Reportagem Especial
Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 2 (REPRISE)
18/04/2024 - 08h00
-
Estatuto dos Povos Ciganos - Capítulo 2
O racismo e a exclusão social são uma realidade comum aos brasileiros que têm origem cigana. Deputados analisam um conjunto de leis pra garantir de fato a esses povos os direitos previstos na Constituição. E reuniram representantes de diferentes etnias ciganas, da Justiça e do governo para discutir o texto do Estatuto dos Povos Ciganos.
Capítulo 2
Em todo o mundo, o estilo de vida próprio dos ciganos e suas tradições foram sempre incompreendidos e rejeitados. Envoltos em estereótipos que permanecem até hoje, eles são alvo de todo tipo de discriminação.
Entrevistas nesse capítulo: Jan Jarab, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na América do Sul; Edvalda Bispo, presidente da Associação Nacional das Mulheres Ciganas; Claudio Iovanovitchi, integrante da Associação de Preservação da Cultura Cigana; Marlete Queiroz, cigana da etnia Calon; Whashington Ramos, presidente da Associação Municipal de Etnias Ciganas da cidade de São Mateus (ES).
A discriminação de minorias pode acontecer também em regimes democráticos, como o que temos no Brasil. Nesses casos, o preconceito tem raízes estruturais e cria um sistema de exclusão difícil de ser superado. Os ciganos denunciaram para os deputados práticas de racismo de que são vítimas.