Painel Eletrônico
Edição especial do 2º turno das eleições destaca grande influência dos governadores e alto índice de reeleição nas prefeituras
07/10/2024 - 08h00
-
Especial 2º turno das eleições municipais de 2024
Analisando o segundo turno das eleições municipais, a consultora da Câmara Manuella Nono destaca a expressiva eleição de prefeitos de partidos de centro e a redução no número de prefeituras ocupadas pelo PSDB. Ela acrescenta que os partidos conservadores tiveram mais espaço no Nordeste e aponta também a influência dos governadores nas eleições para prefeitos, citando nomes como Tarcisio de Freitas e Ronaldo Caiado. Manuella comemora a diminuição no número de fake news nas eleições municipais, segundo ela por conta da regulamentação do tema e da punição a quem espalhar notícias falsas. Também exalta o aumento da participação das mulheres nas câmaras de vereadores e nas prefeituras, mas reflete se a reserva de vagas pode ser uma ferramenta para fazer a representatividade crescer. Na opinião da consultora, a reconfiguração política a partir das eleições municipais mostra que a polarização perdeu espaço.
Diante dos resultados do segundo turno das eleições municipais, Carlos Oliveira, âncora da rádio Câmara e doutor em Ciência Política, afirma que o eleitor brasileiro vota mais baseado nas personalidades políticas do que na ideologia. Falando sobre o alto índice de prefeitos reeleitos, que foi de 81%, Carlos analisa que o eleitor, muitas vezes faz sua escolha baseado em ganhos individuais e mais imediatos. Ele diz que a nova configuração política resultante das eleições pode influenciar a eleição para a presidência da Câmara, em fevereiro de 2025, mas não muda a relação entre as prefeituras e o Congresso Nacional. Analisando o desempenho dos deputados federais nas eleições municipais, Carlos Oliveira opina que os vencedores têm forte ligação com as pautas regionais. O cientista político ressalta que o resultado das eleições municipais pode levar a uma reforma ministerial, já como estratégia para as eleições gerais de 2026.
Apresentação: Cláudio Ferreira e Marcio Achilles Sardi