Painel Eletrônico
Weliton Prado critica falta de prioridade no rastreamento do câncer de próstata
01/11/2024 -
-
Entrevista - Dep. Weliton Prado (Solidariedade-MG)
O Novembro Azul é uma campanha dedicada à prevenção do câncer de próstata. Presidente da Comissão Especial de Combate ao Câncer da Câmara, o deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG) afirma que não há políticas públicas suficientes para prevenir, diagnosticar e tratar a doença, que é a segunda causa de mortes dos homens no Brasil.
O parlamentar critica, por exemplo, a falta de recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a população masculina faça o rastreamento da doença, que inclui o exame de sangue (PSA) e o exame de toque. Ele diz que a falta de diagnóstico precoce para um tipo de câncer que é silencioso faz com que 95% dos casos sejam descobertos em fase avançada.
Segundo Weliton Prado, se o rastreamento for feito corretamente, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. Ele acrescenta que as leis que determinam prazos de 30 e 60 dias para a detecção e o início do tratamento do câncer nem sempre são cumpridas. O deputado ressalta que 70% dos pacientes oncológicos do país dependem do SUS.
Apresentação: Cláudio Ferreira