Rádio Câmara

Salão Verde

Hidrogênio verde: nova lei e perspectivas

Hidrogênio verde: nova lei e perspectivas

09/09/2024 - 12h00

  • Hidrogênio verde: nova lei e perspectivas

Salão Verde detalha a nova lei (14.948/24) que, desde agosto, estabeleceu a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono. Lá estão todos os instrumentos legais para alavancar a produção e o uso do hidrogênio verde, fundamental para a substituição de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) e a redução das emissões de gases do aquecimento global. Além dos benefícios climáticos, estudos apontam impacto de R$ 7 trilhões no PIB brasileiro até 2050. Em tempos de transição energética, o “combustível do futuro” virou urgência do presente: os primeiros projetos já começam a sair do papel, sobretudo no Nordeste. Mas especialistas alertam quanto à concorrência acirrada no mercado internacional, que já testa aviões, veículos pesados e “rodovias de hidrogênio”, com postos de abastecimento para longos percursos em carros de passeio. O quadro “Ecológicas” mostra as múltiplas utilidades do hidrogênio, o elemento químico mais abundante no universo.

Pontos de vista nesta edição: Thiago Barral, secretário nacional de transição energética do Ministério de Minas e Energia; Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2); Fernanda Delgado, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABIHV); Dener Miranda, diretor da Green Energy Park; Elmano de Freitas, governador do Ceará; Rafael Fonteles, governador do Piauí; e deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Adriana Ventura (Novo-SP), Bacelar (PV-BA), José Guimarães (PT-CE) e Reimont (PT-RJ).

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.