Painel Eletrônico
Luciene Cavalcante ressalta importância de recursos públicos para combater desigualdade de gênero
12/02/2025 -
-
Entrevista - Dep. Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP)
A Comissão Mista de Orçamento discute, nesta quarta-feira, o orçamento destinado às políticas públicas para as mulheres. A deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que está à frente do debate, lembra que as mulheres são a maioria da população e 50% dos chefes de família, mas que ainda não estão nos espaços de poder e de tomada de decisões.
A parlamentar acrescenta que recursos orçamentários são necessários para o fortalecimento de políticas de combate às desigualdades de gênero. Ela identifica um aumento no percentual do orçamento para políticas focadas na população feminina, em áreas como o combate à violência contra a mulher. Mas percebe que ainda é preciso investir mais, por exemplo, na área de economia e trabalho.
Professora Luciene Cavalcante aponta que o governo federal é comprometido na defesa das políticas para as mulheres, mas observa que 70% do orçamento do Ministério das Mulheres dependem das emendas parlamentares. Na opinião dela, esse orçamento deveria ter um fundo próprio como fonte de recursos. Outra sugestão é que o orçamento para as mulheres tenha um percentual mínimo definido em lei, como já acontece com áreas como saúde e educação.
Apresentação – Cláudio Ferreira