Rádio Câmara

Kalimba

Eyob Mekonen e o reggae da Etiópia

Eyob Mekonen e o reggae da Etiópia

09/06/2024 - 14h00

  • Eyob Mekonen e o reggae da Etiópia - PROGRAMA COMPLETO

  • Eyob Mekonen e o reggae da Etiópia - BLOCO 1

  • Eyob Mekonen e o reggae da Etiópia - BLOCO 2

Kalimba apresenta Eyob Mekonen o pioneiro do Reggae na Etiópia.
Apesar da relação entre a religião Rastafari e a Etiópia (especialmente com a bandeira imperial tricolor de Hailé Selassié), somente no século XX o reggae entrou no cenário musical do país da África Oriental.

Eyob Mekonen nasceu em 1975 e faleceu em 2013, com apenas 37 anos. Filho de um oficial do exército, viveu na infância a realidade da guerra civil da Etiópia, um período muito difícil para os artistas. Cresceu com um talento musical nato e um propósito de, com suas canções, unir o país com uma mensagem de reconciliação e respeito mútuo.  No reggae ele encontrou o veículo para transmitir os seus ideais.

As canções de Eyob Mekonen tiveram como tema principal a paz, o amor e a consciência social.  Pessoalmente ele se envolveu em campanhas pela pacificação da Etiópia depois de um período de instabilidade política e conflitos armados. Depois do lançamento deste primeiro álbum, sua carreira começou a decolar, com excursões na Alemanha, Holanda e no Canadá.

Infelizmente, no auge da carreira, em agosto de 2013 ele sofreu um infarto, passando vários dias em coma.  Foi transferido para um hospital em Nairóbi, no Quênia, mas acabou indo a óbito, interrompendo uma carreira muito promissora. Sua morte causou comoção nacional por ser uma voz em favor da paz.

Eyob Mekonen já preparava um segundo álbum, que acabou sendo lançado postumamente em 2017 com o título Erotalehu (Estou correndo, em amárico).


Kalimba completou seis anos no ar pela Rádio Câmara FM 96,9  levando aos ouvintes de Brasília, de todo o Brasil e também da África e do mundo inteiro, pela internet, a música da África contemporânea.


Texto e apresentação:    Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:     Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.