Painel Eletrônico
Professor Reginaldo Veras diz que país terá de pensar sobre criação de delegacias especializadas e de “creches” para idosos
10/09/2024 -
-
Entrevista - Dep. Prof. Reginaldo Veras (PV-DF)
A Comissão de Educação da Câmara debate hoje, em audiência pública, as inúmeras situações em que os direitos dos idosos são violados. O objetivo é conscientizar a população e combater a violência contra a pessoa idosa.
O deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) explica que – conforme o Estatuto do Idoso - violência é “toda ação ou omissão, negligência, que leve ao sofrimento físico ou psicológico do idoso”. Ela cita como exemplos a tortura psicológica e a exploração patrimonial. O deputado lembra o caso da sobrinha que levou o tio, já morto, a uma agência bancária, no Rio de Janeiro, para sacar um empréstimo.
Reginaldo Veras diz que o Mapa da Violência mostra números alarmantes. A cada 10 minutos, um idoso sofre algum tipo de violência no Brasil. E o Disque 100, telefone de denúncias, recebe mais de 40 mil denúncias por ano. Veras diz que esses números mostram que a sociedade precisa se reeducar para conviver com os idosos. “É preciso repensar o cuidado, as preocupações e o respeito aos idosos”, diz.
Para Reginaldo Veras, essa educação deveria ter 3 etapas. A primeira é a educação na própria escola, desde os primeiros anos. A segunda seria a criação de campanhas educativas. E a terceira, a educação do próprio idoso que, segundo ele, quer “proteger o filho, o vizinho e o seu agressor porque desconhece ou porque não quer exercer os seus direitos”.
Reginaldo Veras cita exemplos de programas sociais para esta faixa etária, como o UniSer, da Universidade de Brasília, curso de capacitação para políticas públicas de Gerontologia. O curso, segundo ele, dá ao idoso a oportunidade de conhecer e de divulgar os seus direitos.
Reginaldo Veras também defende o aumento de penas para a violência contra idosos, nos casos explícitos. “Se não educar pelo amor, educa pela dor”, resume. Ele lamenta que as pautas para idosos não tem o mesmo apelo e o clamor popular das pautas femininas. “Sinal de que nem o Congresso Nacional está preparado para lidar com esta questão”, declara. Quando se discute o tema, afirma, a única preocupação é com a sobrecarga da Previdência.
Reginaldo Veras acredita que, em algum momento, o país deverá pensar na criação de delegacias especializadas no atendimento de idosos. Antes disso, terá de treinar o corpo de segurança para lidar com questões relativas a essa faixa etária. Ele também acredita que será necessária a criação de espaços de convivência para idosos, semelhantes às creches, nas grandes cidades. “Quantos idosos estão presos dentro de suas casas ou de instituições sem receberem o devido cuidado?”, questiona.
Apresentação - Mauro Ceccherini