Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Lafayette de Andrade não vê impacto na redução dos valores da conta de luz por causa de MP

15/04/2024 -

  • Entrevista - Dep. Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)

Medida Provisória que está sendo examinada no Congresso prevê o prolongamento da concessão de subsídios para empresas que invistam em energias renováveis. O texto também determina a securitização das dívidas do sistema Eletrobrás, o que poderia, segundo o governo federal, resultar em queda nos valores das contas de luz entre 3,5% e 5% neste ano.

Mas o coordenador da Frente Parlamentar Mista da Energia Limpa, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), não enxerga o impacto da MP na redução das tarifas. Ele alega que a Medida Provisória beneficia especificamente os consumidores do Amapá, para impedir um aumento de 44% nas contas depois de um período de problemas no abastecimento de energia elétrica no estado.

Ele acrescenta que os subsídios para a produção de energias renováveis são para empreendimentos específicos e não atingem, por exemplo, os pequenos produtores de geração distribuída, que têm mais capilaridade em todo o país e um potencial gigantesco de crescimento. Esses subsídios, alerta o parlamentar, podem impactar negativamente nas contas de luz.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo