Painel Eletrônico
Novo ouvidor promete instituir premiação e ampliar os canais de participação do cidadão que procura a Câmara dos Deputados
11/04/2025 - 08h00
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Entrevista - Dep. Gilson Daniel (Podemos-ES)
O novo ouvidor da Câmara, deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), que toma posse na próxima quarta-feira, quer instituir um prêmio para as melhores ouvidorias do país. “Vamos atrás dos cases de sucesso”, diz. Ele promete aumentar o diálogo com as assembleias legislativas e câmaras municipais, além de manter contato maior com AGU (Adovocacia-geral da União), CGU (Controladoria-geral da União) e TCU (Tribunal de Contas da União). Na nova gestão, o deputado quer promover ainda seminários, congressos e simpósios.
Ex-prefeito, Gilson Daniel falou estar acostumado com as demandas da população. E promete ampliar os canais de participação do cidadão. Hoje, a ouvidoria recebe críticas, denúncias e sugestões pelo telefone (0800) 061. 9619, pela internet (www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/ouvidoria) ou pessoalmente, na sala da Ouvidoria na Câmara dos Deputados. O deputado explica que todas as manifestações são encaminhadas para os devidos órgãos, dentro da Câmara, e têm prazo de até 30 dias para resposta.
A Ouvidoria da Câmara foi criada, em 2001, com o objetivo de aproximar a sociedade do parlamento. Ao longo de 24 anos, o órgão se consolidou como um espaço de interação e comunicação direta entre os cidadãos e o legislativo. No ano passado, a Ouvidoria atendeu quase 1.300 demandas, com destaques para as reclamações e denúncias, como mostrou o relatório anual de atividades de 2024.
Apresentação - Mauro Ccccvherini