Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Rafael Brito diz que destinação de 5% da publicidade governamental para campanhas de saúde pode salvar vidas

22/11/2024 -

  • Entrevista - Dep. Rafael Brito (MDB-AL)

A Comissão de Saúde da Câmara aprovou proposta que destina 5% da verba publicitária dos governos federal, estaduais e municipais para campanhas que promovam a saúde e o bem-estar da população. O autor do projeto, deputado Rafael Brito (MDB-AL) diz que o objetivo é realizar campanhas para salvar vidas em casos de AVC, afogamentos e engasgos, por exemplo. Segundo ele, qualquer pessoa pode realizar procedimentos de primeiros-socorros se receber as informações adequadas. Brito diz que esses procedimentos são importantíssimos até que os profissionais especializados cheguem ao local.

Ele lembra que o AVC (acidente vascular cerebral) é uma doença tempo-dependente. Ou seja: quanto mais rápido o atendimento, menores as chances de sequelas e mortes. “Quantas crianças e quantos adultos não morrem de engasgo, quando isso poderia ser evitado”, diz. “Isso pode acontecer com a gente, com os nossos familiares”. “Vivemos numa sociedade estranha, em que as pessoas preferem filmar, com o celular, um afogamento em vez de procurar ajuda”, afirma o deputado. “As pessoas podem e devem ajudar em casos como esse. Se ela não souber como, pode ir atrás de algum médico ou enfermeiro. Essa consciência coletiva é muito importante”.

Rafael Brito ressalta também o aspecto econômico da medida, já que facilitaria o trabalho do SUS, por exemplo. “É um jogo de ganha-ganha para toda a sociedade”, declara. A proposta ressalta que as campanhas devem ser inclusivas e que não podem veicular preconceitos. Além disso, elas devem usar dados científicos. Segundo Rafael Brito, devem também tratar de temas que ocorram com frequência na área da saúde. O projeto de lei segue agora para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo