Rádio Câmara

Reportagem Especial

Mariana e Brumadinho: Impactos Persistentes - Capítulo 3 - Reprise

05/04/2024 - 08h00

  • Mariana e Brumadinho: Impactos Persistentes - Capítulo 3

Capítulo 1

Uma comissão externa da Câmara discute as consequências dos desastres de Mariana e Brumadinho, com focos em prevenção e fiscalização. Outra frente se concentra na repactuação de acordos, sobretudo em Mariana, onde fracassaram as reparações sociais, ambientais e econômicas que estavam a cargo das mineradoras responsáveis pelos crimes. Uma série de audiências públicas, na Câmara, tem escancarado a situação dramática que a população dessas áreas continua enfrentando.

 

Capítulo 2

A situação dos povos indígenas afetados pelos crimes socioambientais de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, mereceu atenção especial da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre Fiscalização de Barragens. A lama tóxica com rejeitos de minério de ferro atingiu, por exemplo, os Krenak e os Tupiniquim, na bacia do Rio Doce; e os Pataxó Hã-Hã-Hãe, na bacia do Rio Paraopeba.

 

Capítulo 3

Quase oito anos depois do crime socioambiental de Mariana, em Minas Gerais, 60% dos 42 programas compensatórios e reparatórios apresentam índice baixo ou muito baixo de implementação. Deputados ouviram pescadores que afirmam que não receberam indenizações nem auxílios de renda. A comissão externa da Câmara também ouviu outro setor impactado, mas pouco comentado: o dos esportes aquáticos.

Entrevistas nesse capítulo: Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama; deputado Rogério Correia (PT-MG); Benilde Madeira, integrante da comissão dos pescadores atingidos; Hauley Valin, dirigente da Associação de Surfe de Regência; deputado Helder Salomão (PT-ES).

Reportagem: José Carlos Oliveira

Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes

Edição: Claudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h