Rádio Câmara

Salão Verde

Encontro RAÍZES: medicina tradicional a céu aberto (reprise)

Encontro RAÍZES: medicina tradicional a céu aberto (reprise)

06/01/2025 - 12h00

  • Encontro RAÍZES: medicina tradicional a céu aberto (reprise)

Salão Verde destaca o Grande Encontro RAÍZES, a reunião anual de raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Trata-se de verdadeira escola de medicina tradicional a céu aberto diante da rica biodiversidade de plantas medicinais do Cerrado. A sétima edição trouxe inédito interesse de órgãos federais, como Fiocruz e Conselho Nacional de Saúde, dispostos a fortalecer a medicina tradicional inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). É uma tendência recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): cerca de 80% das plantas com poder medicinal cientificamente reconhecido vêm dos saberes de mestres e mestras dos povos tradicionais, que ainda hoje são alvos de preconceito. No quadro “Ecológicas”, esses mestres nos guiam no reconhecimento do poder medicinal do Cerrado e também denunciam a extinção de plantas devido à degradação do bioma. O programa ainda relembra o surgimento do RAÍZES, em 2016, e as experiências replicadas Brasil afora. Foto: atividades do RAÍZES no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (JCO)

Pontos de vista nessa edição: João Vicente da Costa, Francisquinha Shawãdawa Arara, Alvino Kalunga, Luzia dos Santos, Arnaldo Xodó e Geni Ferreira, raizeiros, parteiras, benzedeiras e pajés; Daniela Ribeiro, bióloga e idealizadora do Encontro RAÍZES; Valcler Fernandes, médico sanitarista da Fiocruz e assessor especial do Ministério da Saúde; Flávia Parravicini, integrante do Conselho Nacional de Saúde; Esther Vilela, médica obstetra e ex-coordenadora nacional do Programa Saúde da Mulher; e Yasmin Tavares, cientista ambiental especializada no Cerrado.

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.