Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Ana Paula Leão diz que, sem políticas públicas, pode haver desabastecimento de leite em pó no país

05/04/2024 -

  • Entrevista - Dep. Ana Paula Leão (PP-MG)

Projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara estabelece um prazo mínimo de validade para o leite em pó que for importado pelo país. Os produtores nacionais alegam que o leite importado, principalmente da Argentina e do Uruguai, chega ao Brasil perto do vencimento e, por isso, é vendido por valores muito abaixo do mercado. A deputada Ana Paula Leão (PP-MG), coordenadora da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, aponta a insegurança alimentar decorrente da importação do produto próximo ao limite da validade. Ela acrescenta que a cadeia produtiva do leite é formada, em sua maioria, por pequenos e médios produtores, que não conseguem abastecer todo o mercado nacional.

A importação, classificada por ela como excessiva, tem feito muitos pecuaristas deixarem o ramo e pode provocar o desabastecimento do mercado. Ana Paula Leão ressalta que o leite tem que merecer o mesmo tratamento que as commodities e diz que os produtores nacionais querem o fim das importações, renegociação de dívidas e participação nas compras governamentais.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo