional sobre a transposição das águas do Rio São Francisco para o semi-árido nordestino.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- JOSÉ ANTÔNIO ALMEIDA, do PSB, pediu à equipe de transição do governo que impeça a privatização do Banco do Estado do Maranhão, prevista para o dia três de dezembro.
LOC- De acordo com o deputado, foram gastos trezentos milhões de reais para sanear o banco e o preço da venda está estipulado em noventa mil reais.
LOC- JOSÉ ANTÔNIO alertou que somente no dia anterior à privatização, o Banco Central vai divulgar o nome das instituições habilitadas para a compra.
LOC- NÁRCIO RODRIGUES, do PSDB, propôs que o trecho da BR-050 entre a divisa de Minas Gerais e São Paulo até a divisa com Goiás, passando por Uberaba, seja denominado de Rodovia Chico Xavier, homenageando o líder espírita, falecido recentemente.
LOC- MARÇAL FILHO, do PMDB, anunciou a liberação de verbas de emendas de sua autoria aos orçamentos de 2001 e 2002 para três cidades do Mato Grosso do Sul.
LOC- O município de Maracaju recebeu 44 mil reais para a construção de casas populares e os de Amambai e Eldorado receberão 65 mil reais e 48 mil reais, respectivamente, para obras de eletrificação rural, informou MARÇAL FILHO.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado afirma que vitória petista marca o fim do neoliberalismo
LOC- ALCEU COLLARES, do PDT gaúcho, lembrando que há dois anos pregou a coalizão de centro-esquerda, disse que a vitória de Lula constitui a grande aliança que marca o fim do ciclo neoliberal, base de um modelo econômico em processo de exaustão.
LOC- Mas ALCEU COLLARES ainda teme que o próximo governo embarque na mesma linha e alerta que o povo, hoje um aliado, pode vir a cobrar as promessas de campanha.
LOC- PAULO PAIM, do PT do Rio Grande do Sul, registrou entrevista que concedeu ao Jornal do Comércio, definindo sua posição sobre o Governo Lula e o grupo de transição.
LOC- PAULO PAIM reafirmou sua determinação de assumir o mandato de senador, para o qual foi eleito, e defendeu a redução da jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas e o aumento do salário mínimo para 240 ou 250 reais.
LOC- SÉRGIO BARROS, do PSDB do Acre, afirmou que o governo Fernando Henrique Cardoso deixa uma herança de equilíbrio, credibilidade e prática legítima de negociação política.
LOC- SÉRGIO BARROS acredita que a postura do presidente da república fez com que o Parlamento tivesse, nos últimos oito anos, uma das mais produtivas e dinâmicas atividades do período republicano.
LOC- EURÍPEDES MIRANDA, do PDT, registrou a presença em Brasília do governador eleito de Rondônia, Ivo Cassol, para manter contatos na área federal, visando a diminuir os problemas do estado.
LOC- EURÍPEDES MIRANDA também manifestou sua satisfação com o interesse do presidente eleito de implementar as reformas tributária e da previdência.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Perseguição a desembargadores na Bahia mobiliza deputados
LOC- NELSON PELLEGRINO, do PT, afirmou que o governo baiano resolveu perseguir os desembargadores do estado, suspendendo a segurança feita pela Polícia Militar no Tribunal de Justiça.
LOC- De acordo com o deputado, a perseguição foi iniciada após a expedição de mandato de reintegração da posse de terras contra um amigo do senador Antônio Carlos Magalhães.
LOC- NELSON PELLEGRINO relatou que a ordem não foi cumprida pela Polícia Militar, a mando do governador.
LOC- WALTER PINHEIRO, do PT, defende que o Tribunal de Justiça da Bahia deve ser respeitado, e que deve ser mantida sua segurança com o trabalho da polícia militar.
LOC- Segundo WALTER PINHEIRO, a segurança da prefeitura também deve ser realizada pela polícia militar, e considerou desvio de função a guarda ao busto de Luiz Eduardo Magalhães.
LOC- DARCI COELHO, do PFL, acusou o Procurador do Tocantins, Mário Lúcio Avelar, de enriquecimento ilícito. Segundo o deputado, ele comprou, por 49 mil reais, quatorze imóveis em áreas nobres de Palmas, avaliados em milhões de reais.
LOC- Segundo DARCI COELHO, nenhum dos imóveis adquiridos por Mário Lúcio Avelar está com o valor registrado corretamente. Os preços de alguns não chegam a um real, comprovando o crime de falsidade ideológica e sonegação fiscal.
LOC- PHILEMON RODRIGUES, do PL mineiro, qualificou como inconformismo dos derrotados as acusações feitas contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
LOC- Reeleito Deputado Federal pela Paraíba, PHILEMON disse que as eleições foram conduzidas de forma correta e exemplar.
LOC- OSMAR TERRA registrou o encontro promovido pela Fundação Ulysses Guimarães e a Direção Nacional do PMDB, em Brasília, com parlamentares e a Executiva Nacional do partido, para debater questões econômicas e problemas sociais.
LOC- Sobre a oposição do PMDB à administração de Lula, OSMAR TERRA anunciou que o partido vai defender a discussão de propostas e projetos concretos, buscando o melhor para o Brasil.
LOC- DOUTOR ROSINHA, do PT, leu nota em que músicos do Paraná acusam o governador Jaime Lerner de ter desmantelado a secretaria estadual de cultura, em seus oito anos de administração.
LOC- De acordo com o documento, apesar de falir a cultura, o Governador anunciou a inauguração de um museu que custou cinqüenta milhões de reais, disse DOUTOR ROSINHA, reclamando que não existe diálogo com a classe artística.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PFL pernambucano, repudiou matéria da revista Isto É, em que o ex-funcionário de uma casa de câmbio, Alexandre Magero de Araújo, acusou o Parlamentar de fazer parte de um esquema de lavagem de dinheiro.
LOC- O Líder do PFL lamenta que o Ministério Público e a revista prejudiquem a honra e a imagem das pessoas com a divulgação de denúncias improcedentes, e feitas por uma pessoa que responde a dezessete processos criminais.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA garantiu que nunca fez transação financeira internacional e pediu rigor na apuração do caso, abrindo mão de seu sigilo bancário e telefônico para facilitar as investigações e provar que as acusações são falsas.
LOC- O presidente Aécio Neves manifestou solidariedade ao deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA, afirmando que a iniciativa de buscar o esclarecimento da denúncia enobrece a Câmara dos Deputados e revela seu caráter.
LOC- O líder do Governo no Congresso, ARTHUR VIRGÍLIO, e o deputado PAUDERNEY AVELINO também se solidarizaram com o líder do PFL.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- Deputados destacam papel da Abert no processo democrático
LOC- A Câmara realizou sessão solene para homenagear a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão pelos 40 anos de sua criação, comemorados hoje.
LOC- O primeiro vice-presidente, EFRAIM MORAIS, do PTB paraibano, afirmou que a atuação da entidade tem sido decisiva para o desenvolvimento da radiodifusão brasileira e ressaltou o seu compromisso com a democratização da informação.
LOC- Autor do requerimento para a realização da sessão, PAULO OCTÁVIO, do PFL do Distrito Federal, recordou a instabilidade política que o país vivia na época da criação da ABERT.
LOC- PAULO OCTÁVIO referiu-se à mobilização de 213 empresas de radiodifusão para garantir a votação, no Congresso, do Código Brasileiro de Telecomunicações, que recebeu 52 vetos presidenciais, todos derrubados.
LOC- PAULO OCTÁVIO afirmou que a Associação tem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor e para o fortalecimento da democracia.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- Deputado chama atenção para combate à dengue
LOC- REINALDO GRIPP, do PL, registrou a participação do Estado do Rio de Janeiro na Campanha do “Dia D”, realizada em todo o país para eliminar os focos do Aedes aegypti.
LOC- Mas o deputado enfatiza que a campanha só terá valor se os trabalhos tiverem continuidade e se as verbas destinadas ao combate não forem transferidas para outros setores.
LOC- REINALDO GRIPP destacou estudo recente da Secretaria de Saúde do Estado do Rio que aponta a falta de recursos como uma das principais causas do avanço da dengue.
LOC- A desnutrição, a obesidade e as doenças causadas pelo uso de cigarro e ingestão de bebidas alcoólicas alcançaram níveis de epidemia. O alerta é do deputado DOUTOR BENEDITO DIAS, que analisou estudo da Organização Mundial de Saúde.
LOC- O Parlamentar, que é médico, afirma que medidas educativas e preventivas de baixo custo poderiam melhorar a situação da saúde. Ele garante que o SUS dispõe de meios para atender a população.
LOC- DOUTOR BENEDITO DIAS pediu a criação de uma comissão externa para visitar os hospitais públicos do país e apurar as denúncias de desvio de verbas e propor ações para melhorar o atendimento.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB, anunciou que foi realizado com sucesso, pela Fundação HEMOPE, o primeiro transplante de medula óssea do Nordeste, em um hospital público, num portador de leucemia mielóide crônica.
LOC- GONZAGA PATRIOTA informou que a Unidade de Transplante de Medula Óssea do HEMOPE tem capacidade para realizar dois transplantes por mês. Mais de quarenta pacientes de Pernambuco e de outros estados nordestinos estão na fila para a cirurgia.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Crime organizado pode controlar o estado brasileiro
LOC- POMPEO DE MATTOS, do PDT, afirmou que, se não forem adotadas providências contra o narcotráfico e a criminalidade, o crime organizado vai tomar conta do Estado brasileiro.
LOC- Membro das CPIs do Narcotráfico e do Roubo de Cargas, o deputado gaúcho afirma que vários setores da sociedade e do governo são controlados pelo crime.
LOC- POMPEO DE MATTOS pediu a implementação urgente das medidas elaboradas pela comissão de segurança pública para modernizar a legislação penal.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- LUIZ ALBERTO, do PT, registrou a comemoração do dia Nacional da Consciência Negra, que reuniu mais de cem mil pessoas na capital da Bahia, na quarta-feira passada.
LOC- LUIZ ALBERTO ainda informou que a Carta de Salvador, aprovada ao final dos debates realizados durante a semana, será entregue ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.
LOC- No documento, instituições que integram o Fórum da Entidade Negra pedem respeito à liberdade e aos direitos dos negros, que estão sendo desconsiderados pelo governo do estado.
LOC- LUCI CHOINACKI, do PT catarinense, registrou sua participação, juntamente com a deputada Vanessa Grazziotin e a futura senadora Serys Marly, no Primeiro Fórum das Mulheres do Mercosul, realizado semana passada, na Argentina.
LOC- LUCI CHOINACKI explica que o encontro resultou na Declaração de Buenos Aires, em que as mulheres dizem que querem participar, de forma institucional, da criação de um novo modelo de desenvolvimento para a América Latina.
LOC- YEDA CRUSIUS, do PSDB, manifestou pesar à família do economista Nuno Renan de Figueiredo Pinto, seu ex-aluno, que faleceu no domingo, em Porto Alegre, aos 55 anos, após dois meses de tratamento contra o câncer.
LOC- Nuno Renan completou o doutorado nos Estados Unidos e era professor de cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde era respeitado pela seriedade profissional, enfatizou YEDA CRUSIUS.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado pede intervenção da equipe de transição no caso da Varig
LOC- BETO ALBUQUERQUE, do PSB gaúcho, está preocupado com a crise enfrentada pela Varig. Ele pediu a interferência da equipe de transição de governo, nas negociações da liberação de empréstimo do BNDES, para recuperar a empresa.
LOC- ALBUQUERQUE explica que a Fundação Rubem Berta, que controla a Varig, não aceitou o empréstimo porque perderia o controle acionário. Ele defende a adoção do plano de reestruturação da empresa, elaborado pela Associação dos Pilotos da Varig.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB catarinense, registrou decisão do Comitê de Política Monetária de aumentar de 21 para 22 por cento a taxa de juros para conter o avanço da inflação.
LOC- EDINHO BEZ comentou que somente nos dez primeiros meses do ano, a inflação ultrapassou os seis por cento, quando a previsão do governo era de no máximo quatro, puxada principalmente pela remarcação dos preços dos alimentos nos supermercados.
