Painel Eletrônico
Consultora legislativa diz que o financiamento climático é a principal questão nas discussões sobre meio ambiente no fórum do BRICS
05/06/2025 - 08h00
-
Entrevista - Consultora legislativa do Senado, Karin Kassmayer
A consultora legislativa do Senado, Karin Kassmayer, diz que a questão das mudanças climáticas envolve riscos “alimentares e energéticos” no mundo todo. A consultora lembra que alguns povos e comunidades estão mais vulneráveis a essas mudanças. “As mulheres são as mais atingidas”, afirmou.
“Esta temática do meio ambiente está relacionada com a economia e com o financiamento das medidas para mitigar as mudanças climáticas”, ressalta. Karin afirma que o meio ambiente envolve ainda a discussão de qualidade de vida, de direitos da mulher e até da IA (Inteligência Artificial).
Karin Kassmayer lembra que o meio ambiente é uma conexão entre o fórum parlamentar do BRICS e a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que acontece em Belém (PA), em novembro. O tema, segundo ela, reúne os países pela “similaridade”. “São países que têm os mesmos problemas e que precisam fortalecer a agenda comum”, afirma. Ela ressalta ainda a busca de experiências legislativas sobre o tema.
O financiamento climático é um dos temas mais importantes em discussão no fórum parlamentar do BRICS e na COP30, na opinião da consultora. Ela ressalta a liderança do Brasil no tema. “O Brasil pode sair na frente na busca de soluções”, afirma Karin Kassmayer.
Hoje, Dia Nacional do Meio Ambiente, o 11º. Fórum Parlamentar do BRICS realiza sua última sessão. O evento, que começou na terça, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, reúne 170 membros de delegações estrangeiras de 15 países. Além dos países membros, há 9 nações associadas.
Apresentação - Ana Raquel Macedo e Joubert Carvalho