Painel Eletrônico
Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia alerta que desenvolvimento de IA exige infraestrutura energética e de data centers compatível
26/03/2025 - 08h00
-
Entrevistga - Dep. Ricardo Barros (PP-PR)
O novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Ricardo Barros (PP-PR), disse que o desenvolvimento da inteligência artificial exige uma estrutura de data centers e de energia compatível. Segundo ele, um data center de IA gasta sete vezes mais energia que um convencional.
Ricardo Barros vê também uma oportunidade de o Brasil ser destino de novas fábricas de microchips. De acordo com ele, existe um movimento mundial das grandes empresas de tecnologia por diversificar a produção, hoje concentrada 85% em Taiwan. O Brasil, por estar em uma região global pacífica, pode oferecer esse ambiente propício de novas instalações, avalia Barros.
“A pandemia nos ensinou que mais importante do que produzir mais barato é ter garantia de suprimento. E é nesse sentido que o Brasil entra no mapa da oportunidade de recebermos esses data centers, de termos investimento também em fábricas de microchips, semicondutores, que nós possamos ter aqui uma capacidade de suprimento.”
À frente da Comissão de Ciência e Tecnologia em 2025, Ricardo Barros diz também que pretende utilizar sua experiência parlamentar com orçamento para conversar com o governo sobre os recursos para a área. Ele lembra as verbas disponíveis no Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia, na Finep e no CNPq.
“Precisamos de um círculo virtuoso de pesquisa, inovação, produto e renda”, opinou.
Segundo Ricardo Barros, os recursos para o setor devem ser um dos assuntos a ser tratados com a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, em reunião na comissão, já marcada para 9 de abril.
Apresentação – Ana Raquel Macedo