Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Ana Pimentel afirma que mobilização da sociedade levou à decisão de aprofundar discussão de projeto sobre aborto

19/06/2024 -

  • Entrevista - Dep. Ana Pimentel (PT-MG)

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, anunciou que o projeto que modifica a legislação sobre o aborto (PL 1904/24) vai ser discutido no segundo semestre, em uma comissão a ser criada. A proposta teve sua urgência aprovada na semana passada. A deputada Ana Pimentel (PT-MG), que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, questionou a necessidade da urgência e qual seria a melhoria para a vida das mulheres. Ela apoiou a decisão anunciada pelo presidente sobre discutir o tema de maneira mais aprofundada e diz que ela foi fruto de mobilização da sociedade.

A parlamentar, que é médica, ressaltou que o procedimento da assistolia fetal, usado em abortos após a 22ª semana de gestação, é recomendado tecnicamente pela Organização Mundial de Saúde e outras entidades, mas teve sua utilização politizada no debate sobre o aborto. Ela lembrou que crianças estupradas em geral sabem tardiamente que estão grávidas e que a proposta prejudicaria a concretização do aborto legal nesses casos. Ana Pimentel acha que a aprovação do projeto pode provocar o aumento no número de estupros no país, com o silenciamento das vítimas e a subnotificação dos casos.

Apresentação: Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo