Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Mais protestos contra obra da Petrobrás em Cingapura

19/06/2002 - 00h00

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Mais protestos contra obra da Petrobrás em Cingapura
LOC- Efeitos da disputa eleitoral na economia em discussão
LOC- Aprovados projetos que beneficiam servidores públicos
TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Um amplo acordo entre líderes partidários permitiu a apreciação de matérias que trazem benefícios para várias categorias do serviço público.
LOC- Foram aprovados os projetos que reestruturam as carreiras dos servidores do Poder Judiciário e de apoio técnico-administrativo do Ministério Público da União, na forma do acordo feito com o governo durante a greve da classe.
LOC- Outra proposta aprovada cria o plano de carreira para especialistas em meio ambiente.
LOC- A complementação de aposentadorias de ferroviários da Rede Ferroviária Federal também foi aprovada no Plenário. O projeto atende a 6 mil e 500 aposentados e pensionistas ligados à rede ferroviária federal.
LOC- Foram apreciados, ainda, os projetos sobre a remuneração da magistratura e dos membros do Ministério Público da União.
LOC- As matérias seguem agora para o Senado Federal.
TEC- VINHETA/EFEITO.....
LOC- Pastoral da Criança concorre ao Prêmio Nobel da Paz
LOC- Os deputados aprovaram, por unanimidade, moção que reconhece a importância do trabalho da Pastoral da Criança, contribuindo para a indicação da instituição para o Prêmio Nobel da Paz.
LOC- A Pastoral tem conseguido a redução dos índices de mortalidade infantil e subnutrição em todo o país.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados discutem efeitos da disputa eleitoral na economia
LOC- O debate sobre a situação econômica na mídia, envolvendo os candidatos à presidência é dirigido pelo Palácio do Planalto. A opinião é de RICARDO BERZOINI, que atribui o problema à elevação da dívida interna.
LOC- Se a taxa de juros fosse reduzida o Produto Interno Bruto voltaria a crescer e a economia se estabilizaria, avalia BERZOINI.
LOC- VITTÓRIO MEDIOLI, do PSDB mineiro, considera que a alta do dólar e a instabilidade da economia não são terrorismo político como afirma Lula.
LOC- O mercado está apreensivo porque entende que, para manter a estabilidade econômica, o próximo presidente deve ser capacitado e ter experiência administrativa, explica MEDIOLI, acentuando que somente José Serra possui estas características.
LOC- VITTÓRIO MEDIOLI ainda elogiou o prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, que, apesar de assumir um município em dificuldades, equilibrou as contas e está desenvolvendo um ambicioso projeto de construção de moradias populares.
LOC- FIORAVANTE, do PT gaúcho, disse que a eleição está centrada na escolha de um projeto político para o País, para impedir a continuidade do neoliberalismo de Collor e Fernando Henrique.
LOC- Ao contestar as críticas contra o candidato do PT, FIORAVANTE denunciou que o projeto atual beneficia apenas os banqueiros, as multinacionais, os latifundiários e grandes empresários, e penaliza o servidor público, os produtores rurais e a classe média.
LOC- Ao criticar a política neoliberal do governo, GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, chamou a atenção do eleitor para as eleições de 6 de outubro, afirmando que é preciso analisar as propostas de cada candidato.
LOC- De acordo com GONZAGA PATRIOTA, enquanto o povo vibra com uma seleção que joga mal, os recursos do FAT, destinados à qualificação profissional de trabalhadores, são mal aplicados.
LOC- GONZAGA PATRIOTA entende que o governo tem sorte porque, devido à Copa do Mundo, o povo esquece o aumento da inflação, a subida do dólar, o crescimento da exploração da mão-de-obra infantil e que o servidor não tem reajuste salarial há anos.
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputado denuncia fraudes com títulos de eleitor na Bahia
LOC- WALTER PINHEIRO, do PT, denunciou fraudes nas eleições do interior baiano, onde candidatos estão clonando títulos de eleitores que já morreram ou que estão em outras cidades.
LOC- Somente em Camaçarí, conta WALTER PINHEIRO, o TRE descobriu que já foram transferidos mais de 9 mil títulos, sendo que uma rua de apenas 28 casas possui 1760 novos eleitores. Ele pede firmeza da Justiça Eleitoral e do Ministério Público no combate a fraudes.
LOC- DARCÍSIO PERONDI, do PMDB do Rio Grande do Sul, comentou artigo “Os riscos do marketing na política”, de Sandra Cavalcanti, publicado no jornal “O Estadão”, onde adverte o eleitor que não se vende uma imagem como se vende um produto.
LOC- PERONDI também criticou as administrações petistas e o MST, que segundo ele está invadindo terras produtivas no Rio Grande do Sul. Ele ainda elogiou a trajetória política do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra.
LOC- DOUTOR HELENO registrou a convenção nacional do PSDB, realizada no sábado passado e que reuniu 10 mil pessoas, confirmando a candidatura do senador José Serra à presidência da república, tendo a deputada Rita Camata, como vice.
TEC- VINHETA/ECONOMIA.....
LOC- Deputado reclama aplicação de recursos da CIDE nas rodovias
LOC- BETO ALBUQUERQUE, do PSB gaúcho, reclamou que o governo não está investindo, na malha viária, a contribuição de intervenção do domínio econômico, arrecadada nos últimos cinco meses.
LOC- A Cide dos Combustíveis, em vigor desde janeiro, destina 28 centavos do preço do litro da gasolina para o setor e o Governo já acumulou mais de 30 bilhões de reais. Mas, as rodovias continuam em péssima condição, criticou BETO ALBUQUERQUE.
LOC- LINCOLN PORTELA, do PSL mineiro, por sua vez, registrou que os tributos já representam 34,36 por cento do PIB e acusou o governo de promover o aumento da arrecadação, sem investir na melhoria dos serviços públicos e nos programas sociais.
LOC- Os mais prejudicados são os trabalhadores e o setor produtivo, disse LINCOLN PORTELA, afirmando que o Brasil precisa de um presidente que se preocupe mais com o bem-estar do país do que com os interesses internacionais.
LOC- INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PFL, elogiou a decisão do governo de aumentar em dois por cento a mistura de álcool à gasolina, a partir de primeiro de julho, resultando em um aumento de consumo anual de 16 milhões de litros, apenas em Pernambuco.
LOC- A medida é benéfica para o setor sucroalcooleiro, afirmou INOCÊNCIO. O deputado lembra a importância econômica e social da retomada do Pro-Álcool, produzindo combustível limpo e barato, e gerando empregos, principalmente na região nordeste.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NILSON MOURÃO, do PT do Acre, responsabilizou o Governo pela crise econômica e lamentou o recorde de cheques devolvidos por falta de fundos, desde 1991, embora a propaganda do Governo insista em afirmar que o Brasil melhorou nos últimos oito anos.
LOC- Segundo NILSON MOURÃO, os economistas são unânimes em dizer que os juros não vão baixar tão cedo e quem tem dívida terá dificuldade para regularizar suas finanças. Ele também atribui a inadimplência ao desemprego e à redução da renda.
LOC- RUBEM MEDINA, do PFL do Rio de Janeiro, afirmou que a geração de empregos é prioritária para o país e lamentou que a questão não tenha a devida importância nas plataformas dos candidatos à presidência da república.
LOC- A alta carga tributária desestimula as empresas a gerar novos empregos, explicou RUBEM MEDINA, defendendo a desoneração das folhas de pagamento e também investimentos na formação de mão-de-obra.
LOC- 53 milhões de pessoas passam fome porque, entre a produção e a distribuição, o Brasil desperdiça 30 por cento de tudo o que produz. A estimativa é de SERAFIM VENZON, do PDT catarinense.
LOC- Somente em São Paulo, os mercados jogam no lixo 13 milhões de toneladas de alimentos por ano e nas feiras livres perde-se mais de mil toneladas por ano, lamenta VENZON, que sugere o remanejamento de alimentos e a conscientização da sociedade.
TEC- VINHETA/PASSAGEM......
LOC- Deputados protestam contra obra da Petrobrás em Cingapura
LOC- FEU ROSA, do PSDB do Espírito Santo, leu matéria publicada pelo Jornal do Brasil sobre a decisão da Petrobrás de contratar uma empresa de Cingapura para construir a plataforma P-50.
LOC- Uma empresa brasileira perdeu a licitação porque apresentou preço seis por cento superior, explicou FEU ROSA, reclamando que a diferença não justifica o país perder oito mil empregos. Ele pede ao presidente da República que reveja a decisão.
LOC- LUCIANO ZICA, do PT paulista, também exige uma decisão política para cancelar a licitação, e para que a Petrobrás faça mais investimentos em pesquisas e construção de refinarias no Brasil.
LOC- A estatal economizou menos de 2 por cento do custo da obra, que vai gerar dois mil e 500 empregos no país asiático, lamentou LUCIANO ZICA, enfatizando que o governo não pode abrir mão da construção da plataforma pelos trabalhadores brasileiros.
LOC- Já o deputado LUIZ SÉRGIO, do PT, solidarizou-se com os metalúrgicos que ocuparam a sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, protestando contra a decisão da empresa.
LOC- LUIZ SÉRGIO explica que a obra, orçada em 244 milhões de dólares pode levar à demissão direta de mais de mil pessoas. Ele assinala, que a empresa detém a maior carteira de encomendas do mundo, e deveria se preocupar com a manutenção de empregos no Brasil.
LOC- MÍRIAM REID, do PSB fluminense afirmou que os operários da indústria naval do estado do Rio de Janeiro, que está em plena recuperação, serão prejudicados com a decisão da Petrobrás.
LOC- Segundo MÍRIAM REID o Ministro Pedro Parente, membro do conselho administrativo da Petrobrás, prometeu fazer gestões para que a estatal reveja o acordo.
LOC- CARLOS SANTANA, do PT fluminense, defende a suspensão da licitação. Ele acredita que a confirmação do resultado pode gerar a perda de dois mil empregos diretos no Brasil e prejudicar os estaleiros nacionais.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- Deputados destacam importância da CNBB
LOC- A Câmara realizou sessão solene hoje para comemorar os 50 anos de existência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
LOC- O primeiro vice-presidente, EFRAIM MORAIS, do PFL da Paraíba, afirmou que ao celebrar o cinqüentenário da CNBB, a Câmara presta merecido reconhecimento a uma das principais aliadas dos que lutam por uma ordem social mais justa.
LOC- Destacando a relevância da campanha da fraternidade, EFRAIM MORAIS enfatizou que a Conferência tem participação histórica nas mudanças que ocorrem no país, contribuindo para aumentar o nível de consciência e organização da sociedade.
LOC- Um dos autores do requerimento para a realização da sessão, LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB paranaense, lembrou que a relação entre o Evangelho e a vida pessoal e social dos homens, para complementar a evangelização, com certeza inspirou Dom Hélder Câmara e Dom Jaime Câmara a criarem a entidade.
LOC- HAULY enfatizou que a escolha do tema da quadragésima assembléia, este ano, "Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Fome", demonstra que a permanente missão de evangelização da CNBB não exclui outras, como a da desnutrição.
LOC- Para LUÍZA ERUNDINA, do PSB paulista,co-autora do requerimento, a história da CNBB, desde sua criação, se confunde com a do povo brasileiro, sobretudo dos segmentos marginalizados.
LOC- LUÍZA ERUNDINA salientou que a entidade, por ter feito a Igreja Católica optar pelos pobres, também tem sido criticada e perseguida pelos poderosos, que excluem e oprimem grande parte da população.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- Assembléia de Deus completa 91 anos
LOC- A Câmara também realizou sessão para marcar a presença da Assembléia de Deus no Brasil, fundada em 1911, em Belém do Pará, e que já reúne 3 milhões de seguidores.
LOC- RAIMUNDO SANTOS, do PL paraense, um dos autores do requerimento para realização da homenagem, enfatizou que o trabalho social e espiritual da igreja permitiu a transformação de milhares de pessoas que eram marginalizadas ou viviam na violência e nas drogas.
LOC- Ao ressaltar a importância histórica da Assembléia, SALATIEL CARVALHO, do PMDB pernambucano, co-autor do requerimento, reafirmou que mesmo nas áreas mais remotas do país, muitas vezes não se encontra um posto de saúde ou uma escola, mas existe uma Assembléia de Deus.
LOC- O primeiro vice-presidente, EFRAIM MORAIS, do PFL paraibano, também destacou a atuação da Assembléia de Deus, que valoriza o desempenho da mulher e a criatividade de jovens e de adolescentes; e recupera dependentes químicos, reafirmando as normas morais legadas pela tradição cristã.
TEC- VINHETA/PASSAGEM.....
LOC- Deputado rejeita programas assistencialistas para o Nordeste
LOC- CLEMENTINO COELHO, do PPS, entende que apenas os investimentos do Governo em programas assistencialistas não resolvem a pobreza e a seca no nordeste.
LOC- O Governo gastou mais de 30 bilhões de reais em projetos como seguro-renda e o bolsa-escola e a situação não mudou, argumenta o parlamentar pernambucano.
LOC- CLEMENTINO acrescenta que apenas um terço desse valor seria suficiente para construir a Transnordestina e irrigar mais de um milhão de hectares, atraindo capital privado e gerando empregos.
LOC- WELLINGTON DIAS, do PT, participou de reunião da associação estadual dos criadores de camarão, em Parnaíba, no Piauí. Eles priorizam a exportação, especialmente para Europa e Estados Unidos.
LOC- WELLINGTON DIAS informou que o estado dispõe de 800 mil hectares para criar camarões em cativeiro, aplicando técnicas modernas, e atingindo até 5 mil ciclos do produto por hectare, o que coloca o Piauí como terceiro maior produtor do país.
LOC- Louvando a preocupação dos produtores com o equilíbrio do ecossistema da região, WELLINGTON DIAS pediu aos ministros dos transportes e das minas e energia, para melhorar as estradas e a rede elétrica locais.
LOC- RAIMUNDO GOMES DE MATOS, do PSDB cearense, quer a intervenção do Governo na fixação de um preço mínimo para a cera de carnaúba, visando garantir a sustentabilidade do setor.
LOC- Segundo GOMES DE MATOS, o Brasil é o único produtor da cera em escala comercial no mundo e seu cultivo tem forte presença na economia nordestina, principalmente no Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, empregando 300 mil pessoas na época da colheita.
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB paulista, elogiou a realização pelo prefeito de Peruíbe, Gilson Bargieri, de simpósio sobre meio ambiente.
LOC- MARQUEZELLI considera importante a conscientização dos pescadores do sul do estado de São Paulo sobre a necessidade de preservação ambiental para a manutenção da atividade pesqueira.
TEC- SONORA (20”) – Nelson Marquezelli: “Eu não poderia deixar de parabenizar o Gilson, melhor prefeito de Peruíbe, pelo belíssimo trabalho que ele tem feito naquela cidade. As pesquisas estão dando a ele mais de 82 por cento de aceitação da sua administração e parabenizar a sua equipe por fazer um trabalho não só na pesca mais no meio ambiente”.
LOC- JOVAIR ARANTES, do PSDB, solicitou ao Ministério dos Transportes a colocação de uma lombada eletrônica, na BR-153, na cidade de Porangatu, em Goiás, para reduzir os acidentes.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado quer recursos para duplicação da BR-470
LOC- ANTONIO CARLOS KONDER REIS, do PFL, defendeu a aprovação na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, da emenda de sua autoria que assegura a duplicação da BR-470, no trecho Blumenau-Navegantes.
LOC- KONDER REIS esclareceu que a rodovia é muito importante para Santa Catarina, porque serve ao Porto Itajaí e ao Vale do Rio Itajaí.
LOC- JOÃO CÓSER, do PT, reclama que o atraso no funcionamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste, substituta da Sudene e o Finor, tem aumentado as dificuldades para os empresários capixabas obterem financiamentos.
LOC- Embora tenha um economia dinâmica, o Espírito Santo ficou fora do Avança Brasil, recorda JOÃO CÓSER, solicitando que seja votada logo a medida provisória que inclui todo o estado no plano de desenvolvimento do nordeste.
LOC- ASDRUBAL BENTES, do PMDB, considera que a construção da hidrelétrica de Monte Belo vai ser um marco no desenvolvimento da região Norte. Mas estranha que até os estudos para a construção da barragem estejam sendo proibidos.
LOC- O deputado paraense acredita que vai acontecer, na região, o mesmo que em Tucuruí, onde a construção da barragem elevou o PIB local de 70 para mais de 500 milhões de reais.
LOC- ASDRUBAL BENTES ainda pediu a intervenção do Ministro da Justiça para evitar o conflito entre índios e colonos que disputam a reserva do Baú, em Novo Progresso.
LOC- MARÇAL FILHO, do PMDB sul-mato-grossense, registrou a liberação de 100 mil reais pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano para a construção de casas populares em Dourados.
LOC- Também a Secretaria de Assistência Social liberou 100 mil reais para aquisição de equipamentos para várias entidades filantrópicas de Dourados. Os recursos foram obtidos através de emendas ao orçamento da União de autoria de MARÇAL FILHO.
TEC- VINHETA/EFEITO...
LOC- ARTUR VIRGÍLIO, do PSDB, afirmou que somente a prorrogação dos incentivos para a zona franca de Manaus vai garantir a consolidação do parque industrial.
LOC- Para ARTUR VIRGÍLIO, é preciso a definição de regras que garantam o investimento de longo prazo.
TEC- SONORA (48”)– Artur Virgílio: “Porque o acionistas da Honda, lá no Japão, ele quer saber de regras fixas para poder investir o seu dinheiro na nova fábrica que está sendo projetada. Esse é só um exemplo. Então prorrogação já. Não dá para esperar mais. A segunda coisa é se trabalhar a logística de transporte e armazenamento. AQ logística completa para sustentar esse parque industrial. E a terceira coisa, para mim, isso é muito importante, nós incentivarmos a política de exportações, transformarmos cada vez mais aquilo em uma plataforma exportadora. A quarta coisa: investirmos pesadamente em ciência e tecnologia, para valer. A quinta coisa: é nós consolidarmos o parque de componentes. Hoje a Zona Franca importa quatro bilhões de dólares por ano do Centro-Sul. Se a gente pudesse importar só a metade disso, a gente geraria mais vinte e cinco mil empregos lá.”
TEC- VINHETA/PASSAGEM....
LOC- Deputado ressalta avanço do programa saúde da família
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB catarinense, destacou a comemoração da marca de 50 milhões de pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família, dia 11 de junho.
LOC- Mais de 15 mil equipes do programa atuam em 4 mil cidades, informou EDINHO BEZ. Ele acrescenta que a redução da mortalidade infantil e das internações hospitalares e melhoria da assistência à gestante são os resultados desse trabalho.
LOC- JOSÉ ANTONIO ALMEIDA, do PSB, acusou o governo maranhense de não adotar ações efetivas para combater a mortalidade infantil. O estado tem um dos piores índices do nordeste, com 54 mortes em cada mil partos.
LOC- Para demonstrar que falta responsabilidade social por parte do governo, JOSÉ ANTÔNIO citou o exemplo de Coratá, onde a administração do PSB, apesar dos poucos recursos financeiros, conseguiu diminuir as mortes para 21 a cada mil partos.
LOC- DOUTOR EVILÁSIO, do PSB de São Paulo, homenageou o Centro Social Brooklin Paulista, entidade sem fins lucrativos que há 40 anos trabalha para que crianças e adolescentes em situação de risco tenham oportunidade de estudar e aprender uma profissão.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- PEDRO FERNANDES, do PFL maranhense, apresentou propostas para ajudar a acabar com os crimes contra o sistema financeiro. Os projetos aumentam o prazo para a prescrição dos crimes e estabelece um período para a apuração do Banco Central.
LOC- A prescrição é uma das causas da impunidade nos crimes de colarinho branco, justifica PEDRO FERNANDES, esclarecendo que o Banco Central demora a investigar os casos.
LOC- PAULO DELGADO, do PT mineiro, informou que suas declarações comparando o presidente norte-americano George Bush, a Átila, o Huno, causaram mal-estar nos Estados Unidos.
LOC- Na ocasião, PAULO DELGADO criticava a tentativa do governo dos norte-americano de destituir o embaixador brasileiro José Bustani da presidência da Organização para Proscrição de Armas Químicas, porque contrariava seus interesses belicistas.
LOC- VALDECI PAIVA, do PSL fluminense, pediu à sociedade que cobre o envolvimento integral das autoridades na busca de soluções para o aumento da violência e do crime organizado no país.
TEC- SONORA (20”) – Valdeci Paiva: “Quero, portanto, alertar à população brasileira, especialmente as das regiões mais afetadas pela violência e o crime organizado. Especialmente as do meu estado, o Rio de Janeiro, para se precaverem contra este mal, já que parte das autoridades estarão envolvidas nas campanhas políticas”.
TEC- VINHETA/ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LOC- Câmara aprova primeira proposta da Comissão de Legislação Participativa
LOC- Os deputados aprovaram, agora há pouco, projeto de iniciativa da Associação dos Juizes Federais que permite o uso de meio eletrônico para comunicação, transmissão e armazenamento de atos processuais.
LOC- O Presidente AÉCIO NEVES afirmou que a aprovação da proposta abre um canal direto para a sociedade.
LOC- Os parlamentares também aprovaram as carreiras dos servidores da Previdência Social e do Trabalho.
LOC- Os demais projetos da pauta podem ser apreciados em sessão extraordinária marcada ainda para esta noite.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h