Kalimba
África no Grammy 2025

02/02/2025 - 14h00
-
África no Grammy 2025 - BLOCO ÚNICO
-
África no Grammy 2025 - BLOCO 1
-
África no Grammy 2025 - BLOCO 2
-
África no Grammy 2025 - BLOCO 3
Kalimba, a música da África contemporânea, está começando a temporada 2025, acompanhando a maior premiação da música mundial, o Grammy 2025. A noite de entrega das estatuetas será no domingo, dia 2 de fevereiro, justamente no dia que esta edição irá ao ar na Rádio Câmara FM de Brasília.
Esta é a 67ª. edição do Grammy, um prêmio no qual a presença dos artistas da África vem crescendo ano a ano. na lista de nomeados encontramos velhos conhecidos, colecionadores de estatuetas, e também novos talentos fazendo sua estreia.
Na categoria de Melhor Performance de Música Africana, vencida ano passado pela sul-africana Tyla, teremos a artista africana com maior número de nomeações este ano. é a nigeriana Tems, também nomeada nas categorias de Melhor álbum de música global e Melhor canção de R&B (Rhythm and Blues), onde ela concorre também com artistas norte-americanos. Ao todo, três estatuetas. Outra nigeriana nomeada na categoria é Yemi Alade, pela primeira vez no Grammy.
Outro concorrente na categoria é o também nigeriano Asake, em parceria com o compatriota Wizkid, com a canção MMS, que já vamos ouvir. Asake já gravou com a nossa Ludmilla. Vamos aproveitar para ouvir essa parceria, na faixa Whine. Outros nigerianos bem conhecidos, Davido e Lojay, concorrem com sua participação na faixa Sensational, do rapper norte-americano Chris Brown. Mais um nigeriano, o veterano Burna Boy (já nomeado 11 vezes e vencedor do Grammy em 2021), concorre na categoria com o single Higher.
Concorrendo com a multinomeada Tems na categoria Melhor Álbum de Música Global, temos mais um nigeriano. É o rapper Rema, com o álbum Born in the wild. A colecionadora de Grammys, Angelique Kidjo, foi nomeada mais uma vez, agora na categoria Melhor Performance de música Global, acompanhada pelo também campeoníssimo Soweto Gospel Choir, da África do Sul, uma super parceria. Nessa categoria concorre também um frequentador do Grammy: o reggaeiro de Gana, Rocky Dawuny, com a faixa Rise.
A música da África também está representada no Grammy pelos artistas da Diáspora. São os descendentes de pais africanos nascidos na Europa e nos Estados Unidos. Este ano temos dois nomeados com esse histórico.
Shaboozey, de família nigeriana, vem se destacando no cenário norte-americano, e é um dos maiores nomeados do Grammy deste ano, com cinco indicações: Melhor artista estreante, Melhor Performance de Rap Melódico, Best Performance Country Solo, Melhor Performance Remixada, e finalmente Canção do Ano.
Outro representante da diáspora é rapper britânico Jordan Adetunji, também de origem nigeriana, que concorre na categoria melhor álbum de rap melódico. Ele nasceu na Inglaterra e desde pequeno mora na Irlanda do norte.
Com este programa vocês já sabem quais dos nomeados da música da África no Grammy 2025 e podem acompanhar a entrega das estatuetas na noite de domingo, 2 de fevereiro. Vamos ver quais serão os artistas contemplados este ano.
PLAYLIST:
Whine audio Asake com Ludmilla
MMS (Official Video) Asake com Wizkid
Higher (Official Audio) Burna Boy
Sensational Chris Brown com Davido & Lojay
Burning Tems
Love Me JeJe (Official Video) Tems
Tomorrow (Official Music Video) Yemi Alade
Sunlight to My Soul Angelique Kidjo com o Soweto Gospel Choir
HEIS Rema
YAYO (Lyric Visualizer) Rema
Rise Rocky Dawuni
Insecure (Love Yourself) Jordan Adetunji com a Ulster Orchestra
KEHLANI REMIX (feat. Kehlani) Jordan Adetunji
A Bar Song (Tipsy) Shaboozey
Last Of My Kind (Official Audio) Shaboozey com Paul Cauthen
Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães