Rádio Câmara

Feijoada Completa

Certidão negativa para cuidadores; idosos e tecnologia; bullying contra PCDs; cultura inclusiva

Certidão negativa para cuidadores; idosos e tecnologia; bullying contra PCDs; cultura inclusiva

10/05/2024 - 14h00

  • Certidão negativa para cuidadores; idosos e tecnologia; bullying contra PCDs; cultura inclusiva

  • Câmara debate Certidão de antecedentes criminais para cuidador de pessoas idosas - Bloco 1

  • Vida Longa: Quais são as dificuldades tecnológicas enfrentadas pelos idosos? - Bloco 2

  • Prevenção ao bullying enfrentado por pessoas com deficiência é assunto de audiência pública - Bloco 3

  • Caldo Cultural: Festival de Cultura Inclusiva do DF - Bloco 4

Bloco 1 - Nesta semana, o programa Feijoada Completa fala sobre a possibilidade da exigência de certidão negativa de antecedentes criminais para cuidador de pessoas idosas. O tema foi tratado em audiência na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. De acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas. O dado representa aumento de 57% no número de notificações.

Para falar sobre o assunto, nossos convidados são o deputado Pinheirinho (PP-MG) (PP-MG), autor do requerimento do debate e autor do projeto de lei 731/24, que permite ao contratante pedir a certidão negativa de antecedentes criminais do trabalhador no cuidado de pessoas idosas, e Patrícia Moreira, assessora especial da frente parlamentar da longevidade e do fórum São Paulo da longevidade.

Bloco 2 - No quadro Vida Longa, Cláudio Ferreira conversa sobre as dificuldades tecnológicas dos idosos. Nessa semana, uma audiência pública na Câmara tratou dos impactos que o fim das bulas impressas dos medicamentos pode trazer para os idosos, considerando exatamente as dificuldades de muitos deles em lidar com os documentos em formato digital.

No quadro Corredor das Comissões, a repórter Paula Moraes faz um balanço das medidas relacionadas ao Rio Grande do Sul aprovadas na Câmara nesta semana.

Bloco 3 – Também nesta edição, vamos conversar sobre o Combate e prevenção ao bullying enfrentado por pessoas com deficiência. O tema foi tratado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara. Nossos convidados são o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) (PSD-RR), vice-presidente da comissão, e Larissa Lafaiete de Godoy, advogada e fundadora do Movimento Terapia de Mães Atípicas.

Bloco 4 – No quadro Caldo Cultural, o destaque é o Festival de Cultura Inclusiva do DF que acontece nos dias 18 e 19 de maio em Brasília.

No Faixa Bônus, canções que fizeram parte da trilha sonora de novelas que abordaram a questão da escravidão negra no Brasil.

 

Críticas, sugestões e comentários são bem-vindos!

Nosso e-mail: radio@camara.leg.br

Nosso whatsApp: (61) 99978-9080

Produção - Lucélia Cristina e Cristiane Baker

Apresentação - Edson Júnior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, ao vivo, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h00