Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dr. Frederico cobra do governo solução para a demora na disponibilização de novos medicamentos contra o câncer no SUS

20/06/2024 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Frederico (PRD-MG)

Audiência publica da Comissão de Saúde da Câmara vai discutir a incorporação de novos medicamentos para o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a disponibilização deles para a população. Médico oncologista, o deputado Dr. Frederico (PRD-MG) diz que o processo de incorporação pelo órgão responsável, a Conitec, tem funcionado bem, mas o prazo de 180 dias entre a aprovação do remédio e a disponibilização dele pelo SUS não tem sido cumprido.

Dr. Frederico alerta que alguns medicamentos levam até 5 anos para chegarem aos pacientes. Ele também aponta que são poucos os recursos financeiros para efetivar essa disponibilização. O parlamentar enfatiza que, dependendo do tipo de tratamento contra o câncer, uma nova tecnologia pode significar mais chance de cura e mais tempo de vida para o paciente. Ele lembra que, com a demora, o remédio chega atrasado e a um custo mais alto, porque os interessados entram na Justiça e ganham o direito de terem acesso ao medicamento.

Apresentação: Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo