Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Consultor explica dinâmica da “janela partidária” que permite a troca de legendas sem punição

03/04/2024 -

Termina nesta sexta-feira a chamada “janela partidária”, prazo em que os vereadores podem mudar de partido sem serem acusados de infidelidade. Marcio Rabat, consultor legislativo da Câmara, rememora como começou a demanda por regras que permitissem a mudança partidária e vê a “janela” como uma ferramenta positiva, já que antes a autorização cabia ao Poder Judiciário. Ele lembra que a política tem uma dinâmica própria que precisa ser levada em conta.

Rabat explica que os deputados federais participam desse processo – mesmo que só venham a ser beneficiados pela janela partidária nas eleições gerais, em 2026 – porque têm uma conexão estreita com as bases eleitorais e com os diretórios regionais dos partidos. O consultor acrescenta que o fortalecimento dos partidos políticos se dá em todos os níveis, do federal ao municipal e, por isso, existe esta atenção especial à possibilidade de troca partidária e à reconfiguração das forças políticas.

Apresentação – Cláudio Ferreira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo