Painel Eletrônico
Fernanda Pessoa sugere solução de equilíbrio entre necessidade dos usuários e saúde financeira dos planos de saúde
13/11/2024 -
-
Entrevista - Dep. Fernanda Pessoa (União-CE)
A Comissão de Saúde faz audiência pública nesta quarta-feira para discutir o cancelamento unilateral de planos de saúde por parte das operadoras, prejudicando grupos da população como idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A deputada Fernanda Pessoa (União-CE), uma das parlamentares que pediu a audiência, afirma que uma das preocupações é a dificuldade de parte da população de pagar as mensalidades dos planos, sem ter uma prestação eficiente do serviço como contrapartida nos momentos em que os usuários mais precisam. Ela cita, por exemplo, os tratamentos de câncer, quando o paciente e suas famílias estão fragilizados e, muitas vezes, os planos de saúde barram alguns tipos de exames.
Fernanda Pessoa elogia o Sistema Único de Saúde (SUS), mas lamenta que nem toda a população tenha acesso ao serviço público de saúde. A parlamentar entende que é preciso chegar a uma solução que não prejudique o direito da população, expresso na Constituição Federal, mas que também não provoque o desequilíbrio financeiro das operadoras de planos de saúde.
Apresentação: Cláudio Ferreira