Painel Eletrônico
Deputado Márcio Jerry diz que Alada, nova estatal que deve desenvolver foguetes e satélites, vai dinamizar o setor aeroespacial brasileiro
27/11/2024 -
-
Entrevista - Dep. Márcio Jerry (PCdoB-MA)
Projeto do Poder Executivo, que cria uma empresa pública de projetos aeroespaciais, batizada como Alada, vai ser tema de audiência nas Comissões de Ciência Tecnologia e de Relações Exteriores da Câmara. A nova empresa vai ter como missão desenvolver projetos de grande escala na área espacial, incluindo o desenvolvimento de satélites e foguetes. Também será responsável por lançamentos espaciais, obtenção de patente e projetos de implantação e atualização do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro.
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) diz que a criação da Alada é um “marco importante” na retomada do programa aeroespacial brasileiro. Ele afirma que a empresa terá impacto no dia a dia das pessoas, favorecendo a pesquisa na saúde, na educação e nas questões climáticas. Argumenta que o setor é estratégico para garantir a defesa e a soberania do país. Ele lembra que essa retomada acontece após o acidente de 2004, na Base de Alcântara, que matou 21 técnicos e engenheiros.
Márcio Jerry declara que o investimento no setor aeroespacial em todo o mundo, na próxima década, é estimado em US$ 1 trilhão. Ele diz que a Alada vai funcionar como um catalizador de iniciativas no setor aeroespacial brasileiro, sem interferir nas atribuições do Ministério da Aeronáutica e no setor privado. Ele afirma que a empresa poderá atuar em conjunto com as empresas particulares.
Captar recursos será outra tarefa da nova empresa. A Alada será subsidiária da Nav Brasil, estatal vinculada ao Ministério da Defesa, criada em 2020 (no governo Bolsonaro) para cuidar dos serviços de navegação aérea, como operação de radares e medição meteorológica, antes a cargo da Infraero.
O deputado rebate as críticas, que ele considera “rasas”, sobre a criação de mais uma empresa estatal. “Qual país do mundo que não tem empresas estatais em setores estratégicos”, questiona. A Alada, segundo ele, não vai concorrer com a iniciativa privada, mas cooperar com ela. Ele destaca o investimento e desenvolvimento de vários países na área, como China e Índia.
Jerry destaca ainda a importância das bases de Alcântara (MA) e da Barreira do Inferno (RN), que devem ser modernizadas. Ele ressalta que o governo fechou acordo com as comunidades quilombolas, vizinhos a Alcântara, que vivem em condições precárias. Ele defende, inclusive, que as cidades vizinhas sejam compensadas pela proximidade com as bases.
Apresentação – Mauro Ceccherini