Rádio Câmara

Feijoada Completa

Prejuízo cultural no RS; Esportes coletivos em Paris; Adrenalina autoinjetável; Freud no teatro

Prejuízo cultural no RS; Esportes coletivos em Paris; Adrenalina autoinjetável; Freud no teatro

07/06/2024 - 14h00

  • Prejuízo cultural no RS; Esportes coletivos em Paris; Adrenalina autoinjetável; Freud no teatro - Bloco Único

  • Perdas culturais com as enchentes no Rio Grande do Sul - Bloco 1

  • Ciclo Olímpico: as projeções dos esportes coletivos para a olimpíada. Quais as maiores chances de medalha? - Bloco 2

  • Deputados debatem fornecimento de adrenalina autoinjetável pelo SUS - Bloco 3

  • Espetáculo A Última Sessão de Freud - Bloco 4

Bloco 1 - Feijoada Completa  fala sobre  as perdas culturais com as enchentes no  Rio Grande do Sul. Museus de arte, centros culturais e bens tombados sofreram danos, assim como espaços ligados à imigração europeia. O setor cultural pode demorar a se reerguer por não ser tratado como prioridade entre as urgências. Para falar sobre o assunto, nossos convidados são o  deputado Daniel Trzeciak (PSDB-RS) e Henrique Pires, secretário Executivo da Representação  do Rio Grande do Sul  em Brasília.

Bloco 2 - No quadro Ciclo Olímpico,  Sandro Farias traz detalhes  sobre as projeções dos esportes coletivos para a olimpíada. Quais as maiores chances de medalha para o Brasil? ? E no Corredor das Comissões, o repórter José Carlos Oliveira traz informações sobre os debates em torno da sustentabilidade e das políticas ambientais ocorridos nessa semana na Câmara, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Bloco 3 – Vamos conversar sobre o fornecimento gratuito de adrenalina autoinjetável pelo SUS, discutido em audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara. A caneta para aplicação intramuscular de adrenalina pode ser usada pelo próprio paciente para evitar anafilaxias, que são reações alérgicas graves e que podem levar à morte. Nossos convidados são o deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), autor do  Projeto de Lei 85/24 que trata da inclusão do medicamento na lista do SUS, e a médica Fátima Rodrigues Fernandes, vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

 Bloco 4 – No quadro Caldo Cultural, o destaque é  o espetáculo A Última Sessão de Freud, que propõe uma fictícia conversa entre o pai da psicanálise e o pensador cristão C. S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia’. A gente conversa sobre a peça com o ator Odilon Wagner. No Faixa Bônus, duas canções que propõem ideias diferentes sobre a dicotomia fé e razão.

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Nosso e-mail: radio@camara.leg.br

Nosso whatsApp: (61) 99978-9080

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00