Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Institutos de pesquisas são criticados

30/10/2002 - 00h00

  • Institutos de pesquisas são criticados

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Institutos de pesquisas são criticados
LOC- Denúncias e anseio por mudança marcaram eleições nos estados
LOC- Votações recomeçam na próxima semana
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- A Câmara deve voltar a apreciar as matérias em pauta a partir da próxima semana. O assunto foi discutido hoje, durante reunião do presidente da Câmara, AÉCIO NEVES, com os líderes do PT, João Paulo e do governo, Arnaldo Madeira.
TEC- SONORA (1’44”) – Alexandre Lemos: De acordo com Aécio Neves, o encontro serviu para avançar no entendimento para a liberação da pauta de plenário, travada por 34 medidas provisórias.
Aécio Neves: “A perspectiva que nós temos é de que a partir da semana que vem temos condições de votar um numero muito razoável de medidas provisórias”.
Alexandre Lemos: Na reunião ficou decido também que nas próximas semanas será definida uma agenda mínima de votações. O líder do governo, Arnaldo Madeira disse que fará consultas aos líderes partidários que dão sustentação ao atual governo para definir quais projetos serão priorizados até o fim do ano. Enquanto isso, Madeira, garantiu total apoio do governo para limpar a pauta das medidas provisórias.
Arnaldo Madeira: “Manifestamos aqui a disposição de estar trabalhando para limpar completamente a pauta para que nós possamos votar algumas matérias que são importantes e que não estão incluídas na agenda pelo bloqueio das medidas provisórias e dos projetos que estão com urgência constitucional.
O líder do PT, João Paulo, concorda que o momento é de iniciar a votação das medidas provisórias para que o mês de dezembro seja dedicado a votação da agenda mínima de projetos que será estabelecida pelos líderes partidários. Ele disse que a intenção é ganhar tempo e negociar todas as matérias que serão votadas.
João Paulo: “Ainda precisamos consultar outros líderes, precisamos mediar nossa posição pelo conjunto da Casa, para que a gente chegue no dia da votação com uma maturidade bastante ampla e que permita que a gente vote com tranqüilidade todas essas matérias”.
Alexandre Lemos: “Os líderes partidários voltam a se reunir na próxima semana. Alexandre Lemos para a Voz do Brasil.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputados enfatizam importância da transição democrática
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense, elogiou a cordialidade entre os candidatos após o segundo turno, preparando-se para conviver com a nova realidade política do país.
LOC- MAURO BENEVIDES louvou a imagem conciliatória de governadores eleitos, como Lúcio Alcântara e Germano Rigotto, em defesa dos interesses da sociedade, para promover a soberania popular.
LOC- PAULO PAIM, do PT, destacou o elevado nível democrático do PT no Rio Grande do Sul, onde a transição com o novo governador eleito, Germano Rigotto do PMDB, já está em andamento.
LOC- PAULO PAIM também afirmou que continuará sua luta pelo aumento do salário mínimo para 250 reais, extensivo aos aposentados e pensionistas da previdência, tanto na Câmara como no senado, onde ocupará uma cadeira a partir de 2003.
LOC- ARTHUR VIRGÍLIO, do PSDB do Amazonas, também eleito para o senado federal, congratulou-se com a Nação pelo espírito democrático demonstrado durante o processo eleitoral, afirmando que o regime está consolidado no país.
LOC- O deputado disse que tem orgulho do presidente Fernando Henrique e de Luiz Inácio Lula da Silva, pela lisura e transparência com que está sendo conduzida a transição.
LOC- ARTHUR VIRGÍLIO disse ainda que o PSDB tem uma importante contribuição a prestar ao país como oposição responsável e deseja que Lula faça um grande governo.
LOC- Já o deputado LUIZ PIAUHYLINO, do PSDB pernambucano, elogiou o ministro Nelson Jobim e a equipe do Tribunal Superior Eleitoral pela segurança oferecida no sistema eletrônico de votação.
LOC- PIAUHYLINO ainda parabenizou o governador Jarbas Vasconcelos e os dois senadores eleitos em Pernambuco, Marco Maciel e Sérgio Guerra, pela expressiva vitória.
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputados destacam significado da eleição de Lula
LOC- ALDO ARANTES, do PCdoB de Goiás, salientou que a eleição de um trabalhador para a presidência da República, pela primeira vez no país, representa o repúdio contra a submissão a grandes grupos financeiros, à recessão e à crise social.
LOC- ALDO ARANTES confia que Lula vai implementar um novo modelo de desenvolvimento, com crescimento econômico e redução das taxas de juros.
LOC- Para CARLITO MERSS, do PT catarinense, a vitória de Lula renova a esperança na democracia, na prática da política participativa e orientada para o bem comum.
LOC- Segundo CARLITO MERSS, o presidente eleito tem deixado claro que a negociação com os governadores, os empresários, os trabalhadores e as diferentes forças políticas, é salutar para a consolidação das instituições democráticas.
LOC- MARIA DO CARMO LARA, do PT de Minas Gerais, ao agradecer os votos que recebeu, acrescentou que o resultado da eleição presidencial é uma prova da democracia plena que o País vive.
LOC- Após 13 anos, um representante dos trabalhadores chega ao poder, enfatiza MARIA DO CARMO LARA, defendendo a criação de uma Secretaria Especial para o combate a fome.
LOC- AVENZOAR ARRUDA, do PT da Paraíba, entende que o povo optou por mudanças, mas alerta que esse posicionamento isoladamente não acaba com a disputa que vai se desenvolver no Congresso.
LOC- O mais importante, segundo AVENZOAR ARRUDA, é vencer a resistência política, através das reformas que precisam ser feitas para garantir a melhoria da condição de vida do povo, entre elas a tributária, para distribuir a renda de forma justa.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- JOÃO GRANDÃO, do Partido dos Trabalhadores, reconheceu que a população de Mato Grosso do Sul acompanhou a tendência nacional ao eleger um presidente da República de esquerda, além de reconduzir Zeca do PT ao governo do estado.
LOC- JOÃO GRANDÃO, reeleito com 53 mil votos, assinalou que vai continuar exercendo um mandato ético, transparente, com prioridade para as causas populares.
LOC- LUIZ SÉRGIO, do PT fluminense, enalteceu a visita de Lula ao Congresso, numa demonstração de que sua proposta de diálogo e entendimento é uma prioridade.
LOC- Ao salientar que o povo vive momento de entusiasmo e utopia, com a eleição de um retirante nordestino para a presidência, ansiando por mudanças que levem a uma sociedade mais justa, LUIZ SÉRGIO agradeceu seus eleitores que o reconduziram à Câmara.
LOC- ALEX CANZIANI, do PSDB, esclareceu que embora tenha apoiado José Serra, estará comprometido com as iniciativas do novo governo que tragam avanços, como a geração de empregos e melhoria salarial, além das reformas política, tributária, trabalhista e previdenciária.
LOC- ALEX CANZIANI ainda manifestou-se grato aos paranaenses por terem garantido ao parlamentar a possibilidade de continuar seu trabalho na Câmara, a favor do Paraná, especialmente da região norte do estado.
LOC- AUGUSTO NARDES, do PPB gaúcho, também defende a aprovação urgente das reformas política e tributária, por entender que estas questões são fundamentais para o equilíbrio fiscal do País.
LOC- De acordo com NARDES, é preciso diminuir a burocracia e modernizar o país, reduzindo a carga tributária. Ele também apóia uma política partidária coerente e, por isso, é favorável à fidelidade e ao voto distrital misto.
LOC- EULER MORAIS, do PMDB goiano, expressou satisfação com a vitória de Lula, que para ele simboliza a rejeição do povo ao modelo concentrador de renda e de exclusão social.
LOC- O deputado está otimista com o anúncio de que o novo governo será iniciado com o combate à fome e com a geração de empregos.
LOC- EULER MORAIS concluiu que o Congresso deve contribuir na revisão do Orçamento da União e na aprovação de propostas que coloquem o Brasil no rumo do crescimento, com justiça social.
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputado diz que erros das pesquisas enganam eleitores
LOC- LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB, quer proibir a publicação dos resultados de pesquisas durante o período das eleições, para evitar que os eleitores sejam iludidos.
LOC- O deputado paranaense explica que a liberalidade da legislação permite aos institutos de pesquisas divulgar percentuais que divergem do número de votos obtidos pelos candidatos.
LOC- LUIZ CARLOS HAULY ainda saudou os 112 mil e 755 eleitores que lhe deram a maior votação de sua carreira política, para exercer o seu quarto mandato como deputado federal e destacou a forma democrática como as eleições transcorreram.
LOC- ARY VANAZZI criticou a atitude da rede de comunicação RBS, que durante o processo eleitoral divulgou pesquisas com dados errados como forma de influenciar a população contra o candidato do partido dos trabalhadores ao governo do Rio Grande do Sul.
LOC- Segundo o parlamentar gaúcho, os institutos de pesquisa davam 20 por cento de vantagem para o candidato do PMDB, quando na verdade a diferença foi de 5,8 por cento.
TEC- SONORA (32”) – Ary Vanazzi : “ Eu acho que o Brasil tem que rever e debater o papel das pesquisas eleitorais. Eu acho que são importantes mas devem ser feitas com seriedade, transparência e inclusive com os partidos conhecendo a metodologia. Ao correio do povo quero aqui elogiar o correio do povo que é um dos jornais importantes do Rio Grande do Sul que durante as eleições fez pesquisa, foi uma pesquisa que acertou em número o resultado final das eleições no Rio Grande do Sul, nós temos que elogiar esse tipo de postura.”
LOC- ARY VANAZZI afirmou que o PT no Rio Grande do Sul vai atuar em conjunto com o novo presidente para ajudar no gerenciamento do país, garantindo o acesso do povo gaúcho aos recursos das políticas sociais.
LOC- LINCOLN PORTELA, do PSL mineiro, defendeu a implantação do voto facultativo, pois entende que o ato de votar não deve ser uma obrigação, mas um direito do eleitor, por meio do qual possa expressar sua posição.
LOC- O deputado lamenta que, seguindo uma tendência histórica, desde os tempos da colonização portuguesa, ainda hoje políticos procuram obter votos em troca de mercadorias e dinheiro.
LOC- LINCOLN PORTELA acredita que o voto facultativo ajudará a consolidar a democracia, com a atuação consciente do povo nas eleições, e fazendo com que os próprios partidos selecionem melhor seus candidatos.
TEC- VINHETA/COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA....(31”)
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Denúncias e anseio por mudanças marcaram eleições nos estados
LOC- WALDEMIR MOKA registrou matéria da Folha de São Paulo que denuncia o uso da máquina administrativa pelo governador reeleito, Zeca do PT, citando a participação da polícia militar de Dourados e da diretoria do Detran na campanha.
LOC- WALDEMIR MÓKA, do PMDB sul-matogrossense, disse que o caminho do seu partido será o da oposição, mas ressalta que respeita os petistas com posições coerentes.
LOC- Já ARMANDO ABÍLIO, do PSDB, denunciou o uso da máquina pública nas últimas eleições pelo governador da Paraíba, candidato a reeleição, e pelo prefeito de Esperança.
LOC- ARMANDO ABÍLIO afirma que a atitude não foi suficiente para derrotar o candidato da coligação PSDB/PMDB paraibano, Cássio Cunha Lima. Ele aproveitou para agradecer os votos que asseguraram a sua reeleição como deputado federal.
LOC- JAIR BOLSONARO, do PPB, registrou a eleição de seu filho para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Flávio Bolsonaro será um dos mais jovens parlamentares do Estado.
LOC- JAIR BOLSONARO também considerou que a decisão do comandante do exército, general Glauber Vieira, de impedir que militares cariocas que atuavam na segurança das eleições no Rio de Janeiro votassem, foi uma forma de prejudicar a sua reeleição.
LOC- CABO JÚLIO, do PST, por sua vez, afirmou que policiais militares amigos seus sofreram perseguição, porque se recusaram a apoiar candidatos indicados pelo comando da corporação em Minas Gerais.
LOC- CABO JÚLIO contou que há cinco anos o governo mineiro não fornece uniforme aos policiais, conforme determina a legislação. E mesmo assim, segundo ele, alguns foram penalizados porque estavam “mal fardados”.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados agradecem apoio dos eleitores
LOC- LUIZ BITTENCOURT, do PMDB de Goiás, ressaltou a importância da atuação dos prefeitos, vereadores e lideranças que o apoiaram em sua campanha e o ajudaram na recondução.
LOC- BITTENCOURT também manifestou gratidão aos eleitores que confiaram nele.
TEC- SONORA (22”) – Luiz Bittencourt: “Agradeço e reafirmo todos os meus compromissos com o povo do estado de Goiás, com o povo brasileiro, vamos continuar lutando pelo horário de verão, pelo remédio mais barato, pelo fortalecimento dos genéricos, vamos continuar com o apoio às crianças, com apoio aos idosos, vamos lutar pela causa municipalista, pelo desenvolvimento do estado de Goiás e pelo combate sistemático à corrupção.”
LOC- LUIZ BITTENCOURT disse ainda que vai se empenhar pelo equilíbrio entre o novo presidente e os partidos que farão oposição a ele como forma de garantir a governabilidade e a aprovação de projetos importantes para o povo que o elegeu.
LOC- DOUTOR HÉLIO, do PDT, agradeceu os eleitores que o reconduziram à Câmara com votos obtidos em 640 dos 645 municípios paulistas.
LOC- DOUTOR HÉLIO ainda parabenizou os brasileiros por terem eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, reascendendo a esperança de um governo voltado para os problemas sociais.
LOC- O agradecimento do deputado JORGE KHOURY, foi dirigido ao povo baiano pelos mais de 97 mil votos que recebeu, lembrando que esta é sua quinta vitória eleitoral, sendo uma como prefeito de Juazeiro, e as demais como deputado federal.
LOC- JORGE KHOURY destacou que continuará defendendo a democracia, as liberdades individuais e a Igualdade de oportunidades para todos.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NILTON BAIANO, do PPB, agradeceu os mais de 109 mil votos que permitiram que fosse o deputado mais votado no Espírito Santo e que o reconduziram ao quarto mandato.
LOC- NILTON BAIANO enalteceu a forma ordeira como ocorreram os dois turnos da eleição, o que demonstra maturidade política e elogiou a atuação da polícia federal, na pessoa de Armando Possi.
LOC- NEUTON LIMA, do PFL de São Paulo, também agradeceu os mais de 127 mil eleitores que lhe deram condição de se reeleger.
LOC- Por ser evangélico, NEUTON LIMA afirmou que participará das ações de regaste social dos milhões de brasileiros que se encontram na miséria.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PPB do Rio de Janeiro, manifestou sua gratidão aos eleitores da Baixada Fluminense, especialmente os de São João de Meriti, pela sua reeleição.
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO ainda propôs que o SUS seja obrigado a fornecer aparelhos ortodônticos para menores de 18 anos que não tenham condições de comprá-los.
LOC- Já RUBENS BUENO agradeceu aos paranaenses por terem reconhecido o trabalho do Partido Popular Socialista, aumentando em 39 vezes o número de votos para deputado estadual e em mais de 40 vezes para deputado federal.
LOC- RUBENS BUENO registrou ainda que o PPS obteve 7,2 por cento dos votos para governador, mesmo tendo apenas 37 segundos para propaganda gratuita no rádio e na TV.
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Mudanças na CLT ainda geram polêmica
LOC- O Procurador Parlamentar da Câmara, RICARDO IZAR, do PTB paulista, anunciou que entrou com representação na Justiça contra a CUT e os Sindicatos dos Químicos e dos Petroleiros da Bahia.
LOC- Segundo RICARDO IZAR, na eleição passada essas entidades fizeram propaganda enganosa, divulgando pela Internet o nome de deputados que votaram pela flexibilização da CLT.
LOC- DOUTOR HELENO, do PSDB fluminense, por sua vez, condenou o material utilizado pelas entidades, porque acusaram os parlamentares de retirar direitos adquiridos dos trabalhadores votando a favor da matéria.
LOC- Para DOUTOR HELENO, os deputados foram alvo de mentiras, calúnias e difamações. Ele entende que a postura adotada é inaceitável numa democracia plena, conquistada com muita luta.
LOC- Mas, VANESSA GRAZZIOTIN, do PCdoB, contesta os argumentos dos que reclamam da divulgação de seus votos.
