Painel Eletrônico
Novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação quer priorizar debate sobre reforma do imposto de renda
24/03/2025 -
-
Entrevista - Dep. Rogério Correia (PT-MG)
O novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Rogério Correia (PT-MG), disse que o colegiado, embora técnico, tem uma dimensão política. O deputado pretende, dessa forma, trazer temas como reforma do imposto de renda e taxas de juros entre os assuntos prioritários da comissão.
Em entrevista ao Painel Eletrônico, Rogério Correia disse que vai convidar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para explicar à comissão o projeto de ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil.
“Pretendemos fazer isso sempre de modo a dialogar, né? Não é uma comissão para fazer confronto, pelo contrário, que a gente possa ajudar também o governo nesses projetos que são os projetos mais importantes. A mesma coisa é questão de queda de taxa de juros”, disse.
Rogério Correia informou que a comissão deve ouvir também o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Outro assunto que deve ter prioridade nos debates da Comissão de Finanças e Tributação, segundo o deputado, é a dimensão de renúncias fiscais no país:
“Algumas renúncias são evidentemente justas, por exemplo, ao pequeno empresário, micro empresário, a zona franca de Manaus. Mas existem outras renúncias que estão aí há muito tempo com setores de grande empresariado e que não têm contrapartida; então, não há por que algum setor ter privilégio em relação a outro do ponto de vista de isenções e de renúncia.”
Rogério Correia informou, ainda, que a Comissão de Finanças e Tributação deve contribuir com o governo no sentido de ajustar o Orçamento de 2025, de forma a garantir ao longo do ano recursos para programas como o Pé de Meia e o Bolsa Família.
Apresentação – Ana Raquel Macedo