LOC- CORIOLANO SALES, do PMDB da Bahia, alertou para o perigo da volta da inflação, por causa dos reajustes. Ele assinala que o custo de vida está 157 por cento mais caro do que em junho de 1994.
LOC- De acordo com CORIOLANO SALES, o Governo precisa evitar a emissão de moedas e acabar com o déficit público para manter a estabilidade e impedir o retorno do processo inflacionário.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Câmara homenageia diversas personalidades com comenda.
LOC- O presidente Fernando Henrique recebeu, hoje, a medalha Suprema Distinção da Câmara dos Deputados.
LOC- O presidente da Câmara, AÉCIO NEVES, justificou a homenagem ressaltando que Fernando Henrique mereceu a condecoração porque todas as suas ações foram de um democrata que soube respeitar a independência das instituições.
LOC- Também foram agraciadas 15 personalidades, entre elas, o poeta Carlos Drummond de Andrade, a atriz Fernanda Montenegro, a coordenadora da pastoral da criança, Zilda Arns, o artista plástico Siron Franco, o cacique Raoni, o empresário Antonio Ermírio de Moraes e Dom Evaristo Arns.
TEC- SONORA (1’48”) – Gisele Benitz: “Durante a solenidade, o presidente da Câmara, Aécio Neves disse que o Congresso Nacional tem se fortalecido nos últimos anos e se aproximado mais da sociedade brasileira. Aécio lembrou a importância da instalação da Comissão de Legislação Participativa como canal intermediário com as diversas entidades civis do País. Aécio Neves elogiou as personalidades homenageadas, lembrando o caráter e talento de todos. O presidente da Câmara, falou da sua administração à frente da casa e da importância do legislativo para o País.”
Aécio Neves: Ao longo dos últimos anos nós buscamos sempre compreender que esta é a mais importante das instâncias da representação política. A Câmara dos Deputados é o Brasil, é o Brasil com suas virtudes e é, também, – porque não? – o Brasil com suas mazelas. Felizmente as virtudes superam em muito as eventuais mazelas. Deste singelo ato com o qual nós praticamente concluímos nossa gestão na Câmara Federal, nós estamos fazendo um esforço para lembrarmos a nós mesmos o que somos e o que permanentemente devemos ser: a expressão do sentimento mais profundo de um Brasil, um Brasil que é solidário nos momentos difíceis, mas um Brasil que ainda tem diferenças aviltantes e que ainda nos envergonham”.
Gisele Benitz: “A condecoração medalha Suprema Distinção da Câmara foi criada para agraciar presidentes da república, do supremo tribunal federal, chefes de estado, governos estrangeiros e altas personalidades estrangeiras e nacionais que tenham realizado serviços relevantes à Nação brasileira em sua atuação pública. Gisele Benitz para a Voz do Brasil. ”
TEC- VINHETA/VOTAÇÃO.....
LOC- Os Deputados adiaram, agora à noite, a apreciação da mini-reforma tributária, mas avançaram na votação das demais medidas provisórias que trancam a pauta.
LOC- Foi aprovado o projeto de conversão que regulamenta a entrada de capital estrangeiro nas empresas de rádio e televisão, autorizada pela emenda constitucional 36.
LOC- Os investimentos de estrangeiros e de brasileiros naturalizados há menos de dez anos não podem exceder a 30 por cento do controle acionário, e as empresas de comunicação vão ter que registrar anualmente em cartório a composição de seu capital social.
LOC- Modificações no controle acionário das empresas deverão ser comunicadas ao Congresso Nacional.
LOC- A fiscalização caberá a órgão do Poder Executivo a ser indicado pelo presidente da República, e a aplicação de recursos ilícitos será enquadrada como crime de lavagem de dinheiro.
LOC- Outra medida aprovada abriu crédito extraordinário de 123 bilhões de reais para o pagamento de bônus aos consumidores de energia elétrica e 85 bilhões reais destinados a ações de defesa civil nas regiões Sul e Nordeste e em Minas Gerais.
LOC- As medidas seguem para apreciação no Senado Federal
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.......

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h