LOC- A deputada amazonense, frisa que nenhum de seus dirigentes temem a representação, encaminhada pela procuradoria parlamentar ao procurador geral da república.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN reafirmou que as mudanças ameaçam parte dos direitos trabalhistas e entende que os deputados que querem a flexibilização têm que arcar com sua posição. Ela acrescentou que a lista divulgada pela internet expressa a verdade.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- Foi realizada hoje no Plenário da Câmara, sessão solene em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, dando prosseguimento às comemorações do centenário de seu nascimento.
LOC- O primeiro vice-presidente, EFRAIM MORAES, destacou que Drummond conseguia extrair poesia das coisas simples e cotidianas, oferecendo uma síntese da cultura brasileira.
LOC- EFRAIM MORAIS afirmou que, ainda em vida, Carlos Drummond já era admirado e considerado um dos mais influentes poetas da literatura nacional.
LOC- Um dos autores da homenagem, JAIME MARTINS, do PFL mineiro, ressaltou a emoção e beleza que compõem a obra de Carlos Drummond de Andrade, e lembrou que muitos de seus versos são conhecidos por todos, mesmo que não saibam quem é o autor.
LOC- Já VIRGÍLIO GUIMARÃES, do PT, considera que o poeta mineiro foi o que melhor interpretou os sentimentos e direitos do povo brasileiro e elogiou sua luta pela preservação do patrimônio histórico de sua cidade natal, Itabira, e de Belo Horizonte.
LOC- Também OLÍMPIO PIRES, do PDT, reconhece o amor que Drummond sentia por Itabira, e disse que, além de grande poeta e cronista, ele foi ainda um exemplo de ser humano generoso, ético e íntegro.
LOC- Segundo JOSÉ ANTONIO ALMEIDA, do PSB do Maranhão, Drummond revolucionou a língua portuguesa, rompendo com os padrões acadêmicos, e tornou sua poesia universal e atual, próxima aos sentimentos de seus leitores.
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputado homenageia servidores públicos
LOC- SIMÃO SESSIM, do PPB do Rio de Janeiro, homenageou os servidores públicos federais, estaduais e municipais, especialmente os que atuam em Nilópolis, e na Baixada Fluminense, pela passagem do seu dia, comemorado em 28 de outubro.
LOC- SIMÃO SESSIM espera que o Governo Lula corrija a injustiça que há oito anos atinge a categoria, concedendo aumento salarial.
LOC- FÉLIX MENDONÇA, do PTB baiano, registrou o falecimento do engenheiro civil Gilmar da Matta Gantois, que dedicou sua vida ao magistério, ao serviço público e à iniciativa privada.
LOC- FÉLIX MENDONÇA assinalou o trabalho desenvolvido por Gantois na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, e sua participação em obras como a dos túneis Américo Simas e Theodoro Sampaio.
LOC- LUIZ BITTENCOURT, do PMDB, registrou a comemoração, no dia 24 de outubro, dos 69 anos da cidade de Goiânia, parabenizando os seus habitantes e o prefeito Pedro Wilson.
LOC- LUIZ BITTECOURT enalteceu o espírito criativo e empreendedor do primeiro prefeito da cidade, Venerando de Freitas Borges, que garantiu o início do desenvolvimento da nova capital de Goiás.
TEC- AÉCIO 8 – cirurgia reparadora de mama (1’12”)
TEC- VINHETA/CAMARA E VOCÊ.....
LOC- A Câmara dos Deputados tornou obrigatória a cirurgia reparadora da mama por planos e seguros privados de saúde, nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.
LOC- A rede pública já era obrigada a realizar o procedimento. O projeto aprovado na Câmara garantiu o mesmo direito para as mulheres que têm um plano de saúde particular.
LOC- O presidente AÉCIO NEVES destaca que a medida integra o conjunto de propostas apreciadas pela Câmara que garantem a dignidade e asseguram o pleno direito de cidadania à mulher.
TEC- SONORA (33”) – Aécio Neves: “Nós temos votado inúmeras matérias que buscam dar atendimento maior, sobretudo a mulher, na área de saúde. Mas tem uma delas que eu me orgulho muito de ter colocado em pauta e ter conseguido aprovar com o apoio de parlamentares, sobretudo as parlamentares mulheres de todo o país. É aquela que obriga os plano de saúde a fazerem as cirurgias reparadoras de mama em caso de mutilação por câncer. Só quem sofre esse dano sabe a sua conseqüência, inclusive psicológica, para o próprio convívio social, além das conseqüências médicas.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h