Painel Eletrônico
Deputado Fausto Pinato diz que Brasil exporta alimento, e não bomba, ao defender o multilateralismo no Fórum Parlamentar do BRICS
04/06/2025 - 08h00
-
Entrevista - Dep. Fausto Pinatto (PP-SP)
O deputado Fausto Pinato (PP-SP), coordenador do Fórum Parlamentar do Brics, falou que o evento “não tem ideologia”, mas é pragmático. “Vivemos, no momento político mundial, uma guerra fria entre os Estados Unidos e a China. E o Brasil deve se posicionar. Sou admirador do povo americano, mas não concordo com a posição do presidente Donald Trump que querer liderar o mundo na base do medo”, afirmou.
Fausto Pinato falou que as decisões de Trump estão prejudicando os próprios americanos. Ele falou que o Brasil precisa crescer e criar empregos. “Essa ideologia insana não ajuda. Eu não sou de esquerda, mas respeito a democracia. Não sou muçulmano, mas respeito os iranianos”, disse. “A maior parceira comercial do Brasil é a China. Então, não podemos servir de vagão de locomotiva: faz o que eu estou mandando”.
O deputado falou que o parlamento é plural, “tem esquerda, direita e centro”, e vai dialogar para chegar a um consenso na declaração final do fórum parlamentar do BRICS. Ele afirma que o Brasil pode colaborar, por exemplo, com pautas sociais e de gênero, sobretudo para os países em que as mulheres vivem uma situação mais opressiva. Fausto Pìnato disse ainda que o Brasil “é uma potência do agro, da diversidade, da cultura e, certamente, é um grande protagonista deste encontro”.
Criticando Trump, Fausto Pinato mencionou que há até suspeitas de que a operação Lava-Jato que, segundo ele, “acabou” com as empresas de construção civil do Brasil e beneficiou empresas americanas, tenha tido a inspiração do governo dos EUA. “Me incomoda essa tentativa de interferir nas decisões do Brasil. Assunto interno, quem resolve é a gente. Não somos colônia. Temos o direito de sermos o que queremos”, declarou. “Quem faz a guerra são eles, A gente exporta alimento, a gente exporta cultura, diálogo, diplomacia, não bomba!”, conclui.
Apresentação - Ana Raquel Macedo