Salão Verde

Cidades verdes: novos investimentos e ações

Cidades verdes: novos investimentos e ações

14/04/2025 - 12h00

  • Cidades Verdes: novos investimentos e ações

Salão Verde mostra que o Programa Cidades Verdes e Resilientes, criado por decreto do governo federal após a tragédia de inundações no Rio Grande do Sul, começa a sair do papel por meio de eleição do comitê gestor, novos financiamentos e definição de prioridades. A meta é superar estatísticas negativas, como mais de 10 milhões de brasileiros vivendo em áreas de risco e 93% dos municípios impactados por eventos climáticos extremos. As medidas apostam no federalismo climático, com divisão de tarefas equilibradas entre União, estados e municípios. O quadro “Tá lá na lei” revela que as diretrizes para os planos públicos de adaptação às mudanças climáticas (Lei 14.904/24) levou à criação do Programa AdaptaCidades, que já tem a adesão de 24 estados e 600 municípios. Projetos de lei (PLs 380/23 e 161/24) em análise na Câmara dos Deputados tentam manter tais programas como políticas permanentes de Estado, sem risco de negligência a cada novo governo.

Pontos de vista nesta edição. Governo federal: Jader Filho, ministro das Cidades; Ana Toni e Adalberto Maluf (Ministério do Meio Ambiente); e Osvaldo Moraes (Ministério de Ciência e Tecnologia). Governos estaduais: Robson Monteiro (Consórcio Brasil Verde entre 15 estados). Prefeituras: Eliane Falcão (São Gabriel da Cachoeira-AM) e Luiz Paulo Guimarães (Curvelo-MG). Entidades: Marçal Cavalcante (ANAMMA) e Carolina Urrutia (C40 e CHAMP). Deputados: Elcione Barbalho (MDB-PA), Nilto Tatto (PT-SP), Socorro Neri (PP-AC) e Tabata Amaral (PSB-SP).

Trecho de música: “Árvore” (Edson Gomes)

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h. Mande sua sugestão pelo WhatsApp: (61) 99978.9080.