Rádio Câmara

15 Minutos de Cidadania

Hanseníase - parte 2 (políticas de reparação)

Hanseníase - parte 2 (políticas de reparação)

10/03/2025 - 13h00

  • Hanseníase - parte 2 (políticas de reparação)

Por meio século, o Brasil manteve uma política de internação compulsória de pessoas com hanseníase, afetando milhares de famílias. A violação dos direitos dos pacientes e também dos filhos e filhas separados dos pais internados foi reconhecida por lei, com garantia de indenização. O 15 Minutos de Cidadania conta mais sobre essa história e explica como é a política de reparação.

Entrevistados na edição:

Anna Paula Feminella, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Thiago Flores, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)André Luiz de Jesus Bueno, chefe de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Betim-MG; Maria Luíza da Silva e Nildo Porto, filhos separados de pais que tiveram internação compulsória devido à hanseníase.

Ficha técnica:

Produção – Cristiane Baker

Reportagem – Cibelle Colmanetti

Trabalhos técnicos – Allan de Souza e Heverson Urani

Apresentação – Cibelle Colmanetti e Mauro Ceccherini

Edição – Verônica Lima

Foto – Cibelle Colmanetti. (Legenda - Maria Luíza da Silva e Nildo Porto foram separados, quando crianças, dos seus pais, porque esses tinham hanseníase e foram internados compulsoriamente em colônias para pacientes da doença)

Músicas utilizadas:  

Experience – Ludovico Einaudi

Heart of the wind – Asher Fulero

Cumbiera know it all – Cumbia Deli

Spooked – Mini Vandals

Love’s Aftermath – Asher Fulero

Pretty Filmscore – Freedom Trail Studio

 

Uma análise da eficácia das leis brasileiras

Em 4 horários: segunda, 13h; quinta, 22h45; e sexta, 6h e 13h.