Rádio Câmara

Resumo da Semana

Semana na Câmara é marcada pela aprovação de projetos prioritários da bancada feminina

08/03/2024 - 08h00

  • Semana na Câmara é marcada pela aprovação de projetos prioritários da bancada feminina

A semana no Plenário da Câmara foi dedicada à análise de projetos indicados pela bancada feminina. Dentre eles, a proposta que proíbe discriminação de gestante em processos de seleção para bolsas de estudo na pós-graduação e pesquisa, e outra, que incentiva a criação e a melhoria de bibliotecas no país. Também foi votado o texto que concede reconhecimento para empresas que contratarem mulheres com câncer de mama, segundo detalha a editora-chefe da Rádio Câmara, Ana Raquel Macedo.

No combate à violência de gênero, foram mais quatro projetos: a criação de salas de acolhimento no SUS para mulheres vítimas de violência; o aumento de pena para crime com uso de inteligência artificial contra a mulher; a divulgação na Voz do Brasil de canais de atendimento à mulher vítima de violência; e outras ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, como por exemplo a instalação de espaços em locais públicos para a divulgação de informações sobre os canais de atendimento à mulher.

Além do trabalho em Plenário, os deputados começaram a definir a composição das comissões temáticas da Casa. Foram eleitos 19 presidentes, entre os 30 colegiados permanentes da Câmara, como a de Constituição e Justiça, Saúde, Educação, Agricultura, Indústria e Comércio, Previdência, Segurança Pública e outras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi e Ana Raquel Macedo

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, às 7h