Kalimba
SAMA 2024 - Música tradicional e religiosa
24/11/2024 - 14h00
-
SAMA 2024 - Música Tradicional e Religiosa - PROGRAMA COMPLETO
-
SAMA 2024 - Música Tradicional e Religiosa - BLOCO 1
-
SAMA 2024 - Música Tradicional e Religiosa - BLOCO 2
-
SAMA 2024 - Música Tradicional e Religiosa - BLOCO 3
Nesta edição Kalimba prossegue na cobertura da 30ª. edição do SAMA, South African Music Awards, o prêmio da música da África do Sul, este ano com 33 categorias. Nesta edição vamos conhecer os indicados nas categorias de Melhor Álbum de Música Tradicional, Melhor Álbum de Música de Fé Tradicional e Melhor Álbum de Música de Fé Indígena Africana.
Na categoria Melhor álbum de música tradicional, destaque para as cantoras Joliza Bhacasoul e Makhadzi. A seguir uma dupla de artistas com um sobrenome de peso: Sibongiseni e Thamsanqa Shabalala, sobrenome do criador do famoso Ladysmith Black Mambazo. Eles formam o Shabalala Rhythm. O próximo tema vem da trilha sonora de uma série histórica de sucesso na televisão sul-africana. chamada Shaka iLembe. E finalmente uma banda com mais de 30 anos de carreira: Soul Brothers, liderada pelo vocalista David Masondo e o tecladista Moses Ngwenya.
No segundo bloco teremos os nomeados para a categoria Melhor álbum de música de Fé Tradicional no SAMA 2024. Na África do Sul, assim como em outros países africanos, houve um casamento entre a música cristã e os gêneros da música tradicional, com o uso intenso do canto coral. Começamos com outra voz feminina: Snenhlanhla Msomi, mais conhecida como 'Sneziey'. Vamos ouvir também o cantor e compositor gospel Omega Khunou, o coral Worship House, da cidade de Limpopo, e outro coral, de 40 vozes, da Universidade de Pretória. São os representantes da música de fé tradicional da África do Sul
Fechando o programa de hoje, duas canções de corte tradicional sul-africano: um diálogo entre vozes femininas e masculinas: Vuya Matimba, com o grupo Discuss Nkuna. e, fechando o programa de hoje, o cantor e compositor gospel Thinah Zungu.
Kalimba completou sete anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9 levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro pela internet, a música da África contemporânea.
Texto e apresentação: Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Allan de Souza