Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Bruno Farias reclama que piso salarial da Enfermagem não tem reajuste há um ano e meio

09/07/2024 -

  • Entrevista - Dep. Bruno Farias (Avante-MG)

Projeto que cria reajuste anual automático do piso salarial dos profissionais da Enfermagem vai ser debatido, hoje, na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara. De acordo com a proposta, o piso vai ser atualizado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Autor do pedido da audiência pública, o deputado [[Bruno Farias]] reclama que o piso salarial foi implantado há um ano e meio e ainda não teve correção, apesar de ter sido aprovado com fonte de recursos assegurada. Ele acrescenta que com os aumentos constantes de preços, o poder de compra da categoria fica prejudicado.

O parlamentar faz uma avaliação negativa da implantação do piso e diz que 70% da categoria recebe apenas um complemento salarial. Para a discussão, foram convocados técnicos de vários ministérios e Bruno Farias espera que, até agosto, seja regularizada a transferência de recursos para os municípios para que a situação dos enfermeiros seja resolvida. Outro problema apontado por ele é a jornada de trabalho da categoria, que chega a 44 horas semanais, maior, segundo o deputado, do que o regime dos outros trabalhadores da área de saúde.

Apresentação: Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo