Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Erika Kokay afirma que Reforma Tributária justa pode enfrentar desigualdades estruturais do país

03/06/2024 -

  • Entrevista - Dep. Erika Kokay (PT-DF)

Dentro de um debate maior sobre a regulamentação da Reforma Tributária, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher discute como a tributação afeta especificamente a população feminina. A deputada Erika Kokay (PT-DF) elogia a unificação de impostos como forma de desburocratizar o sistema e evitar a sonegação, além de favorecer a população mais vulnerável. Ela ressalta, no entanto, que a taxação sobre o consumo penaliza os cidadãos igualmente, sem levar em conta questões de renda. Nesse sentido, mulheres negras que são chefes de família são particularmente afetadas.

Erika Kokay salienta que focar nos impostos sobre a cesta básica e sobre medicamentos pode ser uma boa ferramenta para enfrentar as desigualdades do país. Atenção especial deve ser dada, segundo ela, aos cuidadores, em sua maioria mulheres sem remuneração. A parlamentar classifica como importantes dois itens da Reforma Tributária: a reavaliação a cada cinco anos e o mecanismo do cashback para a população inscrita no Cadastro único. Ela convoca a sociedade civil organizada a participar das discussões.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo